Não é novidade que a costa brasileira é repleta de paisagens naturais e atrações turísticas. A capital de Santa Catarina é a viagem ideal para quem quer conhecer parte desse cenário. Nesse texto, vamos contar um pouco mais das praias de Florianópolis, então já pode se preparar e tirar o protetor solar do fundo da gaveta!
Praia para todos os gostos!
A Ilha da Magia conta com mais de 100 praias, segundo a Prefeitura de Florianópolis. Então já dá para imaginar a extensão maravilhosa e que atende os mais diversos públicos, né?
Quando devo visitar Florianópolis?
Além de escolher as praias ideais para a visita, é essencial saber quando visitá-las. A melhor época para aproveitar dias lindos de sol com boa temperatura é entre os meses de dezembro e fevereiro, mas se prepare para encarar algumas horinhas de trânsito principalmente nos trajetos de ida e volta às praias.
Isso se deve à alta ocupação da cidade por turistas, segundo o Governo de Santa Catarina, a capital tem 90,5% de ocupação em sua rede hoteleira durante o verão. Portanto, o planejamento de viagem é necessário para manejar o tempo e apreciar boa parte das praias de Florianópolis.
Praias em Florianópolis – Norte da Ilha
As praias do norte de Florianópolis são as mais estruturadas em relação as outras regiões. Por conta do desenvolvimento comercial e crescimento geográfico adiantado, a região cresceu economicamente e hoje é a mais procurada pelos turistas devido ao alto número de estabelecimentos, hotéis, restaurantes e casas noturnas.
Além disso, as praias do norte da ilha possuem o mar mais calmo sendo ideal para banhos tranquilos, famílias com crianças ou idosos e práticas de esporte como stand up e caiaque.
Praia de Jurerê
Bairro famoso por seu padrão luxuoso, possui sistema de segurança e tratamento de esgoto próprio. Procurado por restaurantes renomados, belo planejamento urbano, praia paradisíaca e os badalados Beach Clubs.
A praia de Jurerê possui uma extensão de 3.200 metros, mar de água cristalina, ondas longas e calmas e faixa de areia clara e macia. Por ser uma praia tranquila e com uma capacidade de comportar alto número de visitantes, é ideal para famílias, casais e solteiros. Além disso, conta com uma vasta opção de bares e restaurantes à beira-mar para quem valoriza bons frutos do mar e um chopp gelado.
Uma recomendação é o Bar do Cris Jurerê, localizado a 1 minuto da praia e bem avaliado por clientes. O bar oferece refeições durante o dia, como a clássica feijoada aos sábados, e drinks com música ao vivo de noite. Opção perfeita para quem está acompanhado ou sozinho, buscando almoçar bem ou se deliciar com drinks gostosos.
Onde hospedar em Jurerê?
Uma dica de onde se hospedar é o hotel Jurerê Beach Village, um dos principais da região. O hotel fica a beira-mar e contempla quartos com ar-condicionado, varanda privativa, TV a cabo e cozinha equipada. Além disso, conta com áreas de lazer como parque infantil, piscina e academia moderna.
A acomodação recebe hospedes pelo Booking desde 2010 e conta com uma nota 8,8 de 713 avaliações.
Já se você quer se hospedar na parte mais cobiçada do bairro, em Jurerê Internacional, a dica é o Campanario Villaggio Resort, um grande resort que conta com três piscinas e está em frente à praia.
Praia da Daniela
A praia da Daniela é uma das melhores praias de Florianópolis para famílias com crianças. Isso se deve ao ambiente tranquilo com areia fina e águas mornas banhadas pela Baía Norte.
Tem uma extensão de 3.000 metros e conta com uma larga faixa de areia, perfeita para a construção de castelos de areia e outras brincadeiras para a criançada. O mar normalmente não tem ondas, o que tranquiliza o banho dos visitantes em especial os idosos, crianças e pessoas que não tem facilidade com a natação.
Dois fatos interessantes é que a praia está localizada dentro de uma reserva ecológica, portanto é possível ver a bela mistura da natureza dentre os mangues, areia e mar. E a praia fica a 10 minutos de carro da Praia de Jurerê, sendo possível visitar as duas praias de Florianópolis em um único dia.
O bairro conta com uma boa infraestrutura, tendo farmácias, bares, lojas, mercados e restaurantes à disposição. Uma recomendação é o restaurante Porto Sol, localizado no final da praia e do outro lado da rua.
Endereço: R. Recanto das Papoulas, 301 – Daniela.
Onde hospedar na Praia da Daniela?
Uma ótima opção de custo-benefício é a Pousada dos Artistas localizada a 3 minutos da praia. Dispõe de quartos com ar-condicionado, cozinha equipada, varanda, duas TVs e frigobar. A pousada conta com wi-fi e estacionamento gratuitos, piscina e um café da manhã bem avaliado pelos hóspedes.
A acomodação recebe hospedes pelo Booking desde 2012 e conta com uma nota 9,3 de 227 avaliações.
Praia dos Ingleses
A praia dos Ingleses é uma praia oceânica e extensa, com 4.830 metros de desdobramento. Devido ao seu comprimento, a praia acaba se dividindo e agradando mais de um público. Ao Norte, as ondas são longas e mais agressivas sendo perfeito para surfistas e ao Sul, o mar é mais sereno e apropriado para banhistas relaxarem, sendo eles em sua maioria famílias.
Não podemos deixar de citar que o bairro só cresce em questão de infraestrutura, justamente para suportar melhor não só os moradores, mas a massiva taxa de turistas que recebem todo ano. Já escrevemos um pouco sobre o bairro, sua a praia e outras dicas, se você possui interesse de conhecer mais essa região, vale a pena ler nosso texto sobre a Praia dos Ingleses.
A região é uma das mais procurados por turistas por ser uma das praias de Florianópolis com mais opções de hospedagens. A praia conta com restaurantes em sua orla, bem como, quiosques, comércios, farmácias e lojas de lembranças locais a poucos minutos de caminhada a faixa de areia.
Uma recomendação é o restaurante Canto do Mar, que tem uma proposta sofisticada e é focado em frutos do mar. O estabelecimento fica a beira-mar na parte norte do bairro.
Onde hospedar na Praia dos Ingleses?
O Hotel e Pousada Favareto é uma ótima opção para quem deseja conforto e uma excelente localização. O alojamento fica a 2 minutos da praia e é bem avaliado por seu quarto e pela variedade do café da manhã.
A hospedagem possui piscina, espaço kids, estacionamento gratuito e os quartos são equipados com ar-condicionado, TV e alguns contam com varanda privativa com churrasqueira.
A acomodação recebe hospedes pelo Booking desde 2011 e conta com uma nota 9,0 de 423 avaliações.
Praia de Canasvieiras
Finalizando as praias do norte de Florianópolis, assim como a Praia dos Ingleses, a Praia de Canasvieiras é uma das mais procuradas por turistas. A praia se destaca pelo seu comércio e atividades de lazer com valores mais acessíveis quando comparado com a vizinha Praia de Jurerê.
Muito frequentada por famílias, casais e turistas de países vizinhos, a praia conta com atendimento bilíngue em seus estabelecimentos, bem como, serviços ágeis e qualificado para atender a alta demanda durante o verão.
A praia possui 2.200 metros de extensão, com uma vasta faixa de areia grossa e um mar com ondas suaves. Se você quer conhecer melhor o bairro, suas opções de lazer e de hospedagem vale a pena ler o texto que fizemos sobre a praia Canasvieiras.
Uma das atividades mais procuradas por turistas nas praias de Florianópolis, é o passeio de barco em Canasvieiras. Os barcos contemplam o litoral da capital e as ilhas ao redor, passeio perfeito para quem não abre mão de conhecer a natureza nativa da região. Um dos mais procurados é o passeio do Barco Pirata.
O bairro de Canasvieiras possui um completo centrinho comercial, onde você encontra tudo o que precisa. Além disso, tem restaurantes com culinárias regionais e com preços mais em conta. Uma recomendação é o Restaurante Terra Santa Canasvieiras que possui uma vista maravilhosa da praia e oferece pratos típicos de praia, porções de frutos do mar e variedade de bebidas geladas. É bem avaliado por clientes e você consegue fazer sua refeição sem sequer sair da praia.
Endereço: R. Antenor Borges, 241 – Canasvieiras.
Onde hospedar na Praia de Canasvieiras?
O hotel Village Paraíso fica localizado a 1 minuto da praia e conta com apartamentos com ar-condicionado ou ventilador, TV e cozinha equipada. Alguns possuem vista para o mar, digna de relaxar qualquer um. Além disso, o alojamento dispõe de piscina, bar, churrasqueira, banheira com hidromassagem, wifi e estacionamento privativo.
A acomodação recebe hospedes pelo Booking desde 2013 e conta com uma nota 8,5 de 656 avaliações.
Praias em Florianópolis – Leste da Ilha
As praias do leste da ilha são viradas para o Oceano Atlântico, por conta disso as águas são mais geladas e o mar é mais agitado. Fator ideal para atrair os praticantes de esportes náuticos, com ênfase no surf.
Praia Mole
A Praia Mole é menos extensa do que as demais, tendo apenas 960 metros. Possui faixa de areia mais densa por conta de grãos maiores o que acaba dando uma mobilidade de piso, além disso, seu mar conta com ondas fortes e longas servindo para a prática de esportes náuticos como windsurf, kitesurf, vela e surf.
Contribuindo para o cenário que conquista o público mais jovem, a praia dispõe de inúmeros bares em sua orla contando com DJs e música ao vivo. Local ideal para quem procura por um ambiente badalado, paqueras e opções radicais de lazer.
A Praia Mole, assim como outras praias de Florianópolis, contempla o ecoturismo. A praia possui o tradicional reduto de voo livre com dois pontos de salto, um fica no costão norte da praia, onde é considerado o point da confraternização LGBTQIA+, e outro fica no costão sul.
Apesar de ser uma das praias mais perigosas de Florianópolis justamente por conta do mar agitado, detém um dos postos salva-vidas mais equipado e qualificados da ilha. Então pode curtir os esportes de aventura à vontade, ok?
Um bar que você vai adorar conhecer é o Barraco da Mole, um bar a beira-mar com uma proposta mais descontraída. O estabelecimento tem um deck, então é possível aproveitar aquele drink gostoso, frutos do mar e até um açaí sem tirar os pés da areia.
Onde hospedar na Praia Mole?
O hotel Selina Floripa fica a 6 minutos da praia e conta com uma estrutura agradável, quartos espaços e bem equipados. O alojamento tem piscina ao ar livre, cozinha compartilhada, restaurante, estacionamento gratuito, Wifi recepção 24h, entretenimento noturno, lounge e bar.
A acomodação recebe hospedes pelo Booking desde 2019 e conta com uma nota 8,1 de 992 avaliações.
Praia da Joaquina
Joaquina é outra praia bastante conhecida de Florianópolis. Com uma faixa de areia fina e clara, ela conta com 3.000 metros de extensão. O mar é agitado, com ondas largas e fortes, e sinaliza repuxo constante. Conhecida pelo apelido de “Joaca” pela população local, a praia já foi sede de campeonatos nacionais e mundiais no surf, dando reconhecimento internacional para a Joaca.
Distante 4 km da Praia Mole e a 8 minutos de carro, a Praia da Joaquina também é frequentada por jovens e entusiastas de esportes radicais. Entretanto, muitos turistas visitam o local devido às dunas, que são as mais visitadas de toda Florianópolis. No local há aluguel de pranchas para a prática de o sandboard, uma atividade muito procurada por turistas.
Uma boa pedida na hora do almoço é a visita no restaurante Àtôa na Jôa, que possui opções para todos os gostos e conta com música ao vivo sazonalmente. O restaurante tem preços medianos, disponibilizam mesa e cadeira gratuitamente sem consumação mínima e nada melhor do que saciar a fome com uma bela vista para o mar, né?
Onde hospedar na Praia da Joaquina?
A praia da Joaquina não é um local muito procurado para hospedagem, não há muita infraestrutura no local, por isso a maioria dos turistas visitam o local apenas para passar o dia.
Para quem busca se hospedar nessa praia, a principal opção é o Joaquina Beach Hotel que conta com piscina e fica ao lado da praia. A acomodação recebe hospedes pelo Booking desde 2012 e conta com uma nota 7,6 de 679 avaliações.
Praia de Moçambique
A Praia de Moçambique é uma das mais extensas praias de Florianópolis, com 7,5 km. Possui faixa de areia macia, clara e reduzida, bem como, mar com ondas altas e fortes.
Por conta das águas com alto nível de salinidade, pouca infraestrutura e possuir mar de tombo, a praia é frequentada majoritariamente por surfistas ou visitantes que priorizam o sossego e não se arriscam no mar aberto.
