Se você pretende viajar para a serra gaúcha, precisa saber o que fazer em Gramado. A cidade, que nasceu como um destino romântico de inverno, tornou-se uma importante rota turística para ser visitada o ano inteiro. E, foram justamente os pontos turísticos de Gramado que fizeram as pessoas viajarem para cidade fora da alta temporada (julho e Natal Luz).
Para conhecer melhor as atrações turísticas e o que vale mais a pena visitar, fizemos esse texto com as dicas de o que fazer em Gramado.
Gramado, pontos turísticos próximos e facilidade de locomoção
Vale a pena salientar que Gramado é uma cidade pequena, por isso os deslocamentos são curtos. Como há uma grande oferta de Uber e táxi é bem fácil se deslocar na cidade.
Porém, também é possível alugar um carro. Essa opção também é bem popular entre os turistas. Nesse caso para quem vem de longe, o mais comum é já pegar o carro no aeroporto de Porto Alegre. Alugar o carro em Gramado é um pouco mais caro e há menos opções. Para ver preços de alugueis de carro.
Gramado fica a 100 km de Porto Alegre e há algumas opções de deslocamento. Para saber mais leia o texto como chegar em Gramado: ônibus, carro, Uber, táxi e transfer.
Canela, pontos turísticos isolados e pouca opção de transporte
Se por um lado os pontos turísticos de Gramado ficam próximos e o acesso é fácil. O mesmo não acontece com Canela. A cidade vizinha, fica a apenas 8 km de Gramado e possui alguns dos principais pontos turísticos da região. Entretanto, não há muita oferta de transporte nestes locais.
Alguns das atrações como os Bondinhos Aéreos e a Cascata do Caracol ficam afastados da cidade e não possuem opções de transporte público. Até é possível ir de Uber o táxi, que foi o que fizemos. Entretanto, encontrar transporte para voltar é bem complicado. Por isso, para visitar Canela é interessante alugar um carro.
Como Canela possui muitas particularidades, fizemos um texto exclusivo sobre o que fazer em Canela e como chegar na cidade. Por isso, neste texto vamos tratar exclusivamente sobre o que fazer em Gramado.
Hotéis próximos às atrações turísticas em Gramado
Como falamos muito de deslocamento vale a pena abordar outro tema que é o local da hospedagem. O centro de Gramado é a parte mais bonita, movimentada e com mais opções de restaurantes. Para quem não estará com carro, vale a pena se hospedar no centro.
Entretanto, para quem está de carro, não faz tanta diferença. Com exceção do fato de que é difícil encontrar vagas de estacionamento em algumas regiões, principalmente na alta temporada.
Para lhe ajudar a escolher a hospedagem, nós fizemos um texto sobre onde ficar em Gramado, com opções de hotéis no centro, próximo ao centro e em regiões mais afastadas e tranquilas. Também temos uma lista com os hotéis mais românticos para lua de mel em Gramado.
O que fazer em Gramado
Gramado é uma cidade em constante crescimento turístico. Isso significa que várias atrações turísticas surgiram nas últimas décadas. Veja agora o que fazer em Gramado:
Lago Negro: ponto turístico em Gramado para ficar tranquilo

O Lago Negro é o principal ponto turístico de Gramado. O lago artificial fica em um local bem bonito, cercado por pinheiros e hortênsias, com suas flores coloridas. Esse é um calmo e agradável local para um passeio em Gramado.
Outra atividade tradicional é alugar um pedalinho para “navegar” pelo lago. Há pedalinhos no Lago Negro em formato cisne e barco de pirata. Apesar do lago não ser grande, de nenhum ponto se vê ele por completo, por isso temos a impressão de que ele é muito maior.
Uma opção de visitar o Lago Negro é através de um city tour por Gramado e Canela. Essa opção é mais interessante para quem estiver sem carro. Há também o ônibus turístico que passa pelos principais atrações de Gramado e Canela.
Rua Coberta: a rua mais charmosa da cidade

A rua mais chamativa de Gramado é a Rua Coberta. O local, que era originalmente chamado de Rua Madre Verônica, é hoje um polo gastronômico da cidade e um dos locais mais frequentados por turistas em Gramado. A rua foi coberta para se tornar um “refúgio” em dias de chuva e de frio intenso. Além de dezenas de restaurantes, a Rua Coberta também abriga feiras, eventos e apresentações culturais. Na época do Natal Luz, por exemplo, há um palco na rua Coberta.
A Rua Coberta fica, literalmente, em frente ao Palácio dos Festivais, onde ocorrem as sessões de cinema do Festival de Cinema de Gramado.
Igreja de São Pedro e Fonte do Amor Eterno

Próxima ao Palácio dos Festivais e da Rua Coberta está localizada a Igreja Matriz de São Pedro. A igreja, construída em pedra na década de 1940, não é tão bonita quanto a Catedral de Pedra de Canela, mas vale uma visita. Ao lado da Igreja de São Pedro fica a Fonte do Amor Eterno, local onde os casais apaixonados colocam cadeados coloridos com seus nomes para selarem o seu amor eterno.
Mini Mundo Gramado: a cidade em miniatura

Outra atração tradicional de Gramado é o Mini Mundo, um parque com miniaturas de várias construções de todo o mundo. As réplicas são feitas em uma escala 24 vezes menores que as originais e fica tudo ao ar livre. A pequena cidade em miniatura conta com 3 mil moradores (bonecos) e algumas vezes por ano eles mudam os acontecimentos da cidade. Quando fui, como era Natal, a cidade estava toda decorada com o tema natalino e o Papai Noel pousava seu trenó no aeroporto.
Algumas cenas da cidade são bem interessantes e se você prestar atenção verá os Beatles atravessando a rua e ainda Star Wars e Chaves em outros pontos da cidade.
O Mini Mundo Gramado é uma atração para todas as idades, por isso ele entra nas lista de o que fazer em Gramado com crianças, mas encanta também os pais.
Para mais informações sobre os preços e o horário de funcionamento acesse o site do Mini Mundo.
Snowland Gramado: para ver e sentir a neve

Gramado não costuma nevar, porém para quem tem desejo de conhecer a neve é só ir ao Snowland. Aberto em 2013, esse é o primeiro parque de neve indoor das Américas. No Snowland você encontrará uma montanha de neve artificial, onde é possível fazer o “tubing” e descer escorregando na neve.
O local também possui patinação no gelo, apresentação teatral e shows de patinação artística. Entretanto, para as principais atividades que são esquiar e fazer snowboard é preciso pagar a parte. Como as temperaturas são menores que 0°C, eles emprestam o kit neve: casaco, calça, luva e bota.
Para saber mais informações sobre preços e horário de funcionamento acesse o site do Snowland.
Em alguns dias, o parque abre também a noite, a partir das 18:00 horas.
Natal Luz: espetáculos e apresentações

A época mais desejada para viajar a Gramado é no período do Natal Luz. Caso você viaje para a cidade entre o final de outubro e o começo de janeiro você poderá ver as apresentações de Natal. Existem algumas apresentações gratuitas, mas as principais são as pagas. Elas são grandes e bem elaboradas. Para saber mais sobre as apresentações de Natal leia o texto: Natal Luz, conheça as apresentações natalinas em Gramado.
Além das apresentações de Natal, a cidade fica toda enfeitada com temas natalinos, o que deixa o local ainda mais bonito.
Aldeia do Papai Noel: onde é natal o ano inteiro

Mesmo se você viajar para Gramado fora do período do Natal Luz é possível viver um pouco do clima natalino. A Aldeia do Papai Noel é um parque com temática natalina que funciona o ano inteiro. O parque reproduz um ambiente europeu, com pinheiros, uma vila toda branca que lembra neve e tem até renas de verdade. O destaque fica por conta da casa do Papai Noel.
Vale ressaltar que o parque é voltado para crianças. Adultos não costumam achar muita graça no local.
Para mais informações sobre preços acesse o site da Aldeia do Papai Noel.
Mundo de Chocolate: o mais calórico dos pontos turísticos de Gramado

Gramado ficou famosa devido a suas fábricas de chocolate. Existem algumas na cidade e para quem gosta dessa iguaria feita de cacau vale a pena experimentar o chocolate feito na região.
Há, inclusive, algumas atrações ligadas ao chocolate e a mais famosa delas é o Mundo do Chocolate da marca de chocolates Lugano. No local existem várias esculturas de diferentes tamanhos feitas de chocolate. A escultura de pirâmide do Egito, mostrada acima, por exemplo, mede 1,40 metros de altura e foram gastos 2 mil quilos de chocolate.
O museu não tem nada de muito especial, mas para quem gosta de chocolate vale a pena visitar, principalmente, porque no final há degustação de chocolates e pode comer a vontade!
Para mais informações sobre preços e fazer reserva acesse o site do Mundo do Chocolate.
Museus Dreamland: museu de cera, carros e dinossauro

A empresa Dreamland possui 5 museus em Gramado/Canela: Museu de Cera, Super Carros (museu de carros), Hollywood Dream Cars (museu de carros antigos), Harley Moto Show (museu de motos) e Vale dos Dinossauros (museu com reproduções de dinossauros).
Eu não cheguei a ir nos museus, mas pelos relatos de quem foi, são pequenos e nada que chegue a ser muito interessante, mas para quem tem tempo pode ser uma opção.
O principal desses museus é o Museu de Cera. Quando fui a Gramado havia estátuas do museu na Rua Coberta para fazer propaganda e elas não eram tão semelhantes a quem estavam retratando. Por isso, a qualidade não é nada semelhante ao famoso museu de cera Madame Tussauds. Entretanto, para quem nunca foi a um museu de cera pode ser interessante.
O Vale dos Dinossauros, apesar de ser um parque bem pequeno e voltado para crianças, é o melhor dos museus da Dreamland. No local existem alguns dinossauros que se mexem e fazem barulhos. O parque fica em Canela ao lado de outro parque infantil, o Florybal.
Os outros três museus são dedicados a automóveis. No Super Carro existem vários carros de luxo como Ferrari, Porsche, Lamborghini. No Hollywood Dream Cars há carros das décadas de 20 a 60. Já o Harley Moto Show é voltado a emblemática marca de motos Harley Davidson.
Os preços individuais dos ingressos dos museus são altos, por isso os turistas costumam comprar o passaporte para os cinco museus, que financeiramente vale a pena. Para ver os preços acesse o site da Dreams.
Gastronomia: o que fazer em Gramado para comer bem

Um item que não poderia faltar na nossa lista sobre o que fazer em Gramado é a gastronomia. Comer bem é um dos atrativos que mais chama atenção da cidade gaúcha.
Gramado ficou conhecida como um dos melhores polos de produção de chocolate. Há algumas fábricas na cidade e várias lojas.
Já a comida mais pedida nos restaurantes é o fondue, oferecido pela maioria dos restaurantes de Gramado. Outros restaurantes que fazem sucesso são os dedicados a comidas estrangeiras, especialmente a gastronomia alemã.
O café colonial também faz muito sucesso entre os turistas. Ele já foi a principal oferta gastronômica da cidade, mas ainda hoje faz sucesso.
Para conhecer melhor essas opções gastronômicas e os restaurantes em Gramado leia o texto que fizemos dedicado ao assunto.
Outras dicas além dos pontos turísticos de Gramado
E ai, gostou de conhecer o que fazer em Gramado? Se você está planejando viajar para a cidade, o item mais importante e que deve ser reservado primeiro é a hospedagem. Conheça agora as regiões da cidade, os principais hotéis e veja onde ficar em Gramado. Temos também uma lista com os hotéis mais românticos de Gramado.
Se viajar durante o Natal Luz, e quiser ver as apresentações de Natal, isso é outro item que precisa ser reservado com antecedência.
Para saber os períodos de alta e baixa temporada veja quando ir a Gramado. O inverno é um período em que a cidade fica muito cheia. Entretanto, é raro ver neve em Gramado, ela acontece, normalmente, uma vez por ano e nós contamos nesse texto os meses mais prováveis de nevar.