Início Estados Unidos Miami O que fazer em Miami: atrações, museus e praias

O que fazer em Miami: atrações, museus e praias

O que fazer em Miami? A princípio essa é uma pergunta fácil de ser respondida, porque a cidade conta com diversos museus, praias e pontos turísticos interessantes. Entretanto, nem tudo vale a pena ser visitado, porque você, provavelmente, não terá tempo disponível para ver tudo.

Para lhe ajudar na escolha, visitamos as atrações e fizemos uma lista para lhe auxiliar a decidir o que mais vale a pena ser visitado e definir um roteiro que caiba no seu tempo e no seu bolso, já que as atrações turísticas de Miami não são baratas.

miami the bass museu
Pedras coloridas da famosa entrada do museu The Bass

Nós, do blog Abrace o Mundo, recebemos da Greater Miami Convention & Visitors Bureau um passe que dava direito a conhecer as principais atrações turísticas da cidade e de seus arredores. Visitamos até alguns locais que se fosse para pagar não teríamos ido, isso foi ótimo para conhecer as atrações da cidade. Nessa odisseia pelos pontos turísticas de Miami tivemos incríveis surpresas, de locais que não são muito famosos, mas são bastante interessantes; quanto de locais muito famosos que não são muito atraentes. Além, é claro, de confirmar que alguns locais são famosos porque são incríveis, como outros que estão fora do circuito porque não tem muita graça.

Para conhecer mais sobre os museus, praias e demais atrações turísticas de Miami, veja nossa crítica com dicas e conselhos.

Vamos começar falando do que fazer em Miami e depois vamos contar como se deslocar e onde se hospedar, dois quesitos que estão diretamente interligados com sua logística de como conhecer os pontos turísticos da cidade.

O que fazer em Miami?

Miami é uma cidade litorânea, com várias praias, restaurantes, lojas, além de museus e muitas atrações com animais. Para auxiliar, vamos dividir as atrações em:

Praias

Museus de Arte

Outros tipos de museus

Atrações ao ar livre

Atrações com animais

Praias

Miami é uma cidade litorânea e foram suas praias que começaram a dar fama turística à cidade. O estado da Flórida, onde fica Miami, é considerado o estado continental com as praias mais bonitas dos Estados Unidos. Além disso, Miami possui um clima quente, que permite aproveitar as praias durante todo o ano, com exceção dos poucos períodos de frente fria e tempestades.

O verão é extremamente quente na cidade, por isso os americanos preferem viajar a Miami no inverno (dezembro a fevereiro), quando as temperaturas são mais amenas e há menos chuvas. Então, a alta temporada em Miami é no inverno, quando a cidade recebe mais turistas, as praias ficam mais cheias e os hotéis mais caros.

praia miami beach
Os posto salva-vidas são a principal marca das praia de Miami

Conheça agora as melhores praias de Miami:

South Beach

praia de South Beach miami
South Beach é a praia mais popular entre os turistas

A praia mais famosa de Miami é South Beach. A região ao sul de Miami Beach é a região mais turística e agitada da cidade e onde as praias ficam mais cheias. Essa é a parte da cidade onde concentram-se muitos hotéis, por isso você encontrará muitos banhistas, além de restaurantes e bares na Ocean Drive, que é a avenida beira mar.

Apesar da praia ficar cheia, ela não fica lotada, porque possui vários quilômetros de extensão.

Se você gosta de praia mais cheia, precisa ir à praia no Lummus Park Beach, que é também a parte mais animada. O Lummus Park Beach fica entre as ruas 5 e 15. Para quem não sabe, as ruas de Miami Beach são nomeadas com números, com a numeração iniciando no sul da ilha.

miami beach
Postos de salva-vidas são encontrados em abundância em Miami Beach

Outro local interessante para curtir a praia é no South Pointe Park. No local, além da praia, existe um parque, com área verde, locais para crianças brincarem e um píer. O South Pointe Park fica no extremo sul de South Beach.

Hollywood Beach

praia Hollywood Beach miami
Praia de Hollywood Beach

A praia preferida de muitos turistas que viajam com frequência para Miami é Hollywood Beach. Não apenas dos turistas anônimos, mas também dos famosos que possuem casas lá perto, por isso o nome Hollywood.

O mar é um pouco mais calmo por lá, o que agrada muitos banhistas. Porém, a melhor parte é o calçadão, um ótimo local para caminhar e conhecer a região.

melhores praia de miami
Calçadão de Hollywood Beach é a parte mais agradável da região

Hollywood Beach não fica em Miami, mas na cidade vizinha de Fort Lauderdale. Pegando como ponto de referência a Lincoln Road, que é a rua mais famosa de Miami e fica em South Beach, Hollywood Beach está a 26 km de distância.

