Início Grécia Santorini Onde ficar em Santorini

Onde ficar em Santorini

A localização de um hotel em Santorini vai ditar como será sua experiência na ilha. Por isso, a importância de escolher bem onde ficar! A ilha, apesar de pequena, possui algumas cidades (praticamente vilas), mas que possuem estilos e características diferentes. Então, escolher o local que mais combine com você fará uma completa diferença na sua viagem.

Leia também: Lua de mel em Santorini, os hotéis mais românticos da ilha

Caldeira do vulcão

Diferente de outras ilhas, em Santorini não são os hotéis próximos à praia os mais procurados e caros, mas sim os que ficam na caldeira do vulcão. Algumas cidades ficam nessa caldeira, que é o lugar mais incrível de Santorini!

foto aérea de santorini grécia
Imagem aérea de Santorine, na parte central é o vulcão – Foto: Wkipédia (CC BY-SA 3.0)

hotéis na caldeira do vulcão em santorini
Hotéis na caldeira do vulcão – Foto: Wikipédia (CC BY-SA 3.0)

Existem também as cidades que ficam próximas à praia, entretanto as praias de Santorini não são das mais bonitas da Grécia. Por isso, essas cidades são menos procuradas e bem mais baratas para se hospedar.

Leia também: Meios de transporte em Santorini, como se deslocar na ilha

Uma questão muito importante para você saber é a necessidade de fazer a reserva do hotel em Santorini com bastante antecedência, principalmente se você quer ficar em uma cidade na caldeira do vulcão.

O ideal é fazer a reserva com seis meses de antecedência, porém com quatro meses ainda se encontram boas opções, desde que você não viajará na alta temporada (julho a setembro). Falo isso por experiência própria! Eu viajei para Grécia em maio que ainda não é alta temporada e reservei meu hotel em Santorini com uma semana de antecedência. Mais de 80% dos hotéis já estavam cheios em Fira, que é a maior cidade. Pelo preço que paguei, com certeza teria ficado em um hotel melhor se tivesse reservado com antecedência.

Leia também: Quando ir a Santorini, veja a melhor época para conhecer a ilha

Fira

vista caldeira do vulcão santorini
Caldeira de Fira – Foto: Wikipédia (CC BY-SA 4.0)

Fira ou Thira, na grafia antiga, é a capital e maior cidade de Santorini. É o coração da ilha! É lá que você encontrará a maioria das lojas de produtos turísticos, agências de turismo, locadoras de carros, além de muitos restaurantes e boas opções de bares. Santorini não é uma ilha onde você encontrará uma boa vida noturna, mas se você quer encontrar algum agito à noite, o lugar indicado é Fira.

Fira é a cidade que possui a maior oferta de hospedagens, então acaba sendo o lugar que a maioria dos turistas se hospedam. Para quem quer economizar é uma boa opção, dentre as cidades que possuem caldeira do vulcão, Fira é onde você encontrará restaurantes e lanchonetes com os melhores preços. Existem muitas opções de restaurantes desde os sofisticados até os populares.

É também de Fira que saem os ônibus para toda a ilha. Logo, se não for alugar um veículo, Fira é o local que lhe possibilitará utilizar da melhor forma o transporte público.

ruelas de fira em santorini
Ruelas de Fira – Foto: Yannig Van de Wouwer (CC BY-NC-ND 2.0)

Em Fira você encontrará uma bela vista da caldeira do vulcão. Entretanto, nem todos os hotéis possuem vista para lá, apenas os que ficam virados para a caldeira. Se quiser se hospedar em um desses hotéis você precisará abrir o bolso. A diferença de preço dos hotéis com vista para a caldeira dos demais é grande. Além disso, esses hotéis costumam ficar em locais em que só é possível chegar a pé, pois as ruelas são de trânsito exclusivo de pedestres.

Dentre os hotéis com vista para a caldeira do vulcão destaca-se o Andronis Honeymoon, um dos melhores da cidade, possui quartos com banheira de hidromassagem com vista para a caldeira. Outro hotel bem sofisticado é o Asteras Villas, que também possui banheira, mas possui quartos com decoração moderna. Hotéis bem confortáveis porém com valores bem menores do que os dois acima são: Anteliz Suites que possui uma incrível piscina com vista da cratera, Callia Caves que aceita apenas adultos e Hotel Galini que possui estacionamento. Esse último fica na cidade vizinha Firostefani, mas é praticamente Fira.

Já hotéis com melhor custo-benefício com vista para a caldeira são: Ellinon Thea Boutique HotelKastro Suites  e  Hotel Mylos.

Agora, quem não se importa em não ter uma vista para a caldeira consegue encontrar hotéis com preços bem mais atrativos. O Callia Retreat Suites é um bom hotel, com uma grande piscina, que hospeda apenas adultos. Já o San Marino Suites são apartamentos muito bons e com uma incrível decoração. Porém, se você quer opções baratas os indicados são: Antonia HotelVilla Soula  e  Loizos Stylish Residences.

Para ver todos os hotéis em Fira clique aqui.

Eu me hospedei em Fira e gostei da minha escolha. Como não fiquei muito tempo em Santorini, apenas duas noites, acho que foi uma boa opção. Como a cidade fica em uma região central, ajudou nos deslocamentos. Contudo, se tivesse ficado mais tempo, teria escolhido Oia.

Oia

pôr do sol em oia santorini
Pôr do sol em Oia – Foto: Alex DROP (CC BY-NC-ND 2.0)

O local preferido dos casais é Oia. A cidade, que fica no extremo norte de Santorini, é o local mais charmoso, bonito e romântico da ilha. A maioria das fotos de Santorini que você já deve ter visto, com todas aquelas casinhas brancas, foram tiradas em Oia; inclusive a famosa igreja de cúpula azul fica lá.

Oia é onde os turistas de toda a ilha vão para ver o pôr do sol. Se você estiver hospedado lá, ficará mais fácil e confortável assistir a esse espetáculo da natureza. Muitos casais ficam na varanda de seus quartos tomando um vinho e vendo o pôr do sol, mesmo não sendo todos os hotéis que possuem a melhor vista para o pôr do sol. Porém, já é bem melhor do que a aglomeração de centenas de turistas nas áreas públicas e restaurantes que possuem as melhores vistas para o espetáculo.

Outra vantagem de Oia é que existem vários estacionamentos e é mais fácil parar o seu veículo. Por outro lado, a cidade está em um extremo da ilha, por isso é mais distante dos demais pontos de interesse de Santorini. Oia está a 14 km de Fira, 20 km da praia de Kamari e a 27 km da praia de Perissa. Para uma passagem rápida por Santorini não acho que vale a pena ficar por lá.

Moinhos de Oia
Moinhos de Oia

Porém, a maior desvantagem de Oia é o seu valor. Esse é o local mais caro de Santorini! Não apenas as hospedagens são mais caras, como também a alimentação. Apesar de possuir uma boa variedade de restaurantes, eles são mais caros que em outras partes da ilha.

Então, se você não se importar em gastar mais, esse é um ótimo lugar para se hospedar. Existem hotéis incríveis em Oia, mas os preços são bem elevados; entre os melhores destacam-se: Canaves Oia Suites & Spa que possui estilo mais moderno e piscina de borda infinita e Hyperion Oia Suites que possui quartos com incríveis piscinas privativas.

Entre os medianos podemos destacar: Museo Grand Hotel que é um hotel moderno, Azalea Houses que fica mais afastado do centrinho de Oia, mas tem um interessante estilo retrô e Myst Boutique Hotel que possui piscina de borda infinita.

Entre as opções baratas, que em Oia não são tão baratas assim, estão: Vrachia Studios & ApartmentsLaokasti Villas  e  Santo Margarita.

Para ver todos os hotéis em Oia clique aqui.

Imerovigli

vista mais bonita caldeira vulcão santorini
Imerovigli – Foto: Alistair Young (CC BY 2.0)

Um local muito pouco conhecido, mas que é também uma boa opção de hospedagem é Imerovigli. Essa cidade de nome estranho é onde você terá a melhor vista para a caldeira, ou seja, melhor do que Fira e Oia.

Imerovigli fica entre Fira e Oia, porém mais perto da primeira. A cidade está a 2 km de Fira e a 9 km de Oia. Entretanto, existem hotéis que ficam mais afastados do centrinho da cidade.

Outra vantagem de Imerovigli são os preços das hospedagens, pois são menores que nessas duas outras cidades citadas acima. Por outro lado, a cidade é muito pequena e não muito bonita. As calçadas são mais feias e existem poucas opções de restaurantes. Porém, para quem gosta de ficar em um lugar tranquilo e silencioso, Imerovigli é uma boa opção.

hoteis com vista em Imerovigli santorini
Imerovigli

Imerovigli possui alguns hotéis incríveis com vista da caldeira que custam menos do que equivalentes em Oia e Fira como: Sophia Luxury Suites que possui quartos com piscinas internas e externas e o Cavo Tagoo Santorini que apesar de mais afastado, possui banheiras privativas com vista.

Com valores medianos, podemos citar o Regina Mare que recebe apenas adultos e possui uma grande piscina e o Vista Mare Suites que possui quartos grandes para quatro pessoas.

Entre as melhores opções dos hotéis mais baratos estão: Senses Boutique Hotel que possui bonitos quartos coloridos, Belle Etoile Villas que possui banheira de hidromassagem, porém sem vista para a caldeira e Merovigla Studios opção bem barata e também sem vista para a caldeira.

Para ver todos os hotéis em Imerovigli clique aqui.

Kamari

praia de kamari santorini
Kamari

Para quem gosta de ficar próximo a praia a dica é se hospedar em Kamari, que é a melhor cidade de praia de Santorini. Apesar da cidade vizinha Perissa ter uma praia um pouco melhor, Kamari é uma melhor opção de hospedagem.

Kamari é um lugar muito agradável! A rua a beira mar, cheia de restaurantes, lojas e bares é um ótimo lugar para se caminhar. Na cidade você encontrará boas opções de restaurantes e a média de preços será muito menor do que de Fira e Oia. Porém, a maior vantagem de Kamari são os preços de hospedagem, muito inferiores aos das três demais cidades citadas acima. Logo, para quem quer economizar, Kamari é a melhor opção. A cidade fica a 8 km de Fira e a 20 km de Oia.

guarda sol Praia de Kamari santorini
Praia de Kamari

Vale ressaltar que Kamari possui alguns bares legais e é onde se tem a segunda melhor vida noturna de Santorini, perdendo apenas para Fira.

Kamari não possui hotéis tão sofisticados quanto os das outras cidades, mas possui alguns bons hotéis que são bem mais baratos que equivalentes nas demais localidades. Os destaque são: Bellonias Villas que é de frente para o mar e possui uma grande piscina e o Sun Springs Suites que apesar de ficar a 150 metros da praia, possui piscinas privativas em cada quarto.

Se quiser ficar em um hotel em frente a praia as opções são: Kamari Beach HotelAlesahne Beach Hotel Makris Beach Hotel. As opções com melhor custo-benefício são: Katrakis Sea View by Chez Sophie que fica a 100 metros da praia, Alexandra Hotel a 80 metros da praia e o Hotel Matina a 150 metros da praia. Todos possuem piscina.

Para ver todos os hotéis em Kamari clique aqui.

 

LEIA TAMBÉM:

-Quando ir a Santorini, veja a melhor época para conhecer a ilha

-Lua de Mel em Santorini, dicas da ilha mais romântica da Grécia

-Onde ficar em Mykonos, melhores locais para se hospedar

Foto de capa de Oia - Foto de: Giuseppe Milo (CC BY 2.0)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

hotel ho chi minh vietna

Onde ficar em Ho Chi Minh, dicas de bairros e hotéis

A cidade de Ho Chi Minh, também conhecida como Saigon, é a maior do Vietnã. Este texto com dicas das regiões e sugestões de...
easysim4u é bom

Chip de internet EasySim4U é bom?

O que fazer em São João del Rei