InícioSanta CatarinaPomerodeZoo Pomerode: como é o maior zoológico de SC

Zoo Pomerode: como é o maior zoológico de SC

O Zoo Pomerode é a principal atração da cidade mais alemã do Brasil. Pomerode é uma pequena e charmosa cidade no Vale Europeu de Santa Catarina. O destino é muito procurado por turistas e possui alguns museus, tour em fábrica de chocolate, entretanto nada é mais famoso e visitado que o Zoológico de Pomerode.

Porém, como o ingresso não é barato, muita gente se pergunta se vale a pena visitar o Zoo Pomerode. Para lhe ajudar a responder essa pergunta fizemos esse texto mostrando as atrações do zoológico e apresentando algumas dicas de visitação.

zoológico em pomerode
Apresentação didática sobre os hipopótamos que acontecia diariamente antes da pandemia – Foto: divulgação Zoo Pomerode

Zoo Pomerode, primeiro zoológico do sul do Brasil

Quem vê a pequena cidade de Pomerode, com seus 30 mil habitantes, não imagina que foi lá que nasceu o primeiro zoológico da região sul do país.

Hermann Weege, um dos primeiros moradores do povoado de Pomerode, foi um empreendedor e responsável por levar alguns desenvolvimentos à cidade. Um de seus projetos foi criar um zoológico em Pomerode. Fundado em 1932, ainda bem simplificado, ele se tornou o primeiro zoológico particular do Brasil. Um fato interessante é que nessa época, Pomerode era um vilarejo que fazia parte da cidade de Blumenau.

O Zoo Pomerode passou por várias transformações desde sua inauguração e em 1977 virou uma fundação privada sem fins lucrativos. Por isso, os ingressos e o patrocínio de algumas empresas que mantém o funcionamento do maior zoológico de Santa Catarina.

pomerode zoo
Jacarés não costumam se movimentar muito, mas chamam muita atenção do público – Foto: Felipe Zig

Animais do zoológico de Pomerode

Atualmente, o zoológico de Pomerode possui uma grande variedade de animais, são mais de mil animais de 242 espécies diferentes. Se compararmos com alguns tradicionais zoológicos do Brasil, o de Pomerode possui grande variedade de espécies:

  • Bio Parque do Rio – 140 espécies
  • Zoológico de Brasília – 185 espécies
  • Zoo Pomerode – 242 espécies
  • Zoológico de Belo Horizonte – 250 espécies

Entretanto, o espaço do Zoo Pomerode não é tão amplo como esses outros três citados acima, que possuem áreas verdes e maiores viveiros.

zoológico pomerode
O Zoológico é o mais famoso ponto turístico de Pomerode – Foto: Felipe Zig

Animais de grande porte são as principais atrações

Entre os mais de mil animais do Zoo Pomerode, há mamíferos, repteis e aves. Todavia, são os mamíferos de grande porte as principais atrações. Elefantes, girafas, ursos e hipopótamos são animais que sempre fazem sucesso entre as crianças, além dos predadores leões, tigres e onças.

zoo de pomerode
O urso pardo adulto pode chegar a 400 kg – Foto: divulgação Zoo Pomerode
zoológico pomerode santa catarina
As duas onças foram apreendidas por um Centro de Resgate de Animais Silvestres em uma fazenda e enviadas ao Zoo Pomerode – Foto: divulgação

O zoológico de Pomerode conta ainda com uma grande variedade de macacos e aves de cores e tamanhos diferentes.

Zoológico, lugar de conscientização ambiental

O modelo moderno de zoológico, criado no século XIX, era pautado na diversão dos visitantes. Entretanto, o modelo de tirar animais da natureza para deixá-los enclausurados e expostos para os visitantes se tornou questionável nas últimas décadas. Por isso, zoológicos ao redor do mundo tentam mudar a percepção do público e abordar também a temática da preservação e consciência ambiental.

maior zoológico de santa catarina
Mico Leão Dourado esteve próximo da extinção nas décadas de 1960 a 1980 – Foto: divulgação Zoo Pomerode

Um caso pertinente foi dos Micos Leões Dourados que quase foram extintos. Levantamentos realizados em 1969 mostravam que existiam menos de 150 indivíduos na Mata Atlântica. Logo, iniciou-se um programa de conservação para evitar a extinção da espécie. Com participação de 140 zoológicos mundiais, começou a reintrodução da espécie, em 1984. Atualmente, estima-se que existam cerca de 3.200 Micos Leões Dourados na natureza.

O Zoológico de Pomerode também aborda a temática da preservação e se preocupa com o bem-estar dos animais. Parte deles foram resgatados, como dois elefantes que passaram décadas em um circo, sempre acorrentados e foram apreendidos por órgãos de controle; um pinguim que foi atropelado por um barco e, desde então, possui problemas de locomoção; e duas onças que chegaram ao zoológico com 1 ano de idade apreendidas em uma fazenda, onde viviam como animais de estimação de forma ilegal.

pomerode bio parque
Pinguins dependem de cuidados especiais – Foto: divulgação Zoo Pomerode

Atrações e estrutura do Zoo Pomerode

Cinema 7D

O zoológico de Pomerode possui um cinema 7D. A atração, que é paga à parte, conta com 17 opções de filmes com duração de 4 a 7 minutos.

Restaurante e lanchonete

Dentro do Zoo Pomerode existem dois locais de alimentação. O principal é o Restaurante e Lanchonete Arca de Noé que serve almoço, lanches e fica próximo da entrada principal.

Próximo a entrada do estacionamento fica a Aqua Lanches, uma lanchonete que funciona em um contâiner.

O zoológico ainda conta com uma loja que vende pelúcias, copos e outros objetos relacionados aos animais.

Localização do Zoo Pomerode

O Zoo Pomerode fica na Rua Hermann Weege, nº 180; na área central da cidade, próximo da Vila Encantada e da Cervejaria Schornstein. Nessa região não é fácil de encontrar vaga para estacionar na rua, por isso muita gente utiliza o estacionamento do zoológico que comporta 200 veículos e fica na Rua Imigrantes, 272.

Vale ressaltar que Pomerode é pequena, mas com pontos turísticos espalhados pela cidade, por isso vale a pena viajar de carro à cidade. Caso você pretenda alugar um carro, vale a pena pesquisar na Rentcars, a melhor plataforma que reúne as principais locadoras em um só lugar e com ótimos preços.

Onde se hospedar em Pomerode

Caso você não esteja de carro, vale a pena se hospedar na área mais central da cidade, onde é possível visitar o Zoológico, a Vila Encantada e outras atrações a pé. Nessa região da cidade existem 3 hospedagens: Hostel Villa Pomerânia, a Pousada Max Pomerode e a Pousada Casarão Schmidt.

Um pouco mais distante, mas ainda no centro há uma opção bastante confortável, o Dein Haus Pousada que conta com piscina e uma agradável área externa.

Já o Hotel Bergblick fica em um lugar tranquilo e bucólico a poucos minutos de carro do centro.

Para quem procura um hotel com várias opções de lazer, recreação para crianças em um lugar tranquilo e afastado do centro, o Hotel Fazenda Pommernland é a melhor opção.

Horário de visitação do Zoo Pomerode

O Zoo Pomerode abre diariamente das 8:00 às 18:00 horas.

zoo pomerode mapa
Mapa do zoológico de Pomerode

Valor do ingresso

Os ingressos do Zoológico de Pomerode custam R$46. Crianças, idosos e estudantes pagam meia entrada.

Crianças até 3 anos possuem entrada gratuita.

Os ingressos são vendidos pelo site oficial do Zoo Pomerode e também nas bilheterias. Caso o tempo estiver instável, é melhor deixar para comprar na hora e escolher visitar em um dia ou horário em que não esteja chovendo.

Dicas de visitação

  • É permitido fotografar, mas evite o uso de flash para não incomodar os animais.
  • Não faça barulho excessivo para não incomodar os animais.
  • Não ultrapasse as barreiras de segurança por questões de segurança tanto dos visitantes quanto dos animais.
  • Não alimente os animais. Os alimentos que não fazem parte da dieta deles podem trazer riscos à saúde. Além disso, você poderá se machucar ao aproximar-se do animal.
  • Há um viveiro de pássaros que é permitida a entrada. Observe as indicações que são descritas ao lado da entrada.
  • É proibido fumar. Mesmo o ambiente sendo aberto, a fumaça do cigarro pode prejudicar a saúde dos animais e incomoda outros visitantes. Por isso, só é permitido fumar nos locais indicados.
zoológico de pomerode
Chipanzés machos pesam de 35 à 70 kg e podem medir até 1,7; fêmeas são menores – Foto: Felipe Zig

Outras atrações da região

Agora que você já sabe tudo sobre o zoológico de Pomerode, conheça as outras atrações turísticas locais. A cidade alemã possui alguns museus, bonitas praças, tour a fábrica de chocolate e cervejaria. Para conhecer os pontos turísticos e as dicas de compras leia o nosso texto sobre o que fazer em Pomerode.

Caso você também visite o litoral catarinense, vale a pena descobrir o que fazer em Balneário Camboriú. A famosa cidade possui atrações tradicionais como bondinhos e barco pirata e outras que inauguraram a pouco tempo como a roda gigante e o aquário.

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui