A Jordânia é um país pequeno, mas com muitas atrações interessantes. O país possui ruínas históricas, deserto e praia. E, apesar de algumas atrações ficarem no norte e outras no sul, as distâncias não são grandes, o que permite viajar de transporte terrestre sem problemas.
Uma importante dica é comprar o Jordan Pass, que te dá direito a entrar nas principais atrações turísticas do país, para saber mais leia: Jordan Pass, a dica para economizar na viagem à Jordânia.
Leia também: A Jordânia é cara? Quanto custa viajar ao país?
Cidadela de Amã
Amã, a capital da Jordânia, é o coração do país. Uma grande cidade de quatro milhões de habitantes e com muita vida. Bem no centro de Amã, no alto de uma colina, encontra-se a Cidadela, onde a cidade começou. O local foi construído ao longo do tempo, contando com influências de romanos, bizantinos e omíadas. Não sobrou muito das construções originais, mas ainda existem algumas colunas do Templo de Hércules, o Palácio Omíada, além de uma bela vista da cidade.
Teatro Romano de Amã
No centro de Amã, próximo a Cidadela, porém na parte baixa da cidade, está o Teatro Romano. Essa é a construção mais impressionante da cidade. O grande teatro, com capacidade para seis mil espectadores sentados, foi construído pelos romanos no século II.
Leia também: Amã, a capital da Jordânia, um lugar agradável e pitoresco
Jerash
A apenas 50 km de Amã, localiza-se Jerash, a segunda principal atração turística do país. Jerash é uma das cidades romanas mais bem preservadas do mundo. Um local muito bonito, que está no roteiro da maioria dos turistas. Entre os principais prédios da cidade estão: dois teatros, dois templos, um hipódromo e uma charmosa praça. Para saber mais leia: Jerash, a incrível cidade romana da Jordânia.
Mar Morto
É um dos locais mais interessantes do Oriente Médio e que atrai a curiosidade de qualquer turista. O famoso “mar” é o local mais baixo do mundo, está a 394 metros abaixo do nível do mar. Entretanto, o que mais chama a atenção é a quantidade de sal da água, o que faz qualquer pessoa boiar. O Mar Morto está na região central da Jordânia e faz fronteira com Israel. Para saber mais leia: Mar Morto, visitar em Israel ou na Jordânia?
Leia também: Mar Morto, o que saber antes de ir
Reserva Natural Mujib
Na região central da Jordânia, próxima ao Mar Morto, está a Reserva Natural Mujib. A região possui uma geografia peculiar desértica. Porém, o que mais chama a atenção no local é o Wadi Mujib Canyon, um longo desfiladeiro de 500 metros de profundidade e 4 km de comprimento. A reserva é considerada a mais baixa do mundo, está a 400 metros abaixo do nível do mar, e é muito procurada por quem gosta de turismo de aventura.
Petra
Petra, a incrível cidade construída na pedra, é a principal atração turística da Jordânia. E não é para menos, o local é incrível e único. Uma das 7 Maravilhas do Mundo, a cidade possui impressionantes construções na pedra e até a entrada na cidade é inusitada. Caminhando no meio de um estreito desfiladeiro até chegar na impressionante Al Khazneh, a “Câmara do Tesouro”, que ficou famosa por causa do filme “Indiana Jones e a Última Cruzada”. Para saber mais sobre esse interessante destino leia: Petra, a mais incrível das 7 Maravilhas do Mundo, já para saber as principais dicas e recomendações para visitar esse sítio arqueológico, leia Dicas práticas para a visita à Petra.
Wadi Rum
No extremo sul do país, a 114 km de Petra, localiza-se o deserto mais famoso da Jordânia: o Wadi Rum. O deserto de tons alaranjados e rosas possui algumas paisagens naturais bastante interessantes. Além de fazer o tour de jeep durante o dia, muitos turistas passam a noite no deserto, em um acampamento beduíno, o que também é uma experiência muito interessante! Para saber mais leia: Wadi Rum, o incrível deserto da Jordânia.
Leia também: Hotel em Wadi Rum? Conheça os acampamentos beduínos
Aqba
Próximo ao Wadi Rum fica Aqaba. Essa é a única cidade litorânea da Jordânia e um tradicional destino de férias jordaniano. Por ser banhada pelo Mar Vermelho, a região é boa para fazer mergulho, o que ajudou a desenvolver o turismo tanto em Aqaba quanto em Eilat, a cidade israelense vizinha. É justamente entre essas duas cidades, a fronteira terrestre entre os dois países mais utilizada pelos turistas.
OUTRAS MATÉRIAS SOBRE A JORDÂNIA:
-Jordânia: um país acolhedor, seguro e cheio de encantos
-Como é o tour ao Wadi Rum, veja dicas e preços
-Como atravessar a fronteira entre Israel e Jordânia
Foto de capa: divulgação Jordan Pass