InícioSanta CatarinaPomerodeO que fazer em Pomerode SC: a cidade cheia de charme e...

O que fazer em Pomerode SC: a cidade cheia de charme e atrações

Se você nunca visitou o Vale Europeu de Santa Catarina, vai se surpreender com o que fazer em Pomerode. A pequena cidade fundada por alemães se transformou em importante destino turístico cheia de atrações interessantes.

Entretanto, é o charme da cidade que mais chama atenção dos turistas. Pomerode é organizada, limpa, segura, com casinhas bem cuidadas e jardins.

Confira nosso guia sobre o que fazer em Pomerode e aproveite seu passeio.

A cidade mais alemã do Brasil

O sul do Brasil tem algumas regiões onde colônias europeias se estabeleceram. A região do Médio Vale do Rio Itajaí, também conhecida como Vale Europeu, é uma delas.

Com a chegada dos imigrantes no século 19 surgiram novas cidades. Algumas fundadas por alemães, como Blumenau, Pomerode e Timbó, e outras por italianos, como Rio dos Cedros, Rodeio e Ascurra.

Em Pomerode, imigrantes de toda a Alemanha se estabeleceram. Contudo, o maior grupo de pessoas veio da região da Pomerânia, por isso a cidade recebeu esse nome tão similar.

o que fazer em pomerode
Praça Jorge Lacerda de Pomerode SC – Foto: Rosanetur (CC BY 2.0)

Enxaimel

A imigração deixou influências para a cultura do local. Uma delas foi a arquitetura. O enxaimel é um estilo arquitetônico que se caracteriza pelas paredes serem montadas com vigas de madeira em posições verticais, horizontais ou inclinadas. As vigas são encaixadas sem a necessidade de utilizar pregos ou parafusos.

O enxaimel é um dos estilos arquitetônicos mais famosos da Alemanha. Há cidades em que as construções em estilo enxaimel são os principais destaques turísticos.

enxaimel
Construções em estilo enxaimel na Alemanha – Foto: Pixabay

Em Pomerode, as construções com estilo enxaimel são mais simples e menores. Isso frustra vários turistas que imaginavam ver grandes construções. De toda forma, são mais de 300 edificações feitas com a técnica enxaimel, o que tornou Pomerode o local com mais casas nesse estilo fora da Alemanha. Há, inclusive, alguns hotéis, como Hotel Bergblick e Pousada Imigrante.

cidade mais alemã do Brasil
A Pousada Imigrante se destaca pelo estilo enxaimel – Foto: divulgação

Rota do Enxaimel

Para quem procura conhecer melhor esse estilo arquitetônico, vale a pena fazer a Rota do Enxaimel. O percurso de 16 km pela área rural de Pomerode permite apreciar cerca de 50 casas. A rota foi tombado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

rota enxaimel
A Rota Enxaimel passa por diferentes construções que seguem o estilo alemão – Foto: Rosanetur (CC BY 2.0)

Como chegar em Pomerode

Pomerode fica no Médio Vale do Rio Itajaí, ao lado de Blumenau (30 km) e próximo a Balneário Camboriú (90 km). O aeroporto com voos regulares mais próximo é o de Navegantes (77 km), o mesmo que atende a cidade de Balneário Camboriú. Já a capital Florianópolis, está a 175 km de distância.

Carro é a melhor opção para conhecer a região

A melhor forma de conhecer o Vale Europeu é de carro. Como há vários destinos interessantes pela região, trafegar de carro permite que seu deslocamento seja mais eficiente. Até mesmo para quem vai visitar apenas Pomerode, essa é uma ótima opção.

Apesar de a cidade de 34 mil habitantes ser pequena, ela tem pontos turísticos e restaurantes espalhados por várias áreas. Ainda vale mencionar que não há carros por aplicativos, como Uber, e o transporte público é limitado. Por isso, a maioria dos turistas utiliza carro para conhecer Pomerode.

Para quem vai chegar de avião ou precisa de um automóvel maior, a dica é alugar um carro. Eu mesmo fiz isso, aluguei pela RentCars e busquei o carro no Aeroporto de Navegantes. Para ver preços do aluguel de carro, clique aqui.

Outra dica importante para quem vai incluir Balneário Camboriú na viagem, vale a pena retirar o carro após visitá-la, visto que há muito trânsito juntamente à dificuldade para encontrar vagas de estacionamento. Logo, prefira pedir Uber para tornar seu passeio mais cômodo.

pontos turistico pomerode
Portal Turístico Norte é uma réplica de um portal de Stettin, antiga capital da Pomerânia – Foto: Rosanetur (CC BY 2.0)

Excursões a Pomerode

Outra forma de conhecer a região é por meio de excursão. O percurso entre Pomerode e Blumenau é feito como “bate e volta” e dura o dia todo. A excursão saindo de Balneário Camboriú é a mais indicada, já que o percurso de 1h15 de ônibus até Blumenau e 2h de volta, saindo de Pomerode, não é tão longo.

Já a excursão saindo de Florianópolis é menos indicada em razão da distância (km). Como são mais de 3h de ônibus, você gasta mais tempo no deslocamento do que visitando as atrações.

Pomerode sc
O painel com o símbolo da cidade é um dos locais mais fotografados

Onde se hospedar em Pomerode

Pomerode é uma cidade pequena e não possui variedade de hospedagens. Mesmo assim, você encontra tanto pousadas charmosas e românticas para casais quanto boas opções para famílias.

No geral, as pousadas são pequenas, mas confortáveis, porém os preços são altos. Pomerode e Blumenau têm valores de diárias superiores aos encontrados nas cidades do litoral de Santa Catarina.

Para quem está de carro, não há muita diferença entre onde se hospedar, já que a cidade é pequena. Entretanto, para quem não estiver de carro, o ideal é se hospedar na parte mais movimentada do centro, onde estão as principais atrações turísticas e os restaurantes.

O Hostel Villa Pomerânia, a Pousada Max Pomerode e a Pousada Casarão Schmidt são três opções muito bem localizadas no centro de Pomerode SC.

Pousada Casarão Schmidt
Pousada Casarão Schmidt é a melhor pousada na parte central da cidade – Foto: divulgação

Uma opção no centro, bem localizada e bastante confortável, é o Dein Haus Pousada que conta com piscina e agradável área externa.

Se você gosta de ficar próximo ao centro, mas em um lugar tranquilo e bucólico, o Hotel Bergblick é uma boa alternativa.

Hotel Bergblick
Hotel Bergblick fica em uma área tranquila próximo ao centro – Foto: divulgação

A Pousada Imigrante é uma opção para quem gosta de ficar na área rural. Distante 4 km do centro, a pousada fica em frente um lago e possui construções no estilo enxaimel.

Para quem procura um hotel com opções de lazer, recreação para crianças em um lugar tranquilo e afastado do centro, o Hotel Fazenda Pommernland é a melhor opção. As diárias são mais altas porque é pensão completa, ou seja, está incluso café da manhã, almoço e jantar.

o que fazer em pomerode santa catarina
Para quem procura hospedagem com opções de lazer, o Hotel Fazenda Pommernland é a melhor opção – Foto: divulgação

Hospedagem em Blumenau

Há quem prefira hospedar em Blumenau, que está a apenas 30 km de distância de Pomerode e possui mais hospedagens. Entre elas, destacam-se o Hotel Glória e o Villa do Vale Boutique Hotel. Porém, essa não é a melhor opção para quem pretende conhecer e desfrutar do agradável clima interiorano de Pomerode. Por isso, recomendamos a hospedagem em Pomerode.

o q fazer em pomerode
Hotel Glória de Blumenau é um dos melhores da cidade – Foto: divulgação

O que fazer em Pomerode SC

Apesar de ser pequena, há várias atrações turísticas. Veja agora o que fazer em Pomerode.

Portais Turísticos

Pomerode santa catarina
Portal Turístico Sul se transformou em símbolo de Pomerode SC

Pomerode tem dois portais turísticos nas entradas da cidade. O mais famoso é o Portal Turístico Sul, que se transformou em símbolo do local. O prédio em estilo enxaimel faz sucesso entre os turistas. Em seu interior, funciona o Centro de Informações Turísticas.

O Portal Wolfgang Weege, também conhecido como Portal Norte, é mais novo. Inaugurado em 2000, é uma réplica, em tamanho natural, do portal da cidade de Stettin, antiga capital da Pomerânia.

Zoológico de Pomerode

zoológico pomerode
O Zoológico é o mais famoso ponto turístico de Pomerode

Quando se fala no que fazer em Pomerode, muita gente se lembra do zoológico. Essa é a atração paga mais famosa. O Zoo de Pomerode foi inaugurado em 1932, se tornando o primeiro zoológico privado do Brasil. Considerado o maior zoológico de Santa Catarina, hoje, ele conta com mais de 1.000 animais de 242 espécies.

Entre os animais que você vê no local, estão: elefantes, ursos, leão, tigre e vários tipos de macacos e aves.

Bem amplo, esse é o ponto turístico em Pomerode que você gasta mais tempo para visitar, cerca de 2 horas. Uma dica importante é visitar em um dia que não esteja chovendo, já que o espaço é todo aberto. Durante a minha visita começou a chover e eu vi que há poucos espaços cobertos.

Vila Encantada

vila encantada pomerode
Vila Encantada – Parque dos Dinossauros é a principal atração para crianças

Para quem procura o que fazer em Pomerode com crianças, a Vila Encantada é a principal atração para o público infantil. No local, há réplicas de dinossauros, mas são os brinquedos para crianças, como escorregador e pula-pula, que tornam mais interessante.

Localizada ao lado do Zoológico, a Vila Encantada não é grande, mas como tem vários espaços para as crianças brincarem, a visita pode durar algumas horas. Apesar de ter partes cobertas, a Vila Encantada é outra atração para ser visitada em dia sem chuva.

Passeio de trenzinho

Pommernzug
Pommernzug, o trenzinho que circula pelo centro da cidade

Um jeito diferente para conhecer Pomerode é pelo passeio de trenzinho. O Pommernzug é um veículo que se assemelha a um trem e faz passeios de 20 minutos aos finais de semana.

O passeio ocorre na área central de Pomerode e são mais indicados para famílias com crianças. Como o veículo possui partes cobertas e descobertas, não há problemas em fazer o trajeto em dias chuvosos.

O Pommernzug sai da rodoviária de Pomerode, na Rua dos Atiradores, número 10, a 200 metros do Zoo. O passeio custa R$ 20.

Museu dos Brinquedos

pomerode o que fazer
O Museu dos Brinquedos é uma atração que cativa mais adultos que crianças

A 500 metros da Vila Encantada e do Zoológico, o Museu dos Brinquedos foi a atração que mais me surpreendeu em Pomerode. O local é interessante tanto para crianças quanto para adultos.

Na verdade, os adultos costumam gostar mais do que as crianças, já que eles veem itens que foram presentes na infância, o que proporciona boas lembranças. Por isso, o principal público são adultos de 30 a 50 anos, segundo a administração do museu.

O Museu dos Brinquedos possui um acervo de 3.000 itens, dos quais 1.800 são expostos. Toda semana, eles trocam os brinquedos em exposição.

Você encontra jogos de tabuleiros, velotrois, vários bonecos e bonecas. Entre os homens, o que faz mais sucesso são os Forte Apache e Comandos em Ação. Já as mulheres se interessam mais nas bonecas em geral, como a Susi.

O Museu dos Brinquedos não tem uma exposição bem montada, mas como possui itens nostálgicos, vale a visita. Como o espaço não é grande, em 40 minutos é possível visitá-lo.

Museu do Automóvel

museu do automóvel pomerode
Cadillac Eldorado Biarritz, à esquerda, no Museu do Automóvel Pomerode

No mesmo prédio que funciona o Museu dos Brinquedos está o Museu do Automóvel. Esse é um museu que agrada um público bem específico, amantes das 4 rodas.

O Museu do Automóvel tem carros de diferentes épocas do século XX. O destaque é o Cadillac Eldorado Biarritz de 1959. Também chamam atenção os veículos usados em filmes, como o Ford conversível 1946 do Karatê Kid (1984), o Ford 1946 que aparece no De volta para o Futuro (1985) e o Mustang Macho 1 do 007, os Diamantes são Eternos. Apenas para esclarecer, no museu, não estão os carros usados nos filmes, mas veículos da mesma marca e modelo.

O Museu do Automóvel de Pomerode não é tão bem montado quanto o Museu do Automóvel de Balneário Camboriú, apesar de ter uma quantidade equivalente de veículos. Para quem é aficionado por carros, vale a pena visitar os dois espaços e ver os veículos diferentes. Entretanto, se quiser visitar apenas um, o de Balneário Camboriú é mais interessante.

Museu Casa do Escultor

o que fazer em pomerode sc
Museu Casa do Escultor – Foto: Rosanetur (CC BY 2.0)

O Museu Casa do Escultor funciona no local onde era a casa de Erwin Curt Teichmann. O alemão chegou ao Brasil em 1914 e, quando ainda era criança, ficou reconhecido por suas esculturas de madeira que retratam elementos do cotidiano.

No museu, você encontra várias esculturas de Teichmann e também pinturas. Como o local é pequeno, é uma visita rápida. O espaço fica próximo ao Portal Turístico Sul.

Museu Pomerano

Museu Pomerano
Museu Pomerano conta a história da cidade e da imigração – Foto: Wikipédia (CC)

O Museu Pomerano retrata a história da cidade e a chegada dos imigrantes. Não é bem montado, mas conta com vários itens históricos, por exemplo, móveis, carruagem e utensílios domésticos.

O museu foi criado em 1982 a partir da coleção particular de Egon Tiedt, que começou a adquirir os itens em 1969. Está situado em frente ao zoológico.

Praças de Pomerode

cidade de pomerode
Praça de Torgelow de Pomerode SC

Pomerode possui várias praças, algumas bem bonitas. Caminhando pela área central da cidade, você passa por algumas delas ,como a Praça de Torgelow e a Praça Marlene Dietrich, ambas próximas ao zoológico.

Anexo ao Portal Turístico Sul, está a Praça Jorge Lacerda.

Gastronomia

Pomerode tem restaurantes especializados em culinária alemã. Entre os pratos típicos, estão joelho de porco, linguiças e cuca, um bolo alemão. Em julho, também ocorre o Festival Gastronômico de Pomerode, que atrai visitantes.

Café Colonial

O café colonial, tradicional em Gramado, também está presente em Pomerode. Com cardápio variado, que inclui vários tipos de bolos, tortas e salgados, esse é um tipo de refeição típico da região.

Diferente de Gramado, os cafés coloniais de Pomerode costumam ser do tipo buffet (self-service) e no quilo. Pagar no quilo é bom para evitar comer em excesso alimentos que são bastante calóricas. E o self-service evita desperdícios, uma das principais críticas de Gramado, além de permitir maior variedade de itens.

Há alguns cafés coloniais em Pomerode. Visitei o Brotland, um restaurante que serve à tarde o café colonial.

cafe colonial pomerode
Parte de bolos e tortas do café colonial do Brotland

No local, há variedade de comidas, doces e salgadas, as mais procuradas são o strudel de maçã, a torta alemã e o bolo Brotland. O restaurante acomoda até 120 pessoas e está localizado na estrada que interliga Pomerode e Blumenau. Aos finais de semana, chega a receber 1.000 pessoas.

O café colonial pode ser o lugar para comer sobremesas depois do almoço, porém a maioria das pessoas prefere visitá-lo no meio da tarde para fazer um lanche. Segundo o proprietário do Brotland, os clientes costumam ficar entre 30 e 40 minutos no local durante o café colonial.

Tour Fábrica de Chocolate Nugali

nugali tour
O tour da Nugali é simples, mas muito bem montado

Pomerode também possui uma fábrica de chocolates, a Nugali. Seus produtos são vendidos em várias partes da cidade. Entretanto, o que mais chama atenção dos turistas é o tour pela fábrica de chocolate.

A empresa vende um tour que permite conhecer o processo de formulação do chocolate e ainda degustar o produto. Apesar de passar por salas muito bem montadas, ele é bem curto e simples. A melhor parte é a degustação do chocolate!

Cada visitante ganha uma colher para degustar o produto em sua forma líquida, servido por uma máquina com sensor de presença.

tour nugali chocolates
Máquina servindo na colher. Degustação de chocolate da Nugali

O tour de 20 minutos custa R$ 30, por isso vale a pena para quem tem interesse na degustação.

Ao final é possível comprar os produtos na loja da fábrica. Entretanto, por ter algumas premiações internacionais, os produtos da Nugali têm preços altos.

Cervejaria Schornstein

Cervejaria Schornstein
A Cervejaria Schornstein oferece tour pela fábrica e armazém que vende produtos relacionados à cerveja – Foto: Google Street View

A cerveja é uma das bebidas mais apreciadas pelo povo alemão. Por isso, na lista sobre o que fazer em Pomerode não poderia faltar uma cervejaria.

A Schornstein é uma cervejaria artesanal inaugurada em 2006 e que possui um tour pela fábrica. A visita guiada mostra o processo de fabricação da cerveja e suas peculiaridades. Devido à pandemia de coronavírus (covid-19), as visitas estão suspensas.

Contudo, o Armazém Schornstein, a loja da fábrica, continua aberto. No local, você encontra os vários rótulos da bebida, souvenirs ligados à cultura cervejeira e itens decorativos.

Ao lado da fábrica fica o Schornstein Kneipe, o bar oficial da marca, onde você pode beber cervejas e chopps e escolher algum petisco para harmonizar com a bebida.

Compras em Pomerode

Quando se fala no que fazer em Pomerode, não podemos deixar de falar das compras. A cidade também é um bom local para comprar diferentes produtos.

Porcelana Schmidt

porcelanas schmidt pomerode
Memorial Arthur Schmidt e a loja de fábrica – Foto: Google Street View

A fábrica de porcelanas Schmidt, uma das mais conhecidas do país, foi fundada em Santa Catarina em 1948. Em Pomerode, há uma fábrica, um memorial e uma loja. No Memorial Arthur Schmidt, como um museu, eles contam a história da empresa com várias peças expostas.

Para quem quiser comprar produtos, há uma loja de fábrica na Rua Luiz Abry, número 849.

Cristais

A Oxford Crystal possui uma fábrica em Pomerode, onde é possível ver a produção das peças, desde a matéria-prima, passando pela fundição, sopro até o acabamento. A loja da fábrica está na Avenida 21 de Janeiro, número 3540, e funciona apenas pela manhã.

Linguiça alemã

linguiça de blumenau
Loja especializada em salsichas em Pomerode SC

As linguiças alemãs fazem sucesso no Vale Europeu. Elas estão presentes em vários pratos. Há inclusive hambúrguer de linguiça. A maioria dos fabricantes são de Blumenau, mas em Pomerode você encontra várias lojas vendendo o produto.

Malhas e roupas

Pomerode também é um polo produtor de malhas e roupas. Há fábricas na cidade e arredores.

Uma das maiores é a Kyly. A empresa é dona de algumas marcas de roupas de bebês, crianças e adolescentes, como Kyly, Milon, Nanai e Amora. A empresa fábrica e duas lojas da fábrica, com descontos.

Vale dizer que a loja que fica ao lado da fábrica, Universo Kyly (rodovia SC 418, Km 3, número 3215).

kyly pomerode
Universo Kyly Pomerode, a loja da fábrica de roupas infantis – Foto: Google Street View

Outra loja de fábrica de moda infantil é a Fakini, na Rua 15 de Novembro, número 1800.

Outra marca conhecida, a Karsten, de confecções para cama, mesa e banho, possui uma fábrica e loja na estrada entre Pomerode e Blumenau. Sua loja de fábrica fica na Rua Werner Duwe, número 5204, Testo Salto, em Blumenau.

Quantos dias ficar em Pomerode

Depois de saber o que fazer em Pomerode já dá para imaginar quantos dias ficar na cidade. Pomerode é um bom destino para uma viagem curta. Dois ou três dias é um bom tempo para explorar a cidade.

Caso sua intenção seja descansar e relaxar, alguns dias a mais podem ser interessantes. Entretanto, para uma viagem mais longa, vale a pena passar por outras cidades do Vale Europeu ou mesmo o litoral de Santa Catarina, como Balneário Camboriú, Bombinhas ou Florianópolis.

Quando ir a Pomerode

Pomerode SC pode ser visitada em qualquer época do ano. No inverno, as temperaturas chegam a 10 °C. No verão, passam de 25 °C.

O que mais influencia a viagem são os eventos. Na segunda quinzena de janeiro acontece a Festa Pomerana, principal evento da cidade. O evento é semelhante à Ocktoberfest e enche a cidade, por isso, se viajar nessa época, reserve sua hospedagem com antecedência. Para encontrar hotéis e ver preços de diárias, clique aqui.

festa pomerana
A Festa Pomerana acontece anualmente em janeiro no Parque de Eventos – Foto: Wikipédia (CC)

A Osterfest, ou festa de páscoa, é o segundo principal evento da cidade. A data torna Pomerode mais bonita em razão da decoração temática. A principal atração da páscoa é a Osterbaum, uma árvore de 25 metros que fica toda enfeitada com casquinhas de ovos, uma antiga tradição alemã.

Osterbaum pomerode
Osterbaum, árvore de 25 metros enfeitada com casquinhas de ovos – Foto: Odair da Rosa (CC BY-NC 2.0)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui