InícioMinas GeraisBelo HorizonteIgreja da Pampulha: moderna, polêmica e patrimônio da humanidade

Igreja da Pampulha: moderna, polêmica e patrimônio da humanidade

Se acordar em Belo Horizonte num dia ensolarado, a primeira coisa que deve passar na sua cabeça é passear na Igreja da Pampulha. O sol valoriza a obra arquitetônica e o azul dos azulejos passa a ornar com a cor da Lagoa e todo o entorno. Mas, não se preocupe, dias nublados não estragarão sua visita a uma das igrejas mais icônicas do Brasil.

História da Igreja da Pampulha

A Igreja São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, faz parte do conjunto arquitetônico que é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

A igreja, assim como todo o conjunto, foi concebida por Oscar Niemeyer em 1943, a pedido do então prefeito Juscelino Kubitscheck. O objetivo era modernizar Belo Horizonte e o conjunto é composto por diversos edifícios, como por exemplo, a Casa de Baile, o Cassino, o Iate Club e a igrejinha em volta da lagoa artificial.

Podemos considerar toda a coleção como um treinamento para construção de Brasília que aconteceria alguns anos mais tarde.

igreja da pampulha oscar niemeyer
Curvas. Plasticidade da Igreja da Pampulha. Foto: Antonio Thomás.

Igrejinha da Pampulha: obra prima de Niemeyer, porém polêmica

A Igreja da Pampulha é considerada a obra prima do conjunto da Pampulha. Quando inaugurada, o templo foi considerado pela arquidiocese como “moderna demais” e somente passou a funcionar como templo religioso 16 anos depois em 1959.

A polêmica se concentrava também no painel pintado por Portinari que colocava o São Francisco de Assis ao lado de um cachorro. O pintor também foi o responsável por 14 quadros que retratam a via-sacra e pelos azulejos.

A estrutura da igreja é diferente de tudo que já havia sido feito. Oscar Niemeyer aproveita do concreto para dar plasticidade à estrutura do templo. As curvas e linhas assimétricas conferem um caráter flexível à obra.

O arquiteto carioca recebeu reconhecimento e elogios internacionais por sua obra em Belo Horizonte, cidade que é hoje conhecida como a “capital dos botecos”. A igrejinha, inclusive, fez história sendo o primeiro edifício moderno a ser tombado no Brasil.

história igreja da pampulha
Paisagismo. Arte com a natureza na Igrejinha da Pampulha. Foto Rodrigo Denúbila.
https://flic.kr/p/8MkioU

O jardim que compõe a obra é um espetáculo à parte. O paisagista Burle Marx é considerado o “jardineiro de BH”, pois foi através do seu trabalho na Pampulha que recebeu reconhecimento internacional.

Visitação a Igreja da Pampulha

Depois de passar quase dois anos fechada, a obra modernista foi reinaugurada em outubro de 2019, após uma intensa reforma para resolver problemas na estrutura, como na infiltração e para restaurar as obras e o mobiliário.

O templo fica aberto para visitação das 8h às 18h e acontece uma missa em todos os domingos às 10h30. A visitação é grátis, mas pedem uma contribuição livre. Para saber mais acesse o site da Prefeitura de Belo Horizonte: Pampulha – Patrimônio Cultural da Humanidade.

igrejinha da pampulha
Abundância. Diversidade de atrações em torno da Igreja da Pampulha. Foto: Gabriel de Andrade. https://flic.kr/p/UZrpCY

Onde se hospedar na Pampulha

Devido às atrações turísticas e aos jogos e shows no Mineirão, a Pampulha se tornou um dos principais bairros para se hospedar em Belo Horizonte. Há vários hotéis na região.

Um dos principais hotéis é o San Diego Suites que fica em frente a Lagoa da Pampulha. O hotel fica a 1,6 km da Igreja da Pampulha e a 800 metros da Casa do Baile.

Outro hotel próximo das atrações turísticas é o Stop Inn Plus Pampulha que fica em frente ao estádio Mineirinho, a dois quarteirões do Mineirão e a 1,4 km da Igrejinha da Pampulha.

Uma informação que você precisa saber é que a Pampulha é uma região tranquila, mas também distante da região central de Belo Horizonte. Além disso, as atrações turísticas e os restaurantes ficam espalhados, isso quer dizer que você precisará de transporte para conhecer a região ou mesmo comer em um lugar diferente. Por tudo isso, a maioria dos turistas prefere se hospedar na região centro-sul de Belo Horizonte.

Para conhecer os bairros preferidos dos turistas e as diferenças para a Pampulha leia o texto sobre onde ficar em Belo Horizonte.

Dicas da Igrejinha da Pampulha

  • Quando for conhecer a igrejinha, aproveite para conhecer todo o conjunto arquitetônico e também o Mineirão. O estádio fica bem pertinho da lagoa e já foi palco de diversos jogos históricos (você se lembra do 7X1?) e lá também se encontra o Museu Brasileiro de Futebol. Além disso, você terá uma vista privilegiada da Lagoa da Pampulha.
  • Outra dica legal é conhecer o Parque Guanabara que fica bem na frente da Igrejinha da Pampulha e é uma visita interessante para quem estiver com crianças. Você pode dar um passeio na roda gigante e ter uma visão privilegiada do principal ponto turístico belo horizontino.
Beatriz Costa
Beatriz Costa
Beatriz Costa estudante de jornalismo e isso deixa claro sua paixão por fotografia e escrita. Viajar junta tudo isso com um pouco mais amor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui