Início São Paulo Campos do Jordão O que fazer em Campos do Jordão: atrações, passeios e dicas

O que fazer em Campos do Jordão: atrações, passeios e dicas

Campos do Jordão é uma cidade conhecida como destino de inverno, entretanto há várias atrações que tornam a viagem interessante em qualquer época do ano. Para lhe ajudar a conhecer o que há de mais interessante, fizemos este guia completo sobre o que fazer em Campos do Jordão, mostrando os pontos turísticos, passeios, museus e as mais importantes dicas de viagem.

Para saber tudo sobre Campos do Jordão, vem com a gente!

Como se deslocar em Campos do Jordão

Uma questão fundamental, que deve ser pensada ao planejar uma viagem a Campos do Jordão, é o deslocamento pela cidade e para as atrações próximas. Muita gente não presta atenção nesse assunto e, ao chegar à cidade, se assusta ao perceber que o local não foi planejado para andar a pé.

As atrações turísticas são distantes umas das outras, o que indica ser necessário deslocar bastante para conhecer os principais pontos turísticos em Campos do Jordão. Além disso, não se gasta muito tempo em cada uma.

Apenas o bairro mais turístico, o Capivari, é interessante para caminhar, já que concentra lojas, restaurantes e hotéis em uma mesma região. Por isso, para quem estiver de carro, o indicado é se hospedar em Capivari. Veja nossas dicas de hotéis em Capivari e nos demais bairros.

O q fazer em Campos do Jordão

De carro em Campos do Jordão

O carro é o principal meio de transporte dos turistas que visitam Campos do Jordão. A distância entre os pontos turísticos em Campos do Jordão e as ofertas de estacionamento, na maioria deles, facilitam a vida de quem está de carro.

Importante fazer uma observação: o Capivari é um bairro mais cheio e difícil de estacionar. Não é tarefa fácil encontrar vagas na rua, porém existem opções de estacionamentos pagos. Nos períodos mais cheios do ano, mesmo os estacionamentos pagos ficam lotados e o jeito é estacionar em quarteirões mais distantes da região.

Alugar carro

Para quem não possui carro, vai chegar de avião, ou mesmo deseja viajar em um veículo maior, a dica é alugar um automóvel. Essa foi, inclusive, nossa opção.

Se você pretende alugar um carro, indicamos a RentCars, uma plataforma que lhe permite pesquisar os valores de aluguel em dezenas de locadoras e fazer a reserva de forma segura. Na RentCars, é possível parcelar em 12 vezes, no cartão de crédito, ou receber um desconto para pagar no boleto. Para fazer uma cotação, clique aqui.

Campos do Jordão o q fazer
Google Street View

Uber, aplicativos de transporte e táxi

Se você tinha dúvida se há Uber em Campos do Jordão, fique tranquilo. Desde 2018, a empresa de transporte está instalada na cidade. Mas você também encontra outros aplicativos de transporte, além dos táxis.

Entretanto, a oferta de carros é limitada. Na alta temporada ou mesmo nos finais de semana mais cheios, pode demorar um pouco para encontrar um carro. Por isso, a dica é solicitar com antecedência.

Bonde turístico

Bonde Campos do Jordão
Tradicional bonde de Campos do Jordão – Foto: Newordertemple – Wikipedia (CC BY-SA 3.0)

Uma maneira diferente de conhecer a cidade é por meio do bonde turístico que circula pela Estrada de Ferro de Campos do Jordão. O trajeto do bonde sai da Estação Emílio Ribas até o Portal, passando por várias regiões da cidade. O passeio dura cerca de 1 hora.

Trenzinho da Montanha

o que fazer em Campos do Jordão
Passeios em Campos do Jordão podem ser feitos de trenzinho

Outra forma de conhecer alguns bairros e pontos turísticos em Campos do Jordão é pelo Trenzinho da Montanha. Os ônibus em formato de trem possuem 37 lugares e saem do Parque Capivari.

Hospedagens são atrações à parte

Antes de começarmos a falar sobre os pontos turísticos em Campos do Jordão, precisamos lhe contar que a cidade tem lugares incríveis de hospedagens. Campos do Jordão é famoso por ter hotéis charmosos e autênticos, muito procurados por casais em lua de mel ou em viagens românticas, mas também oferecem boas opções para famílias.

