Início Minas Gerais Ouro Preto Lavras Novas: guia completo para curtir o distrito ouro-pretano

Lavras Novas: guia completo para curtir o distrito ouro-pretano

Entre as belas montanhas da Estrada Real, está Lavras Novas, distrito da cidade de Ouro Preto. Este destino é conhecido por suas belas cachoeiras e lindos casarios coloniais.

O vilarejo é um dos mais procurados por turistas no inverno, já que seus 1300 metros de altitude proporcionam um clima serrano e, até mesmo no verão, as noites são frescas e agradáveis.

O caminho que leva até o distrito é rodeado por montanhas que proporcionam uma vista espetacular. Se você deseja fugir da agitação da cidade, descansar e contemplar as cachoeiras, o melhor lugar é Lavras Novas.

Vem com a gente conhecer mais este destino que encanta seus visitantes!

lavras novas mg
Lavras Novas MG é um local tranquilo para desacelerar o ritmo – Foto: Ary Kerner (CC BY-SA 2.0)

História e cultura popular de Lavras Novas

Lavras Novas do Coronel Furtado, hoje conhecida como Lavras Novas, fica cerca de 120 km de Belo Horizonte e 17 km de Ouro Preto. Estima-se que sua população seja de pouco mais de 1500 habitantes.

Com uma rica e histórica cultura popular, cercada de mitologias e folclores, o documento mais antigo encontrado de sua descoberta é de 1717, apresentado pela família Cubas de Mendonça.

Por ser mais isolada e serrana, a partir do século 19, a comunidade de Lavras Novas precisou se reinventar para adquirir renda. Na época, seus 500 habitantes começaram a produzir cestas, balaios e enfeites, trabalhados em taquara.

O processo começava com as mulheres colhendo a planta nas matas, enquanto os homens levavam os produtos para serem comercializados em Ouro Preto. Com o lucro das vendas, compravam mantimentos, como sal e açúcar, e outros objetos que não eram produzidos no local.

Tradicionalmente, curavam-se as doenças com ervas locais, devido à dificuldade para acessar hospitais ou medicações farmacêuticas.

Outro fato interessante foi que, entre as últimas lideranças mais marcantes da região, está a do Sr. Pedro Rabicó, falecido há 15 anos. Ele se destacou por seus conhecimentos, sabedoria e capacidade de conciliação dos problemas da população local.

Festas populares

Todas as festas, religiosas ou civis, eram compartilhadas pelos moradores da comunidade. Assim como as demais regiões dos Inconfidentes, os acontecimentos mais importantes eram as festas dos santos, especialmente a de Nossa Senhora dos Prazeres comemorada em 8 de setembro.

Festa de Nossa Senhora dos Prazeres
Festa de Nossa Senhora dos Prazeres e Divino Espirito Santo – Foto: Ane Souz/PMOP

A Folia de Reis e a Marujada marcavam as festividades de janeiro. Na Semana Santa, eram praticados cultos da Quinta e Sexta-feira da Paixão, com todos os seus atos realizados, preferencialmente, em latim.

As festas juninas também compuseram a história das gerações do vilarejo. Era costume local sentar nas portas das casas e, sob as luzes dos lampiões, contar os causos passados no povoado.

Os matrimônios, neste período histórico, aconteciam entre as famílias de Lavras Novas, o que caracterizava os laços consanguíneos. A posse das terras não eram consideradas problemas, porque as famílias acreditavam que as propriedades pertenciam à Nossa Senhora.

O que fazer em Lavras Novas

Além das famosas cachoeiras e trilhas, o centro histórico de Lavras Novas é charmoso e de fácil acesso. Comece caminhando pela avenida principal Nossa Senhora dos Prazeres, até a Igreja de mesmo nome, datada do século 18.

A belíssima construção é composta por três altares com características rudimentares, além de um adro que circunda toda a edificação. Na parte frontal, existe uma grande Cruz feita de pedra em cantaria.

o que fazer em lavras novas
Foto: Ane Souz/PMOP

No percurso, observe as lixeiras em formato de vaquinhas. Estes adornos, feitos pelos artesãos locais, dão charme e cores especiais para as ruas.

Pedra do Equilíbrio

Na entrada do distrito, a Pedra do Equilíbro é parada obrigatória dos turistas. Entre os espaços estreitos da serra, é inevitável não notá-la e resistir aos registros fotográficos da vista de tirar o fôlego!

O ideal e mais seguro para tirar fotos por lá é parar na entradinha de Lavras Novas e voltar a pé. O trajeto dá menos de 1 km e vale a pena conferir.

Mirantes de Lavras Novas

Como apontamos, o distrito está presente em uma região montanhosa espetacular. Por isso, recomendamos aos turistas aproveitarem a vista panorâmica nos mirantes.

A seguir, apresentamos alguns ideais para apreciar a estonteante paisagem.

Mirante da Pedra

De fácil acesso, visto diretamente do Restaurante Pimenta Rosa, para chegar ao Mirante da Pedra é só seguir até a Pousada Kokopelli localizada no final da avenida Nossa Senhora dos Prazeres.

Até aqui, é possível ir de carro. Depois, siga a pé pela estradinha de terra por 1 km e veja as mais belas montanhas que seus olhos alcançam.

Em alguns pontos da cidade, há a indicação para o Mirante e outros pontos turísticos com charmosas e coloridas plaquinhas.

Mirante da Rua da Fonte

O mirante fica cerca de 300 metros da avenida Nossa Senhora dos Prazeres, perto do Chalés da Pedra. Para encontrá-lo, basta seguir depois do cruzeiro, virar a primeira rua à direita, na Rua da Fonte e chegará lá.

Aproveite a paisagem montanhosa de Minas Gerais.

Cachoeiras para ir em família

Uma das grandes vantagens de Lavras Novas, é a possibilidade de curtir o passeio em família, sem grandes preocupações.

Além de caminhar no centro histórico com facilidade, há opções de cachoeiras rasas e tranquilas, em que a criançada pode se divertir em segurança. Contudo, tenha atenção redobrada com as crianças e sempre deixe-as sob a supervisão de um adulto.

Confira agora algumas opções que sua família gostar:

Pocinho

Como o próprio nome já diz, a cachoeira é composta por dois pocinhos com cascatas. É possível mergulhar nas piscinas naturais e até mesmo sentar nas pedras para receber uma hidromassagem natural.

lavras novas cachoeiras
Cachoeira Pocinho é composta por 2 pocinhos – Foto: Lunna Campos (CC BY 2.0)

No local, também se pode desfrutar de outros poços, sem quedas e com água cristalina, perfeito para brincadeiras em família.

O acesso é feito por uma trilha curta, aproximadamente 15 minutos de caminhada, com belas paisagens. O início do passeio começa na porteira, ao lado da Pousada Palavras Novas.

Namorados

Com quedas curtas e poço raso, esta é uma ótima opção para passeios com as crianças. A cachoeira dos Namorados fica a 5,5 km da avenida principal.

cachoeiras lavras novas
Cachoeira dos Namorados possui quedas curtas e poços rasos – Foto: Google Street View

O acesso é em estrada de terra e o recomendado é chegar lá em um veículo com tração 4×4. Há guias turísticos no local que disponibilizam o transporte.

Falcão

O acesso é em direção ao Vilarejo da Chapada. Ao sair de Lavras Novas, vire à esquerda no primeiro trevo. Pare o carro no local plano, uns 500 metros do trevo, e desça a pé.

Apesar da curta caminhada, por volta de 10 minutos, é recomendado descer devagar, pois a descida é íngreme. A cachoeira do Falcão forma um poço raso, ideal também para crianças, além de um banco de areia onde se pode deitar e contemplar a natureza.

Três pingos

Apesar de também ser próxima à avenida principal, a cerca de 4 km, seu acesso é complicado e o ideal é usar um veículo 4×4.

O significado curioso do seu nome está em suas quedas d’água, de aproximadamente 12 metros que, ao atingir um degrau, se divide formando outras três quedas menores, propícias para banho em um visual inusitado.

lavras novas o que fazer
Cachoeira 3 Pingos, como o nome diz possui 3 pequenas quedas d’águas – Foto: Felipe Zig

Por não possuir poço fundo, pode ser indicada para levar crianças.

Cachoeiras para aventureiros em Lavras Novas

Agora, se o que você procura é mais emoção e aventuras, separamos uma lista com cachoeiras que não podem faltar em seu roteiro.

Atenção: todo cuidado é pouco! Recomendamos o acompanhamento de guias experientes para algumas delas, já que o acesso pode ser perigoso, implicando em risco de acidentes.

Portanto, lembre-se: diverta-se com consciência, combinado?

Conheça agora as cachoeiras para os aventureiros:

Rapel

Com queda de mais de 200 metros, divididas por enormes degraus de pedras, a Cachoeira do Rapel pode ser vista na estrada que dá acesso ao distrito de Santo Antônio do Salto.

Apesar do nome sugestivo, especialistas no rapel não recomendam a prática do esporte no local, por exercer muito atrito nas cordas.

É altamente recomendado a visita com um guia experiente, uma vez que ela pode ser perigosa e oferecer riscos de acidentes. No acesso à trilha, pare nos pocinhos que se formam até a queda principal para se refrescar.

Prazeres

A Cachoeira dos Prazeres é uma das mais bonitas da região de Lavras Novas. Partindo do centro histórico, próximo à Igreja, a caminhada dura cerca de 1 hora e 40 minutos, com 4 km (apenas ida).

O ideal também é ir acompanhado de um guia local para o passeio, pois o acesso é difícil. A cachoeira faz divisa com o Parque Estadual do Itacolomi.

Represa do Custódio em Lavras Novas

Localizada cerca de 6 km do centro de Lavras Novas, a represa foi resultado da construção de uma hidrelétrica.

represa de custodio lavras novas
Represa de Custódio – Foto: Alexandre Estanislau (CC BY-NC-ND 2.0)

A pé, o percurso é feito por uma trilha de fácil percurso, porém extensa, cerca de 1 hora e meia de caminhada. O trajeto é composto por belíssimas paisagens.

Esse caminho também pode ser realizado de bike ou, até mesmo, a cavalo. Se for de carro, a rota é mais longa e o recomendável é optar por um veículo com tração 4×4.

Vilarejo da Chapada

Com um clima bem pacato, ideal para quem busca tranquilidade e paz total, o distrito é cercado pelas serras do Trovão e da Chapada.

O vilarejo é um patrimônio histórico, com apenas 65 habitantes. De Lavras Novas à Chapada são 6 km. Importante ter atenção ao acesso feito em um pequeno trevo que divide ambos os distritos.

A principal atração do local é a monumental cachoeira do Castelinho, com lindas quedas em meio à mata. Para chegar até lá, pare o carro na Vila e desça a pé, por uns 20 minutos.

A trilha é tranquila, principalmente na ida. Para a volta, prepara-se para algumas subidas e hidrate-se bem.

Parque Estadual do Itacolomi

Sobrou um tempinho e não sabe o que fazer? Vale a pena conhecer o Parque do Itacolomi, com opções de trilhas de diversos tamanhos e para todos os gostos.

Com 1772 metros de altitude, utilizado como ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real, a palavra “itacolomy” vem da língua tupi e significa “pedra menino”.

Os indígenas viam o pico como o “filhote” da montanha ou “pedra mãe”. Famoso pelo formato inusitado de suas pedras, o Parque abriga nascentes escondidas nas matas, que deságuam, em sua maioria, no rio Gualaxo do Sul, afluente do rio Doce.

quantos dias ficar em Ouro Preto
Parque do Itacolomi, ótimo local para quem gosta de natureza – Foto: Vara Mato (CC BY)

Diversas espécies de animais raros e ameaçados de extinção podem ser encontradas na unidade de conservação, como o lobo-guará, a ave-pavó, a onça-parda e o andorinhão de coleira, também chamada de ave migratória.

Ainda podem ser vistas espécies de macacos, micos, tatus, pacas, capivaras e gatos-mouriscos. Estudos indicam que há mais de 200 espécies de aves, como jacus, seriemas e beija-flores.

A visitação acontece entre terça-feira e domingo, de 8h às 17h, com credenciamento realizado até às 16h. O trevo de acesso não tem erro: fica em frente Hospital Santa Casa Misericórdia de Ouro Preto.

O acesso é pavimentado e asfaltado e existem sinalizações desde a BR-040, trevo para estrada dos Inconfidentes.

Onde comer em Lavras Novas

Apesar de pequeno, o distrito não decepciona nas opções gastronômicas. Há restaurantes, bares, bistrôs, além de um mercadinho, caso você esteja em um local que é possível cozinhar.

Vale lembrar que boa parte dos restaurantes fica na avenida principal, então, o ideal é estar próximo ao centro histórico para facilitar o acesso aos melhores restaurantes.

Conheça 5 espaços na avenida principal de Lavras Novas para fazer suas refeições e aproveitar o charme do distrito.

Pimenta Rosa

Localizado no final da Avenida Nossa Senhora dos Prazeres, é um restaurante bem-conceituado na região com uma vista maravilhosa das montanhas mineiras.

O ambiente também é agradável para jantares, com opções à la carte e à luz de velas, ideal para casais. O endereço do restaurante é avenida Nossa Senhora dos Prazeres, número 121.

restaurantes lavras novas
Pimenta Rosa é um restaurante com fogão à lenha – Foto: divulgação

Cantina Real

Para quem curte pizzas e massas, o Cantina Real é o lugar certo. Com ingredientes de qualidade e muito sabor, há opções variadas como as pizzas com borda de gergelim, que dão um toque especial para a experiência gastronômica.

O local também é bastante elogiado pelo atendimento diferenciado. Visite o restaurante na avenida Nossa Senhora dos Prazeres, número 1087.

Restaurante Serra do Luar

Também localizado próximo ao final da avenida Nossa Senhora dos Prazeres, o Restaurante Serra do Luar é um lugar para quem aprecia a boa culinária mineira a um preço justo.

Por menos de R$ 20 é possível comer à vontade, com comida servida em panelas de ferro, em um charmoso fogão de lenha.

O espaço é ideal para levar a família pelo custo-benefício e qualidade. Está localizado na avenida Nossa Senhora dos Prazeres, número 180.

Casa do Fondue – Palavras Novas

Com decoração rústica e super charmosa, repleta de objetos antigos, a Casa do Fondue é o restaurante da Pousada Palavras Novas.

No inverno, os fondues são os pratos mais procurados pelos turistas. E Lavras Novas, a Casa é o único local onde se encontra a iguaria.

Além disso, há uma extensa carta de vinhos e diversas opções de cervejas artesanais. Visite na avenida Nossa Senhora Dos Prazeres, número 1110.

Belas Artes Café

Ideal para lanches e aquele cafezinho no fim da tarde, a Belas Artes é uma loja de artesanatos e cafés localizada próxima à Igreja, na região mais movimentada do distrito.

Com decoração simples, teto de palha e forro colorido com flores, o local vende vários itens de artesanato local, como namoradeiras, sinos, bancos, tapetes e bolsas.

cachoeiras próximas ouro preto
Belas Artes Café – Foto: divulgação

O ponto de referência para encontrá-lo é sua charmosa portinha verde. O local conta com variadas opções de chás, expressos, salgados e até chocolate quente.

Conheça o espaço na avenida Nossa Senhora dos Prazeres. Para encontrá-lo, siga em direção à igreja. É a penúltima casa à esquerda antes da rua do Canto.

Onde ficar em Lavras Novas

O vilarejo abriga diversas opções de hospedagem para todos os tipos de gostos. Apesar de pequeno, é possível encontrar opções próximas ao centro histórico, mais distantes e próximas à natureza e, ainda, há alternativas especiais para uma viagem em casal como a Pousada Carumbé.

A vila também conta com várias opções de chalés como o Chalé Céu e Terra, que possui uma incrível vista.

chalés em lavras novas
Para quem busca chalés com uma linda vista, o Chalé Céu e Terra é uma das melhores opções – Foto: Divulgação

Para saber mais sobre as melhores hospedagens do distrito, você pode conferir nosso artigo, em que detalhamos cada opção sobre pousadas em Lavras Novas.

Selecionamos as principais hospedagens da região para que sua experiência seja ainda mais acolhedora!

Como chegar em Lavras Novas

Para chegar até o distrito ouro-pretano, existem algumas alternativas para os turistas. Existem possibilidades de fazer o percurso de carro ou de ônibus.

Confira, a seguir, e veja qual opção você escolhe.

De carro

Saindo da capital mineira, Belo Horizonte, pegue a BR-356, em direção a Ouro Preto. No trevo de entrada para a cidade, entre à direita na rodovia MG-129.
A partir dali serão, aproximadamente, 15 km até o distrito de Lavras Novas. O trecho é quase totalmente asfaltado, sendo apenas cerca de 1,5 km de estrada de terra. Contudo, o caminho é bem sinalizada.

Para quem partir de Ouro Preto, basta seguir em direção ao bairro Bauxita e ir até a Novelis. Passando pelo bairro Saramenha, siga por cerca de 10 km e pegue o trevo à esquerda, que indica Lavras Novas.

como chegar em lavras novas
Para chegar em Lavras Novas há 1,5km de estrada de terra – Foto: pratiproy (CC BY 2.0)

De ônibus

Os turistas podem pegar ônibus que saem de Belo Horizonte com destino a Ouro Preto. Devido ao grande fluxo de passageiros para a cidade, o transporte é feito de hora em hora.

Já da cidade ouro-pretana para Lavras Novas, existem ônibus diariamente, porém os horários são reduzidos.

Aos sábados, domingos e feriados, há apenas um transporte disponível e, durante semana, os horários são variados. Por isso, o ideal é verificar antes com a Viação Transcotta, que faz o trajeto pelo telefone (31) 3551-2385. Vale destacar que os ônibus saem da Praça da Estação e não da Rodoviária, como os demais.

Ficou com vontade de conhecer Lavras Novas? Confira mais sobre Minas Gerais e seus encantos em nosso site!

Texto feito com contribuição da jornalista Janaína Oliveira.