Início Rio Grande do Sul Gramado Como chegar em Gramado: ônibus, carro ou transfer

Como chegar em Gramado: ônibus, carro ou transfer

Se você está programando uma viagem para Gramado é bom saber que a cidade da Serra Gaúcha fica a 100 km da capital do estado, Porto Alegre. A maioria dos turistas chega de avião no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre e de lá existem três tipos de transportes para chegar até Gramado: ônibus, transfer e carro.

Vamos falar das vantagens e desvantagens de cada um desses transportes para você escolher a melhor opção para o seu tipo de viagem. Vale a pena ressaltar que a escolha do transporte não envolve apenas questões financeiras, mas também de tempo e de como você se deslocará em Gramado. Já vou logo avisando que alugar um carro pode ser uma boa escolha dependendo do que você visitará em Gramado/Canela.

Leia também: Como ir de Gramado a Canela e o que fazer em Canela

Ônibus

Essa é a opção mais barata para se deslocar entre Porto Alegre e Gramado. Os ônibus saem do aeroporto e levam cerca de duas horas para chegarem em Gramado/Canela. A empresa Citral que opera os ônibus e ela vende as passagens dentro do próprio aeroporto. É possível comprar as passagens na hora, entretanto, se estiver cheio, você terá que ir no próximo horário, que foi o que aconteceu conosco e nem conseguimos ir sentados lado a lado, porque mesmo o ônibus seguinte já estava com poucos assentos vagos.

Os ônibus que operam essa linha, no geral, não são novos, mas são conservados. Há ônibus, em média, a cada uma hora. Para ver o quadro de horários e o preço clique aqui.

Ônibus da Citral em um dia de neve – Foto: divulgação

O trajeto contrário Gramado/Canela ao aeroporto deve ser comprado com uma boa antecedência do horário do seu voo. A empresa recomenda comprar com 4 horas de antecedência à saída do voo.

A vantagem dessa opção de transporte é o preço, por outro lado você ainda terá que pagar um táxi/Uber da rodoviária de Gramado/Canela ao seu hotel. Outra desvantagem é que você pode dar azar do próximo ônibus estar cheio e você ter que esperar o horário seguinte.

Transfer

O Transfer é um transporte que leva turistas do aeroporto ao seus hotéis em Gramado/Canela. Como apenas uma empresa tem a concessão de oferecer o transporte rodoviário regular entre os dois destinos, outra empresa que tem interesse de oferecer aquela rota só pode fazer por transfer e no geral oferece serviços melhores que as linhas convencionais de ônibus para conquistar o cliente, já que seu preço é mais alto.

Aeroporto de Porto Alegre – Foto: divulgação transfer

O transfer entre o Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre e Gramado é um pouco mais caro do que o ônibus. Porém, como ele lhe deixa no seu hotel é uma comodidade e acaba compensando o preço. O transporte pode ocorrer em carro, van, micro-ônibus ou ônibus dependendo da quantidade de clientes em determinado horário.

Para ver preços do transfer clique aqui. Uma dica é comprar ida e volta juntos, pois sai mais barato, compre aqui.

Leia também: O que comer e onde comer em Gramado

Carro

Alugar um carro é a escolha de muita gente. E, se a ideia é alugar um carro é preferível que seja em Porto Alegre, já que haverá mais opções de locadoras de veículos e os preços são menores do que em Gramado. Para ver preço de aluguel de carro no aeroporto de Porto Alegre clique aqui.

O principal aspecto de alugar um carro é ter mais autonomia para se deslocar em Gramado e Canela e isso é importante e até mesmo recomendado dependendo de onde você desejará conhecer.

Se seu intuito é ficar apenas em Gramado, não há necessidade de carro. De táxi e Uber você se desloca bem e rápido. Nos períodos mais cheios do ano, julho e Natal (novembro a começo de janeiro), a cidade fica bem cheia e é até difícil achar locais para estacionar perto das atrações turísticas.

gramado viajar de carro
Foto: Paulo Hulyk (CC BY-NC 2.0)

Por outro lado, se você pretende conhecer Canela e as atrações que ficam fora da cidade é recomendado alugar um carro. Nos bondinhos aéreos, que são para mim a mais interessante atração da região, é bem difícil achar Uber/táxi para voltar de lá. Eu passei por isso e lhe falo que pode demorar mais de uma hora para conseguir, porque os carros não costumam ir até lá. Existem outras atrações nesta mesma região: Parque Florybal, Vale dos Dinossauros, ou em outras como o Snowland que também são mais difíceis de encontrar transporte. Por isso, se pretende visitar esses locais é recomendando que você alugue um carro.

Como chegar de carro em Gramado

Muita gente escolhe fazer a viagem Porto Alegre – Gramado de carro devido ao caminho. Existem dois caminhos que você pode passar. Um é mais rápido e o outro é o mais bonito, chamado de Rota Romântica.

Rota mais rápida

O caminho mais rápido passa pelas BR 116, RS 239 e RS 115, que é o trajeto feito pelos ônibus e transfer. A distância é um pouco menor do que a do outro caminho e o que deixa a viagem mais rápida é a maior parte da estrada ser duplicada. Até São Leopoldo, que é um pouco menos da metade do caminho, o tráfego é bem intenso e você pode até pegar trechos de lentidão. Depois, o trânsito flui melhor.

Se você for viajar a noite é recomendado que você escolha essa rota, já que é quase toda duplicada.

Rota Romântica

A Rota Romântica passa pelas BR 116 e RS 235. Até Novo Hamburgo é o mesmo caminho, depois que muda. Essa rota é chamada de romântica, porque há uma bonita vegetação ao redor da estrada, que dependendo da estação do ano fica com uma coloração bem interessante. Além disso, a estrada passa ao lado de casinhas em estilo alemão. Eu não fiz essa rota, mas escutei algumas pessoas que disseram que é legal, mas nada imperdível.

Não é recomendado fazer essa rota a noite, porque além de não ver a paisagem, existem muitas curvas na estrada.

Já que estamos falando em romantismo, para quem vai viajar de casal à cidade gaúcha vale ver a lista que fizemos com os hotéis mais românticos de Gramado.

Avenida (rodovia) das Hortências

Onde alugar o carro

Eu recomendo você pesquisar e alugar o carro na RentCars. O site faz uma busca em várias locadoras de carro e mostra as diferenças de modelos e preços. Como ele tem a “garantia do menor preço” que te devolve a diferença se encontrar outro aluguel nas mesmas condições, vale a pena reservar pelo site. Para ver os preços e fazer a reserva na RentalCars clique aqui.

LEIA TAMBÉM:

-O que fazer em Gramado: atrações e passeios mais interessantes

-Quando ir a Gramado: clima, preços e dicas

-Onde ficar em Gramado: as dicas de locais e hotéis

Foto de capa de: Jesse The Traveler (CC BY-NC 2.0)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

hotel ho chi minh vietna

Onde ficar em Ho Chi Minh, dicas de bairros e hotéis

A cidade de Ho Chi Minh, também conhecida como Saigon, é a maior do Vietnã. Este texto com dicas das regiões e sugestões de...
easysim4u é bom

Chip de internet EasySim4U é bom?

O que fazer em São João del Rei