A praia conta com uma beleza natural predominante, fazendo parte de um Parque Florestal e sendo apropriada para pesca recreativa. O mar, tendo contato com a Corrente das Malvinas, se torna gelado e repleto de peixes como a famosa e regional Tainha.
Caso você faça uma visita ao local, fique à vontade para visitar o Restaurante da Nida. O estabelecimento é bem avaliado pelos clientes e fica a 4 minutos da praia, dá tempo de fazer uma boquinha e já retornar para uma das praias mais sossegadas de Florianópolis. O cardápio conta com variedade de opções para o almoço e tem a opção de retirada caso não queira comer no local, embora seja bem estruturado.
Onde hospedar na Praia de Moçambique?
A Pousada Ilha dos Anjos, localizada dentro de uma reserva ambiental, faz parte do trilho conservado que guia até a Praia de Moçambique. O alojamento dispõe de uma estrutura mais simplista e conta com Wifi e estacionamento gratuitos, comodidade para churrasco, pequeno buffet para café da manhã e almoço. Os quartos contam com varanda, TV, minibar e ar-condicionado ou ventilador.
A acomodação recebe hospedes pelo Booking desde 2013 e conta com uma nota 9,5 de 101 avaliações.
Praias em Florianópolis – Sul da Ilha
As praias do sul de Florianópolis são onde encontramos traços da história colonial e aspectos mais culturais da região. É uma área comum para pesca, prática do surf devido as radicais ondas e não é tão procurada por turistas como as praias do norte e do leste de Floripa, isso se deve porque o mar dessa região é voltado para o oceano e ocorre o fenômeno natural de ressurgência, o que deixam as águas mais frias.
Ribeirão da Ilha
Ribeirão da ilha foi uma das primeiras comunidades do estado de Santa Catarina, então você encontrará, fora as lindas paisagens naturais, construções com arquitetura rústica, conservada e herdada pelos açorianos.
A praia tem 750 metros de extensão e é repartida em três trechos, sendo o maior localizado na região central, se estendendo pela Praia dos Naufragados até a foz do Rio Tavares. A faixa de areia é mais reduzida comparada as demais, possui grãos grossos e irregulares.
O mar, apesar de gelado, é calmo e raso o que contribui para atividades de lazer como o stand up e o cultivo de ostras. Florianópolis é o maior produtor de ostras do Brasil e grande parte vem das fazendas do Ribeirão da Ilha, fator determinante para desenvolver sua gastronomia local e instigar os turistas.
A região exibe tradicionais e excelentes restaurantes, fornecendo refeições com foco em frutos do mar e moluscos. Um lugar que você deve visitar é o Ostradamus, restaurante mais procurado e frequentado da região. A estrutura do ambiente contribui para a experiência, tendo um longo trapiche se estendendo para o mar e garantindo uma vista incrível. A especialidade da casa, como o nome do local já revela, é ostra mas existe um vasto cardápio para todos os gostos.
Onde hospedar no Ribeirão da Ilha?
A região não dispõe de grandes hotéis, há poucas opções de hospedagem, mas a Pousada Ecomar atende bem qualquer necessidade.
A pousada oferece vista para o mar e para a Praia do Ribeirão da Ilha, bem como, piscina ao ar livre e acesso às trilhas. Os quartos contêm ar-condicionado, TV, frigobar, telefone e varanda, sendo algumas com vista para a Mata Atlântica.
A acomodação recebe hospedes pelo Booking desde 2012 e conta com uma nota 8,0 de 104 avaliações.
Praia do Campeche
A Praia do Campeche tem 3.800 metros de extensão, uma das mais extensas da região sul. Um fato curioso é que sua fina e macia faixa de areia percorre as praias vizinhas, Praia de Joaquina e a Praia do Morro das Pedras, contribuindo para que não exista divisões físicas entre esses paraísos naturais.
O mar é um dos mais gelados das praias de Florianópolis e possui ondas longas e agressivas, o que atrai surfistas e praticantes de esportes radicais como windsurf e kitesurf.
À sua frente, é possível enxergar a Ilha do Campeche que quebra, razoavelmente, a força das ondas. Na ilha há artes rupestres feitas há mais de 5 mil anos, por isso o local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural (IPHAN). Para chegar a ilha, é necessário um percurso de 25 minutos de barco.
Para aqueles que preferem desbravar o mar fora do barco, a praia conta com atividades de mergulho com cilindro ou snorkel uma vez que as águas são claras e possuem a profundidade de até 8 metros.
A infraestrutura do Campeche vem crescendo e melhorando com o passar dos anos, se tornando cada vez mais democrática e acessível. Um lugar bacana que evidencia esse cenário é o Zeca Bar e Restaurante, estabelecimento à beira-mar que permite refeições saborosas para todos os bolsos. O restaurante possui área para guarda-sóis, mesinhas e deck descoberto para aqueles que querem matar a fome sem perder a energia maravilhosa da praia.
Onde hospedar na Praia do Campeche?
A Pousada Ilha Faceira se localiza a 2 minutos da praia e conta com uma estrutura equipada e moderna. Além disso, possui Wifi, estacionamento gratuito, piscina e almoço disponibilizado.
Os quartos têm ar-condicionado, TV, frigobar, varanda privativa e recebe muitos elogios devidos as suas camas confortáveis.
A acomodação recebe hospedes pelo Booking desde 2013 e conta com uma nota 9,5 de 501 avaliações.
Praia da Armação
A Praia da Armação tem 3.200 metros de extensão, contando com uma faixa de areia branca e fina, e se divide naturalmente agradando diversos públicos. Ao sul, o mar é sereno e ao norte, as ondas longas e fortes propícias para o surf se destacam.
Apesar da água ser gelada, a região sul da praia é bastante frequentada por banhistas uma vez que conta com a ausência de agito e repuxo. Além disso, no local você encontra barcos que fazem o passeio até a Ilha do Campeche.
Armação é uma das praias de Florianópolis mais procuradas por turistas devido a sua infraestrutura e vida noturna. As ruas do centrinho comercial recebem um fluxo considerável de turistas, independente, da época contemplando artistas locais, lojas de artesanato e restaurantes.
Uma excelente e acessível opção após uma manhã de praia, é o Restaurante Adriana. O estabelecimento tem uma estrutura mais simplista, apesar de contemplar uma linda vista para o mar, e atua com self-service, oferecendo opções de frutos do mar e até vegetarianas.
Endereço: Av. Antônio Borges dos Santos, 791 – Armação
Onde hospedar na Praia da Armação?
A Pousada Pé na areia Floripa fica a 1 minuto da praia e apresenta estacionamento, jardim, local para churrasco, salão compartilhado, mesa de bilhar e Wifi. Os quartos contam com varandas para diferentes vistas e TV. O alojamento conta com terraço, dá acesso a áreas de caminhada e oferece almoço.
A acomodação recebe hospedes pelo Booking desde 2013 e conta com uma nota 8,7 de 186 avaliações.
Quero visitar mais de uma praia!
Entre as praias do norte de Florianópolis, um dos melhores trajetos, dependendo de sua localização, seria partindo da Praia da Daniela, indo para a Praia de Jurerê, depois indo para a Praia de Canasvieiras e finalizando na Praia dos Ingleses. Esse percurso teria 4,8 km, 5,7 km, 12,2 km, respectivamente e seria traçado em 50 minutos.
Na região leste de Florianópolis, a Praia do Moçambique é mais afastada da Praia Mole e da Praia da Joaquina então seria ideal as visitar primeiro. Entre a Praia Mole e a Praia da Joaquina tem apenas 3,4 km de distância, viabilizando conhecer as duas no mesmo dia. Até a Praia do Moçambique é um trajeto de 14,5 km que dura 40 minutos para conhecer as três praias.
Nas praias do sul de Florianópolis, recomendamos que conheça primeiro a Praia do Campeche e a Praia da Armação já que as duas se localizam na zona contrária ao Ribeirão da Ilha. Ass duas praias citadas inicialmente estão a 7,9 km de distância.
Para conhecer a Praia do Ribeirão da Ilha, o caminho mais rápido seria partindo da Praia do Campeche, um trajeto de 11 km. Para conhecer as três praias, o trajeto demoraria 45 minutos.
Nos conte da sua experiência nas praias de Florianópolis!
Agora é sua vez de compartilhar, quais praias você já visitou e qual é a sua predileta? Escreva nos comentários abaixo.
Texto escrito pela catarinense Gabriela Gomes