Início America Peru Tudo sobre o Peru e as dicas de viagem

Tudo sobre o Peru e as dicas de viagem

O Peru se transformou em um grande destino de turismo na América do Sul na duas últimas décadas. O país, que não era muito conhecido, transformou-se em um local muito procurado por viajantes de todo o mundo, especialmente das Américas. Por isso, escrevemos esse texto “Tudo sobre o Peru” para você conhecer as informações mais importantes na hora de planejar uma viagem ao país andino ou definir os últimos detalhes antes de embarcar para lá. Então, se ligue nas nossas dicas!

Grande país chamado Peru

Apesar de parecer um país pequeno, o Peru é o terceiro maior país da América do Sul, ficando atrás apenas do Brasil e da Argentina. A topografia e o relevo do país são bem variados. Há a costa e planície, que é a região próxima ao litoral; uma região montanhosa, por onde passa a Cordilheira dos Andes e uma região de Floresta Amazônica. Essa última região representa a maior parte do país; onde é ou já foi floresta representa cerca de 60% do território peruano.

O litoral do Peru também é grande, com 2.500 km de extensão. O país possui muitas praias, porém nenhum destino mais famoso de praia. Lima mesmo possui praias, mas elas não são nada bonitas, por isso a maioria dos turistas não se banha no mar da capital.

A região de montanha é a mais conhecida e turística, pois as ruínas incas ficam nesta região, o que inclui Cusco e Machu Picchu.

cultura peru indigena llama
Indígena levando uma alpaca – Photo by Adrian Dascal on Unsplash

Crescimento do turismo e perfil do turista que visita o Peru

O Peru é um país que teve um salto muito grande de turistas após Machu Picchu ser considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em 2005. Dados do Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, mostram que de 2004 a 2018 o número de turistas estrangeiros triplicaram, passaram de 1,4 milhões para 4,4 milhões de pessoas.

Já a Comissão de Promoção do Turismo no Peru, órgão que faz parte do Ministério do Turismo, fez um levantamento interessante sobre as faixas etárias dos turistas, quantidade de dias, médias de gastos e tipo de hotel de cada categoria. A geração Millenium (nascidos entre 1979 e 1994) representa a maior parte dos turistas que viaja ao Peru, são 47% do total. Essa categoria de turista fica 13 noites no país, se hospeda em hotéis 3 estrelas e gasta US$ 971 na viagem, em média. Para ter acesso a pesquisa completa clique aqui.

Destinos mais turísticos do Peru

Cusco e Machu Picchu

machu picchu peru
Machu Picchu – Foto: Pixabay

Cusco e o sítio arqueológico de Machu Picchu são as duas principais atrações do país. Cusco era a antiga capital inca e próximo da cidade ficam vários outros sítios arquelógicos da antiga civilização andina.

Lima

destino turismo peru lima
Lima – Photo: Willian Justen de Vasconcellos on Unsplash

Lima, a capital do Peru, é a porta de entrada de grande parte dos turistas, já que possui o principal aeroporto internacional do país. Lima não é o destino principal da maioria dos turistas, mas muitos deles aproveitam a passagem por lá para ficarem alguns dias na cidade. A cidade é bem grande, possui uma parte histórica, muitos restaurantes conceituados com estrelas Michelin e o bonito bairro de Miraflores.

Arequipa

arequipa peru pontos turisticos
Catedral de Arequipa – Foto: Pixabay

Arequipa, a segunda maior cidade do país, é uma cidade histórica, que preservou parte do seu passado no seu centro histórico. Ela também é o ponto de partida para o Valle del Colca, uma região com mata preservada, onde existe um cânion e é habitada pelos condores peruanos, que são as maiores aves do mundo.

Puno

ilha artificial puno peru
Ilhas artificiais no lago Titicaca – Photo by Sandro Ayalo on Unsplash

Puno é um outro destino famoso, próximo a fronteira com a Bolívia. Na cidade fica o famoso Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo. No lago existem comunidades indígenas que moram em ilhas flutuantes e que até hoje existem para receber turistas.

Nazca

linhas de nasca peru turismo
Linahs de Nazca vista do avião – Foto: Pixabay

Na parte desértica do Peru temos as famosas Linhas de Nazca, desenhos geóglifos muito grandes feitos há milhares de anos. Para vê-los bem é necessário contratar um voo de um pequeno avião local.

Huacachina

pontos turisticos peru Huacachina
O oásis de Huacachina – Foto: Pixabay

Ainda no deserto há Huacachina, uma pequena vila que é um oásis no meio do deserto. No local existe um lago rodeado de palmeiras em uma área totalmente desértica e com grandes dunas de areia.

