Início Europa Portugal Seguro viagem para Portugal e uma opção gratuita

Seguro viagem para Portugal e uma opção gratuita

Um dos itens que geralmente são verificados pela equipe de imigração ao entrar em Portugal é o seguro viagem. Segundo a legislação, para entrar no espaço Schengen o viajante precisa ter um seguro viagem equivalente a, no mínimo, 30 mil euros de despesas médicas.

Um seguro viagem, além de cobrir eventuais despesas hospitalares em caso de doenças, também oferece algumas garantias que te fazem viajar mais tranquilo. São elas:

  • Passagem aérea (ida e volta) para um familiar caso ocorra algum problema de saúde.

  • Extravio de bagagem
  • Cancelamento de voo.
  • Traslado de corpo.
  • Assistência jurídica.
  • Entre muitos outros, dependendo do seguro contratado.

Para aqueles que não estavam contando com esse gasto, um seguro viagem pode parecer caro. Porém, é um valor pequeno comparado com o montante total gasto na viagem. Por isso, não vale a pena contar com a sorte na hora de passar pela imigração sem ter um seguro viagem.

Mas acredite: apesar da saúde pública na Europa ser gratuita, ela não é gratuita para estrangeiros e, na maioria dos casos, o valor do seguro viagem sai beeeem mais em conta do que pagar por uma consulta em euro! Além disso, ninguém quer correr o risco de planejar a viagem e ser barrado de última hora na entrada do país por algo tão simples quanto não ter seguro, não é mesmo?

Onde contratar o seguro viagem

Há vários tipos de seguradoras, que oferecem uma grande variedade de seguros viagem. Quem não conhece mais profundamente esse mercado, fica até perdido com tantas opções. O jeito mais fácil de procurar é pesquisar através de um buscador de seguros. O sistema é equivalente a um buscador de passagens aéreas.

Um site que faz a comparação de seguros de uma forma organizada, comparando os seguros é o Seguros Promo. Além disso, eles trabalham apenas com as melhores seguradoras e possuem um ótimo custo-benefício.

tipos de seguro saude em portugal
O Seguro Viagem é a melhor forma de se prevenir em uma viagem internacional – Imagem: Pixabay

Seguro viagem gratuito para Portugal?

Não é um seguro viagem, mas uma opção que dá direito a utilizar o sistema público de saúde em outro país. O Brasil possui um acordo com Portugal, Itália e Cabo Verde chamado CDAM – Certificado de Direito à Assistência Médica.

Para Portugal e Cabo Verde, o documento é o PB-4. Para Itália o documento é o IB-2. Ambos dão direito às mesmas coisas, porém são documentos diferentes que devem ser requisitados separadamente de acordo com o país que se deseja visitar.

 Como fazer esse documento? Quanto custa?

Todos os brasileiros que contribuam para a Previdência Social (ou dependentes de alguém que contribua) têm direito ao documento. Ele é gratuito e pode ser feito no Ministério da Saúde mais próximo da sua cidade – porém fique atento, pois muitas vezes o atendimento é feito apenas com hora marcada e a fila de espera pode demorar meses!

 Vale a pena tirar o CDAM?

É aí que a coisa fica mais tricky. Diferente de um seguro viagem, o CDAM (tanto PB-4 quanto o IB-2) apenas te dá o direito de utilizar a saúde pública do país juntamente com os outros locais. E nem sempre o serviço é “vapt vupt”, você precisa validar o documento emitido no Brasil em um órgão público português, para só depois poder usufruir do acesso à saúde.

Ainda tem a questão de que uma ida à emergência, em Portugal, dificilmente demora menos de 5 horas. Além disso, a saúde pública em Portugal não é gratuita: uma consulta pode te custar até 20 euros. Será que vale realmente a pena economizar nesse aspecto?

Outro ponto importante é que o CDAM apenas te isenta de ter um seguro viagem para seus respectivos países (PB-4 em Portugal e Cabo Verde e IB-2 na Itália). Ou seja, caso sua viagem passe por outros países do acordo Schengen – até mesmo em conexões – os agentes de imigração podem cobrar um seguro viagem. Nesses casos, é melhor prevenir!

Quais as vantagens de um Seguro Viagem?

Como eu costumo dizer: a tranquilidade não tem preço! Saber que você terá o amparo do seguro caso o pior aconteça é um alívio e tanto para qualquer viajante. Outro ponto importante é que, como citado anteriormente, além de cobrir eventuais problemas médicos ou doenças, o seguro viagem também oferece compensação por atrasos e/ou extravios nas malas, possíveis cancelamentos de voos, acidentes por desastres naturais, entre outras dezenas de coisas.

Pensando por esse lado e comparando com o valor total da viagem, não parece tão caro assim, né?

saude passeio em portugal
Castelo dos Mouros em Sintra – Foto: Pixabay

Mas afinal, quanto custa um seguro viagem?

O valor do seu seguro viagem pode variar bastante de acordo com o tempo da viagem, tipo de seguro escolhido e a cotação do dólar/euro. Para uma viagem de uma semana, por exemplo, existem planos que custam cerca de R$100.

Para saber qual é a melhor cotação para você, acesse o site da Seguros Promo, onde você pode fazer sua cotação e encontrar o tipo de seguro que mais se encaixa no seu bolso. Além disso, acessando o site, os preços são menores até mesmo do que o das seguradoras!

Com a Seguros Promo você pode comparar o custo benefício de cada tipo de seguro viagem e encontrar aquele que combina mais com você. E o melhor:  o Abrace o Mundo dá um desconto exclusivo para os leitores do blog! Utilize o cupom ABRACEOMUNDO5 ao contratar seu seguro e ganhe 5% de desconto no valor e mais 5% se pagar com boleto! Um presente nosso para vocês. 🙂 Faça sua cotação.

Você conhece Porto, a segunda cidade em Portugal em população e em número de turistas. A cidade possui muita história e é cheia de pontos turísticos interessantes. Para conhecê-la leia nosso guia de Porto com as atrações, museus, praias e destinos turísticos próximos da cidade.

Texto feito com a colaboração da Manuela Massochin que foi intercambista na Universidade do Porto, Portugal.