Início Equador Quito O que fazer em Quito, conheça os 7 principais pontos turísticos

O que fazer em Quito, conheça os 7 principais pontos turísticos

Se você quer descobrir o que fazer em Quito, você verá que a cidade tem muito o que oferecer! Quito é capital e cidade mais turística do Equador. Por isso, é a porta de entrada do país. Algumas pessoas passam pela capital apenas como escala, para ir para o interior ou Galápagos. Entretanto, Quito é uma cidade bastante interessante e vale destinar alguns dias para conhecer seus encantos.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a história e curiosidades dessa cidade leia o texto Conheça Quito, a capital da metade do mundo. Também temos um texto sobre os dois melhores bairros para se hospedar em Quito.

Veja abaixo os principais pontos turísticos de Quito:

Centro Histórico de Quito

Interior de ouro da Igreja da Companhia de Jesus em Quito
Interior da igreja La Compañía, a que possui mais ouro no Equador – Foto: Diego Delso (CC BY-SA 2.0)

O Centro Histórico de Quito é o maior de todas as Américas e foi o primeiro local a ser declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1978. No Centro Histórico, ou Casco Antiguo como ele é conhecido em espanhol, você encontra praças, várias igrejas e o Palácio Presidencial. Entre as igrejas, o destaque é para a Companhia de Jesus, que possui o exterior de pedra vulcânica e o interior todo adornada em ouro, veja foto acima. A igreja levou 160 anos para ser contruída e foi concluída em 1765.

Outra igreja que chama a atenção é a Basílica do Voto Nacional, a maior da cidade, construída em estilo neogótico que lembra a Catedral de Notre Dame de Paris.

O centro também possui praças, como a Plaza Grande que fica cercada de construções importantes como o Palácio Presidencial, a Catedral, o Palácio Arcebispal e o Palácio de Pizarro.

Apesar de ser de dia o melhor horário para visitar, a noite os prédios do centro histórico ficam bem bonitos iluminados. Entretanto, como a noite a região é perigosa, é preferível visitar a região com um tour noturno.

O centro histórico possui muitas atrações e várias particularidades, por isso escrevemos um texto apenas sobre o centro histórico, com fotos, histórias e dicas.

Panecillo

pontos turisticos de Quito no Equador
Panecillo e a escultura da Virgem de Quito

O Panecillo (foto de capa) é um monte, localizado próximo ao Centro Histórico, que possui uma grande escultura em seu cume. A escultura da Virgem de Quito é a maior atração do local. Toda confeccionada em alumínio, a escultura foi contruída em 1976 com 7.000 placas de alumínio.

O resultado é uma escultura de 30 metros de altura e mais 11 metros de base, sendo maior do que o Cristo Redentor.

Como você estará no alto de um monte, de lá você terá uma vista privilegiada do Centro Histórico de Quito.

TelefériQo

bondinho do Teleférico de Quito
Cabine do TeleferiQo em um dia de sol – Foto: João Lopes (CC BY-NC-ND 2.0)

O teleférico de Quito é uma atração nova, foi concluído em 2005, mas já se tornou um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade. O TelefériQo te leva de uma altitude de 2945 metros até o topo do Vulcão Pichincha que está a incríveis 4053 metros acima do nível do mar. Por isso, esse é o teleférico mais alto do mundo!

O percurso é de 2,5 km e dura 18 minutos. Lá do alto você encontrará além de frio, uma bela vista da cidade! No topo também há lojas, restaurantes e trilhas para caminhada. Mas, lembre que o ar é rarefeito e você ficará cansado mais rápido.

Veja preços e horários de funcionamento no site do TeleferiQo.

Metade do Mundo

Linha do Equador na Cidade Metade do Mundo
Linha do Equador na Cidade Metade do Mundo, dividindo o hemisfério norte e sul

A Metade do Mundo é um complexo onde passa a linha do Equador. O local foi definido por cientistas franceses quando o Equador ainda era colônia, em 1736. Depois da criação do GPS descobriram que a latitude 0°, na verdade, passava a 200 metro dali, onde hoje é o Museu Intiñán.

Essa talvez seja a atração turística mais conhecida da cidade e a que os turistas mais gostam de fazer fotos. Você com certeza já viu essa foto, um no hemisfério norte e outro no hemisfério sul, de mãos dadas. Apesar de ser clichê, não há quem resista a fazer essa foto! Para conhecer mais sobre essas atrações leia o texto sobre a Metade do Mundo e o Museu Intiñan.

La Mariscal

Praça Foch no animado bairro La Mariscal

O bairro La Mariscal é o bairro da moda em Quito, onde se concentram muitos restaurantes e bares. Durante o dia o movimento não é muito grande, mas a noite o bairro fica cheio, principalmente ao redor da Praça Foch. Por isso, se você quer curtir uma balada, um barzinho ou apenas um bom restaurante para jantar a dica é ir ao bairro La Mariscal.

Além de ser um bom local para visitar a noite, o bairro é também o melhor local da cidade para se hospedar. A outra opção seria o centro histórico e para ver as vantagens e desvantagens de cada região leia o texto: Onde ficar em Quito, no Centro Histórico ou em La Mariscal?

Vulcão Quilotoa

lago do vulcão quilotoa
Vulcão Quilotoa e sua impressionante lagoa com tons de azul e verde – Foto: Simon Matzinger (CC BY 2.0)

Existem dois vulcões muito turísticos próximos a cidade de Quito: Cotopaxi e Quilotoa. Ou melhor, o Quilotoa não é tão próximo assim, já que está a 180 km da cidade. Entretanto, é uma atração que vários turistas visitam!

O Quilotoa é o vulcão inativo, de 3880 metros de altitude. Olhando de longe, seu formato não chama muita atenção. Entretanto, quando se chega ao seu cume se tem uma visão incrível! Esse vulcão possui uma lagoa dentro de sua cratera. Sua maior diferença é justamente a lagoa, algo muito inusitado em crateras de vulcões. E no caso dessa lagoa, sua coloração com tons de verde e azul impressionam as pessoas.

Outra vantagem do Quilotoa é seu fácil acesso, pois é possível chegar de carro até muito perto da cratera, sendo necessário andar apenas cinco minutos a pé.

A maioria das pessoas vão ao vulcão de um tour que pode ser contratado em Quito ou também com antecedência pela internet.

Vulcão Cotopaxi

cume com neve do vulcão cotopaxi em quito
Vulcão Cotopaxi, o mais impressionante e famoso do Equador – Foto: Ángel M. Felicísimo (CC BY-SA 2.0)

O Cotopaxi é o vulcão mais famoso do país, o segundo maior do Equador e um dos vulcões ativos mais altos do mundo. Com uma elevação de 5900 metros acima do nível do mar, o vulcão possui seu cume nevado. Esse é um vulcão extremamente bonito.

Existem tours para visitar o vulcão em que é possível subir parte do cume e descer de bicicleta. Mas, essa atividade depende da atividade sísmica do vulcão. Saiba mais sobre esse tour e veja preços.

O Cotopaxi fica mais perto de Quito, a 98 km de distância. Entretanto, ele fica na mesma direção do Quilotoa. Por isso, há tours que visitam o Cotopaxi e o Quilotoa no mesmo dia. Vale a pena caso você esteja com pouco tempo.

 

Leia também nossas outras matérias sobre o Equador:

-O que fazer no Equador, veja as 7 principais atrações turísticas do país

-É barato viajar para o Equador? Veja quanto custa uma viagem!

-Cuenca, uma charmosa cidade histórica no Equador

-Baños, o que fazer na cidade da aventura no Equador

Foto de capa de: Visita Quito (CC BY-NC-ND 2.0)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

2 COMENTÁRIOS