Idioma

O idioma oficial do Peru é o espanhol. Entretanto, nas partes mais turísticas como Lima, Cuscu e Machu Picchu você consegue se comunicar em inglês também. Encontrar alguém que fale português não é uma tarefa fácil, porém é possível se comunicar em portunhol para fazer perguntas básicas.

Visto, passaporte e identidade

Brasileiros não precisam de visto para entrar no Peru em viagens turísticas de até 90 dias. Só é preciso um passaporte com no mínimo 6 meses de validade. Ou ainda, é possível entrar no país com a carteira de identidade recente. Mas lembre-se, não pode ser a carteira de motorista (CNH).

O Peru também não exige certificado de vacinação da Febre Amarela. Mas é bom estar vacinado, pois há uma parte do país que é foco da doença.

Seguro viagem

Já que falamos da Febre Amarela, é bom lembrar que vale a pena fazer um seguro viagem para sua visita ao Peru. Há regiões do país, inclusive Cusco, que estão em altas altitudes. Para quem não está acostumado com isso, que é o caso de muitos turistas, a altitude pode ocasionar alguns problemas de saúde. Na maioria das pessoas, ocorrem problemas simples como dor de cabeça e falta de ar. Entretanto, é bom estar preparado caso seja necessário procurar um hospital.

Caso não saiba onde contratar o seguro viagem, recomendamos a Seguros Promo. Essa é uma empresa confiável, em que você pode fazer sua cotação e contratar um seguro. Ela trabalha com as melhores seguradoras e possui um ótimo custo-benefício. Como mantemos convênio com a empresa, utilize o cupom ABRACEOMUNDO5 e ganhe 5% de desconto e mais 5% se pagar com boleto. Para saber mais dicas sobre seguro de viagem leia: Seguro viagem: como pesquisar e onde comprar.

altitude peru llama alpaca
Animais que vivem nas altitudes do Peru – Photo by Jessica Knowlden on Unsplash

Altitude

Como falado anteriormente, há cidades no Peru que possuem altas altitudes. A mais turística delas é Cusco, que está a 3.400 metros acima do nível do mar. A altitude faz o ar ficar rarefeito e, com isso, fica mais difícil respirar. Sendo assim, é recomendado evitar atividades físicas mais intensas.

Nosso corpo sente essa diferença de altitude nos primeiros dias. Algumas pessoas sentem mais essa mudança brusca, podendo causar: dor de cabeça, diarreias, vômitos, entre outros sintomas.

O chá de folha de coca, ajuda a amenizar esses sintomas. Ele é legalizado e usado por grande parte da população de regiões de alta altitude. Machu Picchu, apesar de ficar próximo a Cusco, está a 2.400 metros acima do nível do mar. Uma altitude que não costuma gerar problemas, principalmente, depois de você já ter passado por Cusco.

cultura peru danã tipica
A cultura popular peruana é muito rica – Photo by Ben Ostrower on Unsplash

Que moeda levar

A moeda do Peru chama Nuevo Sol, mas é popularmente chamada de sol, ou melhor, sóis. Entretanto, essa não é uma moeda fácil de comprar no exterior, por isso a maioria dos turistas levam dólares e trocam pela moeda local no próprio país. Dificilmente, você encontrará os sóis com boa taxa de câmbio fora do Peru. Reais também não costumam ter uma boa cotação, por isso é mais vantajoso levar dólares.

Tomadas

Há dois tipos de tomadas no Peru, com dois pinos chatos (tipo A e B) e com dois pinos redondos (tipo C). Por isso, é bom levar um adaptador por segurança para seus aparelhos elétricos. Já a corrente elétrica é de 220 volts, 60Hz.

Transporte

O Peru não é um país pequeno como alguns acreditam. Ele é bem extenso e seus dois principais destinos turísticos não ficam próximos. Cusco/Machu Picchu fica a 1.100 km de distância de  Lima.

Por isso, para conhecer diferentes regiões do Peru, o avião é fundamental. Há várias companhias aéreas operando no país, as duas maiores são Latam e Avianca. A Avianca Peru é muito mais sólida e antiga que a do Brasil e não demonstra possibilidade de quebrar até o momento.

O serviço de transporte rodoviário por ônibus no Peru também é uma boa opção para distâncias menores. As três principais companhias são Cruz del Sur, Linea e Ormeño. Elas possuem ônibus de diferentes níveis, alguns de ótima qualidade e eficiência, com serviço de bordo e poltronas muito confortáveis.

trem machu picchu cuscu peru
Trem Cusco – Machu Picchu – Photo by Paul on Unsplash

Já o trajeto Cusco – Machu Picchu só é possível fazer de trem, não há outra opção de transporte. O trem é caro, mas possui preços variados de acordo com a classe e com o horário. Os melhores horários e menores preços costumam esgotar com facilidade, por isso, reserve com antecedência!

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.