InícioEuropaItáliaMelhor época para ir a Roma, veja clima e quando é mais...

Melhor época para ir a Roma, veja clima e quando é mais barato

Uma dúvida comum de muitas pessoas é saber a melhor época para ir a Roma. A capital italiana localiza-se na região central do país e possui clima mediterrâneo. O verão é quente e seco e o inverno é frio e úmido. Por isso, o clima da cidade pode influenciar na sua viagem. Além do clima, existe a variação de preços de acordo com a alta e a baixa temporadas.

Melhor época para ir a Roma

Decidir quando viajar à Itália pode influenciar sua experiência no país e além de alterar o valor gasto na viagem. Como na maior parte da Europa, a alta temporada e época mais procurada pelos turistas é o verão.

Verão – alta temporada em Roma

O verão (junho a setembro) é a época mais quente e cara para viajar à Roma. A temperatura média no verão não é tão alta, cerca de 27°C. Entretanto, essas temperaturas podem chegar a 35°C ou em casos mais raros a 40°C, o que deixará a cidade extremamente quente e desagradável para andar pelas ruas.

Os meses de julho e agosto são os mais quentes e também os mais caros, devido as férias escolares. Nesse período do ano, a cidade estará entupida de turistas, com grandes filas para as atrações e os preços dos hotéis serão os mais altos do ano.

Se deseja viajar nesses dois meses, é indicado reservar hotéis com pelo menos três meses de antecedência. Para saber mais leia: Hospedagem em Roma, onde ficar e onde não ficar.

Uma alternativa mais barata para os meses de verão seria junho, quando o verão ainda está começando, e setembro, já no seu final. O calor não será tão intenso e os preços intermediários. Por isso, são meses muito recomendados para visitar Roma.

Melhor época para ir a Roma pode ser em Maio – Foto: Andrey Rockotov (CC BY-SA 2.0)

Primavera – tempo ameno e ruas floridas

A primavera, especialmente entre abril e junho, é a época preferida de muita gente para viajar pela Europa. Essa é justamente a transição da baixa para a alta temporada. As vantagens desse período são que as ruas ficam mais floridas, coloridas e menos cheias.

Ainda não é quente, mas já é uma temperatura tolerável. Durante o dia pode até fazer um calorzinho, mas durante a noite faz frio, com a temperatura ficando entre 6 e 14ºC.

O mês com a temperatura mais agradável é maio, com média de 18°C, mas podendo chegar a 23°C ou a 12°C. Esse também é o mês mais caro para viajar, depois de julho e agosto. Muitos turistas gostam do mês de maio, pois é quando o calor começa a chegar, mas a temperatura ainda é amena. Nos demais meses é possível encontrar bons preços.

Leia também: É caro viajar para a Itália? Veja quanto custa uma viagem à Roma

Outono – bons preços e começo da chuva

O outono é a época da transição inversa, da alta para a baixa temporada. Setembro é o mês da mudança de estação, ainda com cara de verão, com calor, preços mais altos e cidade mais cheia.

Em outubro, a temperatura começa a ficar mais amena e os preços começam a cair. Ainda não faz frio, embora é preciso utilizar uma blusa de frio. Também é nessa época que começa a estação chuvosa. Apesar de Roma não ser uma cidade que chova muito, outubro e novembro são os meses com mais incidência de chuvas, chove cerca de 8 dias por mês.

Dezembro a fevereiro diminui o volume de chuvas, mas continua chovendo cerca de 7 dias por mês.

Novembro é o mês que começa a fazer frio de verdade, com média de 11°C, mas é possível chegar a 6°C. Em dezembro, já é quase inverno, com média de 8°C, porém com temperaturas podendo chegar próximas a 0°C.

Com relação aos preços, outubro já possui preços melhores e novembro já é baixa temporada, com preços se aproximando do inverno, período mais barato do ano. Nesta época tanto passagens quanto hotéis possuem valores muito abaixo da alta temporada.

Coliseu em um dia frio – baixa temporada Roma – Foto: Cody Long (CC BY 2.0)

Inverno – frio e chuvas na baixa temporada em Roma

Período menos procurado pelos turistas e com clima menos agradável, o inverno é a baixa temporada em Roma. Nessa estação as temperaturas podem se aproximar de 0°C, apesar da média ser de 8°C.

A cidade fica mais vazia e barata; é possível encontrar bons preços de hospedagens e ótimas promoções de passagens aéreas, além das atrações ficarem mais vazias e com pequenas filas.

O problema do inverno é o tempo, além de fazer frio, também é a época mais chuvosa do ano. A temporada de chuvas em Roma vai de outubro a abril. Se outubro e novembro são os meses mais chuvosos, dezembro a fevereiro diminui o volume de chuvas, mas continua chovendo cerca de 7 dias por mês.

Os períodos de Natal e Ano Novo são épocas mais caras, onde não haverá promoções e os preços de hospedagens ficarão mais altos. Porém, no resto do inverno (janeiro a março) os preços são ótimos!

Março é o melhor mês do inverno, porque como já se aproxima do outono, o frio já não é tão intenso, mas os preços continuam bons. O que não mudam de preço são os ingressos para as atrações turísticas. Para saber valores de ingressos e visitas turísticas acesse o Get Yout Guide que é um site confiável, com bons serviços que vende ingressos e visitas guiadas.

Quando ir para Roma: FERIADOS

O que pouca gente fala, mas o que pode deixar Roma e outras cidades turísticas bastante cheias, são os feriados nacionais italianos. Especialmente, quando esses feriados caem próximos de finais de semana (segunda e sexta-feira). Nestas ocasiões, as cidades ficam extremamente cheias e os hotéis com preços de férias escolares.

Aconteceu comigo, quando viajei para Itália, pela última vez, no feriado de 1° de maio de 2017 que deu em uma segunda-feira. As três cidades que passei estavam lotadas de turistas, a maioria italianos.

Nesse feriado prolongado, Veneza possuía grandes filas para as caras gôndolas e no Museu do Vaticano você andava esbarrando nas pessoas. Além disso, vários hotéis só reservavam quartos para o mínimo três noites.

Por isso, é fundamental saber quando são os feriados locais (veja lista abaixo) para poder evitar viajar durante os feriados prolongados, se possível. Se não for possível, reserve com grande antecedência sua hospedagem, tipo três ou quatro meses.

Leia também: Hospedagem em Roma, onde ficar e onde não ficar

Feriados nacionais na Itália

1°/01 – Ano Novo

06/01 – Epifania

Março ou Abril – Páscoa

25/04 – Liberação da Itália

1°/05 – Dia do Trabalho

02/06 – Dia da República

29/06 – Dia de São Pedro e São Paulo (feriado apenas em Roma)

15/08 – Assunção de Nossa Senhora

1°/11 – Dia de todos os Santos

08/12 – Imaculada Conceição

25/12 – Natal

26/12 – Santo Estêvão

Fontana di Trevi em dia cheio
Fontana di Trevi em um feriado

Páscoa é alta temporada em Roma

O feriado que mais leva turistas à cidade de Roma é a Páscoa. Devido ao Vaticano, a quantidade de igrejas e ao simbolismo religioso, a Semana Santa é considerada altíssima temporada.

Caso você não tenha interesse religioso, não vale a pena visitar Roma durante a Semana Santa, pois a cidade ficará extremamente cheia e os hotéis caros.

Seguro Viagem obrigatório

Um item que não pode ser esquecido em uma viagem à Europa é o Seguro Viagem. Esse é um item obrigatório para viajantes que desejam entrar no Velho Continente. O Tratado de Schengen obriga a contratação de um seguro viagem com uma cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares. 

Além de cobrir gastos médicos, que são bastante altos na Itália, o seguro viagem ainda lhe proporciona outras garantias como retorno antecipado em caso de doença grave no segurado ou em pessoa da família, seguro por mala extraviada ou por atraso na entrega, entre vários outros serviços. 

O melhor lugar para contratar esse serviço é na Seguros Promo, uma plataforma confiável, que trabalha apenas com as grandes seguradoras, com ótimos preços e uma ferramenta ótima para comparar as opções de seguro, seus preços e benefícios. Faça uma cotação agora para conhecer os valores para um seguro viagem específica para sua viagem.

Preços das passagens

A passagem aérea é muitas vezes o item mais caro de uma viagem e ela possui grande variação de preços ao longo do ano. Dos meses de inverno às férias de verão, os preços mudam significativamente. Para saber os preços das passagens a Roma, veja o calendário abaixo:

[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”FCO” limit=”6″ header_text=”Passagens promocionais para Roma” tags=”quando-viajar-a-roma”/]

Outras dicas de Roma

Agora que você já sabe qual é a melhor época para ir a Roma, vale a pena conhecer outras dicas da cidade. Caso ainda não decidiu onde ficar, vale a pena ler nosso texto sobre os bairros em Roma onde vale a pena e onde não vale a hospedar. Também temos um texto sobre hotéis no centro histórico de Roma, a região mais cobiçada e cara da cidade.

Caso você não conheça as atrações turísticas, vale a pena conhecer o que fazer em Roma e descobrir quanto tempo é gasto para conhecer cada atração da cidade.

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE A ITÁLIA:

-Melhores meses para viajar à Itália

-7 dicas essenciais da Itália

-Roma Pass vale a pena? Compare os preços

-Como chegar a Pisa e Lucca de trem

Foto de capa: Hernán Piñera (CC BY-SA 2.0)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui