InícioRio Grande do SulGramadoGramado no Inverno vale a pena? Veja quando ir a Gramado

Gramado no Inverno vale a pena? Veja quando ir a Gramado

Um dos destinos mais cobiçados do Brasil é Gramado no inverno. Entretanto, essa não é a única época interessante de visitar a cidade. Por isso, preparamos um texto falando as épocas mais interessantes e as mais baratas de viajar para Gramado.

Leia também: Onde ficar em Gramado: as dicas de locais e hotéis

Viajar para Gramado e a escolha do clima que mais lhe agrada

O clima em Gramado é um dos fatores que mais influenciam na hora de decidir quando visitar a cidade.

E, quando falamos em clima o que mais preocupa são as chuvas. Entretanto, na Serra Gaúcha não há períodos de chuvas, elas são distribuídas ao longo de todo o ano, com pequena diferença entre os meses mais chuvosos e os mais secos. Por isso, em qualquer mês que você viajar haverá a possibilidade de chuva.

melhor epoca para ir a gramado
O clima em Gramado varia bastante ao longo do ano

Por outro lado, a temperatura varia bastante ao longo do ano. O verão em Gramado é ligeiramente quente, as temperaturas ficam acima dos 22°C, passando dos 28°C nos dias mais quentes. Já o inverno é dos mais intenso dos Brasil, apesar das temperaturas médias ficarem entre 8 e 14°C, nos dias mais frios, a temperatura se aproxima dos 0°C.

Primavera e Outono são duas estações em que as temperaturas ficam medianas. Porém, se comparadas com a maioria das regiões do Brasil, as temperaturas são consideradas baixas. Então, é preciso levar uma roupa de frio.

Nevar não é comum

Ao contrário do que muitos turistas imaginam, é raro nevar em Gramado. Não é em todos os anos que neva e quando neva é uma quantidade pequena, não chegando a acumular no chão. Em raríssimas ocasiões a neve chegou a deixar as ruas da cidade brancas.

inverno em gramado
Gramado no Inverno fica muito mais charmosa – Foto: Aldeia do Papai Noel

Gramado no inverno

A Serra Gaúcha é um destino tradicional de inverno. Focando nos turistas que queriam viajar no inverno que Gramado começou a ganhar fama nacional. Segundo um taxista da cidade, as pessoas de outros estados vão à Gramado no inverno para conhecer o frio.

Apesar do inverno no Brasil ser leve se comparado a outros países, muitos brasileiros, especialmente casais, acham romântico viajar para um destino frio. Por isso, a cidade é um dos principais destinos de lua de mel. Há inclusive muitos hotéis com suítes românticas que mostramos no texto sobre lua de mel em Gramado.

Além disso, a comida mais tradicional de Gramado é a fondue, que apesar de ser servida o ano inteiro, combina mais com o inverno; assim como o chocolate.  Para saber mais sobre gastronomia temos um texto sobre os restaurantes em Gramado e as comidas mais típicas da cidade.

Meses mais quentes em Gramado

Por outro lado, o inverno não é a melhor época para viajar com crianças para Gramado. A maioria das atrações infantis como os parques Florybal, Vale dos Dinossauros e Aldeia do Papai Noel são abertos e o frio pode não ser uma época muito agradável de andar ao ar livre, principalmente se chover.

gramado no inverno
Inverno em Gramado combina com fondue  – Foto: divulgação Restaurante Colosseo

Alta temporada em Gramado

Gramado possui duas épocas do ano que são consideradas alta temporada: o mês de julho e o período do Natal Luz. Julho além de ser inverno é período de férias, por isso a cidade fica cheia.

Já o Natal Luz é a época em que a cidade fica decorada com temas natalinos e existem as famosas apresentações de Natal. Esse é o período que a cidade fica mais bonita, por isso há várias pessoas que consideram a melhor época para ir a Gramado.

O Natal Luz vai do final de outubro ao começo de janeiro e todo o período é considerado alta temporada. Entretanto, quanto mais perto do Natal mais a cidade vai ficando cheia e cara. Para saber mais sobre esse período, vantagens e desvantagens, fizemos um guia completo sobre o Natal Luz Gramado.

quando viajar a gramado
Show de Acendimento de Luzes do Natal Luz, período de alta temporada em Gramado

Outros períodos caros de viajar à cidade são durante o Festival de Cinema de Gramado, que são 10 dias na segunda quinzena de agosto e a Páscoa, período em que a cidade possui decorações e eventos temáticos voltados para as crianças.

Baixa temporada em Gramado

Se quiser economizar, principalmente na hospedagem, é recomendado não viajar durante a alta temporada. Os hotéis ficam muito mais caros, o que pode aumentar consideravelmente o valor da viagem.

A baixa temporada em Gramado é de fevereiro a maio, sem contar a semana de páscoa e dos demais feriados. A segunda metade de agosto e o mês de setembro também são consideradas baixa temporada em Gramado.

Natal e Páscoa são os melhores meses para viajar com crianças

Se o objetivo é viajar com filhos, os melhores períodos são o Natal e a Páscoa, pois é quando a cidade fica enfeitada e com eventos temáticos.

Caso seja possível viajar apenas nas férias escolares, janeiro é o mês mais interessante, porque além das temperaturas serem mais agradáveis, na primeira quinzena de janeiro ainda acontece o Natal Luz. Já na segunda quinzena de janeiro, os preços caem consideravelmente e se torna a época de férias escolares mais barata.

Passagem aérea para Gramado

Gramado não possui aeroporto, os turistas utilizam o Aeroporto de Porto Alegre que fica a 100 km da cidade. Os preços possuem algumas variação ao longo do ano. Para saber os preços veja o calendário abaixo, não esqueça de incluir sua cidade:

Agora que você já sabe como é Gramado no inverno e sabe quais os meses mais baratos na cidade, conheça as atrações turísticas e veja o que fazer em Gramado.

Também temos um texto com as dicas das melhores regiões onde ficar em Gramado, além de dicas de hotéis para diferentes gostos e bolsos.

LEIA TAMBÉM:

-Como chegar em Gramado: ônibus, carro ou transfer

-Como ir e o que fazer em Canela

Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui