InícioDicas10 festivais de música que você precisa conhecer (e o que esperar...

10 festivais de música que você precisa conhecer (e o que esperar de cada um deles)

Não importa o seu estilo favorito, os festivais de música se tornaram nas últimas décadas uma forma de ver seu artista favorito e ainda curtir uma experiência única. Afinal, muito mais do que shows ao vivo, eles oferecem diversão, lazer, espaços para fazer aquela foto perfeita para as redes sociais e muito mais.

Além disso, a música é uma linguagem universal, que pode aproximar pessoas e nos fazer conhecer artistas menos famosos e outras expressões culturais. Por isso, o Abrace o Mundo preparou um conteúdo especial com os principais festivais de música que acontecem ao redor do mundo. Anote as dicas, reserve seu seguro viagem e embarque conosco neste roteiro sonoro incrível!

De onde veio a tradição dos festivais de música ao redor do mundo?

Segundo especialistas, reunir pessoas para celebrar eventos importantes sempre envolveu a música. Contudo, a ideia moderna dos festivais de música começou a acontecer na metade do século 20, quando houve o primeiro boom no mercado fonográfico.

Por isso, podemos citar festivais como o primeiro Woodstock (1969), o Newport Folk Festival (1965) e o Monterey Pop Festival (1967) como precursores deste tipo de evento.

Além disso, à medida que eles se popularizaram nos Estados Unidos e Europa, começaram a ter versões em quase todas as partes do mundo.

Por sua vez, o Brasil entra na era dos festivais de música na década de 1980, primeiro com o Festival de Verão de Salvador e, em seguida, com a primeira edição do Rock in Rio, em 1985.

Festivais de música mais famosos de todos os tempos

Ainda que relacionar quais festivais foram mais populares ao longo dos últimos 60 anos seja tarefa complicada, alguns deles se destacaram por seu pioneirismo ou pelas atrações. Sendo assim, é possível listar entre os principais eventos musicais. além dos que citamos anteriormente, os seguintes festivais:

  • Glastonbury, que ocorre desde 1970 na Inglaterra e já teve atrações como David Bowie e Morrissey. Contudo, a edição de 1994 entrou para a história por reunir Pulp, Oasis e Blur. Ou seja, os três maiores nomes britânicos daquele ano;
  • Lollapalooza, que no segundo ano de sua existência, em 1992, teve a nata do rock da época, com shows do Pearl Jam, Soundgarden e Red Hot Chilli Peppers;
  • Live Aid, que aconteceu uma única vez em 1985 para arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia e se tornou o primeiro evento transmitido simultaneamente para todo o mundo. Além disso, reuniu novamente o Queen, em sua formação original;
  • Coachella, que nasceu em 1999 mas na edição de 2012 apresentou um holograma do rapper Tupac Shakur, durante o show de Dr. Dre e Snoop Dogg. Ou seja, foi a primeira vez que a tecnologia acontecia na frente de um enorme público.
festival de música no mundo
Lollapalooza 2008 em Chicago – Foto: Mark Moschell (CC BY 2.0)

O que saber antes de curtir seu festival favorito

Cuidados gerais com segurança, hospedagem e documentos para roteiros em outros países precisam ser ainda maiores se seu objetivo é curtir um dos festivais de música ao redor do mundo. Afinal, por se tratar de eventos com grandes públicos, imprevistos e contratempos têm maior tendência de acontecer.

Além disso, alguns destinos exigem a contratação do seguro viagem e, mesmo em países como o Estados Unidos, ter consigo uma apólice de seguro é a forma mais eficaz de não gastar valores exorbitantes caso precise de atendimento médico.

Por último, pesquise sobre a contratação de um chip internacional. Dessa forma, você não ficará refém de procurar wifi livre e poderá, por exemplo, ter internet durante todo o seu passeio.

Principais festivais de música ao redor do mundo

Após aprofundar mais no universo dos festivais musicais, temos uma lista com 10 opções que acontecem no mundo e merecem sua atenção. Além disso, incluímos dois festivais brasileiros que, ano após ano, ainda atraem grandes públicos. Continue a leitura.

1 | Coachella (Estados Unidos)

Se ao citarmos o Coachella ali em cima, você ficou tentado a conhecê-lo melhor, temos uma ótima notícia. Afinal, o festival ainda acontece anualmente e mantém a essência de mesclar talentos mundiais com novas promessas da música.

Além disso, ele acontece sempre no final de abril, na cidade de Indio, na Califórnia e conta com um palco principal e outros cinco que abrigam estilos variados. Por exemplo: rock, pop, soul, hip hop e música eletrônica.

Dentre os artistas que já passaram por lá, merecem destaque o New Order, Gorillaz, Blondie e Bjork. Em 2023, as principais atrações foram Bad Bunny, Rosalia, The Weeknd e Billie Eilish.

A venda dos ingressos para o Coachella acontece a partir de outubro do ano anterior ao evento e costuma esgotar em poucos dias.

festivais de música
Coachella 2013 – Foto: Thomas Hawk (CC BY 2.0)

2 | Primavera Sound (Espanha)

O segundo na lista dos principais festivais de música do mundo nasceu em Barcelona, em 2001. Contudo, permanece fixo no Parc del Fórum ao longo destas duas décadas e acontece entre maio e junho, durante o verão europeu.

Com uma aposta em artistas mais independentes e alternativos, o sucesso do Primavera Sound rompeu as fronteiras espanholas e permitiu edições em outros países. Por exemplo, na cidade de Porto (Portugal), em Buenos Aires (Argentina), em Bogotá (Colômbia) e até mesmo em Los Angeles (Estados Unidos).

E, é claro que o Brasil não ficaria de fora e também sedia há 3 anos o Primavera Sound em São Paulo. Em 2023, artistas como Bad Religion, Beck e The Cure figuraram entre as atrações principais.

festival de música
Primavera Sound 2015 – Foto: Paul Hudson (CC BY 2.0)

3 | Glastonbury e a tradição inglesa entre os festivais de música

Desde a sua inauguração em 1970, o festival de Glastonbury conta com uma mítica e charme que o destaca como um dos principais eventos musicais do mundo. E não é por menos! Além de sua longevidade, artistas como Paul McCartney, David Bowie, Bruce Springsteen, Smiths e Radiohead já apareceram por lá.

Outro diferencial é que ele oferece também atrações de dança, humor, teatro, circo e outras formas de arte, de modo a criar uma experiência completa aos presentes.

O Festival de Glastonbury acontece sempre no final de junho e já se tornou um dos mais importantes eventos do calendário cultural inglês. Sendo assim, é uma dica imperdível para quem deseja conhecer os festivais de música ao redor do mundo.

look festival de musica
Glastonbury Festival 2014 – Foto: Rachel D (CC BY 2.0)

4 | Festival de Verão de Salvador (Brasil)

O próximo nome da nossa lista de festivais de música é brasileiro e sabemos que poderia ser o Rock in Rio. Afinal, o evento tem mídia mundial, já aconteceu em Las Vegas, Madri e Lisboa e foi pioneiro em trazer artistas internacionais para o país.

Porém, fora do circuito cultural do Sudeste, o Festival de Verão de Salvador se mantém vivo e relevante com edições anuais.

Idealizado em 1998, o evento teve inspiração em um festival de mesmo nome, que aconteceu na capital baiana em 1980 e atraiu uma multidão. Porém, a reestruturação do festival só aconteceu em fevereiro de 1999, em comemoração aos 450 anos de Salvador.

De modo geral, o Festival de Verão acontece entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, possui transmissão pela TV e atrai um público de cerca de 80 mil pessoas por noite. Além disso, nomes como Ivete Sangalo, Pitty, Léo Santana, Alok, Lulu Santos e artistas internacionais como Alanis Morissette, SOJA e Kesha também já marcaram presença.

festival de verão
Festival de Verão 2015 – Foto: Turismo Bahia (CC BY 2.0)

5 | Montreal International Jazz Festival (Canadá)

Indo da música brasileira para o jazz, temos entre os festivais de música mais aclamados do mundo, o que acontece em Montreal, no Canadá. Sua primeira edição foi em 1980, com pequenos shows em uma rua central da cidade.

No entanto, a popularidade do evento se expandiu tanto que, há anos, o Montreal International Jazz Festival se tornou o maior festival do estilo em todo o mundo. E tem mais: junto ao jazz, é possível ouvir artistas de blues, funk, soul e world music, o que torna a experiência ainda mais completa.

Diferente dos outros festivais de música desta lista, o MIJF possui shows gratuitos e atrações em diversos pontos de Montreal. Ao longo de todas essas décadas, já passaram por seu palco nomes como Herbie Hancock, Ella Fitzgerald, Diana Krall e Tony Bennet.

festival de músicas
Montreal International Jazz Festival – Foto: Márcio Cabral de Moura (CC BY 2.0)

6 | Wacken Open Air como destaque entre os festivais de música pesada (Alemanha)

Do jazz para o rock, ou melhor, para sua vertente mais pesada, o heavy metal. Em resumo, é isso que você deve esperar ao conhecer o festival alemão Wacken Open Air. Afinal, entre seu surgimento em 1990 até se transformar em um mega festival, muitos artistas famosos passaram por lá.

Atualmente, o Wacken acontece no norte da Alemanha, em um vilarejo que fica em Schleswig-Holstein. Contudo, não se engane, já que apenas o povoado é pequeno. Em sua 33ª edição, que aconteceu em agosto de 2023, o festival teve duas noites com 80 mil pessoas em cada uma delas.

Uma curiosidade sobre o Wacken Open Air é que, ao contrário dos principais festivais de música, o evento dedica um espaço exclusivo para artistas que estão começando. Para isso, existe o palco Metal Battle, onde bandas selecionadas tocam por meia hora e, após votação de um júri especializado, a grande vencedora ganha um espaço completo para tocar no palco principal.

Artistas do porte de Scorpions, Iron Maiden, Metallica, Motorhead, Sepultura e Black Sabbath já foram headliners no Wacken, ao longo de suas três décadas.

7 | Splendour in the Grass (Austrália)

Terra de bandas mundialmente famosas como AC/DC, Silverchair e Men at Work, a Austrália também tem tradição em festivais de música. Isso porque, desde 2001, promove um evento durante o inverno que acontece por 3 dias.

Ao apostar em uma mistura de artistas consagrados e sucessos atuais, nomes como Coldplay, The Strokes, Kanye West já se uniram a Lorde, Tame Impala e Flume.

Por fim, o fato de ocorrer em dias frios, o Splendour in the Grass aposta em experiências gastronômicas e conta com área para camping. Em outras palavras, curtir o festival é imergir em um universo de cultura e aprendizado em um dos países mais interessantes do mundo.

8 | Rock en Seine (França)

Foals, Chemical Brothers e Placebo são alguns dos nomes que trouxeram fama ao Rock en Seine dentre os principais festivais de música do mundo. Fundado em 2003, o evento chegou à sua segunda década de existência como um dos mais emblemáticos do outono parisiense.

Além disso, por ano, o festival reúne cerca de 100 mil pessoas, para ouvir nomes famosos do rock, pop e electro. Em 4 palcos montados no coração dos jardins de Paris, o Rock en Seine propicia uma experiência musical única em uma das cidades mais lindas do mundo.

Tudo isso, unindo o cenário independente aos grandes nomes do mainstream mundial.

música pelo mundo
Rock en Seine 2019 – Foto: Drew de F Fawkes (CC BY 2.0)

9 | Tomorrowland no topo dos festivais de música eletrônica (Bélgica)

Quem ama batidas e música eletrônica, sabe o tamanho e importância que o nome Tomorrowland traz consigo. Afinal, o evento que se iniciou em 2005 na pequena cidade de Boom, na Bélgica, já possui até edições no Brasil.

Em sua cidade de origem, o Tomorrowland sempre aposta em um palco principal com os maiores DJ’s do mundo e outros menores, para estilos mais underground deste tipo de música. Além disso, há espaço para o eletrônico menos comercial e artistas em ascensão.

Por sua vez, no Brasil, o evento aconteceu nos anos de 2015 e 2016 e, após uma pausa, voltou com sua terceira edição em 2023, na cidade de Itu, em São Paulo.

10 | Recbeat (Brasil)

Para fechar a lista de festivais de música imperdíveis ao redor do mundo, temos outro representante brasileiro que traduz, em essência, a palavra resistência. Isso porque o Recbeat surgiu em Olinda, durante o Carnaval de 1995 e abriu as portas para outros estilos musicais durante a folia.

De modo geral, o Carnaval de Pernambuco já inseriu o festival em sua programação oficial. Ou seja, além dos artistas de grande apelo popular, nomes da cena local do rock, pop e do mangue beat ocupam palcos em toda a cidade.

Dentre os destaques, podemos citar bandas como Mundo Livre S/A, Volver, Liniker e os Caramelows e Eddie. E claro, a cada ano, uma nova leva de músicos surgem para deixar a cena mais diversificada e plural.

Por fim, o que faz o Recbeat figurar aqui é o fato de ter surgido no auge da criação de festivais em diversos lugares do país e se manter ativo ao longo destas décadas. Em comparação com seus contemporâneos, a longevidade do evento o coloca como uma atração imperdível para quem procura o que fazer em Olinda ou Recife. 

festivais de músicas
Recbeat 2016 – Foto: ariel martini (CC BY 2.0)

E agora que você já sabe mais sobre os melhores festivais de música, conta pra gente qual deles mais te encantou e quais suas expectativas para conhecê-lo.

Para outros conteúdos sobre viagens, continue com a gente aqui, no Blog do Abrace o Mundo.

Wendell Soares
Wendell Soares
Wendell Soares é jornalista, pós graduado em Marketing Digital e apaixonado por música, literatura de terror, gatos e viagens. Nem sempre nessa ordem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui