InícioEuropaPortugalNeve em Portugal: onde e quando ver?

Neve em Portugal: onde e quando ver?

Portugal é um dos destinos mais baratos da Europa. O país tem uma rica cultura, famosa gastronomia, belezas naturais e a facilidade do mesmo idioma. Junte esses ingredientes e terá a receita de um dos destinos favoritos de brasileiros no exterior. O que muita gente ainda tem dúvida é se é possível ver neve em Portugal, e a resposta é sim!

Contudo, não é em todo território nacional. Você precisa saber exatamente quando e onde ir. A Serra da Estrela, região mais alta da porção continental do país, é o destino certeiro para aqueles que procuram por neve em terras lusitanas, mas não é a única opção.

Então, se você quer ver neve em Portugal, continue a leitura deste texto para saber mais os destinos certos.

Quando neva em Portugal?

Por estar no hemisfério norte, o inverno de Portugal é durante o nosso verão, ou seja, de dezembro a março. Sendo assim, se você quer ver a neve, deve ir durante esse período. A recomendação é viajar entre janeiro e fevereiro, quando o frio atinge seu auge. Nesses meses, a nevasca é mais intensa, o que permite a prática de esportes de inverno, como esqui e snowboarding.

Muitas pessoas associam neve apenas a países do exterior, mas é sempre bom lembrar que, com um pouco de sorte, é possível ver neve sem sair do Brasil! É possível ver neve em Gramado, mas apenas um ou dois dias por ano, inclusive a neve não dá as caras há alguns anos. Também já aconteceu de nevar em Campos do Jordão, mas é ainda mais raro, só aconteceu algumas vezes na história, sendo que a última vez foi em 1975. 

Como é o inverno de Portugal?

Inverno Portugal
Manhã de inverno em Portugal – Foto: Libânia Pereira – Wikipedia (CC BY 2.0) – com acréscimo de logomarca

Portugal é um dos países de clima mais ameno do continente europeu, sendo também um dos mais ensolarados. Por lá, você não encontrará um inverno rigoroso, como o dos países nórdicos. Na maioria das regiões, a temperatura é agradável até para os menos acostumados com o frio, mas, nas regiões mais altas, a temperatura costuma ficar bem baixa!

A temperatura média durante o inverno português é de 8°C, bem acima da maioria dos países europeus. Essa média é geral, mas a temperatura varia bastante entre as regiões do país. Em Lisboa, o clima costuma variar entre 8ºC e 16ºC nos meses de inverno. Já na Serra da Estrela, a média é entre -2ºC e 3ºC. 

Algo peculiar sobre o inverno lusitano é que essa é a estação mais chuvosa do ano, sendo assim, é possível que ocorram tempestades e ventos fortes durante os meses de frio. A boa notícia é que esses episódios chuvosos não costumam se estender por vários dias consecutivos, então não é algo que deva estragar sua viagem.

As áreas mais distantes do mar e com maior altitude costumam ser bem frias e podem nevar bastante. Na região da Serra da Estrela, e outras regiões montanhosas, é comum e esperado ver neve durante o inverno e, muitas vezes, em grande quantidade.

Por não ser um destino tradicional de inverno, a estação é a baixa temporada em Portugal. Então, existem boas chances de conseguir passagens e hospedagem mais baratas nessa época do ano, principalmente, comprando com antecedência. Aqui no blog, temos um post sobre quanto custa uma viagem para Portugal, vale dar uma conferida! 

Serra da Estrela, principal destino de neve de Portugal

Neve em Portugal
Neve em Portugal na Serra da Estrela – Foto: Luis Fonseca – Wikipedia (CC BY 2.0) – com acréscimo de logomarca

A Serra da Estrela é destino obrigatório para quem quer ver neve em Portugal. Além da neve, a cordilheira possui paisagens deslumbrantes e diversas atrações. A região recebe turistas o ano todo, mas é durante o inverno que os viajantes são mais atraídos para o local. Afinal, é o principal destino de inverno do país. 

A Serra da Estrela é uma das montanhas mais altas do país. São 1.993 metros de altitude, então, não é surpresa que as temperaturas atinjam níveis tão baixos, certo? Inclusive, no inverno, funciona uma estação de esqui na montanha.

Uma dica de ouro é que, como a região é bem mais fria do que a maioria dos brasileiros está acostumada, é importante se atentar em como se vestir em países muito frios para se manter protegido e confortável durante todo o passeio. 

Como ir à Serra da Estrela

Serra da Estrela
Serra da Estrela em Portugal – Foto: User:PAULO TATO MARINHO – Wikipedia (CC BY-SA 4.0)

Na região, existem algumas cidades base. São cidades e vilarejos que ficam aos arredores da montanha e nos quais se pode sair para explorar a Serra da Estrela, sendo Covilhã a principal. Esses locais são ótimas opções para se hospedar, uma vez que estão bem próximos à montanha, diferente das maiores cidades do país, como Lisboa, que fica a cerca de 280 km da região e Porto que fica a 250 km.

A melhor opção é alugar um carro para se deslocar até o local. Com isso, você ganha em praticidade e autonomia. Até existe transporte público para a montanha, mas é bem limitado. Para quem pretende alugar um veículo, a nossa recomendação é que procure na RentCars, além de ser confiável e possuir variedade de opções, o pagamento ainda é em reais.  

Se o carro não for uma opção, nas cidades base, é possível tomar o transporte público para conhecer a região. Nesse caso, o recomendado é optar por ficar nas maiores cidades, por uma questão de acesso e de infraestrutura. De lá, você pode ir à Serra da Estrela nos ônibus e trens que percorrem a região. 

Há, ainda, a opção de ir à Serra da Estrela de excursão. Apesar de ser a opção mais cara, é também a mais prática. Existem excursões saindo de Lisboa com 10 horas de duração e um pacote que inclui traslado de ida e volta do seu hotel, com guia particular, transporte, garrafas de água, tempo livre para explorar a área e tour para grupos particulares.

Caso prefira, há opções saindo de Porto. Essa excursão tem duração de 9 horas e inclui traslado de ida e volta para seu hotel, guia multilíngue, ingresso para o museu do pão e fábrica de queijo com degustação, atividades na neve (sturki, snowboard, trenó e outros) e seguros RC e AP.

Atrações na Serra da Estrela

Torre Serra da Estrela
Torre Serra da Estrela – Foto: Scheridon – Wkipedia (CC BY-SA 4.0)

Nem só de neve vive a Serra da Estrela. Os turistas são atraídos também pela beleza natural e pelas formações geográficas grandiosas, assim como pela riqueza cultural e histórica da região.

Estação de Ski da Serra da Estrela

Onde neva em Portugal
Ski na Serra da Estrela – Foto: Mafalda Matias – Wikipedia (CC BY-SA 4.0) – com acréscimo de logomarca

A principal atração da Serra da Estrela no inverno é certamente a estação de esqui, sendo a única do país. A emoção do esporte mesclada com a beleza da vista certamente criam uma experiência única e, por isso, esse é um dos principais pontos turísticos. 

Se em outros pontos da Serra da Estrela já é difícil acessar sem um carro, a estação de esqui é impossível. A cidade base mais próxima é Covilhã, que fica a 21 km da estação. É possível ir até à cidade de trem, mas de lá até chegar a estação somente com carro.

Como só costuma nevar no inverno, é apenas durante essa época que a estação abre. Não há uma data pré-definida, isto é, a abertura da temporada de esqui varia de um ano para o outro a depender das condições meteorológicas.

Esqui e snowboarding são os esportes mais comuns na estação, mas não os únicos. É possível também alugar trenós e motos de neve, e até mesmo apenas brincar na neve que às vezes chega a acumular mais de um metro de altura. 

Manteigas

Portugal tem neve
Manteigas em Portugal – Foto: Vitor Oliveira – Wikipedia (CC BY-SA 2.0)

Manteigas é uma típica cidade do interior europeu, rica em cultura e em história. Com pouco mais de 3 mil habitantes, o principal atrativo são as belezas naturais. A região possui belíssimas vistas, como o Vale Glaciário do Zêzere e o Poço do Inferno.

Mas não é só isso, a vila possui também uma boa estrutura para receber o turista. A região tem diversas hospedagens e hotéis, além de vários restaurantes para conhecer a culinária local. A cidade é ideal para quem quer relaxar e curtir o clima do interior!

Gouveia

Portugal neva no inverno
Parque Ecológico de Gouveia – Foto: Hipersyl – Wikipedia (CC BY-SA 4.0)

Mais uma cidade base da região da Serra da Estrela é a charmosa Gouveia. Com mais de 14 mil habitantes, a cidade oferece diversas opções de programas culturais para visitantes como o museu municipal de arte moderna, onde é possível conhecer mais da cultura da região, e o museu da miniatura automóvel, que abriga mais de 4 mil miniaturas de automóveis, algumas bem raras. Um deleite para apreciadores de carros! 

Vale destacar que os museus contam com várias exposições – permanentes e temporárias -, bibliotecas, jardins e restaurantes, entre outras instalações.

Outra opção é realizar atividades na natureza, como uma visita ao Parque Ecológico de Gouveia, onde se pode conhecer mais da fauna e da flora locais. Esse parque foi criado em 1999 e ocupa uma área de 6 hectares. Lá é possível observar espécimes da fauna local, como javalis, veados, gamos, entre muitas outras.

Covilhã

Covilhã Portugal
Covilha – Foto: User:Crazy_Murdoc – Wikipedia (CC BY-SA 3.0)

Covilhã fica estrategicamente localizada na região central de Portugal e está a duas horas de Porto ou Lisboa. Trata-se de uma cidade relativamente grande, com mais de 51 mil habitantes. Por isso, possui uma das melhores infraestruturas para turistas da área da Serra da Estrela.

A cidade existe desde a Idade Média e, até a década de 1980, era um grande polo industrial. Até hoje, Covilhã possui grande tradição na área têxtil, mas não é apenas isso, há também foco na agricultura, principalmente, a produção de vinho e de azeite. 

Para além da Serra da Estrela, os atrativos da cidade são museus, aldeias, rotas pela região e a famosa New Hand Lab, um projeto criado para manter as lembranças da época da indústria do lã vivas, um marco do período industrial da cidade.

Para os admiradores da arte urbana, Covilhã oferece também uma rota de arte urbana no centro da cidade, onde grandes nomes do grafite deixam sua marca nos muros e nas paredes da região. Desse modo, a cidade é um dos principais centros de arte urbana da área central do país.

Seia

Tem neve em Portugal
Seia – Foto: Vitor Oliveira – Wikipedia (CC BY-SA 2.0) – com acréscimo de logomarca

Situada ao sudoeste da Serra da Estrela, Seia é uma cidade relativamente pequena e tem na exuberante natureza o maior atrativo para os visitantes. A cidade possui vastas regiões para trilhas e prática de ciclismo, além de lagoas e praias fluviais. 

Com uma das cozinhas mais famosas da região, Seia se destaca também como polo gastronômico para aqueles que querem conhecer a culinária local. Desde o famoso queijo da Serra da Estrela até o exótico cabrito serrano, é possível experienciar o melhor da cozinha senense.

Onde mais se vê neve em Portugal?

Por mais que seja o principal destino turístico, a Serra da Estrela não é a única região de Portugal em que se pode ver neve. Há outros locais, mas vale sempre lembrar que não é garantido, e as condições climáticas variam de um ano para outro.

Parque Natural de Montesinho

cidades com neve em portugal
Foto: Vitor Oliveira – Wikipedia (CC BY-SA 2.0)

O Parque de Montesinho está situado na região nordeste de Portugal, próximo à fronteira com a Espanha, e lá é comum ver neve. É uma área de preservação natural, onde a flora e fauna são mantidas quase que intactas ao toque do homem. 

Por ser uma região de grande altitude, acima de 1.000 metros, pode acontecer de nevar durante os períodos mais frios do inverno. No entanto, não é algo garantido e pode variar entre um ano e o outro.

Além da neve, a viagem ao parque vale a pena pelo grande valor histórico, cultural, natural e gastronômico da região. O parque fica a 225 km de Porto e a 504 km de Lisboa.

Parque Nacional Peneda-Gerês

Parque Portugal
Foto: Harpagornis – Wikipedia (CC BY-SA 4.0)

Essa é outra região em que é possível ver neve em Portugal. O parque também fica ao norte do país, próximo à Espanha, e também compartilha das grandes altitudes, o que propicia a ocorrência de precipitação.

Localizado a 90 km da cidade do Porto e 414 km da capital Lisboa, o parque é ideal para quem gosta de trilhas e de estar em contato com a natureza selvagem. 

Serra do Marão

Época de neve em Portugal
Foto: Henrique Matos – Wikipedia (CC BY-SA 3.0)

Localizada na região norte do Portugal, a Serra do Marão é a sexta maior altitude do país, sendo assim, é provável que encontre neve lá no inverno. A serra fica a cerca de 88 km de Porto e a 390 km de Lisboa. 

A área da serra do Marão é extensa e abrange o Parque Natural do Alvão, uma das maiores e mais importantes áreas de preservação de Portugal. Os amantes da natureza certamente gostarão de conhecer a região!

Serra do Açor

Serrra Portugal
Foto: RuiCiencia – Wikipedia (CC BY-SA 4.0)

A Serra do Açor fica na região central do país entre a Serra da Estrela e Serra do Lousã. Nessa região, também é possível ver neve no inverno. No ponto mais alto da Serra do Açor, o pico da Cebola, a altitude chega a 1.418 metros, sendo assim, há grandes chances de nevar.

A região possui belíssimas trilhas, cachoeiras e praias fluviais. Posto isso, não apenas no inverno, mas durante todo o ano, a Serra do Açor é um destino encantador para viajantes aventureiros.

Neve em Lisboa: já aconteceu, mas é raro

Na verdade, mais que raro, é raríssimo. Só há registro de ter acontecido três vezes, em 2006, em 1954 e em 1944. A cidade é encantadora e, certamente, merece uma visita. Mas se o que você procura em Portugal é neve, os destinos que mostramos no texto são as melhores opções.

Sheila Silva
Sheila Silva
Sheila Silva é jornalista, escritora e amante das palavras e da vida em movimento! Mineira de carteirinha, nascida no interior e residente na capital, nunca perde a chance de uma nova aventura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui