O que fazer em Gramado: atrações e passeios mais interessantes Gramado

Gramado é uma grande atração turística brasileira. A cidade, que nasceu como um destino romântico de inverno, tornou-se uma importante rota turística para ser visitada o ano inteiro. E, foram justamente as atrações turísticas que fizeram as pessoas viajarem para Gramado fora da alta temporada (julho e Natal Luz).

Neste post, falaremos apenas das atrações turísticas localizadas em Gramado. Existem também muitas atrações interessantes que ficam em Canela, cidade vizinha de Gramado que está a 8 km de distância. Para ver as atrações turísticas de Canela leia: Como ir e o que fazer em Canela.

Leia também: Onde ficar em Gramado: as dicas de locais e hotéis

Lago Negro

Lago Negro

O Lago Negro é a principal atração turística gratuita de Gramado. O lago artificial fica em um local bem bonito, cercado por pinheiros e hortênsias, com suas flores coloridas. Esse é um calmo e agradável local para um passeio.

Outra atividade tradicional é alugar um pedalinho para “navegar” pelo lago. Apesar do lago não ser grande, de nenhum ponto se vê ele por completo, por isso temos a impressão de que ele é muito maior.

Rua Coberta

Rua Coberta

A rua mais chamativa de Gramado é a Rua Coberta. O local, que era originalmente chamado de Rua Madre Verônica, é hoje um polo gastronômico da cidade e um dos locais mais frequentados por turistas em Gramado. A rua foi coberta para se tornar um “refúgio” em dias de chuva e de frio intenso. Além de dezenas de restaurantes, a Rua Coberta também abriga feiras, eventos e apresentações culturais. Na época do Natal Luz, por exemplo, há um palco na rua Coberta.

A Rua Coberta fica, literalmente, em frente ao Palácio dos Festivais, onde ocorrem as sessões de cinema do Festival de Cinema de Gramado.

Igreja de São Pedro e Fonte do Amor Eterno

Fonte do Amor Eterno

Próxima ao Palácio dos Festivais e da Rua Coberta está localizada a Igreja Matriz de São Pedro. A igreja, construída em pedra na década de 1940, não é tão bonita quanto a Catedral de Pedra de Canela, mas vale uma visita. Ao lado da Igreja de São Pedro fica a Fonte do Amor Eterno, local onde os casais apaixonados colocam cadeados coloridos com seus nomes para selarem o seu amor eterno.

Mini Mundo

Mini Mundo

Outra atração tradicional de Gramado é o Mini Mundo, um parque com miniaturas de várias construções de todo o mundo. As réplicas são feitas em uma escala 24 vezes menores que as originais e fica tudo ao ar livre. A pequena cidade em miniatura conta com 3 mil moradores (bonecos) e algumas vezes por ano eles mudam os acontecimentos da cidade. Quando fui, como era Natal, a cidade estava toda decorada com o tema natalino e o Papai Noel pousava seu trenó no aeroporto.

Algumas cenas da cidade são bem interessantes e se você prestar atenção verá os Beatles atravessando a rua e ainda Star Wars e Chaves em outros pontos da cidade.

Para mais informações sobre os preços e o horário de funcionamento clique aqui.

Snowland

Snowland – Foto: divulgação

Gramado não costuma nevar, porém para quem tem desejo de conhecer a neve é só ir ao Snowland. Aberto em 2013, esse é o primeiro parque de neve indoor das Américas. No Snowland você encontrará uma montanha de neve artificial, onde é possível fazer o “tubing” e descer escorregando na neve. O local também possui patinação no gelo, apresentação teatral e shows de patinação artística. Entretanto, para as principais atividades que são esquiar e fazer snowboard é preciso pagar a parte. Como as temperaturas são menores que 0°C, eles emprestam o kit neve: casaco, calça, luva e bota.

Para ver os preços e comprar os ingressos do Snowland clique aqui.

Em alguns dias, o parque abre também a noite, a partir das 18:00 horas. Os preços são um pouco menores que durante o dia. Para ver os dias e os preços clique aqui.

Atrações do Natal Luz

Espetáculo: Reencontros de Natal

A época mais desejada para viajar a Gramado é no período do Natal Luz. Caso você viaje para a cidade entre o final de outubro e o começo de janeiro você poderá ver as apresentações de Natal. Existem algumas apresentações gratuitas, mas as principais são as pagas. Elas são grandes e bem elaboradas. Para saber mais sobre as apresentações de Natal leia o texto: Natal Luz, conheça as apresentações natalinas em Gramado.

Além das apresentações de Natal, a cidade fica toda enfeitada com temas natalinos, o que deixa o local ainda mais bonito.

Aldeia do Papai Noel

Aldeia do Papai Noel

Mesmo se você viajar para Gramado fora do período do Natal Luz é possível viver um pouco do clima natalino. A Aldeia do Papai Noel é um parque com temática natalina que funciona o ano inteiro. O parque reproduz um ambiente europeu, com pinheiros, uma vila toda branca que lembra neve e tem até renas de verdade. O destaque fica por conta da casa do Papai Noel.

Vale ressaltar que o parque é voltado para crianças. Adultos não costumam achar muita graça no local.

Para mais informações sobre os preços e o horário de funcionamento clique aqui.

Mundo de Chocolate

Mundo de Chocolate, a esfinge levou 280 kg e a pirâmide 2 mil quilos de chocolate para serem feitas

Gramado ficou famosa devido a suas fábricas de chocolate. Existem algumas na cidade e para quem gosta dessa iguaria feita de cacau vale a pena experimentar o chocolate feito na região.

Há, inclusive, algumas atrações ligadas ao chocolate e a mais famosa delas é o Mundo do Chocolate da marca de chocolates Lugano. No local existem várias esculturas de diferentes tamanhos feitas de chocolate. A escultura de pirâmide do Egito, mostrada acima, por exemplo, mede 1,40 metros de altura e foram gastos 2 mil quilos de chocolate.

O museu não tem nada de muito especial, mas para quem gosta de chocolate vale a pena visitar, principalmente, porque no final há degustação de chocolates e pode comer a vontade!

Para mais informações sobre preços e o horário de funcionamento clique aqui.

Museus Dreamland

Museu de Cera – Foto: divulgação

A empresa Dreamland possui 5 museus em Gramado/Canela: Museu de Cera, Super Carros (museu de carros), Hollywood Dream Cars (museu de carros antigos), Harley Moto Show (museu de motos) e Vale dos Dinossauros (museu com reproduções de dinossauros).

Eu não cheguei a ir nos museus, mas pelos relatos de quem foi, são pequenos e nada que chegue a ser muito interessante, mas para quem tem tempo pode ser uma opção. O principal desses museus é o Museu de Cera. Quando fui a Gramado havia estátuas do museu na Rua Coberta para fazer propaganda e elas não eram tão semelhantes a quem estavam retratando. Por isso, nada parecido ao famoso museu de cera Madame Tussauds. Entretanto, para quem nunca foi a um museu de cera pode ser interessante.

O Vale dos Dinossauros, apesar de ser um parque bem pequeno e voltado para crianças, é o melhor dos museus. No local existem alguns dinossauros que se mexem e fazem barulhos. O parque fica em Canela ao lado de outro parque infantil, o Florybal.

Os outros três museus são dedicados a automóveis. No Super Carro existem vários carros de luxo como Ferrari, Porsche, Lamborghini. No Hollywood Dream Cars há carros das décadas de 20 a 60. Já o Harley Moto Show é voltado a emblemática marca de motos Harley Davidson.

Os preços individuais dos ingressos dos museus são altos, por isso os turistas costumam comprar o passaporte para os cinco museus, que financeiramente vale a pena. Para ver os preços clique aqui.

LEIA TAMBÉM:

-O que comer e onde comer em Gramado

-Dica de hospedagem em Gramado com bom custo-benefício

-Lua de Mel em Gramado, veja os hotéis mais românticos

-Vale a pena viajar a Gramado durante o Natal Luz?


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.