Início São Paulo Campos do Jordão É possível ver neve em Campos do Jordão? Quando acontece?

É possível ver neve em Campos do Jordão? Quando acontece?

Muitas pessoas viajam para a Serra da Mantiqueira com a esperança de encontrar neve em Campos do Jordão. Como a cidade é um dos destinos de inverno mais famosos do Brasil, é um dos poucos pontos no território nacional em que é possível nevar. Apesar da temperatura se aproximar de zero no inverno e muitas vezes ficar negativa, nevar em Campos do Jordão não é frequente.

Campos do Jordão nevando? Aconteceu poucas vezes!

Apesar da Serra da Mantiqueira ser um local de montanha, a região não é tão alta ou próxima as extremidades do globo para se tornar uma região que neva com frequência. Isso não quer dizer que não aconteça algumas vezes.

campos do jordão nevando
Foto: Pixabay – Campos do Jordão neve

Histórico de neve em Campos do Jordão

A última vez que nevou em Campos do Jordão foi em julho de 1975. Antes disso aconteceu em 1966, 1947 e 1942. E mesmo quando neva em Campos do Jordão é em quantidade pequena. Dificilmente você verá aquela cena de filmes com neve acumulada no chão.

Na década de 1920, provavelmente em 1928, nevou e a neve se acumulou em grande quantidade no chão. A imagem ficou registrada em fotos da época, mas foi a única vez que se tem relatos de neve em Campos do Jordão em maior quantidade.

Conheça as condições climáticas necessárias para nevar

Campos do Jordão possui invernos rigorosos se comparado com a temperatura da maior parte das regiões do Brasil. Entretanto, temperatura baixas, não significam que ocorrerá neve. Para nevar é preciso uma combinação de fatores.

O primeiro requisito é o frio. Isso todo mundo sabe! Mas, não basta que a temperatura do solo (cidade ou campo) esteja baixa, também é necessário que a temperatura da atmosfera esteja baixa, em torno de zero graus ou menos. Temperaturas negativas não são muito frequentes em Campos do Jordão, isso já diminui a chance de nevar.

Outro fator para se produzir neve é que as nuvens estejam úmidas. Em épocas secas ou que o céu estiver limpo (sem nuvens), não é possível nevar. Em Campos do Jordão, a época mais seca (que menos chove) é justamente no inverno.

Quando todos esses fatores: temperatura baixa no solo e na atmosfera e nuvens úmidas; se coincidem é possível nevar! Neste caso, o vapor d’água que evapora do solo, se transforma em cristais de neve e a atmosfera fria não deixa que ele se transforme em água quando cair de volta ao solo.

floco de neve
Cristal de neve, também chamado de flocos de neve – Foto: Pixabay

Dia mais frio já registrado em Campos do Jordão

No inverno de 1988, ocorreu o dia mais frio já registrado em Campos do Jordão. Nessa ocasião os termômetros marcaram -7,2ºC segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Cptec. Entretanto, mesmo com a baixa temperatura, não nevou em Campos do Jordão nesse inverno.

Onde ver neve no Brasil?

As regiões de serra no sul do Brasil são onde neva com maior frequência. Temos um texto explicando quando neva em Gramado, na serra gaúcha. Apesar de ser mais frequente, acontece apenas uma vez ao ano. Por isso, suas chances de viajar para ver neve no Brasil são muito pequenas.

Inverno em Campos do Jordão

Não é necessário neve para que o inverno em Campos do Jordão seja interessante. A cidade é agradável, possui várias atrações turísticas que combinam natureza com cultura. Além disso, a cidade é um polo gastronômico, por isso você encontrará muitos restaurantes interessantes que possuem pratos que combinam com o inverno como o fondue.

inverno em campos do jordão
O Inverno em Campos do Jordão é a época mais turística e cheia – Foto: JillWellington – Pixabay

Não podemos deixar de falar que a cidade é um destino romântico que atrai muitos casais. Por isso, você encontra muitos hotéis românticos com banheira e/ou lareira. Além das opções de hotéis com lazer que fazem mais sucesso com as famílias. Para saber as dicas sobre as regiões da cidade, o bairro mais bem localizado e os hotéis que ficam em meio a natureza veja nosso texto sobre onde ficar em Campos do Jordão.

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui