InícioMinas GeraisBelo HorizonteO que fazer na Pampulha: conheça o principal cartão postal de BH

O que fazer na Pampulha: conheça o principal cartão postal de BH

A Pampulha é a mais famosa região turística de BH e não é à toa. O local é frequentado por moradores e turistas e oferece muitas opções de lazer. Ao contrário do que pode parecer para quem é de fora, a Pampulha é uma região e não um único bairro. A região fica a cerca de 10 km do Centro e a 12 km da Savassi.

Não falta o que fazer na Pampulha! A região possui museus, parques, restaurantes, hotéis e muito mais. Então, se você quer conhecer a região e não sabe por onde começar, é só continuar lendo esse texto! Vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo essa região que é o principal cartão postal de BH.

História da Pampulha

pontos turísticos lagoa da pampulha
A lagoa tem uma história interessante (Foto: Fred Karklin)

A Pampulha foi idealizada por JK, na década de 1940, que incumbiu Oscar Niemeyer da construção do conjunto arquitetônico. O então prefeito tinha um projeto de modernização da cidade e viu nas margens da lagoa a possibilidade de criar esse espaço com uma identidade futurista para a época. Daí surgiu a ideia da criação do conjunto arquitetônico da Pampulha.

Para falar sobre a Pampulha, precisamos começar pela lagoa em si. Ela foi idealizada na década de 1930, pelo então prefeito de Belo Horizonte, Otacílio Negrão de Lima. No entanto, a obra foi concluída nas mãos de seu sucessor, Juscelino Kubitschek. A ideia inicial era que a lagoa da Pampulha ajudasse no abastecimento hídrico de BH e no amortecimento das enchentes.

Niemeyer estava à frente dos projetos, mas ele contou com outros grandes nomes para a construção do conjunto. O engenheiro responsável pelo projeto estrutural do conjunto foi Joaquim Cardoso, grande nome da área naquela época. Outros nomes também deram seu toque para que o conjunto se tornasse o que ele é hoje. Entre eles destacam-se os jardins planejados por Roberto Burle Marx e algumas obras assinadas por Cândido Portinari, entre outros

Em 2016, após submissão à UNESCO, pela prefeitura de BH, o conjunto da Pampulha foi reconhecido como patrimônio cultural da humanidade. Hoje a Pampulha é mais que destino de fim de semana, é um símbolo de BH e motivo de orgulho para os moradores da cidade.

Atrações, conjunto arquitetônico da Pampulha em BH

Igrejinha da Pampulha

restaurantes pampulha
A Igrejinha é o ponto mais conhecido (Foto: régine debatty )

Possivelmente o mais famoso ponto turístico da Pampulha é a Igreja de São Francisco de Assis, ou igrejinha da Pampulha, como a conhecemos. Inaugurada em 1943, a igreja se mantém firme como símbolo da capital mineira. Atraindo e encantando moradores e turistas.

Projetada pelo internacionalmente famoso Oscar Niemeyer, a igreja é apontada como o primeiro projeto do arquiteto em que ele expressou o seu estilo que mais tarde o tornou famoso no mundo inteiro. As curvas presentes em sua arquitetura fazem referência à geografia do estado, repleta de formações montanhosas.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31365-450

Museu de Arte da Pampulha

turismo na orla da pampulha
O Museu de Arte é muito importante para o cenário da arte moderna (Foto: Prefeitura de Belo Horizonte)

O museu de arte da Pampulha, ou simplesmente MAP, é um dos mais importantes museus do estado. Ele é de grande importância para a arte contemporânea brasileira e tem um arquivo com mais de 900 obras. Há ainda uma biblioteca e os charmosos jardins que cercam o edifício.

O museu se encontra atualmente fechado para reformas e não há previsão de retomada da abertura para visitantes. Então, enquanto não é possível ir até o museu, dá uma olhada no nosso texto sobre o Museu de Arte da Pampulha para conhecer mais sobre o MAP e entender o porquê da sua importância para a arte contemporânea brasileira.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585 – Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31365-450

Casa do Baile

hotéis pampulha
Na Casa do Baile funciona o Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design ( Foto: régine debatty)

A casa do baile é onde funciona o Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, vinculado à Fundação Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura. A casa hoje funciona como um museu, abrigando diversas exposições. Assim como promovendo mostras, seminários e encontros educativos.