Haulover Beach Park

praia de nudismo miami Haulover Beach
A parte mais popular da Haulover Beach é uma praia de nudismo – Foto: osseous (CC BY 2.0)

A praia de Haulover fica em um local que se transformou em um parque e possui 2,4 km de extensão. O lugar é bastante frequentado por moradores da cidade, que, inclusive, praticam esportes como surf e kitesurf.

O norte da Haulover Beach é a parte mais cheia da praia e a única de Miami onde é permitido o nudismo, mas não é obrigatório. Nas demais praias da cidade o topless é permitido e é mais praticado em South Beach.

A praia de Haulover fica no norte de Miami entre Miami Beach e Hollywood Beach. A praia encontra-se a 15 km da Lincoln Road.

Key West

miami a key west
Key West é uma das praias mais famosas da Flórida

Para quem está disposto a dirigir e fazer uma pequena viagem, Key West é uma ótima opção. Essa é uma das praias mais famosas da Flórida. Key West é a cidade mais ao sul dos Estados Unidos e para chegar lá é preciso passar por pontes construídas sobre o mar e que conectam pequenas ilhas.

O caminho é lindo e muita gente vai a Key West apenas para ver o trajeto da viagem. Além disso, essa é a praia onde a tonalidade da água é mais bonita, um incrível tom de azul-turquesa.

estrada miami key west
A estrada para Key West já é uma atração

Key West fica a 270 km de Miami. É uma viagem longa, mas como a estrada é boa, é possível ir e voltar no mesmo dia se tiver disposição de dirigir. Existem também excursões de um dia que saem de Miami cerca de 7:00 e ficam 6 horas em Key West que possuem preços muito atrativos. Outra opção são excursões de um dia incluindo atividades em Key West como snokel, passeio de barco ou observação de golfinhos que já são mais caras.

Entretanto, o mais indicado é ir para dormir por lá. A cidade, apesar de pequena, possui boas opções de hotéis, como o sofisticado Margaritaville Key West Resort & Marina e o Fairfield Inn Marriott, que possui o melhor custo-benefício de Key West.

Museus de Arte

Miami possui muitos museus de arte e a maioria dos turistas não sabem disso. Para os amantes das artes, quando se fala “o que fazer em Miami”, os museus são as primeiras opções. Miami possui alguns museus muito incríveis e outros mais simples.

Os principais museus de arte de Miami são de arte contemporânea e pertencem às principais cidades do condado. Parece complicado, mas eu explicarei. Nos Estados Unidos, os estados são divididos em condados. O Condado de Miami-Dade possui várias cidades autônomas, que possuem sua própria polícia e escolas.

As principais delas também possuem ou financiam museus de arte. O principal museu de arte da cidade, o Pérez Art Museum, fica em Downtown Miami, o centro da cidade, onde está o distrito financeiro e concentra os principais prédios comerciais. Ele é o principal, porque é financiado pelo próprio condado de Miami, que reuni todas as cidades da região que chamamos de Miami. Miami Beach é um “bairro” bem famoso, turístico e sofisticado da cidade. Por isso, o município também possui mais recursos e financia um outro importante museu, o The Bass.

Já outros distritos com menos recursos, como o North Miami, financiam museus, mas eles possuem menos verbas, o que resulta em espaços menores e exposições com montagens mais simples.

Se você se interessa por arte, vale a pena visitar alguns desses museus. Alguns deles possuem exposições interativas que impressionam até mesmo aqueles não possuem grande interesse em arte.

Vale a pena lembrar que a maioria dos museus de Miami, não apenas os de arte, fecham um dia por semana. Então, fique atento aos horários e dias de funcionamento.

Vamos começar pelos museus mais interessantes da cidade:

Pérez Art Museum Miami – PAMM

roteiro de viagem miami
O Pérez Art Museum Miami é o principal museu de arte de Miami

O principal museu de arte da cidade é o Pérez Art Museum Miami, também conhecido por suas iniciais PAMM. Esse é o mais conhecido e reconhecido museu de arte da cidade. Por isso, se você pretende visitar apenas um museu de arte, opte por esse!

O PAMM está instalado em um prédio relativamente novo, de 2013. O prédio, com arquitetura contemporânea, é bonito e chama atenção. Não apenas por suas formas, mas, principalmente, pelo local onde fica. O PAMM e o Museu de Ciência (principal museu de Miami) foram construídos em uma área degradada, em frente ao mar no centro de Miami, chamada de Museum Park.

Toda área ao redor foi revitalizada, com palmeiras e outras árvores. Hoje, essa é uma das regiões mais interessantes da cidade. Caminhar pelo local onde fica o museu é muito agradável; então, mesmo que não entre, vale a pena passar por essa região, caso tenha tempo.

miami o que fazer
O Museum Park é uma área revitalizada e muito bonita

Agora, falando do museu em si, esse é um museu de arte contemporânea, com exposições temporárias. O museu gosta de trabalhar com vários formatos de arte, não apenas quadros, mas também esculturas, vídeos, instalações entre outros formatos. Por isso, quando você procura sobre o museu na internet, vê objetos pendurados pelo teto, paredes pintadas e outras formas menos usuais de arte.

Um dos problemas do museu é que seu ingresso é caro, o que afasta grande parte do público. Para ver preços e horários de visitação clique aqui.

Instituto de Arte Contemporânea – ICA

museus em miami
O Instituto de Arte Contemporânea, ICA é um importante espaço de difusão de artes em Miami

O segundo principal museu de arte de Miami é o Institute of Contemporary Art, mais conhecido por suas iniciais ICA. Ele também fica na região central de Miami, relativamente próximo ao PAMM, a 4 km de distância.

O ICA, como o próprio nome diz, também é dedicado a arte contemporânea. Porém, o ICA não se considera um museu, mas um local dedicado a promover experimentações em arte contemporânea e proporcionar intercâmbio e troca de ideias artísticas. Se comparado ao PAMM, é um museu ainda mais moderno, tendo exposições com elementos menos usuais e uma agenda com atividades e performances artísticas.

O ICA é um museu de 3 andares e no primeiro andar a exposição é gratuita. Quando visitei pude visitar apenas o 1° andar, já que os andares superiores estavam fechados para troca de exposição.

Um outro local que chama muito atenção é a entrada do estacionamento do museu, que fica em frente ao prédio do museu. A fachada do estacionamento possui esculturas e carroceria de carros que acendem os faróis a noite e chamam a atenção de quem passa pela rua.

melhores museus de miami beach
Painel do Garage Museum do ICA

Vale ressaltar que o museu fica em um bairro muito agradável, cheio de lojas e que possui um clima muito legal. As lojas são sofisticadas, então não é o local de comprar se você quiser economizar, entretanto passear pela região vale a pena, principalmente depois de saber que essa também é uma área revitalizada da cidade.

Para ver preços e horários de visitação do ICA acesse o site do museu.

The Bass

museu miami beach
Exposição temporária no The Bass

Se você quer visitar um museu que não tem cara de museu de arte, esse é o The Bass. O museu, apesar de ser pequeno, possui exposições interessantes e interativas. O curioso é que o museu foi criado em 1964, com doações de obras renascentistas e barrocas do casal John and Johanna Bass, mas hoje é um museu de arte contemporânea. E por ser de arte contemporânea que ele é tão diferente e interessante. O próprio museu se descreve como um local que “compartilha o poder da arte contemporânea através de experiências que estimulam, desafiam e educam”.

As exposições que vi lá, comparadas com as de outros museus, não foram as de maior qualidade artística, mas foram as mais interativas e agradáveis de visitar. Por exemplo, não havia nenhuma pintura ou gravura. Esse é o estilo da curadoria do museu. Porém, vale ressaltar que as exposições são temporárias e estão sempre mudando.

O lado ruim do museu é que seu ingresso é caro, pela pequena quantidade de galerias que possui. O preço é próximo dos museus citados acima que são bem maiores.

miami the bass museu
Pedras coloridas da famosa entrada do The Bass

Se você não entrar no museu, vale a pena pelo menos fazer umas fotos do lado de fora, pois o gramado com suas palmeiras e as pedras coloridas é bem famoso. Além disso, fica perto do sofisticado distrito de South Beach. O museu está a apenas 800 metros da famosa rua Lincoln Road. Essa proximidade dessa parte muito turística é o que leva vários turistas ao museu.

Para ver preços e horários de visitação do The Bass acesse o site do museu.

MOCA

turismo em miami florida
A parte mais bonita do MOCA é um painel interno.

O Museu de Arte Contemporânea do Norte de Miami, mais conhecido como MOCA, também é um museu de arte contemporânea. Entretanto, esse é um museu pequeno e com exposições simples. Não há grandes montagens de exposições como nos demais museus citados acima.

O museu não é novo, foi criado em 1981, mas nunca chegou a ser um museu de destaque da cidade. Visitei o MOCA e acho que não vale a pena a visita.

miami museum of Contemporary art
O MOCA é um museu pequeno e menos interessante que os demais citados acima

O museu é pequeno, as exposições são simples e apesar do ingresso ser mais barato que os demais, é caro para o que oferece. Ainda tem a questão da localização, pois o MOCA fica distante da região turística da cidade, principalmente se formos comparar com Miami Beach e South Beach. O museu fica a 21 km da Lincoln Road, por exemplo.

Acredito que só vale a pena visitá-lo se você estiver interessado na exposição específica que está montada.

O que é mais famoso do museu é o Jazz at MOCA, que são shows de jazz gratuitos que acontecem toda última sexta-feira do mês.

