InícioCearáCanoa QuebradaO que fazer em Canoa Quebrada: praia, dunas, parapente e mais

O que fazer em Canoa Quebrada: praia, dunas, parapente e mais

Se você procura o que fazer em Canoa Quebrada, vamos te mostrar o que esse distrito possui de especial e suas principais atrações turísticas.

Terceiro principal destino turístico do Ceará, atrás da capital Fortaleza e de Jericoacoara, Canoa Quebrada é um pequeno vilarejo, porém charmoso e interessante. Então embarque conosco e descubra o que tornou esse local tão especial e procurado por turistas.

Canoa Quebrada, Ceará

Muita gente não sabe, mas Canoa Quebrada não é uma cidade, e sim um distrito de Aracati. Uma cidade histórica, fundada em 1747 que possui uns dos carnavais mais famosos do Ceará.

Apesar de não ser uma cidade, Canoa Quebrada já era habitada desde o século XVII, quando já era um vilarejo de pescadores. O local ficou conhecido e passou a receber turistas devido ao filme “Le Gabruges”, gravado por cineastras franceses da Nouvelle Vague na década de 1960.

canoa quebrada ceará
Um dos pontos turísticos de Canoa Quebrada, a Igreja de São Pedro foi construída em 1904

Nos anos 1970, Canoa Quebrada era um destino dos hippies, entretanto com o tempo foi recebendo diferentes perfis de turistas de várias partes do Brasil e do mundo. E foi, justamente, um turista estrangeiro que “criou” o símbolo do local.

Lua e estrela, símbolos de Canoa Quebrada

Quem visita Canoa Quebrada repara que a meia lua e a estrela são o símbolo do distrito. Esse símbolo está em várias partes da vila, como na rua principal, nas falésias, nas logomarcas de restaurantes e em vários souvenirs e roupas vendidas no local.

o que fazer em canoa quebrada
Símbolo de Canoa Quebrada esculpido nas falésias

O símbolo teve origem em um casal do Paquistão que pediu para um artesão local escupir em um casco de tartaruga (era permitido na época) a lua e a estrela. O símbolo possui relação com a religião islâmica. Entretanto, como na época, década de 1980, Canoa Quebrada não possuía luz elétrica, aquele era um bom local para observar os astros. Por isso, o artesão considerou que aquele era um bom símbolo para a cidade e começou a fazer outras peças com aquela imagem, que fizeram muito sucesso.

Alguns anos depois, quando essa imagem foi esculpida nas falésias da cidade, o símbolo se consolidou e a falésia esculpida se tornou o local mais fotografado da cidade. Atualmente, o símbolo está esculpido em várias partes das praias de Canoa Quebrada.

pontos turísticos canoa quebrada
Selfie em família

Onde fica Canoa Quebrada?

Canoa Quebrada fica no litoral leste do Ceará, a 160 km de Fortaleza e a 55 km da divisa com o estado do Rio Grande do Norte.

onde fica canoa quebrada

O aeroporto que atende a maioria dos turistas que desembarcam na cidade é o Aeroporto de Fortaleza, apesar de ter um aeroporto regional em Aracati com poucos voos.

Como visitar Canoa Quebrada?

Muitos dos turistas que planejam visitar Canoa Quebrada fazem um roteiro que também inclui Fortaleza. Como os voos chegam na capital e Fortaleza possui muitas atrações turísticas, vale a pena juntar os dois locais em uma mesma viagem. Em uma semana ou mesmo em 5 dias é possível conhecer as duas cidades.

Para quem não tem tempo ou quer fazer uma visita rápida a Canoa Quebrada, vale a pena fazer o passeio das três praias que visita Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada. Esse é o principal passeio fora de Fortaleza e é muito interessante, já que visita um labirinto de falésias, lagoa e ainda conta com passeio de buggy.

falésias morro branco
Labirinto de Falésias em Morro Branco

Canoa Quebrada é visitada apenas por algumas horas, então para conhecer melhor a vila, esse não é o melhor passeio, já que à noite que o local ganha mais vida e fica mais movimentado.

