Quem observa as fotos do Egito Antigo percebe o porquê dessa civilização ter sido tão especial. Os grandes templos e monumentos foram construídos em uma região desértica há 5 mil anos e intrigam especialistas até hoje.
Apesar de ter se passado vários milênios, muitas construções históricas sobreviveram ao tempo e tornaram o país africano um destino turístico muito procurado por pessoas de todo o mundo.
O Egito recebeu 13 milhões de turistas em 2019, segundo o The World Bank, e se tornou o país mais visitado da África. Com tantos visitantes, não é estranho imaginar que a atividade turística seja uma das mais importantes para a economia local.
Confira as principais atrações turísticas do Egito.
Por outro lado, o país possui muitas limitações estruturais e nos serviços relacionados ao turismo. Tudo isso misturado a um trânsito caótico e uma população não muito amistosa transforma o país em um local muito peculiar que desperta emoções diversas entre os turistas.
Para ajudar a entender esse intrigante país, selecionamos várias fotos do Egito para você conhecer os templos e as ruínas históricas, assim como o Egito atual.
Fotos do Egito Antigo
Quando se fala do Egito, todo mundo pensa no período dos faraós. Por isso, vamos começar mostrando as fotos do Egito Antigo. Há diferentes classificações referentes a esse período. Entretanto, muitos historiadores consideram que o período se iniciou no ano de 3100 a.C. quando o Alto e Baixo Egito se unificaram.
O período do Império Antigo (2686–2160 a.C.) foi quando o Baixo Egito, região próxima ao Mar Mediterrâneo, abrigava a capital. A cidade de Mênfis, próxima a Cairo, foi a capital do império por vários séculos.
Infelizmente, sobraram pouquíssimas construções dessa época. Como o norte do país foi o local que concentrou a maior parte da população e da economia do Egito moderno, as regiões onde ficavam os sítios arqueológicos foram ocupadas, destruindo os vestígios imperiais.
Fotos das Pirâmides do Egito
As principais construções do Império Antigo são as pirâmides. Muita gente não sabe, mas as pirâmides do Egito eram as necrópoles dos faraós. A cultura egípcia valorizava muito o período fúnebre. Os túmulos eram considerados a casa da eternidade. Por essa razão, os faraós começaram a construir suas necrópoles assim que assumiam o poder.
Os faraós substituíram as pirâmides por tumbas subterrâneas em um local chamado Vale dos Reis. A mudança tem relação com a religiosidade. Explicamos a diferença e apresentamos mais curiosidade no texto sobre a diferença entre as pirâmides e o Vale dos Reis.
Um fato curioso sobre as fotos das Pirâmides do Egito que estamos acostumados a ver é que elas não foram as primeiras a serem construídas. As pirâmides de Saqqara foram erguidas antes das pirâmides de Gizé. Em Saqqara, os egípcios ainda não dominavam toda a técnica de engenharia, por isso as pirâmides eram construídas em degraus.
Imagens do Egito Antigo – Múmias
As múmias são elementos da cultura egípcia marcados na história da humanidade. Até hoje, elas estão presentes em filmes e até em desenhos animados.
A mumificação era uma prática recorrente nessa cultura. Após a morte, eles acreditavam que a alma se desprendia do corpo e a pessoa passaria para outra existência chamada Mundo dos Mortos. Contudo, para acalçar a vida eterna nesse outro mundo era preciso que o corpo passasse por um processo de mumificação.
A técnica consistia em retirar a maioria dos órgãos, deixar o corpo repousar por cerca de 40 dias para desidratar e depois ser enfaixado e colocado no sarcófago. Esse método dificultava a decomposição do corpo.
Em alguns museus do Egito, como o Museu do Cairo e Museu de Luxor, há algumas múmias. No Museu do Cairo, inclusive, estão as múmias dos principais faraós.
Fotos do Egito – Luxor
A época de maior apogeu do Egito foi durante o Império Novo (1550 – 1069 a.C.). O Egito se tornou a civilização mais rica e poderosa do Mediterrâneo. Nessa época, alguns dos principais templos do Egito Antigo foram construídos, como o templo de Karnak, em Luxor.
Durante o Império Novo, a capital era Tebas, hoje chamada Luxor, localizada no sul do país. Essa é a principal região a ser visitada por quem pretende conhecer o Egito Antigo. O local preservou vários sítios arqueológicos, tornando Luxor uma cidade com muitas atrações turísticas.
Fotos do Egito – Aswan
Uma cidade de destaque no sul do Egito é Aswan. Quem viaja para o sul do país, costuma conhecer tanto Luxor quanto Aswan. Entre as duas cidades, há alguns templos. Logo, uma alternativa para conhecer a região é fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo. Esses cruzeiros são realizados em barcos grandes e confortáveis, o que torna a atração popular entre turistas estrangeiros.
Aswan possui algumas atrações interessantes, como o Templo de Philae dedicado à deusa Ísis, situado em uma ilha no Rio Nilo. O templo era parte de um complexo com vários outros nas ilhas no Rio Nilo. Entretanto, com a construção da barragem de Aswan, os templos foram submersos pela água. Como o Templo de Philae era o mais importante, ele foi transferido para uma ilha mais alta.
Abu Simbel
Apesar de Aswan ter algumas atrações turísticas interessantes, a maioria dos turistas somente passa pela cidade, pois ela é o ponto de apoio para chegar em Abu Simbel. Esse incrível templo é a obra prima do Egito Antigo e fica no extremo sul do Egito, próximo à fronteira com o Sudão. De tudo que vi no Egito, Abu Simbel é o mais bonito!
Foto do Egito Atual
O Egito Atual não se parece com toda a glória e o esplendor que havia no Egito Antigo. O país subdesenvolvido tem muitas carências estruturais, como as estradas e os serviços públicos prestados à população. Desse modo, é recomendado contratar seguro viagem ao viajar para o Egito.
O Egito é um país muito populoso, com 97 milhões de habitantes. Nas últimas décadas, vem crescendo economicamente nas últimas décadas, apesar da instabilidade política.
A língua oficial é o árabe, mas muitas pessoas que trabalham com turismo, como vendedores e taxista, possuem conhecimento básico de inglês. A moeda do país é a Libra Egípcia (EGP), uma moeda desvalorizada, o que torna o turismo barato no país.
Entretanto, um dos maiores problemas que os turistas enfrentam no Egito é com relação a golpes, o que acaba fazendo as pessoas pagarem mais caro por produtos e serviços. Para saber mais detalhes, temos um texto exclusivo sobre golpes no Egito.
Foto do Egito – Cairo
Cairo é a capital e centro financeiro do Egito. A cidade de 9,5 milhões de habitantes é a mais desenvolvida do país, com arranha-céus, metrô e universidades.
Cairo não existia no Egito Antigo. A cidade foi fundada no século X pelo Califado Fatímida. Entretanto, ela começou a ganhar relevância no século XII, quando passou a ser a capital desse califado.
É dessa época a parte histórica mais relevante da cidade, a Cidadela, fortificação medieval construída pelo líder muçulmano Saladino. A Cidadela foi sede do governo egípcio por quase 700 anos.
O islamismo é a religião oficial do Egito. Por isso, há várias mesquitas turísticas em Cairo. Nas fotos do Egito, não poderiam faltar essas atrações.
Os cristãos representam 15% da população do país. Em vista desse percentual, há um bairro cristão em Cairo chamado Copta. No local, há várias igrejas, onde é possível ver arquitetura e cultura.
Alexandria
Alexandria foi uma das cidades construídas por Alexandre, o Grande. Reconhecida pela cultura e pelo conhecimento, a cidade tinha a famosa Biblioteca de Alexandria, a mais importante do Mundo Antigo. Porém, quase nada sobrou desse período. Guerras, desastres naturais e ocupação humana destruíram quase toda a parte histórica.
Hoje, Alexandria é a 2ª maior cidade do Egito, com 6 milhões de habitantes. Além disso, é mais organizada e bonita que Cairo. Mesmo sem muitos atrativos turísticos, ela faz parte dos roteiros turísticos.
Sharm el Sheik
O Egito também possui destinos de praias. O mais famoso é Sharm el Sheik, a Cancún do Oriente Médio. Localizada no sul da península do Sinai, a cidade é banhada pelo Mar Vermelho e é um ótimo lugar para fazer mergulho.
Outro destaca do destino são os hotéis. Há várias opções de resorts em Sharm el Sheik. Por esse motivo, ela é comparada a Cancún.
E aí gostou de ver as fotos do Egito?
O Egito é, realmente, muito interessante, mais até do que alguns países muito visitados por brasileiros. Esperamos que um dia você tenha a oportunidade de conhecê-lo Jacqueline.
Tenho muita vontade de conhecer a terra do Egito mas eu não tenho condições para ir aí sou do Brasil fico apaixonada vendo as fotos daí um dia quem sabe mas é o meu sonho conhecer essa terra linda maravilhosa por enquanto vou só ficar curiando por aqui mesmo pelo Google quem sabe um dia eu posso ir para aí e casar com um homem daí