Alguns desses hotéis já chamam atenção por sua arquitetura europeia, combinado a bons serviços, lareira, piscina aquecida ou banheira de hidromassagem no quarto. Por isso, os hotéis acabaram se tornando parte da experiência da cidade.

Hotel Toriba em Campos do Jordão
Foto: Divulgação – Hotel Toriba

Há diferentes opções de hotéis na cidade, com diferentes níveis e preços. Destaque para o sofisticado Hotel Toriba, que foi considerado o melhor hotel do Brasil em 1968, e também o luxuoso Botanique Hotel & Spa, considerado o melhor da cidade.

Além desses, encontram-se opções com ótimo custo-benefício, como Hotel Estoril  e  Europa Hotel que possuem excelente localização no Capivari, o bairro mais turístico da cidade. Já uma opção barata, porém bem localizado no Capivari é o Hotel Solar da Montanha.

Como a localização faz muita diferença na hora da hospedagem e há muitos detalhes sobre esse quesito, deixamos para aprofundar o assunto e mostrar as melhores opções de hospedagem e de localização no texto onde ficar em Campos do Jordão.

O que fazer em Campos do Jordão

Agora que você já sabe algumas informações importantes sobre a cidade, vamos mostrar o que fazer em Campos do Jordão. Começaremos pela região mais conhecida da cidade.

Vila Capivari

vila capivari
Vila Capivari é o bairro mais turístico e o polo gastronômico de Campos do Jordão

O bairro mais famoso e turístico de Campo do Jordão é a Vila Capivari. Essa é a região mais bonita e cuidada da cidade. A maioria das construções deste local tem estilo europeu.

Essa também é a parte da cidade que possui mais galerias e lojas de roupas, chocolate e produtos turísticos. Para quem quer comprar presentes ou lembrancinhas, este é o lugar que você encontrará mais opções.

O Capivari é o centro gastronômico e onde concentra a vida noturna da cidade. Por isso, você encontrará na região diversos bares e restaurantes.

Comer bem no polo gastronômico da cidade

Campos do Jordão carrega a fama de ser um destino gastronômico. A cidade tem grande quantidade de restaurantes de diferentes estilos e gêneros. Os preços não são baixos, especialmente, se você comparar com a média do Brasil. Contudo, a culinária é sofisticada e muito bem avaliada.

Como Campos do Jordão é um destino com baixas temperaturas, o prato mais famoso na cidade é o fondue, que está disponível em muitos restaurantes. A truta, um peixe de regiões frias, também está presente nos cardápios.

melhores restaurantes campos do jordão
Restaurante La Gália é especializado em carnes exóticas

A variedade de restaurantes é grande, o que possibilita encontrar culinária estrangeira, carnes exóticas e restaurantes vegetarianos. O polo gastronômico é a Vila Capivari. Porém, a cidade tem crescido e apareceram boas opções em outras regiões, como no Alto Lajeado.

Para você conhecer os pratos típicos e as opções gastronômicas, temos um texto sobre os restaurantes em Campos do Jordão.

Fábrica de chocolate em Campos do Jordão

Pontos Turísticos Campos do Jordão
Visitação à fábrica – Foto: Divulgação – Chocalate Araucária

Campos do Jordão ficou famosa por suas fábricas de chocolate caseiro. Há dezenas de lojas de chocolate, especialmente no bairro do Capivari. Para quem gosta de chocolate, vale a pena se deliciar com barrinhas, trufas ou chocolate quente.

Ainda é possível visitar uma fábrica. A Chocolate Araucária recebe visitantes para conhecer a história do chocolate e acompanhar a produção. A Cacau Show também possui uma loja-fábrica na cidade.

Cervejaria Baden Baden e tour pela fábrica

A Cervejaria Baden Baden foi fundada em 1999, em Campos do Jordão, e ficou conhecida pela qualidade de suas cervejas artesanais. Devido à fama, ela foi, inclusive, vendida para o grupo Heineken em 2017.

A Baden Baden possui um bar-restaurante em Capivari, que costuma ficar bem cheio. Para quem deseja conhecer sua fábrica, há o Baden Baden Tour, uma visita guiada de 50 minutos, onde é possível conhecer a história da marca e as etapas do processo de fabricação da cerveja.

