O Parque das Águas de São Lourenço é a atração turística mais famosa da cidade. O parque está localizado bem no centro de São Lourenço e sua presença desenvolveu todo seu entorno. É ao redor do parque que se encontram a maioria dos hotéis e restaurantes da cidade!
Para conhecer quais os hotéis que ficam mais próximo do parque e os que estão a apenas alguns quarteirões de distância, leia nosso texto sobre hotéis em São Lourenço.
A região turística do sul de Minas Gerais chamada de Circuito das Águas se tornou um polo turístico nas últimas décadas. Apesar do Parque das Águas de Caxambu ser o que possui mais tipos de águas minerais. Como São Lourenço se tornou a cidade mais turística da região, seu Parque das Águas é também o mais famoso e visitado de todos.
Apesar do Parque das Águas de São Lourenço ser muito interessante, vale a pena lembrar que a cidade possui algumas outras atrações turísticas como uma viagem de trem Maria Fumaça.
História do Parque das Águas São Lourenço
As nascentes de água de São Lourenço foram descobertas em 1826. Mas, foi com a criação da Companhia de Águas de São Lourenço em 1890 que se passou a ter uma maior atenção para o local. A primeira fonte de água foi construída em 1892 e o balneário em 1935. Porém, apenas nas últimas décadas que o turismo se desenvolveu na cidade.
O Parque das Águas de São Lourenço é o maior de todo o Circuito das Águas, com 400 mil metros quadrados. Isso inclui um anexo, que possui um jardim japonês e quadras de peteca, vôlei e futebol. Além de ser o maior, o parque é também o mais bem conservado de todo o Circuito. Possui jardins bem cuidados e o ambiente é tranquilo e agradável. Se a intenção é se exercitar, há pedalinhos e aluguel de bicicletas.
Pela manhã e no final do dia, também há muitas pessoas fazendo caminhadas, principalmente moradores da cidade. Para os que não querem se exercitar tanto, há um mini-golfe e quadras de bocha. O parque possui várias lojas e um restaurante, mas parece que quase não possuem movimento.
Aos finais de semana há música ao vivo, em vários horários do dia, em um lugar chamado Catedral de Bambu.
Apesar do parque ter tudo isso, as pessoas o procuram em busca de suas estâncias hidrominerais. O essencial do parque são as fontes de água. Há nove fontes de água mineral, cada uma com uma composição, um gosto e uma indicação terapêutica diferente. Por exemplo, a água da Fonte Sulfurosa é indicada para o tratamento de diabetes e distúrbios do intestino.
Todas as fontes são de água mineral gasosa e no geral não possuem um paladar agradável. Principalmente, para quem não gosta de água com gás que é o meu caso!
Fontes de Águas
O parque possui 9 fontes de água, de seis diferentes tipos: Gasosa Natural, Magnesiana, Sulfurosa, Alcalina, Carbogasosa e Ferruginosa. As fontes de água do Parque de São Lourenço são simples, não são requintadas como as de Caxambu, mas se encontram bem preservadas, diferentemente das fontes da cidade vizinha.
Conheça abaixo as fontes de água mineral do Parque das Águas de São Lourenço:
Fonte Oriental
Essa foi a primeira fonte construída do parque e é de água mineral gasosa natural. A água dessa fonte tem a fama de ser a mais saborosa do parque e é indicada para distúrbios renais, digestivos e certos tipos de intoxicação.
Fonte José Carlos de Andrade
Essa é uma fonte de água carbogasosa, por conter lítio em sua composição. É muito eficaz para tratamentos de depressão e estresse, além de processos alérgicos e de colites.
Fonte Ferruginosa
Como o nome diz, essa é uma fonte de água rica em ferro, por isso é indicada para anorexia, anemia e astenia. Porém, deve ser consumida com cautela para evitar cólicas.
Fonte Primavera
Essa também é uma fonte com água ferruginosa. Seus benefícios se assemelham aos da citada acima (Fonte Ferruginosa), mas seu sabor é mais intenso. Suas propriedades são ideais para o tratamento de anemia e anorexia, além de ajudar a diminuir o cansaço e a fadiga.
Fonte Alcalina
Essa é uma fonte de água alcalina. É indicada para úlceras gastroduodenais e também alivia a hipercloridria. Além disso, possui grande indicação para uricenía, auxiliando na eliminação do ácido úrico e de cálculos renais.
Fonte Jayme Sotto Maior
Essa é uma fonte de água sulfurosa. É indicada para o tratamento de diabetes e distúrbios do intestino grosso, como colites crônicas e pós-infecciosas. Também ajuda a melhorar processos alérgicos da pele e doenças do colágeno. Além disso, os gases liberados desta fonte são usados no tratamento de sinusite e problemas respiratórios.
Fonte Sufurosa II
Também é uma fonte de água sulfurosa e possui as mesmas propriedades da fonte citada acima (Fonte Jayme Sotto Maior).
Fonte Andrade Figueira
Essa é uma fonte de água magnesiana. É muito boa para o tratamento de distúrbios hepáticos, vesícula biliar e certas alterações do intestino grosso. No entanto, é contraindicada para casos de úlcera péptica.
Dica para não passar mal com as águas
Ao visitar o Parque das Águas de São Lourenço, é essencial não exagerar no consumo das águas minerais. Cada fonte possui propriedades únicas que podem causar efeitos no organismo se ingeridas em excesso ou combinadas indiscriminadamente. Por isso, nada de experimentar várias águas no mesmo dia de forma exagerada!
A melhor abordagem é provar com moderação: tome apenas pequenos goles de cada uma para sentir o sabor e as propriedades. Se quiser matar a sede, escolha uma única fonte e consuma-a em quantidade moderada. Assim, você evita surpresas desagradáveis, como desconfortos gastrointestinais, e aproveita melhor a experiência!
Ingressos do Parque das Águas São Lourenço
Há dois tipos de ingressos para entrar no parque, o de entrada única que custa R$20 (jun/2024). E o ingresso com direito a entrada e um retorno no mesmo dia, que custa R$24. Crianças de até 5 anos não pagam; já crianças de 6 a 12 anos e maiores de 60 anos pagam meia.
O parque foi administrado por três décadas pela Nestlé, que era a empresa que possuía os direitos de engarrafar a água da cidade e ajuda a manter o parque. Em 2018 as marcas de águas da Nestlé foram compradas pela empresa Minalba que passou a ser a responsável por envasar as águas e administrar o parque de São Lourenço.
Mas, nem tudo são flores, depois que empresas passaram a administrar o parque e suas respectivas águas, fontes chegaram a secar. Segundo moradores o motivo é o excesso de captação das águas pelas empresas.
Horário de funcionamento do parque
O Parque das Águas São Lourenço funciona diariamente das 8:00 às 17:20. O horário de funcionamento do parque é o mesmo todos os dias da semana. Para mais informações, acesse o site do parque clicando aqui.
Balneário SPA – Centro Hidroterápico
O Balneário de São Lourenço foi criado em 1935, para que as pessoas pudessem tomar banho nas águas com propriedades medicinais do parque. Em 2008, o Balneário passou por uma reforma e hoje, funciona mais como um Spa, também chamado de Centro Hidroterápico de São Lourenço. Há banhos com óleos essenciais, ofurôs, duchas e massagens.
Os preços não são baixos, mas comparados com os de grandes cidades, podem ser atrativos. Uma das atividades mais baratas e por isso mais procuradas são os banhos aromáticos, em que você escolhe um óleo essencial.
O mais realizado é o banho de lavanda. Eu fiz esse banho e gostei! A água é bem quente, mas é bem relaxante. Dura 20 minutos, veja a foto abaixo.
Os ofurôs também duram 20 minutos em média. Para os banhos e ofurôs não há reserva, eles são feitos por ordem de chegada. O que são agendadas são as massagens. Apesar do balneário contar com vários massagistas, as agendas ficam lotadas nos feriados. Fui no feriado do Réveillon, no dia 02/01 e só havia vaga de massagem para o dia 04/01.
Tanto os banhos, quanto os ofurôs e as massagens são realizados em cabines individuais. E há um corredor para homens e outro para mulheres.
Horário de funcionamento do Balneário
O Balneário funciona de terça a domingo nos seguintes horários:
09:30 às 12:00 e 13:30 às 17:00.
Outras dicas de São Lourenço além do Parque das Águas
E aí gostou de conhecer o Parque das Águas São Loureço? Se estiver programando uma viagem à cidade, veja a lista que fizemos com os principais hotéis de São Lourenço. Vale a pena também conhecer as outras cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais.
Se quiser saber onde aproveitar a gastronomia, o site da prefeitura possui uma lista com os restaurantes e lanchonetes da cidade.
Deborah, pelo que sei, São Lourenço não possui estâncias naturais de agua quente, como em Poços de Caldas. Porém, há alguns hotéis que possuem piscinas aquecidas artificialmente.
Não há piscinas de água quente em São Lourenço? Grata
Olá Tifany!
Ficamos muito felizes em ter contribuído com seus estudos!
Eu amei o site 🙂 me ajudou muito no trabalho de ciências
Estive no Parque hj e amei!! Além das fontes, lojas e muito verde, há muitas curiosidades sobre animais, plantas e importância da água. Como hj é o terceiro sábado do mês, tive a sorte de poder assistir ao entardecer com a revoada das garças e apresentação musical (saxofone) num clima maravilhoso!!! Surreal!! Recomendo!!
Obrigado por compartilhar as informações Adriana, não sabia dessas questões.
Percebi muitas fontes sem manutenção, o parque custa 20 reais sem volta mais , tem que pagar a volta da tarde, isso faz com que os visitantes não voltem .
O que aconteceu?
Muitas partes sem manutenção?
Literalmente quebradas?
Ficamos feliz que as informações foram úteis para você Taís.
Gostei Felipe das informações vou para Araxa, por isso estou pesquisando.
Não sabia dessa informação Oswaldo, obrigado por compartilhar conosco.
Por melhor que seja, está na contramão do mundo não aceitando pets. Por isso mesmo deixa de receber dezenas de milhares de novos visitantes.