Início Dicas Viajar na pandemia: retomada do turismo seguirá protocolos especiais

Viajar na pandemia: retomada do turismo seguirá protocolos especiais

Viajar na quarentena tornou-se uma possibilidade um tanto preocupante para muitos turistas. Contudo, após um cenário ainda instável por causa da pandemia de coronavírus (COVID19), a retomada do setor está sendo rodeada de cuidados e procedimentos. Isso quer dizer que, todo aquele planejamento realizado no início do ano foi trocado por protocolos e opções. E os feriados prolongados, tão propícios para um passeio a dois ou em família, repensados.

Mas isso não significa que o turismo durante 2020 está cancelado. Ele apenas precisou se adequar para que os momentos de lazer não se tornem propagadores da pandemia. Mesmo com algumas atividades voltando ao normal, é importante tomar o máximo de cuidado com a proliferação do vírus. E isso requer mudanças práticas no dia a dia do viajante.

Enquanto hotéis e pousadas de todo o país se readequam para voltar a receber turistas, preparamos esse artigo com dicas essenciais para quem já sonha em voltar a viajar. Nesse momento, é essencial pensar em segurança e alternativas, para que a descontração não se torne preocupação. Confira conosco!

Viajar na quarentena exige menos aglomeração e mais cuidados

O setor de turismo ainda sofre o impacto de uma pandemia sem data para acabar. Isso porque ele precisa alinhar a economia do segmento com uma indústria que ganha com as pessoas saindo de suas casas.

Ainda que pareça contraditório, as viagens e o turismo estão, aos poucos, retornando ao “novo normal”. E isso quer dizer que: companhias aéreas estão restabelecendo rotas, locais turísticos estão reabrindo pontos de visitação e pessoas estão planejando viagens.

viagem coronavirus
A pandemia de coronavírus (covid19) mudou a forma de viajar – Foto: Freepik

Porém, quais mudanças os viajantes podem esperar a curto e longo prazo?

Mudanças no turismo pós-pandemia

Primeiramente, os pontos turísticos do mundo inteiro irão controlar de maneira mais efetiva o acesso. Ou seja, onde antes havia filas, elas terão tempo maior de espera, mas sem aglomeração. Dessa forma, uma dica importante é a reserva antecipada de ingressos para museus, monumentos e parques, por exemplo. 

Além disso, acontecerão verificações obrigatórias de temperatura, obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento de interação.

No caso de museus, ainda há uma expectativa de como irão oferecer seus serviços de modo que os visitantes se sintam seguros. Alguns museus, como o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto e o Louvre, em Paris, já oferecem visitas virtuais a algumas peças. A tendência é haja um sistema híbrido, onde o visitante possa conhecer in loco uma parte do museu e continuar sua visita de modo online.

Com esse fluxo, torna-se essencial a reserva antecipada, seja a curto, médio ou longo prazo.

viajar na pandemia
Com a pandemia, até as crianças precisam viajar protegidas – Foto: Freepik

Hospedagem com pensão completa é uma alternativa em alta

No ramo da hotelaria, um segmento tem se destacada em tempos de pandemia. Se viajar na quarentena pode ser se expor a riscos, eles são minimizados quando há menor trânsito do turista em vários lugares. E por isso, a hospedagem com pensão completa se destaca como possibilidade viável durante o atual cenário.

Isso porque ela é comumente associada à resorts e hotéis fazenda. E oferecem ao visitante, uma experiência gastronômica no próprio lugar de hospedagem. Ao mesmo tempo que garante maior permanência do hóspede no local, essa modalidade facilita a rotina da empresa ao estabelecer protocolos únicos para toda sua área. Ou seja: se você tiver confiança nos procedimentos de higiene de um hotel, isso será ampliado para o restaurante e suas áreas de convivência.

Hotel Fazenda Floresta Negra
Hotel Fazenda Floresta Negra, no sul de Minas Gerais – Foto: divulgação

Além disso, a maior parte dos hotéis fazenda e resorts oferecem comodidades que transformam a viagem em um destino único. De termas, piscinas, trilhas ecológicas a quadras esportivas, bares e restaurantes.

Para entender um pouco mais sobre o que esses lugares oferecem, vejam nossos artigos sobre esses meios de hospedagem em Minas Gerais.

Resorts em Minas Gerais: estadias incríveis para um passeio inesquecível

Hotéis fazendas em Minas Gerais para você conhecer e se encantar

Turismo no Brasil será priorizado em relação ao internacional

As viagens internacionais, por sua vez, devem ter uma retomada mais lenta e gradual do que o turismo nacional. Isso porque vários países do mundo suspenderam a entrada em seus territórios. Ainda que haja uma reabertura de países que já estão em estágio de menor impacto da pandemia, enquanto o Brasil tiver um platô alto, como o atual, haverá restrições a turistas.

Em geral, a demanda doméstica irá se recuperar mais rápida, ainda que adaptada para o novo cenário. Dentre as agências aeroviárias, já existem procedimentos que tentam equilibrar lucro com segurança. Dessa forma, algumas práticas adotadas neste momento, deverão continuar mesmo após o fim da pandemia. Por exemplo, o bloqueio de assentos em aviões ou limitação no número de bilhetes vendidos.

Com isso, possivelmente, as viagens para o exterior terão acréscimo em seus valores, movimentando o turismo no Brasil como principal alternativa.

viajar pos pandemia
Os destinos nacionais são os que primeiro receberão visitantes na retomada do turismo – Foto: Freepik

Cautela fará com que viajantes procurem destinos mais próximos de casa

Mesmo dentro do Brasil, a tendência é que os viajantes cautelosos se aventurem, primeiramente, em destinos próximos da origem. A expectativa aponta para viagens de lazer antes mesmo de viagens de negócios, uma vez que esta última está sendo readaptada para conferências e chamadas online.

E para que essa reabertura de destinos, atrações e hotéis seja confiável, os viajantes irão exigir deste lugares uma apresentação detalhada dos protocolos emergenciais. Aliás, várias empresas já estão dando destaque para esses procedimentos em seus sites oficiais. E a dica aqui é: sempre confira o que está sendo feito pelo seu local de hospedagem.

Ao mesmo tempo, viagens particulares, em família ou casal, ganham mais aderência que viagens em grupos. Isso porque os viajantes se sentem mais seguros estando em carro próprio, por exemplo, que em uma van, ônibus ou avião. Para quem não possui veículo, há opção de alugar um carro, veja valores aqui.

O isolamento social, nestes casos, se torna mais fácil quando não há um grupo considerável viajando junto.

viajar de carro quarentena
Viajar na quarentena ou no pós pandemia de carro é a melhor opção – Foto: Freepik

Dicas essenciais para viajar na quarentena com segurança

Agora que você já compreendeu sobre o cenário do turismo na pandemia, que tal alguns dicas que não podem faltar? Elas são indicadas por médicos e infectologistas e irão te manter seguro durante sua viagem.

  1. Lave as mãos em todas as situações possíveis e evite tocar o rosto. Além disso, tenha sempre álcool em gel com você e mantenha seu celular desinfetado. Lembre-se que você está sempre em contato com ele.
  2. Evite a utilização de dinheiro em espécie e priorize o cartão para pagamentos. Faça a higiene em sua carteira e cartões, antes e depois da utilização.
  3. Redobre a atenção em quartos de hotéis. Não apenas verificando a higiene do local, como priorizando uma limpeza própria, caso talheres, pratos e copos não sejam descartáveis.
  4. Evite aglomerações, seja em locais fechados ou abertos. Aliás, a dica é priorizar ambientes ao ar livre, evitar piscinas, saunas e outros ambientes com várias pessoas. Na dúvida, imagine que a distância ideal de outras pessoas de você é de 2 metros.
  5. Por fim, escolha lugares que costumam não ter uma grande concentração de pessoas. No momento, praias de grande fluxo ou cidades com alta temporada, não são recomendadas. Pense que estamos em um país com dimensões continentais e belezas únicas. Com certeza, não faltarão lugares incríveis para conhecer e relaxar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui