InícioAmericaArgentinaComo ir de Buenos Aires para Montevidéu - 4 opções: avião, ônibus,...

Como ir de Buenos Aires para Montevidéu – 4 opções: avião, ônibus, barco

Buenos Aires e Montevideo são duas cidades muitos próximas! Talvez você não saiba, mas a Argentina está, realmente, muito próxima do Uruguai! Os dois países são separados pelo Rio da Prata e as duas capitais ficam bem próximas!

É comum moradores de Buenos Aires passarem o final de semana em Montevidéu. Por isso, se você visitar Buenos Aires e tiver interesse, é muito fácil e barato chegar a Montevidéu! Há quatro maneiras de viajar entre as duas capitais: avião, barco, ônibus e barco + ônibus. Já adianto que a última opção é a melhor, mas vamos começar pelas opções menos populares. Veja agora como ir de Buenos Aires para Montevidéu.

Leia também: Onde se hospedar em Montevidéu?

Distância entre Buenos Aires e Montevidéu

Se você olhar o mapa, vai perceber que Buenos Aires e Montevidéu ficam próximas, são cerca de 200 km em linha reta. Entretanto, as duas cidades são separadas pela baía do rio Prata.

A região é cortada por alguns rios, sendo os principais o rio Paraná e o Rio Uruguai. A estrada que liga as duas cidades corta o rio Uruguai em um trecho bem distante da foz, o que deixa mais longa a estrada de Buenos Aires a Montevideo.

A distância entre Buenos Aires e Montevidéu é de 590 km, veja o mapa abaixo.

distancia entre buenos aires e montevideu
A estrada Buenos Aires Montevideo é longa, por isso é muito mais rápido viajar de barco

Seguro Viagem – Buenos Aires Montevideo

Antes de falar dos meios de transporte, vamos falar de um assunto que muita gente se esquece na hora de viajar: seguro viagem. O seguro não é obrigatório para turistas que visitam Argentina e Uruguai, entretanto vale a pena contratá-lo.

Muitos turistas não preocupam em contratar um seguro viagem, pois os países ficam muito próximos ao Brasil. Entretanto, imprevistos acontecem e se você precisar pagar por algum procedimento médico na Argentina e, especialmente, no Uruguai, a conta será alta! Além disso, os seguros incluem um valor em caso de extravio de mala e regresso antecipado devido a doença grave no segurado ou em um familiar próximo.

Por tudo isso, nós do Abrace o Mundo sempre viajamos com seguro viagem quando saímos do país. O valor é pequeno perto do gasto total da viagem e ele pode evitar um gasto extra não programado.

O melhor lugar para contratar é na Seguros Promo, uma plataforma confiável, que trabalha apenas com as grandes seguradoras, com ótimos preços e uma ferramenta muito boa para comparar as opções de seguro. Faça uma cotação agora par conhecer os tipos de seguro e escolher a opção que mais combine com você.

Como mantemos convênio com a Seguro Promo, oferecemos o cupom de desconto ABRACEOMUNDO5 que lhe dá 5% de desconto. Além disso se pagar por boleto e PIX você terá mais 5% de desconto.

Como ir de Buenos Aires a Montevidéu

Agora vamos falar das opções de transporte para fazer a viagem Buenos Aires Montevideo. Vamos apresentar 4 meios de transporte: avião, ônibus, barco e barco + ônibus. Começaremos pela opção mais rápida, mas também mais cara e menos procurada pelo turista de lazer.

Como ir de Buenos Aires para Montevidéu: AVIÃO

Aeroparque - Foto de_ Marcos Ferreira (CC BY-SA)
Aeroparque para fazer a viagem Buenos Aires Montevideo – Foto de: Marcos Ferreira (CC BY-SA)

Viajar de avião entre as duas capitais já foi a opção mais cara. Entretanto, hoje em dia, comprando com antecedência a passagem, pode sair com preço semelhante ao do barco direto. Um voo entre as duas capitais dura entre 45 minutos e uma hora e custa a partir de R$650 comprando com antecedência.

Apenas duas companhias aéreas fazem esse trajeto direto, sem escalas, que são: Austral, uma subsidiária da companhia Aerolíneas Argentinas e GOL.  Se você quiser ir de avião só vale a pena se o voo sair do Aeroparque (AEP), que é o aeroporto que fica dentro de Buenos Aires, a 15 minutos do centro. O aeroporto Ezeiza (EZE), que é o maior de Buenos Aires, fica a uma hora do centro da cidade. Como, atualmente, os voos diretos saem todos do Aeroparque, você nem precisa preocupar com isso.

Outra opção, que não vale a pena, é viajar a Montevidéu em um voo com escala. A Latam, por exemplo, possui voos com escala em Santiago do Chile, Assunção no Paraguai e em São Paulo. A viagem acaba demorando mais de seis horas e custa muito mais!

Agora falando no geral, considero que há meios melhores de fazer essa viagem. Porque se quiser pagar menos há opções mais baratas. E se quiser fazer uma viagem agradável e diferente o barco é bem mais interessante. Mesmo se o objetivo seja chegar rápido ao destino, só o tramite do check-in, chegada e saída do aeroporto fazem a viagem demorar o mesmo que o barco direto. A vantagem do avião é que há mais horários por dia que o barco direto.

Como ir de Buenos Aires para Montevidéu: ÔNIBUS

Essa é a opção mais demorada e não é a mais barata. Pois, enquanto os barcos “cortam caminho”, os ônibus precisam dar uma volta bem maior. Por terra, a distância entre as duas capitais é de 590 Km e a viagem demora sete horas. Há várias opções de ônibus, inclusive ônibus noturnos. Eu peguei um ônibus noturno, depois que o barco que eu viajaria estragou e deixou todo mundo na mão. Os ônibus são confortáveis e há opção de ônibus cama, que são equivalentes aos nossos leitos. O preço é em torno de $8.500 Pesos Argentinos (R$370) [maio/2021].

Há várias empresas que realizam esse trajeto. Como é a opção mais demorada, essa não é a melhor maneira de viajar, já que existem opções mais rápidas e baratas. Por outro lado, é a opção mais fácil de encontrar passagens em cima da hora.

Como ir de Buenos Aires para Montevidéu: BARCO

Como ir de Buenos Aires para Montevidéu
O barco que faz o trajeto direto entre as duas capitais é mais rápido, por isso a viagem é mais curta

A opção mais interessante é fazer a travessia de barco direto entre as duas capitais. Apenas uma empresa oferece essa opção: a Buquebus. O barco utilizado no trajeto, chamado de Francisco em homenagem ao Papa Francisco, é um barco grande, comportando 1.000 passageiros e possui um free shopping de tamanho razoável lá dentro.

Esse ferry boat é maior e mais confortável que os barcos da opção barco + ônibus. No barco Francisco há quatro tipos de tarifas e três classes: classe turística (tarifa econômica e flexível), classe executiva e primeira classe.

Buquebus Buenos Aires

O barco sai de Puerto Madero, região próxima ao centro de Buenos Aires e a viagem demora um pouco mais de duas horas. Há dois horários por dia, um pela manhã e outro pela tarde.

Dica importante Buquebus

O site da Busquebus vende a mesma passagem em moedas diferentes e pode haver grande diferença nos valores de acordo com a moeda escolhida para realizar o pagamento.

Antes de falar como está agora, é preciso dizer que o site já mudou várias vezes na última década e as opções mais baratas também modificaram ao longo dos anos.

Antigamente, o site da Busquebus vendia apenas em Pesos Argentinos e Uruguaios. Por volta de 2018, houve uma versão do site em português que vendia em Reais, Pesos ou Dólares. Entretanto, durante a pandemia o site retirou a versão em português e a possibilidade de pagar em Reais e Dólares.

Esse texto foi escrito, originalmente, em 2015 e de lá até 2019 o mais vantajoso era comprar as passagens em Pesos Argentinos. Em 2019, a opção em Real passou a ser a mais vantajosa até a empresa retirar essa opção do site. Atualmente, comprando em Pesos Uruguaios é a opção em que as passagens saem mais baratas.

Como comprar em Pesos Uruguaios na Buquebus?

No modelo atual do site da Buquebus, você só vai encontrar um tipo de moeda para realizar a compra. Entretanto, há dois sites, o buquebus.com que vende em Pesos Argentinos e o buquebus.com.uy que vende em Pesos Uruguaios.

buenos aires montevideo
Barco Buquebus Buenos Aires para Montevideo – Site argentino

Comprando em Pesos Uruguaios, a passagem sai por 18% mais barato que em Pesos Argentinos. Esse valor é referente a pesquisa de uma passagem (veja imagens abaixo) para 1º de junho de 2022. Na versão argentina do site, uma passagem barco + ônibus custa $9.689 ARG (Pesos Argentinos), o equivalente a $3.457 UYU (Pesos Uruguaios) no câmbio de maio/2022.

buenos aires a montevideo
Barco Buquebus Buenos Aires para Montevideo – Site Uruguaio

Já comprando pelo site uruguaio, o valor da mesma passagem é $2.838 UYU, o equivalente a $7.953 ARG. Ou seja, o valor no site uruguaio $7.953 ARG ($2.838 UYU) é 18% inferior ao site argentino $9.689 ARG.

Vale lembrar que o Peso Argentino é uma moeda muito instável, especialmente nesse momento em que a Argentina passa por uma inflação descontrolada. Por isso, pesquise de novo quando for comprar para ver se comprando em pesos uruguaios continua sendo mais vantajoso.

BUENOS AIRES MONTEVIDEO
Como ir de Buenos Aires para Montevidéu? Barco é uma boa opção – Fotos de: Liam Quinn (CC BY-SA)

Como ir de Buenos Aires para Montevidéu: BARCO + ÔNIBUS

Essa é a principal maneira de viajar e também a mais barata! Nesse tipo de viagem, o barco sai de Buenos Aires e vai até Colônia do Sacramento no Uruguai; essa parte do trajeto demora uma hora.

Chegando em Colônia, os ônibus já estão esperando os passageiros e a viagem continua por mais três horas. Ou seja, quatro horas de viagem. No sentido contrário, Montevidéu – Buenos Aires é a mesma coisa, só que primeiro você pega o ônibus e depois o barco. Há duas empresas que fazem esse trajeto: BuquebusColonia Express.

Como ir de Buenos Aires para Montevidéu
O barco que faz o trajeto direto entre as duas capitais é mais rápido, por isso a viagem é mais curta

A Buquebus é a maior empresa e também a mais cara, seus barcos são maiores e mais confortáveis. A Colonia Express possui barcos menores e passagens mais baratas e ainda  promoções com bons descontos.

Anteriormente, havia uma terceira empresa, que possuía o melhor custo benefício. A Seacat, uma subsidiária da Buquebus, era equivalente a Colonia Express, porém com serviços melhores. Entretanto, ela encerrou suas atividades durante a pandemia. Não sabemos se após a retomada do turismo, ela retornará ao mercado.

Apesar do preço, a Colonia Express não é uma empresa confiável! Eu fui ao Uruguai de Seacat e iria voltar de Colonia Express, mas quando chegamos à rodoviária, eles nos avisaram que o barco havia dado um problema e que as passagens haviam sido canceladas. Não nos transferiram para outra companhia, nem deram nenhuma assistência, falaram que “o máximo que poderiam fazer era devolver o dinheiro”.

Como as outras empresas já estavam cheias, precisamos voltar de ônibus. Depois, pesquisando, descobri que não era algo raro a Colonia Express cancelar viagens. Por isso, a Buquebus é uma opção mais interessantes, sobretudo se você puder pagar um pouco mais.

Preço do barco Buenos Aires para Montevideo

A passagem da Buquebus, para um trajeto (apenas ida), é cerca de $9.500 Pesos Argentino (R$ 418) ou $2.838 Pesos Uruguaios (R$ 350), em um tópico acima eu explico a diferença entre moedas.

Já a passagem da Colonia Express custa entre $6.280 a $7.850 Pesos Argentinos (R$276 a 345), mas há algumas promoções ao longo do ano em que os preços podem ser menores. Os preços são de maio de 2022.

buenos aires montevideo ferry
Barco da Seacat, antiga subsidiária da Buquebus – Foto de: Everyman Films Inc (CC BY)
interior Buquebus
Interior do barco da Buquebus, o da Seacat é parecido – Foto de: Beatrice Murch (CC BY-SA)
Ônibus da Buquebus colinia do sacramento
Ônibus da Buquebus/Seacat – Foto de: Beatrice Murch (CC BY-SA)

Comprando a passagem através de outras plataformas

Algumas pessoas optam por comprar as passagens da Colonia Express através da outra plataforma. A Get Your Guide é uma das melhores opções, já que permite cancelamento gratuito com 24 horas de antecedência do passeio/transporte comprado. Por isso, caso o tempo não estivem bom e a previsão for de chuva, é possível cancelar o passeio. A Get Your Guide possui o barco Buenos Aires – Colônia do Sacramento e um tour ao centro histórico da cidade uruguaia opcional.

Civitatis permite pagar em Reais

Para quem prefere pagar em Reais o transporte a Buenos Aires Montevidéu, há opção de comprar pelo Civitatis. A plataforma vende em reais o barco Buenos Aires – Colônia do Sacramento e também a opção barco + ônibus de Buenos Aires a Montevidéu da empresa Colonia Express. O valor é um pouco mais alto que comprando diretamente no site, mas não há cobrança de IOF no cartão (6,38%) incidente em compras internacionais e há possibilidade de cancelar a passagem e receber 70% do valor pago.

Colônia do Sacramento

Uma observação importante é que Colonia del Sacramento é uma cidade histórica pequena e charmosa. Vale a pena dar uma parada por lá! Em um dia você conhece toda a cidade. Por isso, se tiver tempo, vale a pena gastar um dia em Colônia!

Você pode comprar apenas a passagem de barco Buenos Aires – Colônia e depois comprar a passagem de ônibus Colônia – Montevidéu. Há vários horários de ônibus por dia e você consegue pagar na hora.

Caso se interessa por essa opção, vale a pena ver nosso texto com as dicas de onde ficar em Colônia do Sacramento e as principais opções de hospedagem no centro histórico.

Excursão a Colônia do Sacramento

A forma mais barata de conhecer Colônia do Sacramento é por conta própria. Entretanto, para quem procura comodidade, a excursão de um dia a Colônia do Sacramento pode ser uma boa opção. No tour estão incluídos transporte do hotel ao terminal marítimo, as passagens de barcos, ida e volta e a visita guiada pelo centro da cidade.

 

Dicas para a viagem Montevidéu Buenos Aires

  • Se deseja comprar o transporte pela internet, você poderá escolher a moeda para a cobrança em algumas empresas. As empresas que oferecem o transporte de barco possuem dois sites, uruguaio e argentino. Se comprar pelo site uruguaio o preço será em pesos uruguaios, já se for pelo site argentino o preço será em pesos argentinos. É bom comparar os preços (câmbios) porque pode dar uma diferença razoável. Quando eu fui, era muito mais vantajoso  pagar em peso uruguaio, pois a Argentina tinha o câmbio oficial que era muito diferente do câmbio negro! O que dava uma grande diferença no valor final! Mas, tudo isso depende de como o câmbio vai estar na época que você comprar! E nem todas as companhias permitem você comprar pelo site uruguaio se você não for uruguaio.
  • Colônia do Sacramento é uma cidade bonitinha que é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Vale a pena conhecê-la! A parte turística da cidade é pequena, por isso em algumas horas é possível percorrer tudo. Uma boa dica é pegar o barco para Colônia no final da tarde, dormir por lá e no dia seguinte, depois do almoço seguir para Montevidéu. Há vários horários de ônibus para Montevidéu.
  • Não há marcação de poltrona nos barcos, por isso chegue cedo para conseguir sentar na cadeira da janela ou perto dela.
  • Vale a pena ter um chip com internet para o seu celular. A opção mais barata é comprando o chip ao chegar nos países, entretanto para quem prefere já sair do Brasil com um chip que funcione nos dois países, pode comprar um chip internacional da America Chip para a América Latina. Nem sempre a internet é muito rápida, mas é uma das melhores opções do mercado.

Outras dicas de viagem

Agora que você já sabe como ir de Buenos Aires para Montevideo, vale a pena conhecer ler nosso texto sobre o que fazer em Montevidéu. Também temos um texto sobre os principais bairros e melhores lugares onde hospedar na capital uruguaia.

Com relação à capital argentina, você pode conhecer 10 pontos turísticos gratuitos e descobrir como escolher o show de tango. Além de saber melhores e piores bairros onde ficar em Buenos Aires.

Foto de capa: Pablo Flores (CC NC-ND)
Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

17 COMENTÁRIOS

  1. Olá! ótimas dicas!
    Fiz uma cotação aqui para abril/2022 e está dando uma média de ARS 23.000 a viagem! É isso mesmo?

  2. Olá Milton, os meses mais quentes do ano são mais agradáveis nessa região. O inverno é bem rigoroso e não é agradável de caminhar pelas ruas. Final da primavera e começo do outono também são períodos agradáveis. Vale lembrar que durante o período de férias escolares e feriados as hospedagens são mais caras e é preciso reservar o barco com maior antecedência.

  3. Boa noite, quando você fizer uma busca de passagens Buenos Aires – Montevideo os dois trechos estarão inclusos. Se você quiser ficar em Colonia del Sacramento precisa comprar Buenos Aires Colonia, senão terá pago a toa toda a viagem.
    De Colonia a Montevideo há ônibus comuns que saem da rodoviária, que fica ao lado do porto. Há três empresas que fazem o trajeto: COT, Chadre e Turil. A maior delas é a COT e é também a que possui mais horários de ônibus. Há ônibus praticamente a cada hora. Não precisa comprar com antecedência!

  4. Olá, Felipe! Parabéns pela iniciativa e pelas informações.

    Tenho duas dúvidas…

    O transporte de ônibus de Colonia a Montevideo está incluso no valor? Acabei de cotar e encontrei uma tarifa de BRL157. Caso não esteja incluso, tem alguma ideia do preço?

    Caso eu decida ficar em Colonia por um dia para conhecer a cidade, é possível pegar o ônibus da Buquebus no outro dia para Montevideo?

    Muito obrigado!

  5. Sim Ana, é possível comprar diretamente no porto. Não sei se as empresas possuem outros escritórios que também vendem as passagens, mas no porto elas são vendidas, isso é claro se ainda houver passagens.
    Uma informação importante é que apesar de ambos os portos serem em Puerto Madero, o da Buquebus /Seacat é em um lado e o da Colonia Express é no lado oposto, o que dá uma boa caminhada.

  6. Boa noite, estou viajando com um grupo de 15 pessoas para Buenos Aires e de lá iremos para Montevideu. e depois retornamos para Buenos Aires, a data é inicio de dezembro de 2017. Não estamos conseguindo comprar a passagem pelo site. Você acha que conseguiríamos comprar a passagem na sede das empresas na Argentina?

  7. Olá Danilo, sobre viagem de carro eu não tenho muito conhecimento. Uma dica importante é que você precisa tirar a Carta Verde, um seguro tipo DPVAT, que protege terceiros em caso de acidente nos países do Mercosul.

  8. Gostaria de ir para Buenos Aires de carro e passar por Montevidéu. Estou em são Paulo. Tem dicas? Gostaria muito de saber, já que sou marinheiro de primeira viajem.

  9. Gutemberg, o melhor lugar para saber preços das passagens e horários é próprio site das empresas, pois essas informações mudam e há várias categorias de preços diferentes. No subtítulo “Barco + Ônibus” há os links para os sites das três empresas, eles estão em azul.
    Já com relação a ir e voltar no mesmo dia, é possível sim, mas não sei se vale a pena. Se for de Buenos Aires para Colônia, como a viagem é mais rápida e Colônia não tem muito o que fazer, acho que vale a pena. Já de Buenos Aires a Montevidéu a viagem é mais longa e Montevidéu possui muita coisa para fazer. Se for a única opção, então vai! O barco Francisco da Busquebus vai de manhã e volta de noite, ficando em Montevidéu por cerca de 10 horas.

  10. É possível comprar na hora, desde que não haja muita procura como alta temporada e finais de semana. Mas, para evitar problemas acho melhor comprar com antecedência. Além disso, é possível encontrar preços especiais (menores) quando se compra com antecedência. Os horários podem variar de acordo com a alta e baixa temporada, por isso o melhor é entrar no site das empresas e pesquisar por lá!

  11. senhor felipe e os horarios tanto do onibus para colonia e o ferry boot para buenos aires ,a muitas opçoes de horario e outra coisa consigo ir e volta no mesmo dia,quanto pagaria em reais a ida e volta

  12. Olá! É necessário fazer a compra dos bilhetes antecipado ou encontro e compro na hora no local? E os horários, você sabe dizer quais são?
    Obrigada!

  13. A opção barco + ônibus $600 mais ou menos, seria o valor de ida e volta? Ou isso na ida e dps na volta pagar novamente?

  14. Não recomendo ir de buquebus, mais prático, rápido e barato aviao. Comprei passagem de ônibus Pintar a Montevideo + Buquebus Buenos Aires e Buenos Aires a Montevideo , sem volta de ônibus a Punta Del Este. Paguei em torno de 900 reais . Quase 300 dólares. Não vale pelos transtornos, filas e tempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui