InícioSanta CatarinaBalneário CamboriúDe lontras a tubarões, conheça o aquário de Balneário Camboriú

De lontras a tubarões, conheça o aquário de Balneário Camboriú

Uma atração relativamente nova, mas que está fazendo muito sucesso entre os visitantes de Balneário Camboriú é o Oceanic Aquarium! Inaugurado oficialmente em março de 2020, a atração dispõe de mais de 2 mil animais de cerca de 130 espécies diferentes. Dessa forma, é possível apreciar espécimes de várias regiões do mundo.

Um dos maiores destinos turísticos do Brasil, Balneário Camboriú é vista por muitos como uma cidade apenas de praias e festas noturnas, mas a verdade é que Balneário é cheia de opções de entretenimento e o Oceanic é uma das principais atrações turísticas da cidade.

Mesmo com o pouco tempo de atividade, o aquário já é certamente um dos destinos favoritos dos turistas que estão na cidade catarinense. O principal público são famílias e crianças, os pequenos especialmente, se encantam com o contato com os animais. Entretanto, há visitantes de todas as idades e perfis.

aquario em balneário camboriú
Recintos de água salgada no piso térreo do aquário – Foto: divulgação aquário

Estrutura do aquário de Balneário Camboriú

Com um total de 3.500 metros quadrados construídos e cerca de um milhão de litros de água, o Oceanic Aquarium é uma das mais famosas atrações turísticas da região. Só em outubro de 2021, foram recebidos cerca 60 mil visitantes.

A estrutura é bem satisfatória, além de ser muito bonita, claro. São dois andares, nos quais se encontram os recintos com animais de água doce e salgada. Além de animais marinhos, há também um recinto reservado para aves onde as pessoas podem atravessar o local em meio aos bichos. Neste recinto você encontrará algumas espécies, entre eles o periquito-australiano e o diamante-de-gould, espécies típicas da Oceania.

Para aqueles que vão de carro, o Oceanic oferece duas áreas de estacionamento, ambas supervisionadas. O local possui também loja de souvenirs, café e serviço de fotógrafo profissional. 

aquário balneário camboriú sc
Os jacarés é uma espécie mais conhecida, mesmo assim faz bastante sucesso – Foto: divulgação aquário

O aquário de Balneário Camboriú possui ainda instalações acessíveis para pessoas com deficiência, o que inclui elevadores em todos os andares e disponibilização gratuita de cadeiras de rodas para os turistas que necessitem do equipamento.

As instalações também permitem entrada de cão guia para visitantes deficientes visuais, desde que apresentados os documentos comprobatórios de treinamento e vacinação do animal.

O que ver no Oceanic Aquarium? 

São diversos recintos temáticos divididos pelos andares do aquário. Neles o visitante pode conhecer um pouco mais da fauna e flora dos mais diversos locais do país e do mundo. 

O aquário possui dois andares, nos quais é possível encontrar 25 recintos com dezenas de espécies de animais. É possível encontrar espécimes de várias partes do mundo, os favoritos do público são os tubarões Mangona, os pinguins e as lontras.

Uma das principais atrações oferecidas é o ‘Caminho das águas’, que é o tema do passeio pelo aquário, sucesso entre os turistas de Balneário Camboriú. No passeio, que tem duração entre uma e duas horas, a ideia é apresentar o ciclo da água, desde o degelo das montanhas até chegar ao oceano. 

O passeio inicia no piso 2, onde os recintos recriam rios e lagos de várias regiões do mundo. Posteriormente, no recinto 1, há um deck de vidro panorâmico e por fim, no piso térreo o visitante encontra recintos que recriam ambientes da vida marinha.

pinguim aquário balneário camboriú
Pinguins são uma das principais atrações – Foto: divulgação aquário

O aquário também está preocupado com a consciência ambiental, por isso há informações sobre a preservação da fauna e flora.

Outro dado muito interessante é que vários dos animais presentes no aquário foram resgatados de situações de risco ou são animais que não tem mais condições de viver por conta própria na natureza.

aquário balneário camboriú
Recinto de água doce

Recintos de água doce

Os recintos de água doce ficam no piso 1 do aquário de Balneário Camboriú. Lá você vai encontrar animais como lontras, jacarés, tartarugas e peixes das mais diversas partes do mundo. As grandes estrelas do piso são as lontras, também chamadas de furões, esses mamíferos são muito ativos e passam boa parte do tempo nadando. Como esses animais são divertidos e com cara amigáveis, eles fazem muito sucesso entre as crianças.

aquário balneário camboriú ingresso
As lontras são muito ativas e fazem sucesso entre as crianças – Foto: divulgação aquário

Outro destaque, agora entre adultos é a temida Sucuri-verde, a qual é carinhosamente chamada de Celeste. Um dos maiores répteis do mundo.

Há 14 recintos nesse andar, alguns deles são temáticos sobre regiões, sendo possível encontrar o recinto asiático, o africano, o norte americano, entre outros. Cada um contendo espécimes de fauna e flora endêmicos de cada região. 

aquario em balneário camboriú
Recintos de água doce

Recintos de água salgada 

No piso térreo é onde encontramos os recintos de água salgada do Oceanic Aquarium. As principais espécies são pinguins, peixe-palhaço, cavalos marinhos, polvos e o famoso tubarão Mangona que é um dos principais atrativos do aquário.

aquário balneário camboriú tubarão
Aquário onde fica o tubarão no piso térreo

São 10 recintos no total, e a maioria leva o nome dos animais que podem ser encontrados neles ou de uma região específica. No site do aquário é possível ver vídeos de cada um dos recintos, então dá pra ter um boa ideia do que vai encontrar lá antes mesmo de comprar as passagens.

Tempo de visitação

O aquário de Balneário Camboriú não é grande. Por isso, a visita é curta. Segundo a assessoria de imprensa do Oceanic Aquarium, os visitantes gastam, em média, uma hora na visitação.

Para quem se interessa em ler todos as informações sobre os animais presentes nos recintos, pode gastar um pouco mais de tempo. Entretanto, a visita dificilmentente levará mais de 2 horas.

Oceanic aquarium
O Oceanic possui peixes de várias partes do Brasil e do mundo – Foto: divulgação aquário

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento do aquário de Balneário Camboriú é de 09:00 às 18:00 de segunda à sexta e de 09:00 às 19:00 aos sábados e domingos. Você pode entrar até uma hora antes do encerramento. Segundo a assessoria de imprensa do Oceanic Aquarium, na alta temporada o horário de atendimento é estendido.   

Para os que não gostam de aglomerações é bom evitar os fins de semana, pois são nesses dias que a movimentação de turistas é mais intensa e o aquário fica mais cheio.

A capacidade do local é de 940 pessoas, por medida de segurança, pode acontecer de que ao atingir 70% seja necessário esperar que alguns visitantes saiam para que novos entrem.

Uma informação relevante é que caso o aquário esteja muito cheio, a qualidade da visita fica comprometida. Especialmente, se você quer tirar selfies ou fotos em frente aos principais aquários. Por isso, se possível, visite durante a semana, especialmente se for durante a alta temporada. Caso visite nos dias mais cheios, opte por horários mais vazios, como visitar assim que abrir.

aquário de balneário camboriú
Aquário onde ficam os tubarões

Onde comprar ingresso para o Oceanic Aquarium?

O visitante possui três opções para comprar o ingresso para o Oceanic Aquarium. Duas delas são diretamente com o aquário, sendo elas: o site da empresa e a bilheteria física. Se essa for a opção do cliente, é mais prático comprar pelo site, afinal dessa forma se evita filas.

Há ainda a opção de comprar pela Civitatis, que é um pouco mais em conta que a bilheteria e ainda tem o bônus de oferecer cancelamento gratuito. Dessa forma, o cliente consegue economizar e ainda tem a segurança de ser reembolsado caso algum imprevisto impeça o passeio.

Dica extra – Museu do Automóvel

Próximo ao aquário de Balneário Camboriú está o Classic Car Show ou Museu do Automóvel, uma atração certeira para os apaixonados por quatro rodas! O museu é relativamente pequeno, então a visita não deve levar muito tempo, coisa de 30 minutos. Ou seja, em duas horas é possível conciliar o passeio nos dois locais.

Por pertencer ao mesmo dono que o aquário, é possível comprar em conjunto o ingresso para as duas atrações, tendo assim um bom desconto. Para quem já vai visitar o Oceanic Aquarium, acrescentar o Museu do Automóvel, aumenta cerca de R$15, veja preços aqui. Apesar de as duas atrações ficarem a cerca de 1,3 km de distância, há uma van que oferece o traslado gratuito entre as duas localidades. 

museu balneário camboriú
O Classic Car Show ou Museu do Automóvel é pequeno, mas bem montado

São diversos modelos em exposição, de diferentes décadas e modelos. Os olhos dos amantes de carros certamente brilharão ao ver nomes de modelos como Rolls-Royce, Ford, Cadillac, Mustang, Jaguar, Ferrari, Mustang, entre outros. 

Entretanto, mesmo para quem não é muito fã de carros, como eu, o a visita é interessante. Como o museu é bem montado, não deixa de ser interessante visitar.

Vale a pena visitar o Aquário de Balneário Camboriú?

O Oceanic Aquarium é uma das principais atrações turísticas da cidade. Para quem está viajando com crianças, essa é uma atração imperdível. Entretanto, mesmo para adultos não deixa de ser interessante. Sobretudo se você se interessa por animais aquáticos e não se importa em observá-los enclausurados.

O lado negativo do Aquário de Balneário Camboriú é o preço, o valor é alto para uma visita de apenas uma hora. Por isso, para quem está fazendo uma viagem econômica, pode não valer a pena pagar o ingresso.

Por outro lado, para os demais é uma visita interessante, sobretudo porque não há muitos aquários envolventes no Brasil.

Oceanic aquarium balneário camboriú
– Foto: divulgação aquário

Dicas de visitação ao Oceanic Aquarium

  • O ambiente é escuro, sobretudo no piso térreo onde estão os recintos de água salgada. O que pode atrapalhar de fotografar. Há fotógrafos do próprio Oceanic que tiram fotos em painéis monocromáticos em que é feito uma montagem, introduzindo os espaços do aquário ao fundo. É uma opção de ter uma boa foto, apesar de ficar com cara de montagem.
  • A visita não é guiada, mas há monitores em todos os espaços que podem responder perguntas sobre os animais e contar curiosidades.

Outras dicas de Balneário Camboriú

O Oceanic Aquarium é apenas uma das atrações turísticas da cidade. Para conhecer as demais e as dicas de visitação, leia nosso texto sobre o que fazer em Balneário Camboriú.

Uma outra questão fundamental em uma viagem para Balneário Camboriú é escolher com atenção onde ficar. O aquário fica na Barra Sul uma região mais nova e sofisticada da cidade que conta com vários bares e boas opções de restaurante. Eu me hospedei no Santa Inn Hotel que fica ao lado do aquário. Você pode conferir o review, texto de avaliação do hotel Santa INN que fizemos.

Já para quem procura se hospedar na parte mais central e movimentada da cidade, a dica são o Hotel Miramar e o Mercure Camboriú, que ficam próximos da Avenida Central.

Texto feito em conjunto por Sheila Silva e Felipe Zig. A entrada no Oceanic Aquarium e no Museu do Automóvel foram cortesias da empresa.

Sheila Silva
Sheila Silva
Sheila Silva é jornalista, escritora e amante das palavras e da vida em movimento! Mineira de carteirinha, nascida no interior e residente na capital, nunca perde a chance de uma nova aventura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui