Não existe muito mistério com relação a quando visitar a famosa ilha colombiana de San Andrés. A ilha é quente o ano inteiro, com temperaturas que costumam ultrapassar os 30°C. Apesar de durante a noite fazer um friozinho por causa dos ventos, dificilmente a temperatura vai abaixar ao ponto de lhe atrapalhar de aproveitar as praias. O que pode dificultar os passeios são as chuvas, que podem ser abundantes dependendo do mês. O período de chuva vai de junho a dezembro, sendo que de setembro a novembro as chuvas são mais intensas. Já de janeiro a abril são os meses que menos chovem.
Leia também: San Andres, carrinho de golf e outras opções para se deslocar
Veja a tabela abaixo com as temperaturas e a pluviosidade:

Leia também: Conheça os melhores hotéis em San Andres, Colômbia
Além da questão do clima, as temporadas também podem deixar sua viagem mais cara ou barata. A alta temporada é muito semelhante ao Brasil. O final de dezembro, janeiro, Semana Santa, segunda quinzena de julho e a primeira quinzena de agosto são os períodos em que a ilha fica mais cheia. O que vai pesar mais no bolso nessa época é a hospedagem, que é justamente a parte mais cara da viagem. Os passeios ficam um pouco mais caros, mas não é algo que fará muita diferença. As passagens aéreas também são mais caras nessa época, apesar de que as vezes aparecerem promoções.
Como San Andrés não oferece uma programação diferenciada na alta temporada, é preferível ir na baixa temporada. Se você pode escolher a época para viajar, recomendo ir de fevereiro a abril, pois é a baixa temporada e são os meses que menos chovem.
Leia nossas outras matérias sobre a Colômbia:
– San Andres a incrível ilha do caribe colombiano
– San Andres: passeio às ilhas de Acuario e Johnny Cay
– Cabo de la Vela e Punta Gallinas, o litoral desértico da Colômbia
– 7 dicas essenciais sobre a Colômbia
– Viajar de avião na Colômbia, todas as dicas que você precisa