Entretanto, como o passeio das três praias é bastante interessante, vale a pena fazê-lo e ficar em Canoa Quebrada. Essa foi nossa opção, a van nos pegou com as malas e ficamos na Broadway, rua principal do distrito, a apenas um quarteirão da nossa hospedagem, Pousada Latitude.

Ônibus

A Viação São Benedito faz o trajeto de Fortaleza até Canoa Quebrada. Como há algumas paradas o trajeto de 150 km demora quase quatro horas.

Alugar carro vale a pena?

O trajeto de carro entre Fortaleza e Canoa Quebrada leva cerca de 2h30. Ou seja, muito mais rápido que de ônibus. Entretanto, não vale a pena alugar um carro apenas para fazer esse trajeto. O carro é uma opção mais interessante para quem pretende parar em alguns locais no caminho, como Morro Branco ou Praia das Fontes. Já em Canoa Quebrada carro não é necessário. Como o distrito é pequeno, é possível circular à pé pela vila. Em uma parte do centro, como na rua principal, Broadway, nem é possível circular de carro.

Para quem pretende alugar um carro, vale a pena fazer uma cotação na Rentcars, a principal plataforma de aluguel de veículos da América Latina, onde você encontrará as principais locadoras e ótimos preços.

Quantos dias ficar em Canoa Quebrada?

Destinos de praia sempre são flexíveis, você pode ficar uma semana e não cansar do local. Entretanto, como Canoa Quebrada é um destino com menos atrações que Fortaleza, recomendamos ficar mais tempo na capital cearense, caso deseja visitar os dois destinos na mesma viagem. Duas ou três noites em Canoa Quebrada é um bom tempo para conhecer todas atrações do local.

falésias ceara
Falésia em Canoa Quebrada

O que fazer em Canoa Quebrada

Agora que você já entendeu as peculiaridades desse local, vamos mostrar o que fazer em Canoa Quebrada, começando pelas atrações mais famosas.

Praia e falésias

praias de canoa quebrada
Praia de Canoa Quebrada no final de tarde

O principal atrativo de Canoa Quebrada, Ceará é a praia. Quem visita a vila está interessado em pegar sol, curtir o mar e aproveitar suas praias.

O maior diferencial das praias de Canoa Quebrada em relação à outras praias do Brasil são as falésias. Esses paredões à beira mar podem ser encontradas em outras praias do Ceará, porém não são comuns em grande parte do litoral brasileiro. Por isso, chamam a atenção dos turistas.

canoa quebrada o q fazer
Para chegar à praia central de Canoa Quebrada é preciso atravessar uma falésia

Símbolo de Canoa Quebrada

símbolo canoa quebrada
Símbolo de Canoa Quebrada

A lua e a estrela, símbolo de Canoa Quebrada, foram esculpidas em várias partes das falésias da cidade. Caminhando pela praia você verá alguns deles. O principal símbolo fica a cerca de 1 km da parte central da praia e é marcado, inclusive, no Google Maps. Você pode ir caminhando ou com um passeio de buggy.

Esse é o ponto turístico de Canoa Quebrada mais fotografado. Por isso, dependendo do dia e da hora pode estar cheio.

Barracas de praia

praia de canoa quebrada
Barraca de praia em Canoa Quebrada – Foto: Luciana Bettega (CC BY-NC 2.0)

Canoa Quebrada possui pequenas e grandes barracas de praia. Apesar de ser um pequeno distrito, você encontrará algumas grandes barracas de praia em Canoa Quebrada.

Na parte central ficam as pequenas barracas (foto acima) e na parte oeste ficam as três grandes barracas da cidade: Chega Mais, Antônio Coco e Dalua, uma ao lado da outra.

Essas três são as barracas com melhor infraestrutura, contam com piscina, cardápio variado, espaço kids e bons banheiros. As excursões que saem de Fortaleza e visitam Canoa Quebrada param nessas barracas.

Os preços são mais altos que das pequenas barracas da parte central da cidade, mas não achei a diferença de valor muito grande.

A desvantagem é que as barracas ficam mais longe do mar, já que estão acima das falésias. Isso ocorre porque, em teoria, não poderiam haver construções abaixo das falésias, onde estão várias das pequenas barracas de praia.

Essas três grandes barracas também ficam um pouco mais distantes da parte central da vila, entretanto, elas possuem sistema de transporte que te leva e busca na pousada/hotel, gratuitamente. Peça para a recepcionista do seu hotel chamar o transporte.

Chega Mais

barraca chega mais
Piscina da barraca Chega Mais Beach

A barraca de praia que escolhemos ficar foi a Chega Mais. Ela é grande e possui mesas em duas áreas, na parte externa em baixo dos coqueiros e na parte interna. A maioria dos turistas prefere a parte externa, mas em períodos de alta temporada pode não haver mesas disponíveis nessa área.

Entretanto, o que chama mais atenção da barraca é sua piscina, a maior das três barracas. Para acessar a piscina, é necessário pagar um valor a parte, assim como nas outras barracas.

ponto turístico canoa quebrada
Camarão no coco da Barraca Chega Mais Beach

O cardápio deles possui grande variedade, com destaque para os peixes e frutos do mar. Nós comemos um camarão no coco que estava bom!

Barraca nas Dunas

Canoa Quebrada não possui barracas de “praia” apenas em frente ao mar. Nas duas da cidade, também há barracas em ficam em frente aos lagos. Esses locais não são tão agradáveis como as praias, mas como o ambiente é diferente, vale a pena uma visita para conhecer.

Nós visitamos a mais conhecida dessas barracas nas dunas, a Paraíso Arriégua. A barraca fica em frente a uma lagoa e há muitos locais bonitos para fotografar.

paraíso arriegua
Lagoa da barraca Paraíso Arriégua

Também há opção de passeio de quadriciclo, pago à parte. O cenário é bonito, mas não é um local para você passar o dia, duas horas já são suficientes para conhecer e aproveitar o local. Eles cobram day use, que na verdade, é o custo do transporte, 4×4, de ida e volta. Não é indicado ir de carro comum nessa região.

Passeio de Buggy

passeio de buggy
Passeio de buggy à Praia das Fontes e Morro Alto

Quando se fala no que fazer em Canoa Quebrada, não podemos deixar de falar dos buggys. Para quem quer conhecer as dunas, a melhor forma de visitar é com um passeio de buggy. Há mais de uma opção de roteiro, mas podemos dividi-los em dois tipos:

Passeio de Buggy em Dunas e Lagoas

praia canoa quebrada
O Passeio de Buggy passa pelo símbolo de Canoa Quebrada – Foto: Los viajes del Cangrejo (CC BY)

Os roteiros às dunas e lagoas são as opções mais curtas e baratas. Nesse passeio visita atrações mais próximas de Canoa Quebrada. Começando pela praia do Estevão onde está o símbolo de Canoa Quebrada, esculpido nas falésias. O percurso ainda visita a duna do pôr do sol e o Parque de Dunas e Lagoas, onde é possível descer de esquibunda ou tirolesa, uma duna gigante.

O passeio tradicional é de cerca de uma hora de duração, porém há opcionais que visitam também o vilarejo de Cumbe (2h) e a Foz do Rio Jaguaribe (2h30).

Passeio de Buggy a Ponta Grossa – Rota das Falésias

garganta do diabo ceara
Garganta do Diabo, local de parada no passeio de buggy na Rota das Falésias – Foto: YLC (CC BY-NC-SA 2.0)

A outra opção de passeio de buggy é o roteiro até a região de Ponta Grossa, na divisa com o estado do Rio Grande do Norte. O trajeto também é conhecido como Rota das Falésias, já que todo percurso é feito pela praia onde se vê falésias de diferentes cores e cenários bem bonitos. Entre as praias percorridas está a Garganta do Diabo, uma das praias mais bonitas da região.

Esse passeio é maior que os demais, dura cerca de 2h30 e as saídas precisam ser nos períodos que a maré esteja propícia para o trajeto.

Duna do Pôr do sol

duna do pôr do sol
Duna do pôr do sol

O melhor lugar para ver o pôr do sol em Canoa Quebrada é em cima de uma duna. O local virou um point no distrito e recebe muitas pessoas no final do dia. Quem vê a linda vista da duna, nem imagina que o local fica ao lado da cidade, a poucos minutos de caminhada da Broadway, rua principal de Canoa Quebrada.

Para chegar lá o melhor caminho é passar pelas vielas próximas da Broadway, o trajeto é um labirinto, mas é mais seguro que caminhar no acostamento da rodovia.

Voo de parapente

parapente canoa quebrada
Parapentes no final de tarde

Para quem quer ver Canoa Quebrada de outro ângulo, vale a pena fazer um voo de parapente. Eu não fiz esse passeio, mas quem fez diz que é tranquilo, não é nada muito aventureiro. Os voos duram, em média, de 10 a 15 minutos, acontecem, principalmente, à tarde e custam a partir de R$120.

Os voos partem da praça da Igreja São Pedro, no final da Broadway e pode-se negociar na hora.

Passeio de jangada

jangada
O que fazer em Canoa Quebrada? Passeio de jangada é uma opção para os corajosos

Uma atividade comum no litoral de Canoa Quebrada é o passeio de jangada. As tradicionais embarcações que são usadas por pescadores também fazem passeios turísticos que duram, em média, 30 minutos.

As jangadas levam cerca de seis passageiros, todos usando coletes salva-vidas e param em alto mar para quem quiser nadar.

passeio de jangada
Passeio de jangada para em alto mar para quem quiser nadar

Entretanto, esse é um passeio para quem gosta de aventura, já que a jangada balança bastante. Não há cadeiras, todos sentam no chão, por isso mesmo sem entrar no mar os passageiros molham. Eu gostei bastante do passeio de jangada, mas pessoas que não sabem nadar, podem ter medo.

Broadway

broadway canoa quebrada
A Broadway é a rua onde estão a maioria dos restaurantes

Na lista do que fazer em Canoa Quebrada, não podia deixar de fora a Rua Dragão do Mar, mais conhecida como Broadway. Essa é a principal rua do distrito e onde estão a maioria dos restaurantes e lojas turísticas.

A rua que foi toda reformada em 2021 é de trânsito exclusivo de pedestres, por isso a Broadway é uma rua tão agradável para caminhar.

Quem passa durante o dia, nem imagina que a Broadway se transforma à noite. Quando os restaurantes e bares ficam abertos e a rua cheia e movimentada.

No começo da Broadway há o símbolo de Canoa Quebrada, um bom lugar para tirar uma selfie.

distancia de fortaleza a canoa quebrada
Na Broadway há o símbolo de de Canoa Quebrada

Restaurantes de Canoa Quebrada

Apesar de ser um pequeno distrito, há uma grande variedade de restaurantes em Canoa Quebrada. Por isso, há boas opções para quem gosta de gastronomia.

Cozinha Cultural

canoa quebrada pontos turisticos
Restaurante Cozinha Cultural possui um ambiente agradável

Uma boa opção de restaurante em Canoa Quebrada é o Cozinha Cultural. Ele fica meio escondido na rua paralela à Broadway, mas possui pratos bem saborosos, como o Casquinha de Vongole gratinada que ganhou o 1º no Festival Gastronômico da cidade. O restaurante é mais focado em peixes e frutos do mar e conta com um ambiente rústico, porém bem agradável, com chão de areia e mesas ao ar livre.

canoa quebrada restaurantes
Moqueca do Cozinha Cultural

Restaurante O Nain

Uma opção de restaurante com ótimo custo-benefício é O Nain. Ele fica em cima da falésia em um local com vista para o mar, a 700 metros da Brodway.

O restaurante ficou famoso por causa de seu principal drink, que leva o nome do bar. O drink O Nain é feito de Cachaça Pau Dentro, mel, limão e é muito gostoso. O drink ficou tão famoso que também é servido em outros restaurantes de Canoa Quebrada.

Restaurante o nain canoa quebrada
O drink O Nain (à esquerda) é feito com a Cachaça Pau Dentro, mel e limão

Entretanto, o que mais leva pessoas para o restaurante são os preços, eles são abaixo da média da cidade, o que deixa o local sempre cheio.

E você, já conhece esse destino e possui outras dicas? Então, conta para a gente nos comentários o que fazer em Canoa Quebrada.

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui