Onde ficar em Cartagena, bairros do Centro Histórico Cartagena / Colômbia

Quando um turista pensa onde ficar em Cartagena, já lembra imediatamente do centro histórico da cidade. Cartagena das Índias possui outros bairros e regiões para se hospedar, mas nada é igual ao centro histórico. Rodeada por uma antiga muralha, essa é a parte mais bonita, turística e romântica da cidade.

Muita gente não sabe, mas Cartagena é a 5ª maior cidade da Colômbia, com mais de um milhão de habitantes. Entretanto, seu turismo  é concentrado em apenas duas áreas, no moderno bairro de Bocagrande e na Cidade Amuralhada que é o seu Centro Histórico e dividida em quatro pequenos bairros: Centro, San Diego, Getsemani e La Matuna. Ainda há Playa Blanca, que apesar de não ficar dentro dos limites da cidade, é como se fosse, devido ao grande fluxo de turistas e moradores até a famosa praia.

A maior parte dos turistas ficam hospedados na Cidade Amuralhada e em Bocagrande. Apesar dos bairros ficarem próximas, são lugares completamente diferentes. Por isso, é bom saber suas características para descobrir o melhor local onde ficar em Cartagena, segundo seu perfil e o seu bolso!

Leia também: O que fazer em Cartagena, conheça as 8 principais atrações turísticas

Cidade Amuralhada

A parte histórica de Cartagena é dividida em quatro bairros. Alguns séculos atrás, os bairros do Centro, San Diego e Getsemani eram habitados por moradores ricos, classe média e pobres, respectivamente. E, essa divisão está presente até hoje, refletindo-se nos valores das hospedagens de cada local.

Mapa da Cidade Amuralhada

Mapa da Cidade Amuralhada

Centro

O Centro era a região mais nobre da Cartagena histórica (foto de capa). É fácil notar que esse bairro possui os maiores e mais bonitos edifícios, são casarões grandes e com amplas varandas, próximos às principais igrejas, praças e museus da cidade. Ao contrário de outras cidades latino-americanas como Buenos Aires, Lima e Cidade do México, em que o centro é a região histórica, mas também a mais barata e insegura para se hospedar, em Cartagena é o oposto. O Centro é um local muito bem preservado, bonito e seguro. Entretanto, é também o mais caro para se hospedar. Se decidir ficar nessa região, saiba que estará no local mais charmoso e bem localizado da cidade, porém isso fará você gastar mais nas diárias.

Os melhores hotéis de Cartagena ficam nesta parte da cidade, desde incríveis opções de luxo como Hotel Casa San Agustin  e  Casa Pestagua Relais Châteaux. Além de hotéis boutique interessantes como Hotel Boutique Casa Del Arzobispado  e  Ananda Hotel Boutique. Mas, a região também conta com hotéis com preços mais moderados como Casa Cordoba Román  e  Casa Gastelbondo.

O Centro é o local preferido de casais em lua de mel, há muitos hotéis românticos e aconchegantes nesta parte da cidade. E apesar de ser mais caro, os casais não trocam essa região da cidade por nada!

Para ver todos os hotéis do Centro clique aqui.

hoteis-centro-historico-cartagena

hoteis-cartagena-colombia

Carruagem percorrem os bairros do Centro – Foto: Jairo Páez (CC BY-NC-ND 2.0)

San Diego

San Diego é o bairro vizinho ao Centro, uma região mais residencial, com construções menores, porém um bairro estiloso e com boas opções de restaurantes. O bairro não é barato, mas comparado ao Centro, encontram-se preços bem menores. Essa é uma região mais tranquila, com menos fluxo de turistas. Contudo há uma região do bairro que é comercial e bem mais movimentada.

San Diego é uma opção com um preço mais acessível, mas próximo ao Centro. Por isso, se você quer ficar em uma região tranquila, onde você pode ter um pouco mais de contato com os nativos e ao mesmo tempo ficar próximo às atrações turísticas, San Diego é o melhor bairro para você!

San Diego possui muito menos opções de hotéis que o Centro e os hotéis não são tão sofisticados quanto os do centro com exceção do Mansion Tcherassi.  Entretanto, o bairro possui alguns ótimos hotéis boutique que são Hotel Boutique Bovedas de Santa Clara  e  Townhouse Boutique Hotel. Além de algumas opções com ótimo custo-benefício Casa Arte Hotel Boutique  e  Casa Heredia Boutique By GB Collection.

Para ver todos os hotéis em San Diego clique aqui.

onde-ficar-cartagena

Foto: Making Positive Media (CC BY-NC-ND 2.0)

Getsemani

Getsemani é a região mais barata da Cidade Amuralhada, podemos até dizer que é a região dos mochileiros. Essa também é a região das baladas, onde localizam-se a maioria dos bares frequentados pelos turistas, inclusive o famoso Café Havana. Nesta região você encontrará vários hostels, hotéis simples, mas também hotéis de quatro estrelas.

Não apenas a hospedagem é mais barata, mas também existem restaurantes baratos nessa região, o que é impossível de encontrar no Centro. Apesar do bairro ficar a 600 metros do Centro, para quem deseja economizar ou quer curtir a balada, essa é a melhor opção!

As melhores opções de hospedagens disponíveis em Getsemani são os hotéis boutique. Os melhores são os Hotel Capellán  e  Casa Canabal Hotel Boutique, que inclusive possuem preços bem inferiores a um hotel correspondente no Centro.

A maioria das hospedagens se concentram em duas ruas que se cruzam: Carrera 10 e Calle 30. Se você não for curtir a noite, indico ficar na Carrera 10, porque me hospedei na Calle 30 e de quarta a sábado há bastante barulho dos bares, o que pode atrapalhar o sono. A Carrera 10 entre Calle 31 e 32 é o melhor lugar para mim, tranquilo, sem barulho, com comércio próximo e a apenas 100 metros da região dos bares. Hotéis que ficam nesse quarteirão:  Casa Canabal Hotel Boutique (hotel boutique citado acima),  Casa Victoria,  La Casona de Getsmani  e  Balcones de Venecia. Veja no mapa abaixo o quarteirão que estou me referindo. No mapa está marcado o Casa Canabal Hotel Boutique.



Booking.com

Já se você quiser ficar mais próximo aos bares, os hotéis que ficam na Calle 31 são: Hotel Casa Lola,  Casa Sweety,  Casa Mary  e  Casa Santa Ana Hotel Boutique, esse último já não tão próximo dos bares, ou seja não deve ter barulho. Essas são as duas principais ruas do bairro, mas há hotéis em várias outras partes, para ver todos os hotéis do bairro Getsemani, clique no link abaixo.

Para ver todos os hotéis em Getsemani clique aqui.

Getsemani-cartagena

Rua interna do bairro Getsemani – Foto: Hanoi Mark (CC BY-NC 2.0)

hospedagem-cartagena-das-indias-

Rua principal do bairro Getsemani – Foto: Joe Ross (CC BY-SA 2.0)

La Matuna

Não sei porque La Matuna é considerado um bairro, o local é muito pequeno, possui poucos quarteirões e você irá passar por ele sem nem perceber. O bairro fica entre San Diego e Getsemani e é um local mais comercial.

bairros-para-se-hospedar-em-cartagena

Feira de Flores em La Matuna – Foto: Joe Ross (CC BY-SA 2.0)

Bocagrande

Bocagrande é a região mais moderna da cidade, onde as calçadas são largas e os prédios novos. Apesar de ser uma região com prédios altos e arquitetura diferente, fica a apenas 30 minutos andando da Cidade Amuralhada. Também é na região de Bocagrande que fica a praia, não são as praias bonitas, mas são as praias dentro da cidade. O que não me agradou nesse bairro é que ele carece de comércio. Apesar de possuir um shopping center, as lojas e os restaurantes ficam espalhados, o que faz você andar mais para encontrar algo.

Bocagrande possui desde hospedagens econômicas até hotéis cinco estrelas. Os hotéis novos e grandes ficam todos nessa parte da cidade. Você encontrará muitas boas opções de hotéis com ótimo custo benefício. Bocagrande é uma opção mais barata que o Centro, mas não possui o charme da parte histórica!

As melhores opções do bairro são: Hyatt Regency Cartagena  e  Hotel Almirante Cartagena Colombia, que tem preços equivalente aos hotéis intermediários do bairro Centro. Já os hotéis com melhor relação custo-benefício são  Hotel Barlovento San Martin Cartagena.

Para encontrar hotéis em Bocagrande clique aqui.

bocagrande-cartagena

Praia de Bocagrande – Foto: Hanumann (CC BY 2.0)

onde-ficar-em-cartagena

Foto: Thibault Houspic (CC BY-NC-ND 2.0)

Playa Blanca

Há também opção de hospedagem para quem quer ficar em um local tranquilo, distante da cidade e em contato com a natureza. A Playa Blanca é considerado a praia mais bonita da região continental de Cartagena, por isso ela se tornou famosa e faz parte do roteiro da maiorias dos turistas que visitam Cartagena. E se você quiser, é possível se hospedar lá!

Playa Blanca fica dentro do Parque Nacional Corales del Rosario, uma área de proteção ambiental distante 40 km do centro histórico de Cartagena. O local não é famoso apenas entre turistas estrangeiros, mas principalmente entre colombianos. Por isso, a praia costuma ficar lotada aos finais de semana e feriados.

Em Playa Blanca há dois tipos de hospedagens: pousadas simples que possuem o mínimo de conforto e hotéis de luxo que são mais afastados das áreas populares. Você não encontrará hotéis intermediários nessa região. Playa Blanca é voltada para quem quer ficar isolado, o deslocamento até o centro histórico é difícil e demorado. Por isso, há quem conjuga se hospedar uns dias no centro histórico e outros em Playa Blanca.

Como hospedar em Playa Blanca envolve muitas particularidades, eu escrevi um texto exclusivo sobre esse assunto. Para conhecer mais desse local que nem energia elétrica possui, ela chega através de geradores dos próprios hotéis, sugiro que leia: Vale a pena dormir na Playa Blanca de Cartagena? Já se interessou em hospedar por lá e quer conhecer as opções de hotéis leia o texto: Onde ficar em Playa Blanca, Cartagena: pousadas e hotéis de luxo .

Playa Blanca

Playa Blanca

Leia nossas outras matérias sobre a Colômbia:

– Playa Blanca: como ir, quanto custa e o que fazer na praia mais famosa de Cartagena

– Cartagena, a cidade superestimada da Colômbia

– Como viajar dentro da Colômbia: ônibus, avião ou carro?

– Onde ficar em Bogotá, conheça os 4 melhores bairros


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.