Para ver preços e horários de visitação do MOCA acesse o site do museu.

Outros museus

Além dos museus de arte, Miami possui outros tipos de museus. Desde Museu de Crianças até Museu Erótico, ou seja, para todos os gostos. Alguns dos museus não são muito relevantes, por isso separamos os cinco principais museus de Miami seja pela quantidade de visitantes, seja pela temática. Vamos começar pelo principal museu de Miami:

Museu de Ciências Frost

Museu de Ciências Patrícia Phillip Frost miami
O Museu de Ciências Frost é o principal museu de Miami

O Museu de Ciências Patrícia e Philip Frost é o principal museu de Miami, na minha opinião. O museu é grande, muito bem montado, com salas interativas e interessantes. É mais voltado para crianças, mas adultos também costumam gostar da visita. Por isso, essa é uma atração que vale a pena você incluir no seu roteiro, principalmente se estiver viajando com crianças à Miami.

O museu explica através da ciência várias temáticas como física, cadeia alimentar e sistema solar. O local também conta com um aquário, que é a parte mais fotografada, e alguns animais no último andar, que apesar de ter poucas espécies é bem montado e explicativo.

Entretanto, o destaque do museu é seu planetário. Com uma enorme tela de 19 metros e um sistema de projeção de 16 milhões de cores, é um dos planetários mais avançados dos EUA. Há várias apresentações por dia de diferentes temas no planetário e você tem direito a escolher uma para assistir.

planetario museu de ciencias miami
O planetário possui uma tela de 19 metros – Foto: divulgação museu

A única parte negativa do Museu de Ciências é seu preço, o mais alto entre as atrações listadas até aqui.

Para ver preços e horários de visitação do Museu de Ciências Frost acesse o site do museu.

Museu das Crianças

atrações turisticas de miami florida
Miami Childrens Museum é o principal museu para crianças – Foto: Smart Destinations

A principal atração para crianças em Miami é o Children’s Museum (Museu das Crianças). Apesar do nome museu, esse é um complexo com cenários coloridos, brinquedos e atrações interativas. Por isso, faz tanto sucesso entre as crianças.

O local é dividido por áreas. As crianças encontram lá, por exemplo, uma mini cidade com hospital, para tratar de personagens; mini mercado, com produtos e carrinhos na altura delas e um grande castelo com escorregador.

museu das crianças Childrens Museum
Sala Music Makers Studio – Foto: divulgação Museu das Crianças

Esse foi o único museu da lista que não visitei, por falta de tempo. Porém, pelo que pesquisei, esse é um museu muito divertido e lúdico para crianças, mas não é um museu tão instrutivo e informativo como o Museu de Ciências. Uma dica importante é deixar para visitar essa atração em um dia de chuva ou tempo ruim, já que ele é todo fechado.

Veja os dias e horários de visitação e os valores dos ingressos.

Jardins e Museu Viscaya

Jardins e Museu Viscaya miami
Jardins e Museu Viscaya é uma das atrações mais tradicionais de Miami

Saindo das temáticas infantis e falando agora de um museu voltado para adultos temos o Vizcaya Museum and Gardens. Esse é uma das atrações mais conhecidas e tradicionais de Miami.

Viscaya é uma grande mansão construída em estilo italiano, entre 1914 e 1922, para ser um palacete de inverno do magnata James Deering. Depois da morte de Deering, a propriedade ficou largada até ser comprada pela prefeitura de Miami que a transformou em museu. Um fato interessante é que conseguiram preservar a decoração e os mobiliários originais. Ao visitar a casa você pode conhecer a propriedade que possui 34 cômodos.

Contudo, a maioria das pessoas não visita o local por causa da mansão, mas sim por causa de seus jardins. A parte mais bonita e interessante da propriedade são seus jardins de estilo europeu. Esse é um lugar muito belo, calmo e agradável. Você pode passar bastante tempo aqui sem perceber.

jardins gardens viscaya
Os jardins são a parte mais interessante do Museu Viscaya

Um fato que me chamou atenção foi a quantidade de pessoas fazendo fotos nos jardins do Viscaya. Casais, adolescentes, famílias, eram muitos, vi pelo menos uns 6 fotógrafos na tarde que estive lá. Uma dica é deixar para fazer essa visita em um dia de tempo bom.

Para ver preços e horários de visitação do Vizcaya acesse o site do museu.

Museu de Arte Erótica

Museu de Arte Erótica miami
Esculturas africanas do Museu de Arte Erótica

Começamos esse tópico falando dos museus infantis e agora chegamos em um museu exclusivo para adultos. O World Erotic Art Museum é o único museu dos Estados Unidos dedicado, exclusivamente, a arte erótica. O museu conta com desenhos, pinturas, esculturas, fotografias e brinquedos sexuais de diferentes culturas e de distintos períodos, desde 300 a.C. até os dias de hoje.

Entretanto, apesar da temática ser muito interessante e o museu possuir mais de 4.000 peças, inclusive de artistas famosos como Salvador Dali, o museu é pequeno e a montagem da exposição é extremamente simples. Além disso, o ingresso é caro, com preço semelhante aos principais museus da cidade. Então, não é um museu para colocar entre as prioridades. Visite apenas se tiver tempo disponível.

Para ver preços de ingressos e horários de funcionamento do Museu de Arte Erótica clique aqui.

Castelo de Coral

O Castelo de Coral foi construído entre as décadas de 1920 e 1930

Para fechar a lista de museus, vamos falar de um museu pouco conhecido e intrigante, o Coral Castle. Essa é uma atração mais interessante por sua história do que pelo castelo em si. Pelas fotos você pode ver que é um local aberto construído com corais que não chama muita atenção visualmente.

Porém, a história por trás da construção é o mais curioso. O local foi construído por Edward Leedskalnin, nas décadas de 1920 e 1930. Ele construiu tudo sozinho, transportou, esculpiu e montou os blocos de corais que pesam várias toneladas. Fez isso tudo a noite, em um local que não tinha energia, com ajuda de lampiões.

miami pontos turisticos desconhecidos
Coral Castle

Dentre todas as partes da construção, que é chamada de castelo, há uma especial. Um portão de 9 toneladas, que ao ser construído, Leedskalnin conseguiu achar o ponto de equilíbrio perfeito, com isso era possível ser ser aberto girando com um dedo. Esse portão parou de funcionar em 1986 e um grupo de engenheiros da Universidade de Miami não conseguiu deixá-lo como antes.

Como a história é a parte principal do Castelo de Corais, no ingresso do local está incluída uma visita guiada de 30 minutos em que o guia conta todas as histórias da construção e curiosidades do castelo.

Apesar da história, a visita não é assim tão interessante. O castelo ainda fica distante, na região sul de Miami, a 63 km da Lincoln Road. Por isso, a visita só vale a pena se você visitar outras atrações na região sul. Nós visitamos no mesmo dia o Zoo de Miami, o Everglates e o Castelo de Corais, todos na região sul de Miami. Vale ressaltar que você precisará de GPS para conseguir chegar lá, então não se esqueça de comprar um chip de internet para usar. Os chips para os EUA costumam ser muito bons. Temos um texto exclusivo sobre empresas e onde comprar, leia: Chip internacional de internet: preços, tipos e dicas.

Para ver preços de ingressos e horários de funcionamento do Castelo de Coral clique aqui.

Atrações ao ar livre

Miami também possui muitas atrações ao ar livre. Alguns locais interessantes para conhecer que são abertos e gratuitos. Mas, não apenas por serem gratuitas, essas atrações são realmente interessantes e a maioria dos turistas incluem algumas delas em seus roteiros por Miami.

Wynwood Walls

Wynwood Walls miami
Wynwood Walls é a parte mais colorida da cidade

O primeiro item da nossa lista de atrações ao ar livre é um dos principais pontos turísticos de Miami e que não pode ficar de fora da sua lista. O Wynwood é o bairro que concentra a arte de rua de Miami. Andando pelo bairro você encontra muitos grafites, de vários tipos espalhados pelas ruas.

O curioso é que o bairro era degradado; a região que concentrava muitos galpões era vazia e perigosa. Os grafites, que começaram no início dos anos 2000, transformaram a cara do bairro. Wynwood ficou mais bonito e alegre, o que levou empresas e artistas a se mudarem para lá.

atrações ar livre miami
Os painéis das paredes de Wynwood ficam famosos entre os turistas.

O principal local de visitas é chamado de Wynwood Walls (Paredes de Wynwood), um lugar que reuni muitos grafites em várias paredes ao ar livre. O local lembra o Beco do Batman, em São Paulo. Entretanto, apesar da entrada ser gratuita, ele fica em um local fechado. Por isso, você precisa conferir o horário de funcionamento.

O local abre todos os dias da semana:

  • Segunda à quinta-feira: 10h às 23:30

  • Sexta e sábado: 10h30 à meia-noite

  • Domingo: 10h30 às 20h

Wynwood Walls é apenas um local a ser conhecido em Wynwood. O bairro é cheio de grafites interessantes, por isso vale a pena observar o que há nas ruas próximas. Como algumas partes do bairro não são seguras, muita gente prefere conhecer o local com um tour.

Existem vários tipos de tours (excursões) por Wynwood. O mais barato é o tour a pé de 1h30. Outras opções são o tour de 1 hora em carrinho de Golfe e o Party Bike Bar Crawl que é um tour de 2 horas por bares da região que usa aquele carrinho em que as pessoas vão pedalando.

Há também quem aproveita para conhecer em uma mesma excursão Wynwood e a Little Havana, que é um bairro próximo onde os cubanos se estabeleceram e é um lugar, culturalmente, muito interessante da cidade.

Bayside e Passeio de barco

Bayside Marketplace miami
Bayside Marketplace é um shopping ao ar livre muito agradável em Miami

O Bayside Marketplace é um shopping ao ar livre localizado em Downtown Miami, na baía de Biscayne. O local a beira mar é bem bonito e agradável para passear e fica bem no centro da cidade, perto do Museu de Ciências, PAMM e Jungle Island.

Apesar de possuir dezenas de lojas, incluindo Gap, Victoria’s Secret e Disney, esse não é um grande centro de compras. Se sua intenção é fazer muitas compras, o local mais indicado é o shopping Sawgrass Mills, o maior da cidade e que possui os melhores preços.

Muita gente que visita o Bayside aproveita para almoçar ou jantar; existem 12 restaurantes por lá e alguns com preços abaixo da média de Miami. O local também fica cheio a noite por causa dos bares.

passeiod e barco miami beach
Passeios de barco por Miami Beach lhe permite ver a ilha de outra perspectiva

Outra atividade bem comum são os passeios de barcos. No Bayside há uma marina, onde saem alguns passeios de barcos para conhecer ilhas de Miami. Muita gente não sabe, mas Miami Beach é uma ilha. Fiz o passeio de barco, de 90 minutos, chamado Millionaire’s Row Cruise, que passeia pela baia de Biscayne e o guia mostra a casa de famosos como Shakira, Sean Connery e Xuxa. Esse é o passeio de barco mais procurado pelos turistas, mas não é um passeio que colocaria entre as principais atrações da cidade, porém não deixa de ser interessante. O mais curioso não é nem conhecer as casas de famosos, mas ver Miami de outro ângulo.

Uma opção para quem quer fazer esse passeio é comprar o passeio de barco Millionaire’s Row + ônibus turístico que sai quase o mesmo preço que só o passeio de barco.

Existe também um tour de 5 horas que além desse passeio de barco, há um tour de ônibus que passa por alguns bairros como Little Havana e Coral Gables.

O mesmo barco que faz o Millionaire’s Row Cruise de dia, durante a noite faz um passeio de barco de 1 hora com DJ. O valor é barato, já que eles tentam ganhar dinheiro nas bebidas que tem preços altos. Porém, só acontece aos finais de semana, de sexta à domingo.

Para quem procura mais adrenalina, tem o passeio de lancha rápida, tipo catamarã de 45 minutos. Há também o Airboat no Everglades. Mas, desse eu falo depois, já que tem um tópico só para ele.

Lincoln Road

rua Lincoln Road miami
A rua Lincoln Road é a mais famosa de Miami Beach – Foto: Ed Webster (CC BY)

Uma parada obrigatória para quem visita Miami é caminhar pela Lincoln Road. Essa é a rua mais famosa da cidade, no coração de South Beach, onde concentram-se muitos bons restaurantes, bares e várias lojas. Não é a toa, que quando falo de uma localização comparo com a distância da Lincoln Road. Essa região é o centro turístico da cidade.

A Lincoln Road possui um clima bem agradável; você caminha pela rua, sem nem perceber a distância que está percorrendo. O que ajuda é que a maioria dos quarteirões é de trânsito exclusivo de pedestres.

Outra rua que também é interessante e com vários restaurantes e bares é a Española Way. Essa rua é paralela à Lincoln Road e a quatro quarteirões de distância.

o que fazer em miami atrações turisticas
Española Way é uma rua interessante em South Beach – Foto: Eric Fredericks (CC BY-SA 2.0)

Distrito Art Déco

Distrito Art Déco miami
Distrito Art Déco em South Beach

Próximo a Lincoln Road você encontrará o estilo arquitetônico mais famoso de Miami: o Art Déco. Miami possui muitos prédios modernos e arranha-céus, entretanto a imagem mais famosa da cidade são os prédios coloridos em South Beach nesse estilo arquitetônico.

O Art Déco é um estilo, não apenas arquitetônico, mas também artístico, que nasceu na Europa e teve seu apogeu nas décadas de 1920 e 1930.

Miami foi um dos locais que esse estilo arquitetônico mais se aflorou. No Art Deco District existem mais de 800 construções nesse estilo que foram edificadas entre 1923 e 1943. As construções art decó ficam nas avenidas Collins, Washington e, especialmente, na avenida beira mar Ocean Drive entre as ruas 5th Street e a 23rd Street.

O Distrito Art Deco é um local bem interessante, porém que é bem diferente de dia e de noite. De dia a praia fica cheia, pessoas praticam exercícios físicos e você consegue ver alguns detalhes que de noite não enxergaria. Uma dica é alugar uma bicicleta e percorrer a região. Existe, inclusive, um tour de bicicleta que percorre 9 km do Art Deco District em 2h30.

miami noite vida noturna
As luzes coloridas dos bares nos prédios Art Déco – Foto: Maciek Lulko (CC BY-NC 2.0)

Entretanto, é a noite que o Distrito Art Deco fica mais charmoso, quando ficam acesas as luzes coloridas de prédios, bares e restaurantes. Além disso, é a hora mais agradável de caminhar, caso você esteja visitando Miami nos meses mais quentes do ano. Caso você não queira caminhar, existe um tour noturno em ônibus turístico que percorre durante 90 minutos a região.

Atrações com animais

Um dos destaques de Miami são as inúmeras atrações com animais que a cidade possui. Existem atrações bem montadas, com apresentações em espaços interessantes em que os animais são os destaques.

Visitamos todas essas atrações com animais desta lista. E, podemos dizer que são para todas as idades, entretanto fazem maior sucesso entre as crianças. A exceção é o Everglades (último da lista) em que o principal não são os animais e é para adultos.

Antes de falar dessas atrações, vale a pena fazer uma ressalva, pois tudo que envolve animais silvestres é complexo e polêmico, porque esse não é o habitat natural deles. Porém, em Miami, o que senti é que tentam mostrar uma responsabilidade ambiental. Apesar dos animais estarem presos, há mensagem de preservação ambiental, para conscientizar da necessidade de preservar a fauna e a flora. Além disso, alguns locais dizem que os animais expostos já nasceram em cativeiro, por isso não foi necessário retirá-los da natureza.

Museu de Ciências

Já falamos do Museu de Ciências no subtítulo “Outros Museus”. Só vamos relembrar que o museu possui alguns animais. Há um grande aquário, além de répteis como crocodilo e cobras e um viveiro que você pode entrar. Não é uma quantidade grande de animais, mas é algo bem explicativo, falando das espécies e curiosidade sobre elas.

o que fazer em miami com crianças
Tubarão no aquário do Museu de Ciências Patrícia e Phillip Frost

Miami Zoo

miami zoo zoologico florida
O Miami Zoo é um grande e bem montado Zoológico

O Zoológico de Miami foi a principal surpresa que tive em Miami. Esse ponto turístico não estava entre as minhas prioridades e eu nem visitaria se não fosse para escrever esse texto. Porém, o zoológico é muito interessante e foi um dos locais que mais gostei da cidade!

O Miami Zoo é um zoológico grande, bem montado, com uma grande quantidade de espécies e bem dividido. A divisão é por regiões, sendo em quatro: Ásia, África, Amazônia e Austrália. O zoológico é tão grande que você pode reservar um dia inteiro para visitá-lo. Você pode percorrer a pé, mas para ajudar o deslocamento há monotrilho, caminhão tipo trenzinho e aluguel de bicicletas, tudo mediante um valor extra.

miami zoologico alimentar girafas
Alimentar girafas é uma das atividades possíveis de fazer no Miami Zoo

O único problema do Miami Zoo é sua distância. Está localizado na região sul do condado, bem longe de Miami Beach e a 44 km da Lincoln Road. Se tiver tempo essa é uma atração interessante de ser visitada em um dia de tempo bom.

Para ver preços e horários de funcionamento do Miami Zoo clique aqui.

Miami Seaquarium

golfinho Miami Seaquarium
Golfinhos fazendo acrobacias no Miami Seaquarium

O Miami Seaquarium é um oceanário que contém várias espécies de animais marinhos como tartarugas, golfinhos, pinguins, leões marinhos, baleia orca, entre outros.

Porém, o que chama mais atenção no Seaquarium são as apresentações. Existem quatro apresentações diferentes, com leão marinho, baleia orca e duas com golfinhos. Nessas apresentações os animais fazem acrobacias e cada uma delas costuma acontecer duas vezes por dia e em horários distintos. Por isso, fique de olho na programação no site Miami Seaquarium, porque só vale a pena visitar o local se for ver as apresentações. Apenas ir para ver os animais não tem muita graça. Também é possível interagir com alguns animais, como nadar com golfinhos, mas os preços são altos. Veja aqui todas as atividades com animais e os preços.

aquario de miami seaquarium
Chapéu de lula do Miami Seaquarium

O Seaquarium fica na Baía de Biscayne, próximo ao centro da cidade. O que pesa contra essa atração é o preço alto para o que oferece. Essa é a atração mais cara de toda nossa lista ao lado da Jungle Island, que é o item abaixo. Se decidir visitar, vale a pena comprar o ingresso pela internet, porque na porta é mais caro, além de poder demorar na fila. Quando fui precisei enfrentar uma fila de 25 minutos para pegar meu ingresso, o que me fez perder uma apresentação.

Sugiro comprar pelo site Tiqets, que além de ser um site em português, você pode cancelar com 24 horas de antecedência e o preço é o mesmo do site do Seaquarium, com no máximo alguns centavos de diferença.

Para ver horários de funcionamento e preços do Miami Seaquarium clique aqui.

Jungle Island

atrações para crianças em miami
Apresentação com pássaros da Jungle Island

A Jungle Island é uma atração turística que mistura zoológico e parque. Esse é um ponto turístico de Miami voltado para crianças, especialmente porque há vários brinquedos como escorregadores e pula-pula para o público infantil. Então, além de ver animais, as crianças podem brincar.

Um fato curioso é que esse é um dos pontos turísticos mais antigos de Miami. A Jungle Island, antes conhecida como Parrot Island, foi inaugurada em 1936.

Com relação aos animais, aqui você encontrará um mini-zoológico com jacarés, orangotangos, leões, pássaros, entre outros. Porém, o que mais chama a atenção são as apresentações com animais. Existem dois tipos de apresentações com animais, uma com pássaros e outra com mamíferos e répteis.

A época mais interessante para visitar a Jungle Island é durante a Luminosa, que é o Festival das Luzes. Nessa época existem várias estruturas coloridas que ficam iluminadas a noite. A Luminosa acontece, normalmente, entre Novembro e Fevereiro. Quando visitei estava acontecendo, porém como visitei no meu último dia, não pude esperar até a noite para ver o Festival, mas deu bastante vontade de ver.

jungle island luminosa miami
Luminosa – Festival das Luzes – Foto: divulgação Jungle Island

A Jungle Island fica em uma pequena ilha, conectada por pontes e próxima ao centro. Nessa pequena ilha também fica o Museu das Crianças.

Com relação aos pontos negativos está o preço do ingresso que é alto. Como já foi dito, essa é a atração turística mais cara da nossa lista.

Para ver horários de funcionamento e preços da Jungle Island clique aqui.

Everglades, aerobarco e jacarés

everglates jacares miami florida
Jacarés no Everglades, seu habitat natural no sul da Flórida – Foto: Diana Robinson (CC BY-NC-ND 2.0)

Saindo do universo infantil e entrando no universo adulto temos o Everglades. Talvez você nunca tenha escutado falar desse nome, mas Everglades é uma vegetação bem interessante que mistura pântanos e mangues e está presente no sul da Flórida.

Para proteger essa vegetação e sua fauna foi criado o Parque Nacional de Everglades, que é o terceiro maior parque nacional dos Estados Unidos, com 600 mil hectares.

No parque você encontra vários tipos de animais, como tartarugas, peixe-boi e várias espécies de pássaros. Porém, são os jacarés as principais atrações. Nos Estados Unidos existem duas espécies de jacarés e uma delas é encontrada na Flórida, o jacaré-americano que mede entre 2 e 3 metros e muito presente no Everglades.

No Everglades National Park você pode fazer trilhas, andar de caiaque e fazer o passeio de airboat (aerobarco). A maioria das pessoas faz apenas o passeio de barco, mas existem várias outras atividades para se fazer.

passeio barco aerobarco everglates miami
Aerobarco da Gato Park Tour, à esquerda e nosso passeio à direita

Outra opção de conhecer o Everglades e, principalmente, os jacarés, é ir a uma Fazenda de Jacarés no Everglades. Existem algumas delas, sendo que eu visitei o Everglade Aligator Farm, que fica ao lado de uma das entradas do Parque. Na fazenda há vários jacarés de todos os tamanhos, você pode vê-los sendo alimentados e também acontecem apresentações, onde são mostrados cobras e filhotes de jacarés, o guia fala sobre suas características e você pode tirar foto com esses animais.

Entretanto, o mais interessante é o passeio de barco aéreo. Os everglades são bem bonitos de ver, mas o passeio que fiz não focava na observação de fauna e flora. O comandante acelera o barco e faz manobras radicais nos campos alagados. É bem emocionante e para quem gosta de adrenalina vai adorar. Bom saber que quem senta na primeira fileira e nas lateais pode molhar. Contudo, nem todos os passeios de barco são emocionantes. A maioria é focado em observar a fauna e a flora do Everglades.

O maior problema dessa atração é a distância. O Parque Nacional de Everglades e as fazendas de jacarés ficam no extremo sul da Flórida, a cerca de 70 km da Lincoln Road. E, nem tente chegar nesses locais sem um GPS, porque são locais muito escondidos.

O passeio de aerobarco não é caro; o Get Your Guide vende vários desses passeios e você pode cancelar com um dia de antecedência. Se não quiser ir de carro, existem passeios de barco que incluem o transporte de Miami.

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.