Início Israel Tel Aviv O que fazer em Tel Aviv: atrações e dicas da cidade

O que fazer em Tel Aviv: atrações e dicas da cidade

Muita gente procura o que fazer em Tel Aviv para saber se vale a pena gastar um ou mais dias da viagem à Israel para conhecer a cidade.

Tel Aviv Israel

Tel Aviv nunca é o objetivo principal de uma viagem a Israel. Quando alguém programa uma viagem à “Terra Santa”, na maioria das vezes, o que a pessoa mais tem interesse em conhecer é Jerusalém. Outros são atraídos por causa do Mar Morto ou mesmo pelo balneário de Eilat no Mar Vermelho. Nunca por causa de Tel Aviv!

Apesar disso, muita gente acaba visitando a cidade de Tel Aviv. Por isso, muitas pessoas ficam com aquela dúvida, “vale a pena conhecer Tel Aviv?” Na maioria das vezes a reposta é SIM e eu explicarei o motivo.

Leia também: Onde ficar em Tel Aviv

passeios turísticos tel aviv israel
Vista da cidade de Tel Aviv do alto de Old Jaffa

Vale a pena visitar Tel Aviv?

Tel Aviv não é uma cidade muito turística pelo simples fato de não possuir atrações turísticas de destaque. Porém, a cidade possui um clima legal, um ambiente cosmopolita, podemos dizer que é uma cidade vibrante e moderna, onde você encontrará praias, bons restaurantes e uma vida noturna agitada.

Até aí, nada de mais. A principal vantagem da cidade é devido a sua logística. Como a maior parte dos turistas chega a Israel através do Aeroporto Internacional de Tel Aviv, não custa “dar um pulo” na cidade.

Quantos dias ficar em Tel Aviv?

Com um dia já dá para sentir como é a cidade. Com dois dias é possível explorar melhor o local e pegar uma praia. Três dias apenas se você estiver interessado em explorar bem Tel Aviv. Mais do que isso é desperdício de tempo, já que Israel possui outras atrações mais interessantes como Jerusalém, Mar Morto e Haifa.

Entretanto, se sua viagem for muito corrida, é melhor gastar o tempo nos demais destinos do que em Tel Aviv. É melhor aumentar de dois para três dias sua estadia em Jerusalém ou incluir o Mar Morto no seu roteiro.

Para conhecer os principais destinos de Israel, veja o mapa de Israel com as cidade mais turísticas do país.

Onde fica Tel Aviv

Tel Aviv fica na costa, na parte central de Israel. Como a cidade está na região central, ela está relativamente próximo de todas as cidades do país. Nenhuma cidade de Israel está a mais de 4 horas de carro de Tel Aviv.

O destino turístico mais distante é a praia de Eilat, que fica no Mar Vermelho, no sul de Israel que está a 345 km de distância e 3h50 em uma viagem de carro.

mapa de israel
Para quem não sabe onde fica Tel Aviv, a cidade fica na parte central do país

Tel Aviv Jerusalém

O principal destino turístico de Israel, Jerusalém, está a 67 km de Tel Aviv e a 50 min de carro. Caso pretenda alugar um carro em Israel, indicamos a RentCars que é uma plataforma confiável onde você busca em várias locadoras e paga em reais.

Para quem vai de transporte público, há um trem que liga Tel Aviv Jerusalém. A viagem é bem curta, o trem gasta cerca de 1h10min e é barato, veja preços e horários no site da Israel Railways.

O que fazer em Tel Aviv

Tel Aviv não é uma cidade cheia de pontos turísticos, porém algumas atrações valem a visita. Veja agora o que fazer em Tel Aviv.

Old Jaffa

O que fazer em Tel Aviv: Old Jaffa – Foto: Ziva & Amir (CC BY-NC-ND 2.0)

A maior atração turística de Tel Aviv é a sua parte histórica, chamada de Velha Jaffa. Por isso ao falar o que fazer em Tel Aviv, muita gente logo pensa em Old Jaffa. Esse bairro é inclusive uma das principais regiões onde ficar em Tel Aviv.

Jaffa foi uma das cidades mais antigas do mundo e o porto mais importante da região por um longo período. Estudos arqueológicos dizem que a cidade já era habitada em 7000 a.C. Porém, o que sobrou dela são construções da época do Império Otomano, ou seja, de alguns séculos atrás.

Digo que esperava mais dessa parte da cidade. Não achei nada de muito interessante. Mas, também a visitei de noite, quando as lojas já estavam fechadas.

Próximo a Jaffa, encontra-se a Torre do Relógio com uma feira de antiguidades. Toda essa região possui galerias de arte e muitos restaurantes.

Museus em Tel Aviv

Museu de Arte de Tel Aviv, destaque do turismo em Tel Aviv – Foto: Artur Salisz (CC BY-NC 2.0)

Tel Aviv possui alguns museus, mas nenhum de grande destaque. O principal museu da cidade é o Museu de Arte de Tel Aviv, que possui uma coleção de arte moderna, a maior parte de artistas israelenses, mas também de alguns artistas reconhecidos internacionalmente como Pablo Picasso e Joan Miró. Para saber preços de ingreços, horário e visitação e outros detalhes acesso o site do Tel Aviv Museum of Art.

Outro museu em Tel Aviv que também recebe bastante turistas é o da artista israelense Ilana Goor. O museu fica em um casarão histórico na Velha Jaffa e possui várias obras de arte contemporânea da artista. Para saber mais acesse o site oficial.

Vida noturna em Tel Aviv

bares restaurantes tel aviv
O que fazer em Telaviv – aproveitar restaurantes e a vida noturna – Foto: Victor Bezrukov (CC BY-NC 2.0)

A vida noturna de Tel Aviv é animada, algo que não é comum de se ver em Israel. A cidade conta com vários bares e boates. Para quem viaja sozinho e quer aproveitar a noite, uma dica é fazer o tour Pub Crawl, que passa por 4 bares/boates da cidade.

Restaurantes em Tel Aviv

Entretanto, o mais famoso da noite de Tel Aviv são mesmo os restaurantes. A cidade tem fama de possuir bons e ecléticos restaurantes. O kosher, que é um tipo de restrição alimentar da lei judaica, não é seguido pela maioria dos restaurantes da cidade. Por isso, você poderá comer frutos do mar à vontade!

Para quem quer conhecer a culinária local de uma maneira diferente, há excursão gastronômica com degustações. Há inclusive excursão gastronômica vegana.

Cidade Branca, arquitetura Bauhaus 

pontos turisticos tel aviv
Prédios Bauhaus em Tel Aviv Israel  – Foto: xiquinhosilva (CC BY 2.0)

Tel Aviv é conhecida como Cidade Branca, já que é a cidade com mais edifícios em estilo Bauhaus do mundo. Isso inclusive deu a cidade o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 2003.

Para quem quiser conhecer melhor a arquitetura e a história vale a pena fazer um tour guiado.

Excursões ao norte de Israel

roteiros turísticos pos israel
Jardins Baha’i em Haifa

O norte de Israel possui alguns destinos turísticos interessantes. O ideal é visitar cada um dos locais com mais tempo para conhecer melhor e aproveitar cada localidade. Entretanto, para quem não tem tempo é possível fazer uma excursão de 1 dia.

Tel Aviv fica mais próxima dos destinos do norte de Israel que Jerusalém, por isso, se quiser fazer esse passeio é preferível fazer saindo de Tel Aviv. O mais popular é o tour que vai a Haifa, Acre e Cesarina.

Haifa

Haifa é a principal atração do norte de Israel. A 3ª maior cidade do país possui o Jardins Bahai, um dos jardins mais bonitos do mundo. Em Haifa ainda fica o Museu de Ciências de Israel e a cidade ainda possui um teleférico que sobe o bonito Monte Carmelo. Para saber mais sobre a cidade leia o texto o que fazer em Haifa.

Entretanto, a excursão de um dia vai apenas ao Jardins Bahai.

Acre e Cesarina

Acre é uma antiga cidade que possui como ponto turístico as muralhas da Cidade Velha. Já Cesareia é uma cidade portuária, que teve um porto importante durante o período romano, quando ela tinha um grande hipódromo, um teatro romano e um aqueduto.

Para saber mais informações e preço do tour a Haifa, Acre e Cesarina clique aqui.

Dicas do turismo em Tel Aviv

Agora que você já sabe o que fazer em Tel Aviv, veja nossas outras dicas importantes.

Hospedagem

A primeira é com relação a hospedagem. Tel Aviv é a maior cidade de Israel, por isso ela é bem extensa. Entretanto, apenas três bairros que valem a pena se hospedar, que eu conto no texto de onde ficar em Tel Aviv.

Seguro Viagem

A segunda é que vale a pena fazer um seguro viagem. No artigo se é seguro viajar para Israel, mostramos que o país é seguro, há poucos casos de roubo e atentados não são comuns. Entretanto, é sempre bom viajar com seguro viagem, principalmente porque gastos médicos em Israel são caros. Faça uma cotação de seguro viagem agora.

Internet no celular

Outra dica importante é ter um chip de celular com internet. Isso vai lhe ajudar a se localizar melhor e não ficar perdido na cidade. Você pode adquirir ao chegar em Israel ou adquirir com antecedência um chip internacional no Brasil, veja os preços. Para quem quer conhecer as vantagens e desvantagens e as empresas que vendem o chip no Brasil, leia o texto que fizemos sobre chip internacional.

OUTRAS MATÉRIAS DE ISRAEL:

-O que fazer em Jerusalém, veja as principais atrações turísticas

-Haifa, a cidade da tolerância e dos famosos jardins de Israel

-Mar Morto, o que saber antes de ir

Foto de capa: Ron Shoshani (CC BY-NC-ND 2.0)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.