Início Lifestyle Viajar lhe proporciona leveza ou peso? Reflita durante o isolamento

Viajar lhe proporciona leveza ou peso? Reflita durante o isolamento

Viajar pode ser uma atividade muito agradável e prazerosa para muita gente. Mas, você já pensou se ela te proporciona leveza ou peso? A questão da dicotomia leveza x peso é antiga e complexa.

Durante a pandemia do coronavírus (covid-19) as pessoas estão passando mais tempo em casa. Esse é um bom momento para refletir sobre vários assuntos e esse é um tema bem interessante para pensar. Saber como você se comporta em uma viagem lhe ajudará a  compreender melhor a si mesmo e pode lhe ajudar a aproveitar mais intensamente a próxima viagem.

Leveza ou peso?

O que me levou a fazer essa reflexão de leveza x peso foi o livro A Insustentável leveza do Ser de Milan Kundera. A obra ganhou uma versão no cinema em 1988. Porém, é no livro que se tem uma reflexão mais profunda sobre o peso e a leveza.

Segundo Kundera “o mais pesado dos fardos nos esmaga” e completa “quanto mais pesado o fardo, mais próximo da terra está nossa vida e mais ela é real e verdadeira.

Por outro lado, “a ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve que o ar, com que ele voe, se distancie da terra, do ser terrestre, faz com que ele se torne semi-real, que seus movimentos sejam tão livres quanto insignificantes.”

De acordo com o filósofo grego Parmênides, que viveu entre os séculos VI e V antes de Cristo, o mundo está dividido em dualidades ontológicas do ser, que seriam duplas de contrários.

Entre essa dualidade estão: luz e escuro, quente e frio, ser e não-ser, peso e leveza. Ele considera que um polo é positivo e o outro é negativo e o negativo é apenas a ausência do positivo. Para o grego, a luz, o quente, o ser e inclusive a leveza são polos positivos.

Milan Kundera usa referências como Parmênides e Nietzsche para fazer uma reflexão existencial sobre a leveza e o peso. Em sua obra, a leveza deriva da liberdade descompromissada e é algo positivo.

Leia também: 20 frases sobre viajar, para lhe inspirar

Pillow Fight em Braga (Portugal)
Pillow Fight em Braga (Portugal)

Mas, afinal, viajar nos traz leveza ou peso?

Isso depende muito de como você encara uma viagem. Se for uma viagem a trabalho, o peso estará muito mais presente do que a leveza, afinal você terá objetivos e metas a serem cumpridos.

Já uma viagem a turismo, as circunstâncias são muito diferentes, mas não necessariamente a viagem lhe trará leveza. Quanto mais objetivos você tiver, se obrigando a fazer todas as atividades que estão no roteiro, independente das eventualidades, mais peso a viagem terá. Já se você se permitir mudar planos e preocupar menos com certos problemas que ocorrerem, você viajará com mais leveza.

Nenhuma das duas extremidades são boas. Pois se viajar com peso demais, estará tão estressado, que as férias podem se tornar quase tão cansativas quanto o trabalho. Porém, se estiver completamente leve, problemas que aparecerem e você não der importância podem fazer seus gastos aumentarem, mudando completamente seu roteiro.

Entretanto, se as extremidades não são o ideal, também não é o equilíbrio o que a maioria das pessoas buscam com uma viagem. A leveza precisa preponderar! Viajar significa se desligar de alguns problemas e preocupações que são comuns em nosso cotidiano.

Em uma viagem não há horário certo para sair do hotel ou voltar. Por isso, você pode se desligar mais do relógio e se permitir desbravar mais uma localidade, chegando mais tarde ou voltando mais cedo para descansar.

Além disso, nenhum roteiro predefinido deve se tornar uma camisa de força. O que você viu antes da viagem que poderia ser interessante para 4 horas, pode valer a pena passar o dia inteiro ou pode ser substituído por algo mais atraente. Quanto mais flexível você for em relação a horários de dormir e acordar, refeições e costumes, com mais leveza você fará uma viagem.

E se você ainda não possui a leveza que queria dispor ao fazer uma viagem, não se preocupe. Isso é algo que vai se conquistando com o tempo. Quanto mais confiante, seguro e feliz se sentir ao fazer uma viagem, mais leveza terá no seu percurso.

E você, possui mais leveza ou peso ao realizar uma viagem? Compartilhe conosco nos comentários!

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

1 COMENTÁRIO