Vale dizer que a fábrica fica localizada na saída da cidade a 7 km do Capivari. O percurso deve ser agendado, com antecedência, pelo site.

Parque Capivari e os pedalinhos

Pedalinho Caravelas Foto Parque Capivari
Foto: divulgação – Parque Capivari

Outra atração que destacamos em nossa lista sobre o que fazer em Campos do Jordão é o parque cujo nome é igual ao do famoso bairro da cidade. O espaço é aberto, local de embarque do bondinho, e tem duas conhecidas atrações: os pedalinhos e o teleférico.

Os pedalinhos são tradicionais no parque e divertem quem deseja praticar exercício. São dois tipos. O comum, que é o modelo branco e coberto, chamado de americano, com capacidade para até 3 adultos. O modelo Caravelas é mais interessante e comporta dois adultos e duas crianças.

Os pedalinhos funcionam todos os dias da semana. Para ver preços, horários de funcionamento e fazer reservas, acesse o site do Parque Capivari.

Teleférico Campos do Jordão

Teleférico Campos do Jordão
Quando se pergunta o que fazer em Campos do Jordão, o famoso teleférico de cadeirinhas é uma dos roteiros mais procurados.

O trajeto do teleférico de Campos do Jordão parte do Parque Capivari e vai até o Morro do Elefante. Quando se fala em teleférico, parte das pessoas imagina uma cabine, mas o de Campos do Jordão é apenas uma cadeirinha. Por isso, é apenas para quem não tem medo de altura, mesmo sendo um passeio de menos de 5 minutos.

Inaugurado em 1971, é o primeiro do tipo mono cabo de cadeirinhas a entrar em funcionamento no Brasil.

Morro do Elefante e Parque dos Elefantes

Mirante Morro dos Elefantes

O Morro do Elefante é um mirante de Campos do Jordão conhecido por ser o destino do Teleférico. Apesar de a vista do mirante ser bonita, o local é visitado, sobretudo, por fazer parte do trajeto para o Parque dos Elefantes.

Parque Elefantes Campos do Jordão

Próximo ao ponto de chegada do teleférico fica o Parque dos Elefantes. Com entrada gratuita, o local tem várias estátuas de elefantes e é mais indicado para crianças.

Lá está o famoso letreiro “Campos do Jordão”, um dos pontos preferidos para se fazer selfies na cidade.

Letreiro Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão: Museus

Quando se fala no que fazer em Campos do Jordão, a maioria das pessoas não se lembra que a cidade tem alguns museus. Há três que valem a visita: Felícia Leirner, Palácio Boa Vista e Casa da Xilogravura.

Museu Felícia Leirner, esculturas em meio a natureza

Passeios em Campos do Jordão Museu
Jardim com obras de arte

O museu mais interessante de Campos do Jordão é o Felícia Leirner. O espaço ao ar livre é muito bonito e agradável, onde obras de arte e natureza se misturam.

Dedicado a escultora Felícia Leirner (1904 – 1996), nascida na Polônia e radicada no Brasil, o museu reúne 85 obras da artista feitas em bronze, cimento branco e granito. As esculturas ficam espalhadas pelos gramados e jardins de araucárias. Essa mistura de arte e natureza torna o cenário único.

Felícia Leirner

É importante apontar que não vale a pena visitar em dia de chuva. No local também fica o Auditório Cláudio Santoro, com 814 lugares, que funciona como sede do Festival Internacional de Inverno.

O museu funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, e os ingressos custam R$ 5.

Palácio Boa Vista, o Palácio do Governador de SP

Palácio Governador
Foto: Majtec – Wikipedia (CC BY-SA 2.0)

O Palácio Boa Vista, também conhecido como do Governo, é a residência de inverno do governador de São Paulo. Inaugurado em 1964 e aberto ao público em 1970, o palácio tem 3200 metros quadrados e 105 cômodos, sendo alguns decorados com mobílias dos séculos 17, 18 e 19.

O palácio também abriga um acervo com mais de 3 mil obras de arte, entre elas, de renomados pintores como Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral.

O funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h.

Museu Casa da Xilogravura

casa da xilogravura
O único museu dedicado a xilogravura no Brasil fica em Campos do Jordão – Foto: divulgação Casa da Xilogravura

Quando se discute sobre o que fazer em Campos do Jordão, poucas pessoas sabem que existe um museu dedicado à arte da xilogravura na cidade. O local conta com acervo diversificado de dezenas de artistas.

O Museu Casa da Xilogravura é, inclusive, o único do gênero no país. Para quem não conhece, trata-se de uma técnica milenar em que se esculpe uma matriz de madeira e a utiliza para “imprimir” no papel, gerando gravuras.

Para saber os horários de funcionamento e outras informações, acesse o site.

Parque Amantikir e seus 28 jardins

Amantikir Campos do Jordão

Localizado em uma região da Serra da Mantiqueira, o Amantikir é um parque que reúne 28 jardins, com 700 espécies de plantas de diferentes regiões do mundo. O parque não é grande, mas possui alguns jardins bem bonitos que rendem boas fotos.

Se você visitar com a intenção de conhecer espécies estrangeiras ficará um pouco decepcionado, já que, mesmo com tanta diversidade, as partes dedicadas a cada país são pequenas e simples.

Amantikir Campos do Jordão Labirinto
Jardins do Amantikir

Contudo, para quem procura um ambiente bonito, com belos cenários, o Parque Amantikir é uma boa opção para visitar.

Horto Florestal, parque mais antigo de São Paulo

horto florestal campos do jordão
Horto Florestal de Campos do Jordão é um dos pontos turísticos da cidade

O Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, é o principal ponto turístico para quem gosta de natureza. São 8300 hectares e 12 km de trilha.

Considerado o mais antigo parque estadual de São Paulo, criado em 1941, abriga uma região de Mata Atlântica preservada com campos de araucárias e pinheiros.

Você encontrará áreas para fazer piquenique, churrasqueiras e viveiro de plantas. Com relação às trilhas, as principais são a da Cachoeira, com 4,5 km de extensão, e a dos Campos do Timoni, com 3 km.

Uma outra opção é fazer as trilhas de bicicleta. É possível alugar bicicleta do tipo mountain bikes no parque. A trilha das cachoeiras é a mais visitada por quem está de bicicleta e leva 1 hora entre ida e volta.

Há também outras atividades, como arvorismo que inclui 9 travessias. A tirolesa é outro destaque que fica em um ponto alto que é acessado por 25 minutos de caminhada por uma trilha. No valor da tirolesa está incluído o guia pela trilha.

O Horto Florestal tem uma lanchonete e um ótimo restaurante, o Dona Chica, que tem um cardápio com diferentes porções e ótimos drinks, além de área com redes e playground.

restaurante horto florestal campos jordão
O Dona Chica é uma restaurante em área aberta rodeado de floresta e possui inclusive redes

Uma informação muito importante é que o Horto Florestal fica mais afastado da cidade, cerca de 13 km do bairro Capivari, e uma parte do trajeto é de estrada de terra.

Pico do Itapeva e sua bela vista

Pico do Itapeva Campos do Jordão
Caminho para o Pico do Itapeva

O Pico do Itapeva é um dos maiores picos do Brasil, com 2030 metros de altitude, e proporciona uma vista panorâmica de 15 cidades da região. Localizado em Pindamonhangaba, cidade vizinha. Contudo, por estar a cerca de 10 km do Capivari, é um ponto recorrente nas listas do que fazer em Campos do Jordão.

O local possibilita apenas apreciar a vista, o que pode decepcionar os visitantes. Antigamente, havia uma feirinha, mas, por estar situada em área de preservação ambiental, ela foi retirada. Hoje, só tem um café no pico.

Aqui, vale uma observação muito importante. O local onde fica o Pico do Itapeva é particular, não tem site e calendário de abertura. Em alguns dias, o local não abre. Essa situação aconteceu conosco e, quando ligamos para a Secretaria de Turismo de Campos do Jordão, fomos informados que é algo comum de acontecer.

Tarundu e Borboletário, opções para crianças

tarundu campos do jordão
Tarundu é o principal ponto turístico em Campos do Jordão para visitar com crianças – Foto: Tirolesa High Fly /divulgação Tarundu

Se você busca o que fazer em Campos do Jordão com crianças, o Tarundu é uma das principais opções. Antigamente, era um haras, hoje é um complexo de lazer com mais de 10 atrações.

Destacam-se passeio a cavalo, Tirolesa High Fly de 450 metros, Arvorismo, PaintBall e patinação no gelo. Ainda, há algumas versões light para crianças, como o Arvorismo Light, Tirolesa light e passeio de pônei.

Para conhecer as atrações e valores, acesse o site do Tarundu.

Outra opção para quem viaja para Campos do Jordão com crianças é o Borboletário Flores que Voam. O local ensina sobre o curto ciclo de vida das borboletas, que voam somente entre 10 e 15 dias.

O borboletário tem espécies regionais que podem ser observadas de perto. Está localizado no caminho para o Horto Florestal.

Ducha de Prata

Ducha de Prata Campos do Jordão
Queda d’água na Ducha de Prata

A Ducha de Prata é um dos pontos turísticos em Campos do Jordão que mais chamaram nossa atenção, por ser tradicional e cheia de visitantes, mas que não tem nenhum atrativo.

É formada por várias quedas d’água artificiais, mas, mesmo sendo uma visita gratuita, só vale a pena se você estiver com tempo sobrando.

O principal são as lojas ao redor das duchas que vendem artesanatos, roupas e doces com preços melhores que em Capivari.

Melhor época para ir a Campos do Jordão

Por se tornar conhecida nacionalmente como um destino de frio, muitas pessoas restringem a visita ao período de inverno. Hoje, contudo, tem turismo o ano inteiro, embora o inverno continue sendo sua alta temporada.

Inverno em Campos do Jordão

Campos do Jordão fica localizada na Serra da Mantiqueira, a uma altitude de 1600 metros. Por isso, os invernos são gelados com temperaturas que podem ficar próximas a 0 °C ou mesmo negativas em alguns dias do ano. Apesar do frio, essa é a estação do ano que menos chove e apresenta, em média, 4 dias de chuva por mês.

Para quem gosta de um friozinho, essa é a melhor época do ano. Quando se pergunta o que fazer em Campos do Jordão no inverno, podemos dizer que beber um vinho, comer um fondue ou se aquecer na lareira são as atividades que mais combinam com esse clima.

fondues em campos do jordão
Fondue de chocolate é o preferido de muita gente – Foto: Freepik

Por outro lado, o inverno é o período em que a cidade fica mais cheia e mais cara, especialmente, no mês de julho, período de férias escolares e quando acontece o Festival de Inverno Campos do Jordão. Para você ter uma ideia, Campos do Jordão recebe 1 milhão de visitantes por ano, sendo que 400 mil são apenas em junho e julho.

Festival de Inverno Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão Festival de Inverno
O Festival de Inverno é um conjunto de atrações anual que reúnem centenas de visitantes – Foto: Py4nf – Wikipedia (CC BY-SA 4.0)

Anualmente, no mês de julho, acontece o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, considerado o mais importante de música clássica da América Latina. O festival foi criado em 1970 e conta com diversos concertos e aulas temáticas para músicos.

Verão, período de chuvas

No verão, as temperaturas ficam bem mais elevadas, passando dos 20 °C. Com dias mais quentes, algumas atividades ao ar livre, como andar de quadriciclo ou praticar esportes radicais de arvorismo, rapel e tirolesa, ficam mais agradáveis.

O único problema é que o verão é a época do ano que mais chove na cidade. Dezembro e janeiro tem cerca de 20 dias de chuva. Fevereiro e março, apesar de terem menos, ainda estão entre os meses mais chuvosos.

Por isso, se viajar nessa época, é bom se programar para as chuvas. Isso não significa que elas caiam o dia inteiro, mas é bom ter um roteiro mais flexível.

Primavera e Outono

Primavera e outono são as estações que têm os meses mais versáteis para viajar. Para quem gosta de frio, ainda é possível pegar temperaturas mais baixas nos meses de junho e setembro.

Em abril, as temperaturas estão mais amenas e ainda chove um pouco. Em outubro, especialmente, março e novembro são os meses com grandes incidências de chuvas.

Cabe salientar que fora dos feriados, você encontra preços muito bons de hospedagens nessas estações do ano.

Gostou do nosso guia sobre o que fazer em Campos do Jordão? Aproveite e conheça outros roteiros em nosso site.

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui