InícioAmericaUruguaiMontevidéu, Uruguai: o que fazer, quando ir e curiosidades da pequena metrópole

Montevidéu, Uruguai: o que fazer, quando ir e curiosidades da pequena metrópole

Montevidéu, Uruguai é uma das capitais estrangeiras mais próximas do Brasil, mesmo assim ela não é uma das mais lembradas quando o assunto é turismo na América Latina. Muito menos famosa e visitada que a vizinha Buenos Aires, Montevidéu também tem seus encantos.

Muitas pessoas comparam a capital uruguaia com a capital argentina. Essa é uma comparação injusta, já que Buenos Aires é uma grande metrópole e possui muito mais opções de atrações turísticas. Todavia, Montevidéu é uma cidade para se sentir. Com o maior carnaval do mundo, Montevidéu guarda alguns segredos interessantes que vamos partilhar com vocês.

Montevidéu Uruguai, uma pequena metrópole

Montevidéu não é uma cidade grande, possui apenas 1,3 milhão de habitantes. Um número pequeno se comparado às outras capitais do continente, isso dá a ela uma mescla de cidade grande e interiorana. Montevidéu tem opções de museus, lojas e restaurantes de cidade grande, mas com muitos bairros de casas e ares de cidade do interior. É um ambiente muito agradável de conhecer!

Há também quem considere Montevidéu com cara e atmosfera de cidade europeia. Talvez, um dos motivos seja que a cidade é velha. Não apenas antiga, mas velha mesmo. Os prédios do centro da cidade foram construídos na primeira metade do século XX, época de ouro da economia uruguaia, que desenvolveu rapidamente o país e fez surgir muitas construções na capital.

Hoje, o centro de Montevidéu tem cara de antigo e não muito conservado. Mas isso dá um aspecto interessante à cidade, um clima de nostalgia de uma época de ‘vacas gordas’ do país.

montevideo uruguai
Centro de Montevideo Uruguai Foto: Marcelo Campi (CC BY-SA 2.0)

O que fazer em Montevidéu

A capital uruguaia possui algumas atrações interessantes, mas não a compare a Buenos Aires, pois a capital portenha possui muito mais opções. O centro histórico de Montevidéu é interessante, com alguns museus, um teatro imponente e um mercado que se tornou polo gastronômico.

Ainda há a Calle Sarandí, uma rua muito legal, com várias opções de lojas e restaurantes. Também podemos destacar o Congresso e a bela Catedral que é mais bonita que a da capital argentina. Veja agora o que fazer em Montevidéu.

Praça da Independência

Praça da Independência no centro de Montevidéu
Praça da Independência – Foto: John Walker (CC BY 2.0)

A Praça da Independência é a maior e a mais importante praça de Montevidéu. Além disso, é o ponto de referência para você chegar em vários locais do Centro e do Centro Histórico.

A Avenida 18 de Julio, a principal da cidade, que possui vários restaurantes, lojas e hotéis, se inicia na Praça. Também é em frente a Praça da Independência, a famosa Porta da Cidadela, a única parte que sobrou da muralha que rodeava a cidade e onde começa o Centro Histórico.

Ao redor da Praça há alguns prédios importantes, como a Torre Executiva, atual sede da Presidência da República e o Palácio Estévez, que já foi sede da Presidência e hoje é um museu.

Outro lugar interessante e localizado em torno da Praça é o Palácio Salvo, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. O edifício comercial de 95 metros foi concluído em 1928, época em que era o maior da América do Sul.

Palácio Estévez

O Palácio Estévez foi construído em 1874 para ser a residência de um aristocrata argentino. Entretanto, devido a problemas financeiros do proprietário, o Palácio foi adquirido pelo governo uruguaio e passou a ser a sede da Presidência da República.

Escada do Palácio Estévez em Montevidéu
Escada do Palácio Estévez

Com a mudança da sede do executivo para outro prédio, ele se transformou no Museu da Casa do Governo que conta a história da presidência uruguaia. O museu não é muito interessante, mas é gratuito e vale uma passada rápida.

Teatro Solís

Teatro Sólis em Montevidéu
Teatro Sólis é o principal teatro de Montevidéu Uruguai

O principal teatro do Uruguai é um imponente edifício, construído em 1856 e próximo à Praça da Independência. O teatro é bonito por dentro e possui visitas guiadas para que os visitantes conheçam sua história e seu interior. Vale ressaltar que a visita guiada em espanhol é muito mais barata que a em português e em inglês. Para saber preços e horários de visitas acesso o site do teatro.

Calle Sarandí

A Rua Sarandí é a principal rua do Centro Histórico ou como eles chamam em Montevidéu, Ciudad Vieja (Cidade Velha). A rua é de trânsito exclusivo de pedestres e possui várias lojas e restaurantes. Além disso, a rua é muito agradável para caminhar, por isso, destacamos a Calle Sarandí em nossa lista do que fazer em Montevidéu.

Puerta de la Ciudadela em Montevideu
Puerta de la Ciudadela

Ficam próximos à Calle Sarandí a Praça da Constituição, a Catedral, o Mercado do Porto; e a Porta da Cidadela fica na própria Rua Sarandí.

Tours guiados no centro: de bike, para fotógrafos e até gratuito

pontos turísticos de montevidéu
Tour de bicicleta é uma das opções para conhecer o centro – Foto: divulgação GetYourGuide

Para conhecer o centro de Montevidéu há a possibilidade de fazer um tour guiado. Especialmente, no centro histórico, há muitas informações interessantes para conhecer. Há vários tipos de tour guiados no centro de Montevidéu. Um dos mais populares é o tour de meio dia, que na verdade é de 3h30, de manhã ou de tarde, que visita os principais pontos turísticos da região.

Para quem gosta de pedalar há excursão de bicicleta que percorre um grande percurso do centro histórico. Há também excursão fotográfica para quem busca novos ângulos.

E para quem não quer gastar há até um tour gratuito de 2h.

Catedral Metropolitana de Montevidéu Uruguai

A principal igreja católica de Montevidéu é uma grande construção do século XVIII em estilo neoclássico. A obra que levou 14 anos para ser concluída foi inaugurada em 1804.

Catedral de Montevidéu
A Catedral Metropolitana de Montevidéu é mais bonita que a de Buenos Aires

A Catedral Metropolitana de Montevidéu é bem bonita e vale uma visita, ela é, inclusive, mais bonita que a Catedral de Buenos Aires. A igreja é aberta à visitação e a entrada é gratuita.

Mercado do Porto

Parrilla no Mercado do Porto em Montevidéu
Parrilla do Mercado, um churrasco diferente dos encontrados no Brasil

Um dos lugares mais tradicionais de Montevidéu, o Mercado do Porto era um mercado tradicional que vendia frutas, verduras e carnes. Porém, ele foi revitalizado e se transformou em um polo gastronômico, com vários restaurantes na parte interna e nas redondezas.

Um dos passeios tradicionais em Montevidéu é almoçar uma parrilla (churrasco) no mercado. A minha dica é não pedir Picaña, pois esse é um corte diferente da Picanha do Brasil. Pedi uma Picaña e estava péssima, muito dura e super difícil de mastigar.

Palácio Legislativo do Uruguai

area interna do senado do uruguai
Senado uruguaio chama atenção pela cor avermelhada do carpete que contrasta com o azul das cadeiras

O Palácio Legislativo é o Congresso uruguaio, um bonito prédio em estilo neoclássico, construído no início do século XX. Foi inaugurado em 1925, em homenagem aos 100 anos da declaração de independência. Apesar de ficar mais afastado do Centro, o prédio é bonito por dentro e possui uma interessante visita guiada.

Feira de Tristán Narvaja

Feira de Tristán Narvaja em Montevideo Uruguai – Foto: emilia (CC BY-NC-ND 2.0)

Montevidéu tem algumas feiras, mas a preferida dos turistas é a Feira da Rua Tristán Narvajaque. A feira vende de tudo, mas ficou famosa devido a suas vendas de antiguidades. A feira acontece todos os domingos.

Parque Rodó

Parque Rodó ao entardecer – Foto: Suedehead (CC BY-SA 2.0)

O principal parque da cidade é o Rodó, um grande parque urbano, localizado no bairro de Punta Carretas. O local possui um lago e ambiente tranquilo, bom para um passeio à tarde. Dentro do parque ainda há um pequeno parque de diversão, com brinquedos simples, mas que podem alegrar as crianças.

Show de Tango

show de tango em montevidéu
El Milongón, o mais conhecido show de tango em Montevidéu – Foto: divulgação

Quando se fala em tango todo mundo pensa na Argentina. Pouca gente sabe que o ritmo também é muito popular no Uruguai. Na verdade, os uruguaios reivindicam para si a origem do tango.

Entretanto, Montevidéu não conseguiu desenvolver essa atração turística tão bem quanto Buenos Aires. A capital uruguaia possui apresentações de tango, porém não são espetáculos tão grandiosos e bem montados quanto os que existem na capital argentina.

O mais conhecido show de tango em Montevidéu é do El Milongón. Na verdade, não é apenas uma apresentação de tango, mas da cultura uruguaia, contando com outras expressões culturais. Há opção de ver apenas a apresentação, ou a apresentação mais o jantar. Essa última é a preferida dos turistas estrangeiros.

Praias de Montevidéu

Montevidéu é uma cidade litorânea, por isso possui várias praias. Na verdade, ali ainda não é considerado mar, mas o Rio da Prata, porém suas praias possuem areia e barracas como qualquer outra. Entre as principais praias da cidade estão Ramírez, Pocitos, Carrasco, Buceo e Malvín.

Ramblas com praia ao fundo

Ramblas

La Rambla é um calçadão a beira-mar, ou melhor, beira-rio que possui 22 km de extensão. É um local muito agradável para caminhar, tomar um sol e apreciar o rio. Recomendo passear pelas ramblas no bairro de Pocitos, que é um bairro novo e muito agradável de caminhar.

Visita a vinícola no Uruguai

montevidéu o que fazer
Vinícola Bouza está a apenas 20 km do centro de Montevidéu – Foto: divulgação Bouza

Os vinhos uruguaios são conceituados. Por isso, para quem gosta de vinho, visitar uma vinícola no Uruguai é uma experiência interessante. Há várias vinícolas no país, entretanto muitas ficam distante da capital.

A vinícola Bouza é uma das melhores opções para quem está em Montevidéu, ela está a apenas 20 km do centro de Montevidéu. Devido a proximidade, ela investiu em seu espaço e há quem considere que ela é a vinícola melhor estruturada para receber visitantes.  A visita guiada passa pelos vinhedos e a degustação de quatro vinhos (3 tintos e 1 branco) acontece em uma garagem museu, com modelos de carros antigos.

Para quem está de carro é fácil chegar ao local com ajuda de um GPS, para isso recomendamos um chip internacional. Para quem não está de carro, a melhor opção é a excursão à vinícola, o que inclui o transporte.

Outros destinos próximos no Uruguai

O Uruguai é um país pequeno e as duas outras interessantes atrações turísticas do país ficam próximas de Montevidéu. Por isso, você pode incluir outros destinos na sua viagem.

Colônia do Sacramento

A cidade histórica Colonia del Sacramento fica no caminho entre Montevidéu e Buenos Aires para quem vai do meio de transporte mais comum, barco/ônibus. A cidade, que foi colonizada por portugueses e espanhóis, possui um centro histórico muito pequeno, mas charmoso. Essa é a principal cidade histórica do Uruguai, apesar de pequena, o centro histórico é bem charmoso.

Montevidéu a Colonia del Sacramento

Colônia do Sacramento fica a 180 km de Montevidéu e é possível fazer um bate e volta. O trajeto é cerca de 2h15min de carro e 2h45 de ônibus. Há vários horários de ônibus, aproximadamente a cada uma hora. A empresa COT é a principal que faz esse trajeto, mas também há a Turil e a Chadre.

A estação de ônibus fica ao lado do centro histórico e o local pode ser percorrido a pé. Entretanto pode ser interessante visitar Colonia em uma excursão. A excursão de dia inteiro é acompanhada de guia que fala português, o que lhe permite entender a interessante história da cidade.

Para quem tenha alugado um carro, a estrada que liga as duas cidades é boa. Colonia possui muitos locais para estacionar. Para saber preços de aluguel de carro no Uruguai clique aqui.

montevideu colonia do sacramento
Colônia do Sacramento é a principal cidade histórica do Uruguai

Punta del Este

A cidade litorânea Punta del Este é o local mais badalado do Uruguai no verão. Punta del Este possui cassino, vários restaurantes e uma noite animada nessa época do ano. O local possui vida apenas no verão, quando as praias estão cheias e as ruas movimentadas. Porém, como a cidade fica próxima a Montevidéu, a 130 km, vale a pena dar uma passada mesmo na baixa temporada.

Montevidéu para Punta del Este

Punta del Este fica a 180 km de Montevidéu, cerca de 2 horas de carro e 2h30 de ônibus.  Há vários horários de ônibus por dia para, principalmente da empresa COT.

Entretanto, Punta del Este é uma cidade extensa, por isso você pode ter dificuldade para fazer o deslocamento por lá. Um dos motivos é que a principal atração da cidade, a Casa Puebla fica afastada do centro e não é um local que você conseguirá chegar caminhando. Por isso, a maioria dos turistas preferem visitar a cidade em uma excursão de um dia.

Para quem vai de carro, é bom saber que no verão, quando a cidade está cheia, é difícil encontrar estacionamento.

montevidéu punta del este
Punta del Este está próxima de Montevidéu Uruguai – Foto: Matthew Fuentes (CC BY-NC-ND 2.0)

Buenos Aires ou Montevidéu

Quando se fala nas capitais uruguaia e argentina, uma dúvida muito comum é saber qual cidade vale mais a pena conhecer: Buenos Aires ou Montevidéu? Para essa resposta não há dúvida: Buenos Aires é uma cidade mais surpreendente com atrações turísticas muito mais interessantes.

Entretanto, isso não quer dizer que os pontos turísticos em Montevidéu não sejam interessantes. Por isso, recomendamos fazer uma viagem que inclua as duas capitais. Buenos Aires e Montevidéu ficam, realmente, muito próximas e se deslocar entre as duas cidades é fácil, barato e leva apenas algumas horas de barco. Para conhecer os meios de transporte e as melhores formas de fazer a viagem, fizemos um texto sobre como ir de Buenos Aires para Montevideo.

Onde hospedar em Montevidéu?

Montevidéu possui duas regiões principais para se hospedar: o centro e a região próximo a orla. Essas são duas regiões muito distintas.

Centro e centro histórico

O centro é o primeiro local que os turistas pensam em hospedar. As principais atrações turísticas ficam nessa parte da cidade, por isso é possível se deslocar a pé para conhecer várias delas. Entretanto, essa é uma região mais movimentada e há também partes mais perigosas.

O centro histórico é o extremo do centro, uma pequena área delimitada pelo mar. O local que era muito degradado está passando por uma transformação e já é um local interessante, com alguns bons restaurantes e lojas peculiares. Entretanto, ainda possui muitos imóveis vazios e em algumas áreas não é aconselhável andar a pé de noite.

montevidéu uruguai
Centro histórico de Montevidéu possui ruas estreitas, à esquerda Alma Boutique Hotel – Foto: Google Street View

Um hotel confortável e com ótima localização que fica no centro histórico é o Alma Histórica Boutique Hotel. Já uma opção com bom custo benefício seria o Puerto Mercado Hotel.

Já o centro, é a parte comercial da cidade, onde ficam prédios comerciais, muitas lojas e restaurantes. O centro é também onde estão os hotéis econômicos da cidade. Muitas vezes são prédios mais velhos que possuem decoração antiga que parecem que pararam no tempo. Um hotel com bom preço e boa localizado é o Hotel America.

Já o Esplendor by Wyndham Montevideo Cervantes é uma ótima opção para quem busca custo-benefício e esteja disposto a pagar um pouco mais.

pontos turísticos em montevidéu
Esplendor by Wyndham é um hotel com bom custo-benefício no centro – Foto: divulgação

Já para quem busca conforto na melhor localização da cidade, a dica é o Radisson Montevideo Victoria Plaza. O hotel 5 estrelas fica em frente a Praça da Independência e é um dos melhores da cidade.

montevideo uruguai
Radisson Victoria Plaza se destaca no cenário do centro de Montevidéu – Foto: divulgação Radisson

Orla – Pocitos

Próximo a orla marítima estão os principais bairros residenciais de Montevidéu. O que possui mais opções de hotéis é Pocitos. Esse é um bairro de classe média alta muito bonito e agradável. Ele é a opção preferida da maioria dos turistas estrangeiros.

O maior problema é que o comércio do bairro, os restaurantes, por exemplo, ficam espalhados. Por isso, talvez você precisará de um transporte quando sair para jantar.

Para quem quer conforto, um dos melhores hotéis do bairro é o Hyatt Centric Montevideo, um hotel 5 estrelas que possui uma bela vista da orla da cidade.

montevidéu pocitos
O Hyatt Centric Montevideo possui uma bela vista da faixa litorânea do bairro de Pocitos – Foto: divulgação

Uma opção com bom custo-benefício é o My Suites Boutique Hotel que está em uma boa localização.

Já para quem busca uma opção econômica, o Punta Trouville Hotel é um dos mais baratos do bairro e ainda conta com uma boa avaliação e localização. Entretanto, precisamos lhe contar que a média de preços dos hotéis de Pocitos é maior do que do centro.

o que fazer em montevidéu
Punta Trouville é um hotel com bom preço em Pocitos Montevidéu – Foto: divulgação

Outros bairros onde hospedar

Montevidéu ainda conta com outros dois bairros bem interessantes para hospedar. Punta Carretas, vizinho a Pocitos e o bairro de casas Carrasco também são muito procurado por turistas estrangeiros. Para conhecer esses bairros e saber a diferença entre eles, leia o texto sobre onde ficar em Montevidéu.

Quantos dias ficar na capital do Uruguai?

Montevidéu, apesar de ser uma capital, é uma cidade pequena e não possui muitas atrações turísticas, por isso não demanda muito tempo para conhecê-la. Portanto, com 2 dias você conhece o essencial da cidade.

Entretanto, você pode aproveitar sua estadia na capital do Uruguai para visitar outras atrações turísticas do Uruguai.

As duas principais cidades turísticas, além da capital, são Punta del Este e Colônia do Sacramento, que ficam a 130 km e a 180 km, respectivamente. Por isso, você pode incluí-las em seu roteiro ao Uruguai.

Colônia do Sacramento não possui muito o que ver, então, um dia, ou até meio dia, já é suficiente para conhecê-la.

Punta del Este possui mais o que ver, se for durante o verão até compensa ficar alguns dias para aproveitar suas praias, mas tenha em mente que a cidade é bem cara nessa época do ano. Porém, se for em outras épocas, um bate e volta de um dia já é suficiente ou no máximo dois dias.

Por tudo exposto, Montevidéu pode ser um bom destino para uma viagem de final de semana ou de um feriado prolongado.

Estádio Centenário Montevideo Uruguai – Foto: Jimmy Baikovicius (CC BY-SA 2.0)

Seguro viagem é obrigatório no Uruguai?

O seguro viagem não é obrigatório para viagens ao Uruguai, entretanto nós sempre recomendamos contratar um seguro para viagens ao exterior. Mesmo nas viagens à América do Sul, o seguro viagem é importante. No Uruguai, por exemplo, serviços médicos são caros, por isso uma simples consulta médica e tomar alguma medicação na veia será mais caro que o valor do seguro.

Além disso, os seguros viagens incluem um valor em caso de extravio de mala e regresso antecipado por motivo de doença no segurado ou em alguém da família. Para saber preços de seguro faça uma cotação.

Seguro Viagem: América do Sul
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 24/dia*
GTA 12 BRONZE AMÉR. LATINA COVID-19 PREMIUM30 GTA 12 BRONZE AMÉR. LATINA COVID-19 PREMIUM30 Assistência médica USD 12.000 Bagagem extraviada USD 450 (SUPLEMENTAR) R$ 53/dia*

Se você tem dúvida onde contratar, nós recomendamos a Seguros Promo, onde você encontrará várias opções de seguros, ótimos preços e uma ferramenta muito boa para comparar as opções de seguro. Compare os tipos e escolhe a opção que mais combine com você.

Como mantemos convênio com a Seguro Promo, oferecemos o cupom de desconto ABRACEOMUNDO5 que lhe dá 5% de desconto. Além disso se pagar por boleto, você terá mais 5% de desconto.

Quando ir para Montevidéu?

Montevidéu tem um clima subtropical úmido, por isso suas temperaturas variam muito de acordo com a estação. A época mais agradável para visitar é no verão, entre novembro e março, quando as temperaturas médias estão entre 24 e 28°C e o sol se põe mais tarde.

Essa é a única época do ano que você vai querer aproveitar a praia. No inverno, junho a setembro, as temperaturas são baixas, em torno de 10°C.

Com relação às chuvas, elas são distribuídas durante todo o ano, com um pouco mais de pluviosidade nos meses de fevereiro, março e outubro.

Carnaval do Uruguai

Com relação a festas típicas, o Carnaval é a principal festa do Uruguai. Entretanto, ela é diferente da data festiva brasileira. Para começar, o carnaval do Uruguai dura 50 dias, vai do final de janeiro a meados de março. Por isso, ele é considerado o maior carnaval do mundo!

O carnaval começa com um desfile na Avenida 18 de Julio, a principal do centro de Montevidéu. O desfile conta com carros alegóricos, blocos de tambores e candombe, uma dança típica do país.

carnaval montevidéu
Tambores dão o ritmo no carnaval de Montevidéu – Foto: Wikipédia (CC BY 3.0)

Há outros desfiles ao longo do carnaval, sendo que o preferido dos turistas estrangeiros é o Desfile de Llamadas, que é o que mais parece com o carnaval brasileiro, com blocos e passistas. Além dos desfiles, há várias apresentações teatrais que fazem parte do Concurso Oficial de Carnaval no Teatro.

Afinal, vale a pena visitar Montevidéu?

Sim, vale a pena, mas não a compare a Buenos Aires, senão você vai achar a cidade sem graça. Montevidéu não é uma das cidades da América do Sul mais interessantes, mas não deixa de ter atrações legais, ainda mais se você ainda não tiver conhecido cidades como Buenos Aires, Cusco, Quito e Bogotá.

Uma viagem para Montevidéu seria melhor aproveitada se você incluir outros destinos como Colonia del Sacramento e Punta del Este.

Agora que você já sabe que vale a pena visitar a cidade e descobriu o que fazer em Montevidéu, escolha onde hospedar. Para lhe ajudar escrevemos um texto sobre onde ficar em Montevidéu com as diferenças entre as duas principais regiões da cidade: o centro e a orla marítima.

Costumes e dicas do Uruguai

Gorjetas

No Uruguai, assim como no Brasil, é comum deixar 10% de gorjeta para os garçons. A cobrança pode vir na conta, caso não venha é comum as pessoas deixarem esse valor diretamente ao garçom.

Outra gorjeta muito comum no país é a dada para taxistas. Segundo o site oficial de turismo do Uruguai, a gorjeta para taxista é uma “norma urbana”, ou seja, não é obrigatória, mas é uma atitude seguido pela maioria das pessoas.

Fuso horário

O Uruguai está no mesmo fuso horário de Brasília. Havia variação apenas durante o horário de verão brasileiro.

Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui