InícioÁfricaEgito65 fotos do Egito Antigo e Atual para entender o turismo no...

65 fotos do Egito Antigo e Atual para entender o turismo no país

Quem observa as fotos do Egito Antigo percebe o porquê dessa civilização ter sido tão especial. Os grandes templos e monumentos foram construídos em uma região desértica há 5 mil anos e intrigam especialistas até hoje.

Apesar de ter se passado vários milênios, muitas construções históricas sobreviveram ao tempo e tornaram o país africano um destino turístico muito procurado por pessoas de todo o mundo.

fotos do rio nilo
O deserto do Saara se encontra bem próximo ao rio Nilo – Foto: Wikipédia
imagens egito antigo
Foto: Freepik

O Egito recebeu 13 milhões de turistas em 2019, segundo o The World Bank, e se tornou o país mais visitado da África. Com tantos visitantes, não é estranho imaginar que a atividade turística seja uma das mais importantes para a economia local.

Confira as principais atrações turísticas do Egito.

Por outro lado, o país possui muitas limitações estruturais e nos serviços relacionados ao turismo. Tudo isso misturado a um trânsito caótico e uma população não muito amistosa transforma o país em um local muito peculiar que desperta emoções diversas entre os turistas.

Para ajudar a entender esse intrigante país, selecionamos várias fotos do Egito para você conhecer os templos e as ruínas históricas, assim como o Egito atual.

Fotos do Egito Antigo

Templo de Abu Simbel

Quando se fala do Egito, todo mundo pensa no período dos faraós. Por isso, vamos começar mostrando as fotos do Egito Antigo. Há diferentes classificações referentes a esse período. Entretanto, muitos historiadores consideram que o período se iniciou no ano de 3100 a.C. quando o Alto e Baixo Egito se unificaram.

picture of egypt
Hieróglifos egípcios
Desenho nas paredes no Vale dos Reis
Desenho nas paredes de uma tumba no Vale dos Reis em Luxor – Foto: reibai (CC BY 2.0)
Tumba faraó Ramsés I
Tumba de Ramsés I – Foto: Chuck Siefke (CC BY 2.0)
cidade de luxor
Templo de Karnak

O período do Império Antigo (2686–2160 a.C.) foi quando o Baixo Egito, região próxima ao Mar Mediterrâneo, abrigava a capital. A cidade de Mênfis, próxima a Cairo, foi a capital do império por vários séculos.

foto do egito antigo
Mapa do Império Egípcio – Imagens do Egito

Infelizmente, sobraram pouquíssimas construções dessa época. Como o norte do país foi o local que concentrou a maior parte da população e da economia do Egito moderno, as regiões onde ficavam os sítios arqueológicos foram ocupadas, destruindo os vestígios imperiais.

Fotos das Pirâmides do Egito

As principais construções do Império Antigo são as pirâmides. Muita gente não sabe, mas as pirâmides do Egito eram as necrópoles dos faraós. A cultura egípcia valorizava muito o período fúnebre. Os túmulos eram considerados a casa da eternidade. Por essa razão, os faraós começaram a construir suas necrópoles assim que assumiam o poder.

Foto: Anna Hesser (CC BY-NC-ND 2.0)
esfinge de gizé egito
Esfinge – Foto: askii (CC BY-SA 2.0)
Foto: undeklinable (CC BY-SA 2.0)
Pirâmide de Quéfren Gizé Egito
Pirâmide de Quéfren
Foto: Héctor de Pereda (CC BY-NC 2.0)
grandes blocos de pedra das piramides
Blocos de pedra das pirâmides
local ideial de fotografar as piramides
Deserto do Saara

Os faraós substituíram as pirâmides por tumbas subterrâneas em um local chamado Vale dos Reis. A mudança tem relação com a religiosidade. Explicamos a diferença e apresentamos mais curiosidade no texto sobre a diferença entre as pirâmides e o Vale dos Reis.

vale dos reis em luxor
Vale dos Reis em Luxor – Foto: Supermac1961 (CC BY 2.0)

Um fato curioso sobre as fotos das Pirâmides do Egito que estamos acostumados a ver é que elas não foram as primeiras a serem construídas. As pirâmides de Saqqara foram erguidas antes das pirâmides de Gizé. Em Saqqara, os egípcios ainda não dominavam toda a técnica de engenharia, por isso as pirâmides eram construídas em degraus.

primeiras piramides do egito saqqara
Pirâmide de Saqqara
Pirâmide em degraus de Saqqara Egito
Pirâmide de Saqqara

Imagens do Egito Antigo – Múmias

As múmias são elementos da cultura egípcia marcados na história da humanidade. Até hoje, elas estão presentes em filmes e até em desenhos animados.

A mumificação era uma prática recorrente nessa cultura. Após a morte, eles acreditavam que a alma se desprendia do corpo e a pessoa passaria para outra existência chamada Mundo dos Mortos. Contudo, para acalçar a vida eterna nesse outro mundo era preciso que o corpo passasse por um processo de mumificação.

A técnica consistia em retirar a maioria dos órgãos, deixar o corpo repousar por cerca de 40 dias para desidratar e depois ser enfaixado e colocado no sarcófago. Esse método dificultava a decomposição do corpo.

fotos das pirâmides do egito
Foto: Narciso Arellano / Unsplash
Múmia no Museu de Luxor

Em alguns museus do Egito, como o Museu do Cairo e Museu de Luxor, há algumas múmias. No Museu do Cairo, inclusive, estão as múmias dos principais faraós.

Fotos do Egito – Luxor

A época de maior apogeu do Egito foi durante o Império Novo (1550 – 1069 a.C.). O Egito se tornou a civilização mais rica e poderosa do Mediterrâneo. Nessa época, alguns dos principais templos do Egito Antigo foram construídos, como o templo de Karnak, em Luxor.

Durante o Império Novo, a capital era Tebas, hoje chamada Luxor, localizada no sul do país. Essa é a principal região a ser visitada por quem pretende conhecer o Egito Antigo. O local preservou vários sítios arqueológicos, tornando Luxor uma cidade com muitas atrações turísticas.

luxor egito
Aproveitamos para fazer fotos do Save the Date do nosso casamento no Templo de Karnak
fotos do egito antigo
Colunas do Templo de Luxor – Foto: Calin Stan / Unsplash
Avenida das Esfinges – Foto: Miquel Vernet (CC BY-NC 2.0)
Avenida das Esfinges
Avenida de esfinges e Templo de Luxor
Avenida de esfinges com o Templo de Luxor ao fundo – Foto: Carlos Bustamante (CC BY-NC-ND 2.0)
Busto de Ramsés II no Templo de Luxor
Busto de Ramsés II no Templo de Luxor
Foto: undeklinable (CC BY-SA 2.0)
imagens do egito antigo
Tumba de Tausert/Setnakht no Vale dos Reis – Foto: Pixabay
Templo da Rainha Hatshepsut

Fotos do Egito – Aswan

Uma cidade de destaque no sul do Egito é Aswan. Quem viaja para o sul do país, costuma conhecer tanto Luxor quanto Aswan. Entre as duas cidades, há alguns templos. Logo, uma alternativa para conhecer a região é fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo. Esses cruzeiros são realizados em barcos grandes e confortáveis, o que torna a atração popular entre turistas estrangeiros.

cruzeiro pelo rio nilo
Navio de cruzeiro e o Templo de Luxor ao fundo – Foto: Dezlab/ Pixabay
cruzeiros rio nilo
Cruzeiro rio Nilo – Foto: Cattan2011
felucca luxor
Felucca em Luxor – Cruzeiro Rio Nilo – Foto: Pixabay

Aswan possui algumas atrações interessantes, como o Templo de Philae dedicado à deusa Ísis, situado em uma ilha no Rio Nilo. O templo era parte de um complexo com vários outros nas ilhas no Rio Nilo. Entretanto, com a construção da barragem de Aswan, os templos foram submersos pela água. Como o Templo de Philae era o mais importante, ele foi transferido para uma ilha mais alta.

Templo de PhilaeFoto: Clara Giraud (CC BY-ND 2.0)
Obelisco Inacabado aswan
Obelisco Inacabado – Foto: Michael Lusk (CC BY-NC 2.0)
galeria do Museu Núbio
Museu Núbio – Foto: Vyacheslav Argenberg (CC BY 2.0)
Estátuas do Museu Núbio
Estátua do Museu Núbio em Aswan

Abu Simbel

Apesar de Aswan ter algumas atrações turísticas interessantes, a maioria dos turistas somente passa pela cidade, pois ela é o ponto de apoio para chegar em Abu Simbel. Esse incrível templo é a obra prima do Egito Antigo e fica no extremo sul do Egito, próximo à fronteira com o Sudão. De tudo que vi no Egito, Abu Simbel é o mais bonito!

Show de Sons e Luzes no Templo de Abu Simbel – Foto: Dan Lundberg (CC BY-SA 2.0)
templo abu simbel
Templo de Ramsés em Abu Simbel
abu simbel
Interior do Templo de Ramsés – Foto: Dennis Jarvis (CC BY-SA 2.0)
Templo de Nefertari

Foto do Egito Atual

O Egito Atual não se parece com toda a glória e o esplendor que havia no Egito Antigo. O país subdesenvolvido tem muitas carências estruturais, como as estradas e os serviços públicos prestados à população. Desse modo, é recomendado contratar seguro viagem ao viajar para o Egito.

O Egito é um país muito populoso, com 97 milhões de habitantes. Nas últimas décadas, vem crescendo economicamente nas últimas décadas, apesar da instabilidade política.

felucca egito
Em Cairo, não é muito comum o passeio de felucca – Foto: Wikipédia (CC BY)

A língua oficial é o árabe, mas muitas pessoas que trabalham com turismo, como vendedores e taxista, possuem conhecimento básico de inglês. A moeda do país é a Libra Egípcia (EGP), uma moeda desvalorizada, o que torna o turismo barato no país.

Entretanto, um dos maiores problemas que os turistas enfrentam no Egito é com relação a golpes, o que acaba fazendo as pessoas pagarem mais caro por produtos e serviços. Para saber mais detalhes, temos um texto exclusivo sobre golpes no Egito.

Foto do Egito – Cairo

Cairo é a capital e centro financeiro do Egito. A cidade de 9,5 milhões de habitantes é a mais desenvolvida do país, com arranha-céus, metrô e universidades.

rio nilo egito
O Rio Nilo ajuda a deixar Cairo mais bonita – Foto: Nina R (CC BY)
Centro de Cairo – Foto: Dan (CC BY-SA 2.0)
Foto: Maher Najm (CC BY 2.0)
guia de cairo egito
Estação Ferroviária Ramses – Foto: Mark Fischer (CC BY-SA 2.0)
fotos do egito atual
Torre de Cairo com seus 187 metros de altura – Foto: Abdullah Elhariry / Unsplash

Cairo não existia no Egito Antigo. A cidade foi fundada no século X pelo Califado Fatímida. Entretanto, ela começou a ganhar relevância no século XII, quando passou a ser a capital desse califado.

É dessa época a parte histórica mais relevante da cidade, a Cidadela, fortificação medieval construída pelo líder muçulmano Saladino. A Cidadela foi sede do governo egípcio por quase 700 anos.

Cidadela de Cairo
Foto: Robert Young (CC BY-NC 2.0)

O islamismo é a religião oficial do Egito. Por isso, há várias mesquitas turísticas em Cairo. Nas fotos do Egito, não poderiam faltar essas atrações.

Cairo vista da Cidadela
imagens do egito
Mesquita Al-Azhar – Foto: Seif Amr / Unsplash
mesquita construída em alabastro egito
Mesquita do Alabastro na Cidadela
interior da Mesquita Sultão Hassan
Interior da Mesquita Sultão Hassan
detalhes de Mesquita de cairo
Foto: Procsilas Moscas (CC BY 2.0)

Os cristãos representam 15% da população do país. Em vista desse percentual, há um bairro cristão em Cairo chamado Copta. No local, há várias igrejas, onde é possível ver arquitetura e cultura.

igreja de cairo coopta
Igreja de São Jorge no bairro copta – Foto: Edgardo W. Olivera (CC BY 2.0)
metro de cairo
Metro de Cairo – Foto: Andrew A. Shenouda (CC BY 2.0)

Alexandria

Alexandria foi uma das cidades construídas por Alexandre, o Grande. Reconhecida pela cultura e pelo conhecimento, a cidade tinha a famosa Biblioteca de Alexandria, a mais importante do Mundo Antigo. Porém, quase nada sobrou desse período. Guerras, desastres naturais e ocupação humana destruíram quase toda a parte histórica.

Fort Qaitbey – Foto: David Stanley (CC BY 2.0)

Hoje, Alexandria é a 2ª maior cidade do Egito, com 6 milhões de habitantes. Além disso, é mais organizada e bonita que Cairo. Mesmo sem muitos atrativos turísticos, ela faz parte dos roteiros turísticos.

fotos egito
Avenida em Alexandria – Foto: Freepik
foto do egito atual
Nova Biblioteca de Alexandria – Foto: Freepik

Sharm el Sheik

O Egito também possui destinos de praias. O mais famoso é Sharm el Sheik, a Cancún do Oriente Médio. Localizada no sul da península do Sinai, a cidade é banhada pelo Mar Vermelho e é um ótimo lugar para fazer mergulho.

Praia de Naama Bay – Foto: divulgação Helnan Marina Sharm Hotel
Mar em El Hadaba – Foto: divulgação Labranda Tower Bay
praia mar sharm el sheikh dahab
Praia em Sharm el Sheikh – Foto: Wolfgang (CC BY-ND 2.0)
passeio de camelo egito deserto
Passeio de camelo entre o deserto e o mar
andando de camelo sharm sheikh egito
Passeio de camelo incluído no tour
passeio mergulho blue hole
Nadando no Blue Hole

Outro destaca do destino são os hotéis. Há várias opções de resorts em Sharm el Sheik. Por esse motivo, ela é comparada a Cancún.

Praia em Nabq Bay – Foto: Алексей Мельников (CC BY 2.0)
Hotel Reef Oasis Blue Bay Resort & Spa – Foto: divulgação Reef Oasis Blue Bay

E aí gostou de ver as fotos do Egito?

Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui