Início Portugal Porto Tipos de Vinho do Porto e onde comprar em Portugal

Tipos de Vinho do Porto e onde comprar em Portugal

Você conhece quantos tipos de Vinho do Porto existem? E sabe onde é o melhor local para comprar em Portugal? Caso tenha essas dúvidas, continue lendo, porque esse texto foi feito para você!

Quando fiz intercâmbio em Portugal, aprendi a apreciar e conheci mais profundamente o vinho do Porto. Os portugueses do norte têm muito orgulho do vinho do Porto. Porém, esse é apenas um dos vinhos produzidos em Portugal. Há também o vinho do Douro, o vinho Verde, o vinho do Alentejo, entre vários outros.

Para quem não sabe, o vinho do Porto é um vinho diferente dos outros tipos de vinhos tradicionais. Ele é um vinho mais fortificado, com maior teor alcoólico, entre 19 e 22%; os vinhos comuns possuem 14% de álcool, em média. Isso acontece porque a fermentação do vinho do Porto é interrompida para que seja adicionada uma aguardente vínica. É justamente por isso, que ele fica mais doce que os outros vinhos e também mais forte. Por isso, ele é considerado um vinho licoroso.

cave vinho do porto
Barris com vinho em Cave

Pequenas doses de Vinho do Porto

Como o vinho do porto é um vinho mais forte e adocicado, ele também é mais enjoativo. Assim como os licores, o vinho do Porto é tomado em pequenas quantidade. Não é um tipo de vinho que se tome uma garrafa inteira de uma vez!

Em Portugal, em muitos locais o vinho é servido em pequenos cálices, com capacidade semelhante a de um copinho de shot (dose).

Para quem for visitar a cidade do Porto, em Portugal, vale muito a pena fazer uma visita a uma cave de vinho do Porto, onde você conhecerá mais sobre a produção e a diferença dos tipos de vinho. Para saber mais leia nosso texto Visita as Caves de Vinho do Porto.

Vinho com denominação de origem

O Vinho do Porto é um vinho com denominação de origem. Ou seja, só são chamados de Vinhos do Porto, os vinhos que são produzidos na Região Demarcada do Douro, no norte de Portugal. Há produtores em outras regiões, inclusive em Portugal, que produzem esse mesmo tipo de vinho, porém devido a denominação de origem, eles não podem ser denominados como “Vinho do Porto”.

Algo semelhante acontece com o Champagne, só podem ter essa denominação os vinhos produzidos na região francesa de Champagne, os demais são chamados de espumantes.

Entretanto, como a maior parte da produção do Vinho do Porto, vem da região do Douro, dificilmente você encontrará esse vinho com outra denominação.

Tipos de Vinho do Porto

Os três tipos tradicionais de vinho do Porto são: o Ruby, o Tawny e o Branco. Os vinhos Ruby e Tawny são tintos e representam a maior parte das vendas de vinho do Porto.Por isso, se quiser um vinho tradicional você deve escolher um desses dois. Veja abaixo a diferença entre os vinhos do Porto.

tipos vinho do porto
Taças com Vinho do Porto: branco, rosé e tintos.

Ruby

O vinho Ruby tem esse nome devido a sua cor vermelha escura, semelhante a pedra preciosa rubi. Esse é um vinho mais intenso, encorpado e doce que o Tawny e mantém o sabor forte da uva. É envelhecido em balseiros de madeira de dois a três anos.

Sua maior diferença em relação ao Tawny é justamente o envelhecimento. O Ruby passa apenas alguns anos nos balseiros de madeira e depois é engarrafado. Por isso, tem pouco contato com o oxigênio.

Tawny

O vinho Tawny também é vinho tinto e é feito com o mesmo tipo de uva do Ruby. Sua diferença está no envelhecimento. Primeiro, assim como o Ruby, vai para os balseiros onde fica de dois a três anos. Depois, ele vai para tonéis menores de 550 litros, onde há um maior contato com a madeira e com o ar. A oxidação e o envelhecimento são mais rápidos e o vinho adquire mais o aroma e a cor da madeira, deixando seu vermelho mais claro.

Branco

O vinho branco é produzido com uvas brancas e envelhecido de dois a três anos. Normalmente, é vinho jovem e frutado. Apresenta uma doçura variável, desde os muito doces chamados “lágrima”, passando pelos doces, meios secos e secos.

Lágrima

O Vinho do Porto Branco do tipo Lágrima é o meu vinho do Porto favorito! Esse é um vinho bem doce. Esse é o vinho do porto mais caro entre as categorias comuns, mas também tem um paladar único! Há quem considere muito enjoativo, mas para tomar acompanhando a sobremesa é muito bom!

Recomendo o vinho lágrima da marca Kopke, que é uma marca que produz menor quantidade e é mais cara que a média, porém um dos melhores vinhos lágrima. Infelizmente, esse vinho é difícil de encontrar fora da cidade de Porto.

Cave-Ferreira
Balseiros no centro e tonéis ao redor, na cave dos vinhos Ferreira. Foto: Sogrape Vinhos

Categorias especiais de Vinho do Porto

O Ruby e o Tawny são feitos com uvas de diferentes safras. E envelhecem, em média, até três anos. Os vinhos que envelhecem por mais tempo ou que foram feitos por uvas de melhor qualidade são considerados de categorias especiais e, consequentemente, mais caros! A maioria desses vinhos usa uvas de apenas uma safra e na garrafa vem gravado o ano da safra utilizada.

Tawny envelhecido

Tawny envelhecido é o mesmo tipo de vinho Tawny, feito a partir de várias safras. Seu diferencial é que ele fica envelhecendo nos tonéis por mais tempo, de 10 a 40 anos. Quanto mais tempo

Reserva

Reserva é feito a partir de uvas de melhor qualidade. Pode ser branco ou tinto. Ele envelhece de quatro a seis anos nos balseiros. Porém, assim como os vinhos comuns, não envelhecem dentro da garrafa.

LBV (Late Bottled Vintage)

LBV são vinhos que vem de uma mesma safra de uva, considerada especial. Envelhecem de quatro a seis anos dentro dos balseiros e depois de engarrafados continuam a sua evolução, ainda que não muito significativa. Possuem aspecto de vinho tinto Ruby, cor vermelha carregada e sabor frutado.

O LBV é um vinho que precisa ser consumido em até cinco dias depois de aberto.

onde comprar vinho do porto
Garrafas de vinho LBV e Vintage

Vintage

Vintage é considerado o melhor tipo de vinho do Porto! Só são considerados vintages os vinhos feitos a partir das safras de uvas consideradas excepcionais. Eles possuem aromas florais e frutados, cor intensa e taninos marcantes. O vintage envelhece apenas dois anos nos balseiros e é engarrafado.

Entretanto, ele mantém o envelhecimento na garrafa. Por isso, é interessante deixá-lo envelhecer alguns anos na garrafa. Seu rótulo indicará o ano da safra e do engarrafamento. Menos de 2% da produção de vinhos do Porto são do tipo Vintage. Um aspecto que precisa se atentar é que quando se abre a garrafa, é necessário tomar o vinho em até dois dias, senão ele perderá suas características.

Um dos “problemas” do Vintage é que ele é um vinho que precisa ser consumido em até dois dias depois de aberto. Por isso, em Portugal muita gente considera esse vinho para celebração, como casamentos, aniversários, etc. Pois ele é aberto para ser consumido por várias pessoas.

Onde comprar Vinho do Porto em Portugal?

O Vinho do Porto pode ser encontrado em várias países e free shops do mundo. Entretanto é em Portugal o melhor local para comprar. Além dos preços serem menores, você encontrará mais opções. Veja abaixo onde você pode comprar:

Supermercado

Nos supermercados em Portugal você entrará os principais tipos do vinho das principais marcas. Nos supermercados, normalmente, é onde você encontrará os melhores preços. Por isso é um bom local para comprar os vinhos Rubi, Tawny e Branco. Entretanto, se quiser um vinho especial, não haverá muitas opções, mesmo assim dá para encontra Reserva e Lágrima, por exemplo.

Os supermercados maiores possuíram mais opções de marcas e tipos de vinho, nos menores você não terá muita opção de escolha.

Dutty Free – Free shop

O Dutty Free dos aeroportos de Lisboa e Porto possuem algumas opções de vinhos do Porto. Apesar de você encontrar uma variedade maior de tipos de vinho do Porto, inclusive os especiais. Não há uma grande variedade de marcas. Entretanto, a maior desvantagem é que os preços são mais altos, do que as outras opções apresentadas aqui. Porém, mais barato do que Dutty Frees de outros países.

Cidade do Porto

Porto é o melhor local para você comprar os vinhos de levam o nome da cidade. Na cidade você encontra uma variedade tão grande de vinhos e marcas que até fica perdido. Além disso, será onde você verá os melhores preços dos vinhos especiais. Além das duas opções apresentadas acima, Porto ainda possui dois locais para comprar vinho:

Caves de Vinho do Porto

As Caves são os locais onde o vinho do Porto são produzidos. Elas são abertas para visitação. Normalmente, no final da visita você pode degustar de um ou mais tipos de Vinho do Porto. Entretanto, esses não são locais baratos para comprar. Justamente, porque eles aproveitam que os turistas gostam de levar um tipo de vinho que ele acabou de provar.

Entretanto, se você quer comprar um vinho muito específico, como o LBV ou um Vintage de uma safra específica, ai as caves são os locais que há mais chances de você encontrar.

Para saber mais sobre como é a visita às Caves e se vale a pena, leia o texto Visita as Caves de Vinho do Porto.

Lojas Especializadas

O melhor lugar para comprar Vinho do Porto na cidade de Porto são as lojas especializadas em vinho. Quando falamos em loja especializadas em vinho, muita gente pensa em lojas sofisticadas com sommeliers. Essas lojas existem, mas são as pequenas lojas que possuem os melhores preços.

Há no centro de Porto algumas lojas especializadas em vinhos, com uma grande variedade de vinhos e ótimos preços, principalmente das marcas que não são vendidas em supermercados. Você encontrará vários tipos de vinhos de diversas marcas. Será até difícil escolher.

Os vendedores não costumam ter formação, mas são grandes conhecedores de Vinho do Porto e podem ter ajudar na escolha!

Degustação de Vinho do Porto

Em Porto, Portugal, há vários tours com degustação de Vinho do Porto. Até o Show de Fado possui degustação de vinho do Porto. A fama do vinho é utilizada para atrair turistas para vários tipos de atividades.

Entretanto, para quem é apreciados de vinho, o melhor tour é ao Vale do Douro. Essa é a região onde são plantada as uvas para a produção de vinhos do Porto e vinhos Douro. A excursão ao vale dura o dia inteiro, inclui visita a duas vinícolas, degustação de vinhos e passeio de barco.

Com tantas opções de passeios que incluem degustação de vinho em Porto, além dos baixos preços das garrafas vendidas nas lojas, tome cuidado para não abusar do álcool. De toda forma você terá o Seguro Viagem para lhe assegurar atendimento médico, caso precise de um pouco de glicose. Mas, esperamos que isso não seja necessário.

O que é necessário é o Seguro Viagem para viagens à Europa. O Tradado de Schengen obriga turistas a contratar o seguro. Caso vá viajar não esqueça de fazer o seu seguro, faça agora uma cotação na Seguros Promo, escolhe entre as várias opções e ganhe 5% de desconto com o cupom ABRACEOMUNDO5.

Foto em destaque: Porto – Foto de: Pug Girl
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.