Início Alemanha Munique Castelo de Neuschwanstein: uma magia dos contos de fada na Alemanha

Castelo de Neuschwanstein: uma magia dos contos de fada na Alemanha

O incrível Castelo de Neuschwanstein ou Schloss Neuschwanstein como é conhecido em alemão é um verdadeiro castelo de conto de fadas. Um dos castelos mais famosos do mundo e o mais visitado na Alemanha inspirou a Walt Disney para a criação do castelo da Cinderela e Bela Adormecida.

Conhecer o castelo de Neuschwanstein pode ser uma das experiências mais incríveis para quem planeja viajar para Alemanha.

A história do castelo de Neuschwanstein

O castelo Neuschwanstein foi construído na segunda metade do século XIX, entre as cidades de Hohenschwangau e Füssen no sudoeste da Baviera, próximo da divisa com a Áustria. Ele foi idealizado por Luís II da Baviera, inspirado na obra de um amigo, famoso compositor Richard Wagner. Na época, Luís II da Baviera esboçou em uma carta a concepção do edifício, dizendo o seguinte:

É minha intenção reconstruir a ruína do velho castelo em Hohenschwangau, próximo do Desfiladeiro de Pollat, no verdadeiro espírito dos velhos castelos dos cavaleiros alemães (…) a localização é a mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível, um templo digno para o divino amigo que trouxe a salvação e a verdadeira bênção ao mundo.”

dicas visitar castelo de Neuschwanstein
O interior do castelo também chama atenção por sua arquitetura – Foto: Pixabay

O castelo foi originalmente chamado de “Novo Castelo Hohenschwngau”, mas com a morte do rei, o castelo passou a se chamar de Neuschwanstein. A morte do rei ocorreu por volta de 1886 já próximo a conclusão do castelo. Naquela época, o rei foi declarado insano pela Comissão do Estado, onde foi aprisionado e logo depois levado para Berg. Por lá, o mesmo foi encontrado morto em um lago. Até hoje não se sabe o motivo da morte.

Como chegar até o Castelo de Neuschwastein

A forma mais fácil de chegar até o Castelo de Neuschwanstein é saindo da cidade de Munique. O castelo fica localizado apenas 130 quilômetros da capital da Baviera, então por isso, é o lugar ideal para um passeio de um dia.

Transporte público

Partindo de Munique, pelo terminal de ônibus, ZOB, é possível pegar um ônibus direto para Schwangau Neuschwanstein. A viagem tem uma duração de aproximadamente 2 horas e é realizado pela Flixbus, companhia de ônibus muito utilizada em viagens na Europa.

Carro

É uma das formas mais fáceis para se chegar até o castelo. Basta colocar no GPS a localização para chegar até o destino. Existem várias empresas que alugam carro em Munique, para ver as diferentes locadoras e fazer uma cotação acesse o site da RentCars, o melhor site comparativo de preços de aluguel de carro. Não é permitido subir de carro até o topo do castelo. Portanto, existem diversos estacionamentos próximos.

excursão tour castelo de Neuschwanstein munique
Utilizar carro para chegar ao Castelo de Neuschwanstein pode ser uma boa opção – na imagem o castelo a esquerda. Foto: Pixabay

Trem

Também existe a possibilidade de ir de trem até a cidade de Füssen que fica a 4 quilômetros do castelo. E depois pegar um ônibus em direção a Schwangau. Dessa parada, o castelo fica cerca de 30 minutos. O trajeto até o topo do castelo pode ser feito a pé ou de carroça de cavalos.

Excursão

Um outro jeito de visitar o Castelo de Neuschwanstein é por excursão. Esse é a maneira mais cara, mas também mais prática de visitar o castelo. As excursões saem de Munique cerca de 8h30 e retornam cerca de 16 ou 17h. Get Your Guide possui excursão com guia em inglês ou espanhol com bom custo-benefício. E também uma excursão que visita Neuschwanstein e o Palácio Linderhof no mesmo dia.

excursão tour castelo munique
Palácio de Linderhof pode ser visitado no mesmo dia que o castelo. Foto: Pixabay

Visitando o Castelo de Neuschwanstein

Como já dissemos antes, uma visita ao Castelo de Neuschwanstein pode se tornar uma das experiências mais incríveis de uma viagem a Alemanha. Logo ao chegar na cidade de Schwangau, à primeira vista que se tem é a do castelo no topo de uma montanha. É como se tudo fosse parte de um conto de fadas, apenas visto em filmes e em desenhos animados.

guia castelo de Neuschwanstein alemanha
O Castelo de Neuschwanstein parece que saiu de um conto de fadas – Foto: Pixabay

Para subir até o castelo, e se você tiver disposição, existe a opção de ir caminhando. Eu recomendo muito esse passeio, pois tudo no caminho é encantador. Ainda pode parar no caminho e registrar belas fotografias.

Também pode utilizar as charretes de cavalos, que custam em torno de três a seis euros.

meios de transporte castelo de Neuschwanstein
Carruagens que fazem a subida até o castelo de Neuschwanstein – Foto: Márcio Cabral (CC BY-NC-ND 2.0)

Ao chegar no topo do castelo você vai se deparar com uma belíssima vista da cidade e um impressionante mirante. É tudo muito mágico.

Os ingressos para entrar no castelo só são vendidos no dia na visita na bilheteria do castelo. Por isso, se quiser reservar com antecedência e retirar no dia da visita, é possível através do site oficial (hohenschwangau.de), entretanto há uma taxa pela reserva.

Crianças e jovens até 18 anos não pagam ingresso. Além disso, faz parte do ingresso um tour guiado, que dura aproximadamente 30 minutos. Você pode escolher o idioma, incluindo o português.

Para adquirir o ingresso na hora, basta se dirigir até o Ticket Center de Hohenschwangau, mas o conselho é comprar com antecedência, pois sempre existe muita procura.

Para ver preços do ingresso e horários de visitação acesse o site do Castelo.

ingresso ticket castelo de Neuschwanstein
Aposento real do castelo de Neuschwanstein – Foto: Bayerische Schlösserverwaltung

interior castelo de Neuschwanstein alemanha
A luxuosa Sala do trono do Castelo – Foto: Bayerische Schlösserverwaltung

Vale a pena se hospedar por perto?

Se você quiser se hospedar por perto, uma ótima opção é ficar na cidade de Füssen. É uma cidade pequena com aproximadamente 15 mil habitantes, mas que também possui algumas atrações interessantes, bem como faz parte da Rota Romântica da Alemanha.

Além de conhecer mais uma linda cidade alemã, ela fica muito pertinho do castelo de Neuschwanstein.

onde hospedar perto do castelo de Neuschwanstein
O castelo de Neuschwanstein (a esquerda) – Photo: Peter Samer / Bayerische Schlösserverwaltung

Uma das vantagens de se hospedar próximo do castelo é que você terá mais tempo para conhecer Neuschwanstein. Por exemplo, no inverno, os dias são muito curtos na Alemanha, e por essa razão estar ao lado do castelo, faz com que o dia seja mais proveitoso. No inverno o castelo e todo o caminho ficam branquinhos.

Onde se hospedar

Apesar da maior parte dos hotéis ficarem na cidade de Füssen, há hotéis que ficam a centenas de metros do castelo. Então você terá essas duas opções para escolher na hora de definir onde hospedar. Vamos falar de cada uma delas.

Próximo do castelo

Ao redor do castelo há alguns poucos hotéis. Eles são bem mais caros que os de Füssen, mas estão muito próximos do castelo. Esse é um lugar mais isolado, mas se você gosta de tranquilo em um local em meio a natureza, vai gostar de hospedar pro aqui.

A opção mais próxima de Neuschwanstein é a Pousada Schlossrestaurant Neuschwanstein que fica apenas 100 metros do castelo e conta com estacionamento e restaurante.

onde ficar castelo Neuschwanstein
Os hotéis dessa região ficam a cerca de 1 km do castelo – Foto: Hotel Müller

Já se você quer algo mais confortável, o Hotel Müller é a melhor opção da região. Ele não chega a ser um hotel de luxo, mas é a opção mais sofisticada e fica a 1,5 km do castelo. Na mesma região há outro hotel também muito confortável que é o Ameron Neuschwanstein Alpsee Resort & Spa. O Ameron é uma construção mais nova, com piscina coberta, sauna e spa.

Se você quer um hotel de preço médio e na mesma região dos dois últimos, a melhor opção é o Hotel Alpenstuben. Que possui quartos de tamanho mediano e também restaurante.

onde ficar castelo Neuschwanstein hoteis
Hotel Alpenstuben com o castelo ao fundo – Foto: divulgação

Füssen

A cidade de Füssen é onde você encontra mais opções de hotéis e os melhores preços. Além disso é onde fica a estação de trem e onde você encontra mais variedade de restaurantes. A cidade está a apenas 4 km do castelo.

Apesar da cidade ser pequena, você encontrará hotéis de vários níveis e preços. Há desde hotéis de luxo como Hotel Sommer – Wellness & Spa que conta com piscina coberta, spa e academia e fica na margem do lago Forggensee, porém dentro da cidade. Como o Biohotel Eggensberger que possui ainda mais opções de lazer, mas fica em uma região mais isolada da cidade e a 7 km do castelo, ideal para quem está de carro.

onde ficar hoteis Füssen castelo Neuschwanstein
O Biohotel Eggensberger é uam das melhores opções de lazer próximo do castelo – Foto: divulgação

Füssen também possui hotéis custo-benefício. O Hotel Fantasia é uma das melhores opções. Esse é um pequeno hotel que fica a apenas 150 metros da estação de trem na região central da cidade. O centro é onde você encontrará mais opções de restaurantes e lojas de Füssen.

Outra opção nesta mesma região é o Central City Hotel, que fica em uma região ainda mais central.

onde hospedar Füssen castelo Neuschwanstein
O Central City Hotel fica no centro de Füssen – Foto: divulgação

Das opções de hotel econômicos está o Villa Toscana que possui algumas opções de lazer mas está a uma distância caminhável do centro. E o Bavaria City Hostel que talvez seja a opção mais barato da cidade, tem avaliação melhor do que outros hotéis de mesmo nível e fica no centro.

hoteis em Füssen castelo Neuschwanstein
Centro de Füssen – Foto: divulgação Bavaria City Hostel

Quando visitar?

Inverno

É durante essa época do ano que o castelo fica coberto de neve, fazendo com que o cenário fique ainda mais encantador. Porém é preciso estar bem agasalhado para enfrentar muito frio. Nessa época, as temperaturas chegam abaixo de zero.

melhores meses visitar castelo de Neuschwanstein
O castelo de Neuschwanstein fica coberto de neve no inverno, um cenário bem diferente das outras estações. Foto: Unsplash

Primavera

Tudo fica bem mais verdinho e o clima agradável. A primavera é uma das estações mais populares entre os visitantes.

Verão

Durante o verão as horas são mais longas e o clima mais ameno. Esta estação faz do Castelo de Neuschwanstein uma atração muito popular. Portanto é preciso estar preparado para o grande número de pessoas durante o verão.

Outono

É no outono que o castelo fica tomado por folhas vermelhas, laranjas e verdes. A mistura de cores torna o cenário perfeito para uma vista ao castelo. Além disso, você pode aproveitar a Oktoberfest de Munique para incluir o Castelo de Neuschwanstein em seu roteiro.

turismo alemanha munique castelo de Neuschwanstein
O castelo de Neuschwanstein durante o outono fica com tons de vermelho, laranja e verde. Foto: Pixabay

Texto feito com a colaboração de Mateus Heckler, intercambista na Universidade de Jena, Alemanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Onde ficar no Porto em Portugal

Onde ficar no Porto: melhores bairros e dicas de hotéis

O Porto é um lugar emblemático e cheio de história, onde o turismo cresce exponencialmente a cada ano. Eleita em 2015 e 2017 como...