O local foi originalmente planejado para ser um restaurante com uma pegada dançante. No entanto, desde 2002, teve seu uso transformado no que conhecemos hoje. A casa é aberta ao público de quarta a domingo, e possui entrada franca.

Apesar de estar recebendo visitas normalmente, em decorrência da pandemia, as visitas devem ser previamente agendadas no portal da prefeitura de Belo Horizonte.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha – CEP: 31365-450 – Belo Horizonte – MG

Iate Tênis Clube

restaurante na pampulha
A entrada no Iate Clube é gratuita ( Foto: Gabriel Fernandes)

O Iate tênis clube é parte integrante do conjunto arquitetônico da Pampulha. Também marca presença na região desde a década de 1940 e leva a assinatura de Oscar Niemeyer. Em 1994 foi tomando pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O clube possui piscinas, quadras poliesportivas, salão de festas e uma vasta área verde. Além disso, o clube funciona através de planos, onde o cliente contrata, paga um valor mensal e tem direito a desfrutar a infraestrutura do local. Mas para aqueles que desejam apenas conhecer o espaço, a entrada é gratuita.

O local fica aberto ao público de terça a domingo e também em feriados. O visitante pode apreciar as instalações e arquitetura moderna do espaço, assim como os painéis de Cândido Portinari.

Em frente ao Iate Tênis Clube fica um dos principais hotéis da Pampulha, o San Diego Hotel.

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 1350 – São Luiz CEP 31.365-450 – Belo Horizonte – MG

Casa Kubitschek

lagoa da pampulha turismo
O museu é parada obrigatória para quem quer conhecer mais sobre a história de BH (Foto: Cecilia Heinen)

Originalmente, foi criada para ser a casa de fim de semana de Juscelino Kubitschek. As instalações mantêm o estilo modernista do restante do conjunto, e também foram assinadas por Niemeyer. Desde 2013, a residência foi transformada em museu e foi aberta à visitação. O local é aberto de quarta a domingo e devido à pandemia, é necessário fazer o agendamento prévio no site da prefeitura.

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes – Pampulha, CEP 31.365-450 / Belo Horizonte / MG

Mineirão e Museu do Futebol

pampulha turismo
O estádio abriga o Museu do Futebol (Foto: Prefeitura de Belo Horizonte)

O Mineirão foi inaugurado em 1965 e é o quinto maior estádio de futebol do país. Apesar de ser associado ao Cruzeiro, ele já sediou diversos jogos internacionais, como é o caso da copa do mundo de 2014. Além disso, o estádio frequentemente recebe jogos de times do país inteiro e da seleção brasileira. Então é bem comum que, independente da época do ano, tenha algum jogo importante acontecendo no estádio.

O estádio é um orgulho do povo belo-horizontino, principalmente para os amantes de futebol. Mas nem só de futebol vive o local. A esplanada, que fica ao seu redor, já foi palco de diversos shows e festivais de música, nacionais e internacionais. Até a mundialmente famosa cantora Beyoncé já fez do Mineirão sede de uma de suas turnês em 2013.

Já o museu do futebol, foi aberto ao público em 2013 e se consolidou como um dos queridinhos pelos apaixonados pelo futebol mineiro. Além disso, o museu fica bem próximo do Mineirão e foi uma iniciativa do próprio estádio. Esse museu foi pensado para ser um local onde os aficionados pelo esporte mais popular do Brasil -e do mundo- pudessem celebrar sua paixão.

Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José, Belo Horizonte – MG, 31275-000

Zoológico

pampulha pontos turísticos
O Zoológico é o lar de diversos animais (Foto: Leonardo S. Freitas)

Essa dica é preciosa para quem vai visitar a Pampulha com crianças! É um ambiente bem familiar e os pequenos ficam encantados com os animais.

O zoológico de BH é um dos maiores do Brasil. Estima-se que ele ocupe uma área de cerca de 1,4 milhão de m² e abriga 3.851 animais de 235 espécies diferentes. Entre os animais que você encontrará no local estão: o Leão, o elefante, o hipopótamo, a girafa e muitos outros. Além disso, há uma grande variedade de aves e répteis.

Ele funciona desde a década de 1950 e de lá para cá, vem crescendo cada vez mais. O local não tem restrição de público, mas estima-se que em dias de grande lotação, milhares de pessoas frequentem o zoo. Geralmente, os fins de semana são os dias mais cheios.

O espaço abriga ainda o aquário da bacia do rio São Francisco, o jardim botânico, o borboletário e muito mais. Além disso, por ser um espaço bem grande, recomendamos que tire o dia, ou boa parte dele, para visitá-lo. Por isso, você pode ainda fazer um piquenique ou simplesmente relaxar em meio a área verde.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 8000 – Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31365-450

Quer saber mais sobre essa atração? Temos um texto aqui no blog especialmente sobre o zoológico de BH. Então, vale dar uma conferida para conhecer melhor e ver as dicas de visitação.

Parque Ecológico

belo horizonte pampulha
O Parque Ecológico é uma ótima parada para quem quer um passeio tranquilo (Foto: Eduardo Coutinho)

O Parque ecológico da Pampulha é um dos mais importantes de BH. Ele foi inaugurado em 204 e possuí uma área de cerca de 30 hectares de área verde, ou seja, o equivalente a 0 campos de futebol. Por isso, o parque é uma ótima opção para aqueles que buscam por programas mais tranquilos. Além disso, lá é possível fazer um piquenique, soltar pipa, andar de bicicleta, caminhar ou simplesmente descansar apreciando a paisagem.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, Portaria I, nº 6061 (Marco Zero), e Portaria II, nº 7111 (Toca da Raposa) – Pampulha.

Parque Guanabara

turismo na pampulha

O parque conta com a maior roda gigante do Brasil! – Foto: Ary Kerner – Flicker (CC BY)

Para aqueles que desejam ver a lagoa de cima, que tal um passeio na maior roda gigante de gôndolas do país? Portanto planejar sua passagem pela Pampulha, não deixe de fora o mais tradicional parque de BH.

O Parque Guanabara possui mais de 30 atrações e diversos brinquedos que prometem agradar à família toda! Antes de mais nada, para os adultos há brinquedos radicais como o Skyfall, que é uma queda livre de 60 metros de altura. Igualmente, há outros brinquedos para os corajosos, como o Tapete Mágico e o Cataclisma.

Além disso, para os pequenos há vários brinquedos, como é o caso do carrossel, o safári e o palácio do riso, que é uma casa de espelhos. Da mesma forma, a família inteira vai curtir a roda gigante, os jogos de habilidade, a auto pista e o cinema 6D.

Endereço: R. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 15 – São Luiz, Belo Horizonte – MG. CEP 31310-040.

Como conhecer a Pampulha em BH

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos da Pampulha, é hora de saber que eles não ficam exatamente próximos uns dos outros. Dessa forma, a logística pode ser um problema, afinal não é possível ir caminhando entre eles e fazer o roteiro completo.

orla da pampulha turismo
Alugar um carro pode ser uma boa opção! (Foto: azerbaijan_stockers)

Certamente a melhor opção é ir de carro próprio ao local, mas como não é uma possibilidade para todos, há outras opções:

Alugar um carro

Se você deseja conhecer diversos pontos da região, então alugar um carro é a melhor opção. Os valores de uma diária podem compensar mais do que usar diversas corridas de aplicativo. Se você está vindo de fora de BH, então é possível que seu local de hospedagem não seja tão próximo da Pampulha, então, sim, vale a pena considerar alugar um veículo durante sua estadia na capital mineira.

Para ver valores de aluguel acesse a Rentcars, a plataforma que reúne as principais locadoras e onde você encontrará o melhor custo-benefício.

Aplicativos de transporte e Táxi

O principal atrativo dessa opção é a praticidade, afinal você não precisará se preocupar com estacionamento, por exemplo. Pode a qualquer momento, de qualquer local, chamar um carro e ele virá até você. Porém, saiba, que serão necessárias várias pequenas viagens para conhecer toda a região, então pode sair até mais barato alugar um veículo.

Pampulha Retrô Tour

Uma vez na Pampulha, é possível dar um passeio pelo circuito turístico em uma jardineira Chevrolet estilo anos 1950. Além disso, esse passeio é no estilo hop-on hop-off, onde uma vez pago o bilhete, o visitante pode descer e subir do veículo em movimento. O passeio é muito charmoso e é quase uma viagem no tempo, levando o passageiro para a época da criação e inauguração do conjunto arquitetônico

No entanto, o Pampulha Retrô Tour só funciona aos sábados, domingos e feriados. O veículo sai de hora em hora de frente à igrejinha e percorre todo o conjunto histórico. Mesmo assim, a quantidade de descidas e reembarque é limitado a quatro por viagem, e cada viagem tem cerca de uma hora e meia. Dessa forma, pelo tempo reduzido, não é possível conhecer bem cada uma das paradas turísticas.

Bicicleta

turismo na lagoa da pampulha
Você também pode alugar uma bike! (Foto: nensuria)

É possível alugar uma bicicleta para passear pela região. Uma vez que a maioria dos pontos turísticos da Pampulha fica às margens da lagoa, é possível se descolar de bike entre eles. Além disso, a orla possui mais de 17 quilômetros e é toda constituída de ciclovias, o que sempre atraí ciclistas.

Mesmo assim, se você não possui uma bike, não se preocupe, você pode alugar uma! As duas principais opções são o app Bike BH ou as diversas lojas que existem na orla.

Inclusive temos um post aqui no blog especialmente sobre as bicicletas na Pampulha.

Restaurantes na Pampulha

restaurante na orla da pampulha
Existem vários restaurantes na Pampulha! (Foto: freepik)

Depois de passear bastante é normal que bata aquela fome! Para sua sorte, a Pampulha possui diversos restaurantes, onde é possível provar o melhor da culinária de BH.

Ao redor da lagoa você encontrará várias lanchonetes, e vendedores ambulantes. Por isso, com eles você vai conseguir comprar lanches rápidos e bebidas como sucos, refrigerantes e água de coco. Há alguns restaurantes também onde é possível fazer uma refeição completa.

Alguns dos mais conhecidos restaurantes de BH estão na Pampulha, não necessariamente na orla da lagoa, mas na região. Algumas das opções para os apreciadores da boa comida são: Xapuri, Paladino, Maria das Tranças, Anella, Sou Caipira Chique e Taberna Livorno. Todos são tradicionais na região e muito bem avaliados, então não tem erro!

Hotéis na Pampulha e BH

hotel na pampulha
São várias opções de hospedagem! (Foto: rawpixel.com)

A maioria dos turistas costuma se hospedar na região centro-sul, mas a Pampulha possui alguns dos melhores hotéis de BH. Então, separei alguns hotéis, todos com notas acima de 8 estrelas no booking para te ajudar a decidir onde ficar.

Se você deseja ficar próximo da orla da lagoa, uma boa opção é Quality Hotel Pampulha e Convention. Isso já que esse hotel possui instalações sofisticadas e algumas comodidades como serviço de quarto e academia. Mas, diga-se de passagem, esse é o mais caro da lista. Outra opção é o Allia Gran Hotel Pampulha, sendo esse um pouco mais barato, mas também um pouco mais distante.

Se você vai a algum jogo e quer estar perto do Mineirão, Stop Inn Plus Pampulha é perfeito para você, pois é do lado do estádio. Outras opções são o Da orla Pampulha hostel, que é legal para quem viaja em grupo. E o San Diego Pampulha Suítes. Ambos ficam um pouco mais distantes, mas ainda é possível ir andando até o estádio.

No entanto, se você é de fora de BH, saiba que a Pampulha não é uma região próxima ao centro de BH. Dessa forma, talvez não funcione para você se hospedar lá. De qualquer forma, não se preocupe, temos um post aqui com dicas de hotéis em todas as regiões da cidade.

E você, já conhece esse ponto turístico de BH? Conta para a gente nos comentários!

Sheila Silva
Sheila Silva
Sheila Silva é jornalista, escritora e amante das palavras e da vida em movimento! Mineira de carteirinha, nascida no interior e residente na capital, nunca perde a chance de uma nova aventura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui