Início Alemanha Munique Guia de Munique: o que fazer, onde ficar e mais dicas

Guia de Munique: o que fazer, onde ficar e mais dicas

A cidade de Munique é um dos destinos turístico preferidos na Alemanha. Com uma interessante história, a capital do estado da Baviera apresenta uma combinação de modernidade e tradição – e uma impressionante beleza na sua arquitetura.

A terceira cidade mais populosa da Alemanha, depois da capital Berlim e Hamburgo, conta atualmente com mais de 1,3 milhões de habitantes, sendo que a região metropolitana que contempla algumas cidades vizinhas ou próximas de Munique abriga mais de 2,6 milhões de pessoas.

Além de ser reconhecida mundialmente pela produção de cerveja, e sediar a Oktoberfest mais famosa do mundo, Munique também conta com diversos pontos turísticos que permitem conhecer o seu passado e sua vida atual.

oktoberfest munique alemanha
Oktoberfest é o evento mais famoso de Munique que leva milhões de turistas à cidade. Foto Werner Boehm

A história de Munique

A sua interessante história começa ainda na Idade Média, quando a cidade foi fundada no século XVI pelo duque Henry Guelph. Na época, os terrenos eram de domínio de alguns monges, em função disso, a cidade recebeu o nome de “Munchen”. Em 1327, o imperador Luís IV da Baviera tornou-se o novo fundador de Munique, após reconstruir a cidade que havia sido destruída por um incêndio de grandes proporções.

Outro fato que mudou a história de Munique aconteceu em 1516, quando foi promulgada a Lei de Pureza da Cerveja. A lei atesta que para se denominar uma cerveja alemã, a mesma só poderia ser produzida apenas com as seguintes matérias primas: água, malte de cevada e lúpulo.

A lei segue em atividades até os dias de hoje, mas com algumas alterações, pois naquela época ainda não se tinha o conhecimento sobre o levedo, fermento cervejeiro. Por isso, não consta na lei original. Hoje, a cidade é conhecida mundialmente pela produção das melhores cervejas.

como deslocar transporte munique
Maximilianeum, é uma construção de 1874, sede do parlamento estadual – Foto Werner Boehm

Porém, o maior impacto histórico de Munique, Alemanha, foi durante a Segunda Guerra Mundial. Após sair derrotada da Primeira Guerra Mundial, a cidade passou a se tornar um palco de políticos extremistas, entre eles Adolph Hitler. No ano de 1923, ainda quando o Partido Nazista era desconhecido fora de Munique, Hitler e seus apoiadores tentaram tomar o poder da cidade, mas a tentativa de golpe foi fracassada. O caso ficou conhecido como “Putsch de Munique”.

Em 1933, quando o partido tomou poder da Alemanha, a cidade passou a se tornar uma fortaleza nazista. A principal sede do partido estava localizada em Munique e muitos prédios foram construídos para sediar grandes eventos nazistas.

No decorrer da guerra, Munique foi fortemente bombardeada pelos aliados, destruindo metade da cidade. Naquela época, cerca de 41% dos moradores tiveram que deixar a cidade, devido aos ataques. No entanto, depois de algum tempo, após o fim da guerra, a capital da Baviera foi perfeitamente reconstruída, mantendo a arquitetura original anterior a guerra.

Atualmente, Munique é uma cidade muito turística, industrial e com um belo centro histórico que leva vida cultural muito animada. Por isso, quando se pergunta “o que fazer em Munique?” não falta locais interessantes para se visitar.

turismo viagem munique
Praça Odeonsplatz que foi projetada para ser a principal entrada da cidade – Foto Vittorio Sciosia

Onde fica Munique?

Munique fica no sul da Alemanha, a 70 km da Áustria e uma curta distância dos Álpes Bávaros. Quem vai para Munique pode aproveitar ainda para conhecer outras cidades de países vizinhos, como é o caso de Zurique (Suíça), a 315 km, Praga (República Tcheca) a 380 km. Agora se for viajar pela Alemanha pode ainda passar por Berlim, 584 km, Nuremberg, a 169 km e Stuttgart, a 232 km, por exemplo.

Berlim

Berlim é a capital da Alemanha. Uma cidade cosmopolita, mas ao mesmo tempo muito tranquila e segura. Berlim é uma mistura de museu, arte e cultura com uma vida noturna agitada de muita vibração. Apesar da distância de Munique, há diversas opções de transporte (trem, ônibus, carro e avião) para ir e não será nenhum problema para se deslocar. Porém, não é indicado fazer um bate-volta. Tanto Berlim, quanto Munique, são duas cidades que merecem 3 ou 4 dias.

Nuremberg

Nuremberg é outra cidade que merece uma atenção especial. Há cerca de 2 horas de distância de Munique, Nuremberg é muito bonita, receptiva e que respira história. Inclusive aqui no blog temos um guia do que fazer em Nuremberg e mais dicas. Assim como, Berlim e outras cidades na Alemanha, Nuremberg merece pelo menos 2 dias de visita.

Stuttgart

Stuttgart é a sexta maior cidade da Alemanha e um dos maiores centros econômicos do país e da Europa e está bem pertinho de Munique. A cidade conta com prédios históricos e dois museus muito famosos: o da Mercedes-Benz e da Porsche. Além disso, a cidade é o lugar perfeito para os amantes de vinho e boa gastronomia. Também há museus de artes, castelos, cafés e bons restaurantes. A melhor opção para viajar de Munique para Stuttgart é de trem que leva cerca de 2 horas e recomenda-se ficar pelo menos 2 dias.

O que fazer em Munique?

Há muita coisa interessante para fazer em Munique: museus, cervejarias, catedrais e muito mais. Prepara-se. Abra uma cerveja e vêm conhecer as principais atrações turísticas de Munique!

Cervejaria Hofbräuhaus

Cervejaria munique
A Hofbräuhaus é a cervejaria mais famosa de Munique, fundada em 1589 – Foto: divulgação Hofbräuhaus

A Hofbräuhaus é uma das cervejarias mais famosa do mundo. Sua história e o ambiente típico fazem da cervejaria um ponto turístico de Munique que vale muito a pena ser conhecido.

A cervejaria Hofbräuhaus foi fundada em 1589 e aberta ao público em 1828. A partir daí, a cervejaria se tornou um espaço público e político de Munique, contanto com diversos eventos. Em 24 de fevereiro de 1920 ocorreu o primeiro comício importante do Partido dos Trabalhadores Alemão, neste dia Adolph Hitler apresentou o “Programa dos 25 pontos” do partido.

Na Segunda Guerra Mundial, a cervejaria foi completamente destruída pelos bombardeios, e alguns anos após, foi inaugurada a construção atual, que manteve as tradições.

Atualmente a cervejaria é uma das atrações mais importantes de Munique, onde recebe milhares de turistas por dia, principalmente durante a celebração da Oktoberfest. Uma das cervejas mais famosas é a Helles, servida em um copo especial de 1 litro. Porém, além de beber muita cerveja, a cervejaria oferece música típica e pratos típicos, como lombo de porco, pretzel e diversos tipos de salsichas.

Marienplatz

o que fazer em munique
Marienplatz é a principal praça de Munique, que reúne importantes construções ao seu redor Foto Werner Boehm

Conhecida como a alma e o coração de Munique, a praça de Marienplatz reúne diversas atrações turísticas no centro de Munique. A praça tem um grande significado para a cidade e merece ser desfrutada. A seguir algumas das principais atrações que ficam na Marienplatz.

Coluna de Santa Maria – Mariesäule

atrações munique alemanha
Coluna de Santa Maria, com a estátua da Virgem Maria, fica no meio da praça Marienplatz – Foto Werner Boehm

A coluna de Santa Maria, ou Mariesäule, em alemão foi erguida no centro da praça em 1638 para celebrar o fim da ocupação sueca durante a Guerra dos Trintas Anos. O monumento apresenta uma estátua da Virgem Maria feita de bronze e pintada de ouro, rodeada por quatro anjos que simbolizam as vitórias em frente a guerra, a peste, fome e outras conquistas.

Nova Prefeitura de Munique

o que faqzer em munique alemanha
A Nova Prefeitura de Munique é um dos prédios mais conhecidos da cidade – Foto Werner Boehm

A Nova Prefeitura de Munique, Neues Rathaus, chama logo a atenção de quem chega na praça de Marienplatz. Isso porque ela tem uma fachada de 100 metros de cumprimento e uma torre de 85 metros de altura.

O edifício foi construído entre 1867 e 1908 para abrigar novos espaços e salas do governo. Uma das atrações é o relógio de carrilhão na sua torre. Todos os dias ocorre um espetáculo de sinos, em memória aos marcantes fatos históricos do antigo império da Baviera. Neste momento, a praça fica cheia de pessoas e todos voltam a atenção para a melodia que dura 10 minutos. Além disso, ainda é possível subir até o topo da torre e ter uma vista incrível de Munique.

tour excurção munique
Torre principal da Nova Prefeitura onde acontece o espetáculo do carrilhão de sinos Foto: vogelblick

 

Antiga Prefeitura de Munique

quantos dias munique
Antiga Prefeitura de Munique, construída em  estilo gótico no século 15 – Foto Werner Boehm

O aspecto da Antiga Prefeitura de Munique, ou Altes Rathaus, em alemão mais parece um castelo. O antigo prédio foi construído entre 1440 e 1480, contemplado parte da cidade há mais de 500 anos.

Atualmente a torre da Antiga Prefeitura abriga o Museu de Brinquedos que ilustra a história dos brinquedos desde início do século XIX. Apesar de ser menor em relação aos outros prédios localizados na praça Marienplatz, a Antiga Prefeitura ainda conserva características interessantes de se ver.

Karlsplatz

museus munique
Karlsplatz e a praça Karlstor – Foto Sigi Mueller

Outra praça importante em Munique, a Karlsplatz se une com a Marienplatz, em uma das principais vias comerciais do centro cidade. O principal ponto turístico da praça é o Karlstor, um pórtico de entrada construído para dar acesso à cidade antigamente. O monumento com características medievais e estilo neogótico é uma das portas mais famosas de Munique.

Catedral de Munique

catedral igreja munique
Catedral de Munique, a maior igreja da cidade – Foto Tommy Loesch

A Catedral de Munique, ou Frauenkirche como é conhecida na língua alemã, é a maior igreja da capital Bávara de Munique. Hoje a catedral domina o centro da cidade e suas duas torres são visíveis de vários pontos da cidade. Ainda assim é possível subir no alto da torre e ter uma vista panorâmica de Munique.

Durante a Segunda Guerra Mundial o interior da igreja foi bastante destruído, por isso é bem simples, mas ainda restam alguns tesouros, vitrais entre outros objetos importantes.

Complexo BMW

pontos turisticas munique
Complexo BMW um moderno prédio para quem gosta de carros – Foto: B. Roemmelt

Para os apaixonados por carros e velocidade podem conferir o complexo da BMW em Munique. O complexo é formado por um museu e uma loja com algumas exposições interativas.

O museu da BMW é bem moderno e conta a história completa dessa famosa marca alemã, ainda exibe uma coleção de automóveis, motores e motocicletas. A visita poder ser rápida ou não. Isso vai depender do seu interesse. Para saber mais sobre as visitas pode acessar o site oficial.

Campo de Concentração de Dachau

atrações turisticas munique
Campo de Concentração de Dachau é o mais antigo da Alemanha – Foto: Pixabay

O campo de Concentração de Dachau, em Munique, junto com o de Auschwitz em Cracóvia, na Polônia foi um dos maiores campos de concentração nazista da Segunda Guerra Mundial.

Dachau foi o primeiro campo criado por Adolph Hitler, semanas após chegar ao poder. Hoje o campo de concentração funciona como um memorial às vítimas da tragédia. O memorial está aberto diariamente e a entrada é gratuita. O local fica a 22 km do centro de Munique. Para saber mais informações acesse o site do memorial

Atrações próximas a Munique

Castelo de Neuschwanstein

melhores meses visitar castelo de Neuschwanstein
O castelo de Neuschwanstein, que inspirou o castelo da Cinderela. Foto: Unsplash

Essa é uma parada obrigatória para quem está a visitar Munique. O castelo de Neuschwanstein é um verdadeiro conto de fadas. Ele fica localizado na cidade de Schwangau a 130 km de Munique, perfeito para o passeio de um dia (bate-volta).

O Castelo de Neuschwanstein é um dos castelos mais visitados no mundo e o mais famoso da Alemanha. Quer conhecer mais sobre o Castelo? Então veja o que escrevemos sobre ele: O Castelo de Neuschwanstein: uma magia dos contos de fada na Alemanha.

Salzburgo

Munique Salzburgo
A encantadora Salzburgo, na Áustira está a apenas 145 km de distância de Munique – Foto: Pixabay

Sabe aquela cidade dos sonhos? Salzburgo é o tipo de cidade que parece ter saído de um conto de fadas. Rodeada pela paisagem dos Alpes e com um centro histórico charmoso, Salzburgo é cheia de encanto o que deixa os visitantes deslumbrados com sua beleza. A quarta maior cidade da Áustria está bem pertinho de Munique, 145 km e merece um dia para ser visitada. Saindo de Munique, cerca de 2 horas de trem ou carro chegará a Salzburgo.

Capital da cerveja e a Oktoberfest

Conhecida como a capital da cerveja, a cidade de Munique é sede da festa da cerveja mais famosa do mundo, a Oktoberfest. Por ano, a cidade recebe mais de sete milhões de pessoas. O festival tem uma duração de cerca de duas semanas, geralmente no final de setembro e na primeira semana de outubro.

oktoberfest cerveja munique
Oktoberfest é um grande evento que reúne cervejarias e parque de diversão – Foto Tommy Loesch

Esse tradicional festival surgiu na comemoração de casamento entre o príncipe Luís I da Baviera e Teresa da Saxônia e Hildburghause e hoje faz parte de um dia importante da cultura Bávara. Desde o acontecimento, a festa só não foi celebrada durante os períodos de guerras e outras causas maiores. Em mais de 200 anos de existência, o evento não foi realizado apenas em 24 ocasiões.

Além disso, Munique também é conhecida mundialmente pela produção das melhores cervejas do país. E uma das cervejas mais antigas é produzida na região da Baviera, mais exato em Munique. A Augustiner-Bräu é a cerveja mais antiga de Munique, ainda em atividade. Ela foi criada em 1328.

Apesar disso, ainda na região da Baviera também é produzida a cerveja mais antiga do mundo. A Weihenstephan é uma cervejaria e marca de cerveja fabricada desde os anos 800. Atualmente ela está localizada há 40 km de Munique.

oktoberfest alemanha
As tendas das cervejarias é a parte mais cobiçada da festa – Foto Tommy Loesch

Para os amantes de cerveja, Munique é um paraíso. E as festas não se restringem apenas em Oktoberfest. Para celebrar e degustar as melhores cervejas da região, a agenda de eventos de Munique é recheada de festivais de cerveja. Os eventos como Starkbierfest e Frühlingsfest são outros muito famosos no país.

A Starkbierfest é uma festa que acontece após a semana de carnaval – no período de quaresma. O evento é marcado pela degustação de uma cerveja de malte com um teor alcoólico mais elevado e super saborosa para os amantes de cerveja. A Starkierfest acontece dentro das mais populares cervejarias de Munique e de cidades próximas.

Já a Frühlingesfest é muito popular em toda a Alemanha, sendo realizado durante a primavera. Em Munique, o evento acontece no mesmo espaço da Oktoberfest. Por essa razão, mais uma vez o parque da Oktoberfest recebe milhares de apreciadores e apaixonados por cerveja.

Nas viagens à Alemanha a contratação do Seguro Viagem é obrigatório. Apesar de você ter garantido o atendimento médico, é melhor não passar do limite no álcool. Se você vai viajar e ainda não contratou o seguro viagem, faça agora uma cotação na Seguros Promo, escolhe entre as várias opções e ganhe 5% de desconto com o cupom ABRACEOMUNDO5.

cervejarias alemanha munique
Para quem gosta de cerveja vale a pena participar de um evento em Munique – Foto B. Roemmelt

O Pretzel gigante

Vamos falar de gastronomia? A gastronomia alemã é muito gostosa e as opções são inúmeras na hora de escolher. Munique é muito famosa pelos famosos jardins de cerveja, biergärten, em alemão. Nestes espaços é possível provar as delicias e os pratos típicos da culinária bávara.

gastronomia alemanha munique
Pretzel é uma comida típica de Munique, muito comum na Oktoberfest – Foto Tommy Loesch

O símbolo da culinária bávara sem dúvida é o famoso Pretzel, em alemão, bretzel. Esse pão que se enrosca é polvilhado com sal grosso e está sempre presente nos biergärten e nas cervejarias, também em todas as padarias e alguns restaurantes da cidade.

Em Munique ele é muito tradicional, porque não se trata apenas de um pretzel, é um pretzel gigante. Muito grande, gostosos, cheirosos e insuperáveis.

pretzel munique
Os pretzel gigante impressionam pelo tamanho – Foto B. Roemmelt

Quantos dias e onde ficar em Munique?

Como pode ver Munique tem muita coisa interessante para fazer. Se você dispõe de mais tempo para ficar na cidade, três ou quatro dias são o suficiente para conhecer a sua história e os principais pontos turísticos de Munique.

Agora se pretender acrescentar a cidade de Salzburgo na Áustria ou o Castelo de Neuschwanstein, é preciso ficar em Munique pelo menos cinco dias, assim pode dedicar um dia inteiro para conhecer essas atrações.

Uma dica é planejar a viagem com mais dias durante a época da Oktoberfest, assim poderá aproveitar também a festa e ainda fazer os passeios turísticos pela cidade.

Quando visitar Munique?

Por estar muito próxima dos Alpes da Baviera, a cidade de Munique apresenta um inverno rigoroso e um verão ameno. No inverno é comum as temperaturas ficarem abaixo de zero, especialmente, nos meses de dezembro a fevereiro. Entretanto, novembro e março também são dois meses bastante frios.

quando ir a munique
O verão é a estação mais agradável de Munique – Foto Andreas Hedderegott

Já o verão é mais quente, em julho, por exemplo, as temperaturas podem chegar aos 25 graus. Junho e agosto também são meses mais quentes. Já maio e setembro possuem temperaturas medianas, possuindo algumas semanas mais quentes e outras mais frias.

Para quem gosta de ver a neve, a melhor época para se visitar é durante o inverno. Os flocos de neve aparecem e deixam a cidade e a paisagem de Munique bem branquinha. Em média caem 75 mm de neve por ano na cidade, com mais de 100 dias de geada a cada ano.

Por outro lado, os dias no inverno na Alemanha são muito curtos e o sol se põe por volta das 15h30min, o que deixa o tempo de passeio muito menor. Janeiro é o mês mais frio. Já entre os meses de maio e agosto são muito chuvosos e as tempestades são mais frequentes, acompanhado de granizo.

quando visitar munique
No inverno, a neve transforma a cidade – Foto: Pixabay

Portanto, ainda o melhor momento para visitar Munique são os meses com a temperatura mais amenas de maio a outubro, embora a chuva seja mais comum nessa época do que em temperaturas mais baixas.

Transporte público em Munique

O transporte público é uma das coisas que mais funciona e que mais impressiona na Alemanha. Na cidade de Munique não é diferente. O transporte por lá é muito bom, você encontra diferentes opções, com boa oferta de horários.

Os meios de transporte oferecidos em Munique são: ônibus (bus), trem suburbano (S-Bahn), metro (U-Bahn) e Bonde (também conhecido como Tram). Para entender melhor, o transporte em Munique é dividido por sete zonas: M,1,2,3,4,5,6.

transporte publico metro munique
U-Bahn, o metro de Munique é muito eficiente – Foto Werner Boehm

Para facilitar, existem diversos aplicativos de celular que podem te auxiliar. O próprio Google Maps localiza as melhores opções para se deslocar dentro da cidade. Use sempre!

Uma coisa que é preciso ter cuidado é não esquecer de validar sempre o tíquete impresso da sua passagem. Há diversas máquinas de validação nas estações para isso. Caso contrário, se um fiscal pedir o seu tíquete e não estiver validado, terá que pagar uma multa bem alta.

Texto feito com a colaboração de Mateus Heckler, intercambista na Universidade de Jena, Alemanha.