InícioMéxicoCidade do MéxicoO que fazer na Cidade do México: conheça os 12 principais pontos...

O que fazer na Cidade do México: conheça os 12 principais pontos turísticos

Para quem procura o que fazer na Cidade do México, há uma ótima notícia, a capital mexicana é uma cidade com muita história e cheia de atrações turísticas interessantes!

A Cidade do México é um lugar único! A capital mais antiga das Américas é uma metrópole pulsante, cheia de energia e experiências. Visitá-la é encontrar diferentes culturas, ritmos e sabores, o que torna a experiência incrível para qualquer turista.

Quando os espanhóis chegaram nesta cidade, em 1519, ela já era grande, ou melhor, enorme. Era a maior cidade do mundo, segundo muitos historiadores. Chamada de Tenochtitlán, era a capital do Império Asteca. Com o domínio espanhol, muito foi destruído e uma nova cidade foi sendo construída acima das ruínas astecas.

Apesar do controle europeu, uma parte da cultura sobreviveu e misturada com a influência espanhola se criou uma nova cultura mestiça. Essa combinação deu origem à culinária, ao sincretismo religioso e aos elementos culturais hoje existentes.

o que ver e fazer na cidade do méxico
Dia dos mortos na Cidade do México – Foto: caliopedreams (CC BY-NC 2.0)

turismo religiosos cidade do méxico
Nossa Senhora de Guadalupe está muito integrada a cultura mexicana – Foto: Geraint Rowland (CC BY-NC 2.0)

Cidade do México, uma metrópole cosmopolita

A Cidade do México ou DF, como é chamada pelos mexicanos, é a segunda maior cidade das Américas, perdendo apenas para São Paulo. A metrópole cosmopolita mexicana tem uma população de mais de 8,5 milhões de habitantes.

Se considerarmos toda a região metropolitana, são 21 milhões de habitantes. A cidade é o centro financeiro do país, com indústrias e várias sedes de empresas.

Também concentra a produção cultural; conteúdos cinematográficas e televisivas, como as novelas “Maria do Bairro”, “A Usurpadora” e “Carrossel”, foram feitas em estúdios da Televisa na capital. Além disso, a cidade é a que mais reúne grupos teatrais e festivais de música em todo o México.

Como a Cidade do México é a maior do país, capital e centro financeiro e cultural, sua importância não é apenas para o México, mas para toda a América Latina. E isso reflete no turismo, pois o local é a porta de entrada do México.

Por mais que existam muitos turistas que se limitam a conhecer Cancún, todos os demais costumam passar pela capital mexicana, que é uma das maiores joias que você poderá encontrar no México.

cidade do méxico
A Cidade do México respira cultura – Foto: Paul Sableman (CC BY 2.0)

Onde hospedar na Cidade do México

Antes de falar o que fazer na Cidade do México, precisamos contar que esse destino tem regiões perigosas, por isso é preciso escolher com atenção onde se hospedar. Os bairros preferidos dos turistas estrangeiros são Polanco, Condesa e Zona Rosa.

Polanco é o bairro mais nobre da Cidade do México e fica perto do Bosque Chapultepec. No local, estão alguns dos melhores hotéis da cidade como Las Alcobas e Presidente InterContinental. Mas também há hotéis com ótimo custo-benefício, como Capital O Caravansaro e Hotel Singular Sócrates.

Condesa também está próximo ao Bosque Chapultepec e apesar de também ser um bairro nobre, é mais vibrante, com bares e muito frequentado pelo público jovem. O bairro possui hotéis sofisticados como o Casa 9, mas se destaca pelas hospedagens com preços medianos e bom custo-benefício, por exemplo, a Posada Viena Hotel e o Hotel Parque México Boutique.

Já a Zona Rosa é a localidade com as opções mais baratas das três, mas, ainda assim, é uma região segura. Além das hospedagens serem mais baratas, há também opções de restaurantes mais baratos. O bairro possui hotéis com bom custo-benefício, como Posada Viena Hotel e Hotel Clé, e também hostels, como o Capsule Hostel.

Esse foi o resumo dos bairros, para conhecê-los melhor e ver todas as dicas de hospedagem, vale a pena ler o texto sobre onde ficar na Cidade do México.

O que fazer na Cidade do México

A Cidade do México é um destino repleto de história. O local já era uma grande cidade antes dos espanhóis chegarem, como dissemos. Por isso, você encontra atrações turísticas de vários períodos históricos e para diferentes tipos de gostos.

Selecionamos os principais pontos turísticos da Cidade do México para vocês:

  • Praça Zócalo
  • Catedral Metropolitana Cidade do Mexico
  • Palácio Nacional
  • Palacio de Bellas Artes
  • Museu Templo Mayor
  • Bosque de Chapultepec 
  • Castelo de Chapultepec
  • Museu Nacional de Antropologia
  • Basílica de Guadalupe
  • Museu Frida
  • Canais Xochimilco
  • Pirâmides de Teotihuacán

Para ajudar a situarem os pontos turísticos da Cidade do México, nós dividimos as atrações por regiões: Centro Histórico, Bosque de Chapultepec, distantes do Centro e fora da cidade. 

Vamos começar pela região que concentra o maior números de atrações, o Centro Histórico. Esse não é apenas um destaque da cidade, mas também um dos principais pontos turísticos do México.

Centro Histórico

O centro histórico é onde se encontram as atrações históricas mais antigas da Cidade do México. O local era a capital do Império Asteca, por isso, foi escolhido pelos espanhóis como local para edificar prédios após conquistar a região.

Além de ser o centro histórico, a região é também o centro comercial da cidade, em razão disso, é mais cheia e tumultuada. Entretanto, essa é a região que concentra a maior parte dos pontos turísticos da Cidade do México. Quando se planeja o que fazer na Cidade do México, o Centro Histórico nunca pode faltar em um roteiro.

Vale a pena salientar que o centro histórico é muito cheio durante o dia, porém fica deserto e perigoso à noite. Logo, evite caminhar pelas ruas depois de escurecer. Outra dica é que essa não é boa região para se hospedar. Para conhecer os melhor bairros, veja nosso guia de hospedagem da Cidade do México.

Zócalo

o que fazer na cidade do mexico

O Centro Histórico é a principal região turística da Cidade do México. Nesse local, o destino mais famoso é a Praça da Constituição, mais conhecida como Zócalo. A praça é imensa, a quarta maior do mundo. Ao redor dela, estão duas importantes atrações turísticas: a Catedral e o Palácio Nacional.

Catedral Metropolitana Cidade do México

Catedral Metropolitana Cidade do Mexico

A Catedral Metropolitana da Anunciação de Maria é uma enorme igreja que fica em frente ao Zócalo. Sua construção começou no século XVI, e tem 59 metros de altura, 110 metros de comprimento e impressiona por sua grandeza.

Seus altos altares interiores são interessantes, mas o que mais chama a atenção da Catedral Metropolitana Cidade do México é o seu formato exterior, que dá todo um charme ao Zócalo.

Palácio Nacional

pontos turisticos cidade do mexico
Fachada do Palácio Nacional 

O Palácio Nacional, local de trabalho do presidente mexicano, é uma grande obra, iniciada no século XVI. O prédio em estilo colonial é bonito, mas não há muito o que ver lá dentro. Há um pequeno museu, algumas salas e os belos painéis do artista Diego Rivera. Entretanto, como a entrada é gratuita e rápida, vale a pena a visita.

Palacio de Bellas Artes

oq fazer na cidade do mexico
Palacio de Bellas Artes – Foto: Carlos Alvz. Cor. (CC BY-ND 2.0)

Um dos prédios mais bonitos não só do centro, mas de toda a cidade, é o Palacio de Bellas Artes, um teatro de ópera construído no começo do século XX. Com elementos arquitetônicos em estilo Art Nouvau, o prédio é de uma beleza ímpar.

Além de abrigar o teatro, que recebe óperas e apresentações de música clássica, possui três andares superiores dedicados à arte mexicana, contando com vários quadros e painéis.

Museu Templo Mayor

pontos turísticos cidade do mexico

A Cidade do México foi construída onde era Tenochtitlán, a antiga capital asteca. Os espanhóis destruíram tudo e reconstruíram sobre as ruínas da antiga cidade. Porém, escavações no século XX descobriram, ao lado da Catedral, as bases de uma grande pirâmide que era o centro religioso da capital asteca.

Ao lado dessas ruínas, foi construído o Museu Templo Mayor que contém objetos encontrados nas escavações e conta a história dessa antiga cidade. Para saber mais, acesse o site oficial do museu, clicando aqui.

O que fazer na Cidade do México: Bosque Chapultepec

O Bosque Chapultepec é, na verdade, um grande parque que se encontra dentro da Cidade do México, a apenas 6 km do centro. O local conta com jardins e, também, áreas arborizadas onde vivem esquilos. Esse é um lugar bonito e tranquilo, bem diferente do caos das avenidas próximas. Para conhecer mais sobre o bosque, leia Bosque de Chapultepec: castelo, áreas verdes e vários museus.

O Bosque conta com alguns museus que são suas principais atrações, sendo eles: Museu Tamayo (dedicado ao artista Rufino Tamayo), Museu do Caracol (pequeno museu sobre a história moderna do México), Museu de História Natural, Museu de Arte Moderna e o Museu Nacional de Antropologia, que é o maior e melhor deles. Mas talvez a atração que é mais associada ao Bosque é o Castelo de Chapultepec.

Castelo de Chapultepec

castillo de chapultepec
Castelo de Chapultepec – Foto: Wikipédia

No alto de uma colina no Bosque, fica localizado o Castelo de Chapultepec, um amplo edifício que foi construído no período de colônia e já foi palácio imperial e residência presidencial.

Hoje, o local é o Museu Nacional de História, com uma abordagem mais voltada para mexicanos que já conhecem a história do país do que para estrangeiros. A parte mais interessante são os aposentos imperiais que são ricamente mobiliados.

Museu Nacional de Antropologia

o que fazer cidade do mexico
Reprodução de interior de um templo no Museu de Antropologia

Considerado por muitos como a principal atração turística da Cidade do México, o Museu Nacional de Antropologia é um show! Por ser um grande museu, possui várias seções, como exposições etnográficas sobre as diferentes regiões e tradições culturais mexicanas.

Entretanto, seu destaque é em relação as culturas pré-colombianas, contando suas histórias, tendo reproduções de salas internas de templos e com vários objetos arqueológicos. O principal deles é a Pedra do Sol, conhecida como calendário asteca.

Pontos turísticos da Cidade do México distantes do Centro

Basílica de Guadalupe

Basilica de Guadalupe

Dentro da Cidade do México também há um grande templo religioso. Nossa Senhora de Guadalupe é a padroeira do México e da América Latina e há uma bonita basílica para homenageá-la, que é destino de muitas peregrinações religiosas.

A Basílica Antiga não tem muita graça, mas a nova é muito interessante, principalmente seu interior. Para saber mais, leia o texto Basílica de Guadalupe, parada obrigatória na Cidade do México.

Museu Frida

museu frida cidade do mexico
Museu Frida – Foto: divulgação museu

Um dos ícones da cultura pop atual, Frida Kahlo é uma das maiores artistas mexicanas e possui um pequeno museu na cidade em sua homenagem. O museu, situado em uma pequena casa no distrito de Coyoacán, longe da região central, é onde a artista viveu grande parte de sua vida. É pequeno e possui algumas obras da artista. Para saber mais, acesse o site oficial do museu, clicando aqui.

Canais Xochimilco

cidade do mexico pontos turisticos
Trajinera, os barcos coloridos navegando pelos canais de Xochimilco – Foto de: David Jones (CC BY)

Local mais bucólico da Cidade do México, Xochimilco é uma região que tem centenas de quilômetros de canais, em que é possível fazer um passeio em trajineras, barquinhos coloridos típicos da região. O local, que se encontra distante do centro da cidade, já era habitado antes da chegada dos espanhóis e é hoje muito frequentado por mexicanos aos finais de semana. Para saber mais, acesse o texto O passeio de trajinera pelos canais de Xochimilco.

Atração fora da cidade

Pirâmides de Teotihuacán

pontos turísticos cidade do méxico
Pirâmide do Sol de Teotihuacán possui 65 metros de altura

A apenas 45 km da capital mexicana está um dos principais sítios arqueológicos do país. Por isso, quando se fala em o que fazer na Cidade do México, essa atração entra na maioria dos roteiros de viagens.

Teotihuacán era a capital da civilização tolteca e, posteriormente, foi um importante centro religioso para os astecas. O local impressiona os turistas, principalmente, porque se manteve bem preservado.

As principais atrações de Teotihuacán são as Pirâmides do Sol e da Lua e a avenida principal chamada de Calçada dos Mortos. Para conhecer melhor esse interessante sítio arqueológico, fizemos um texto sobre Teotihuacan, a cidade das famosas pirâmides mexicanas

O que fazer na Cidade do México: Gastronomia

Uma lista sobre o que fazer na Cidade do México não poderia deixar de fora as comidas. Um dos maiores encantos do México é sua gastronomia. O país tem deliciosos pratos. Como a Cidade do México é a capital, nela você poderá encontrar uma grande variedade de pratos, inclusive alguns que são regionais.

Em comum na culinária do país está a pimenta, amada pela maioria dos mexicanos. O chili acompanha uma grande quantidade de comidas que vão desde pratos da alta gastronomia até a comida de rua, estando presente, inclusive, em alguns produtos não convencionais, como chips e balas.

Entretanto, para a sorte dos que não gostam de comida picante, a pimenta normalmente não vem misturada à comida, mas separada em um canto do prato. Tenha cuidado na hora de misturá-la porque costumam ser bem fortes!

Com relação aos pratos, você pode começar experimentando os mais comuns e populares, por exemplo, tacos, guacamoles e quesadillas. Depois pode se aventurar em experimentar coisas mais diferentes, como tacos com diferentes recheios como de camarão.

gastronomia cidade do mexico
A gastronomia mexicana é única, por isso não poderia faltar na lista do que fazer na Cidade do México

Por fim, existem pratos de culinárias locais muito gostosos; o que mais gostei foi o Mole Poblano, prato tradicional de Puebla, metrópole vizinha a Cidade do México. O Mole Poblano é um frango ou peru com um molho muito saboroso que inclui diversos ingredientes, inclusive chocolate e pimentas malaguetas. Apesar das pimentas, o molho não é muito picante.

Se a pimenta estiver muito forte é só tomar as águas frescas, um refresco bem aguado que costuma acompanhar as refeições. A bebida que pode ser de limão, jamaica, tamarindo, horchata de arroz e outros sabores não chega a ser boa, mas vale a pena experimentar, pois você se sentirá no seriado Chaves.

comidas tipicas cidade do mexico
 Águas frescas ficaram famosas com o Chaves – Foto: Angélica Portales (CC BY-NC-ND 2.0)

Quando se fala em gastronomia com temperos específicos, sempre pode acontecer de alguma comida não “cair” muito bem no estômago. Sempre é bom ter um seguro viagem para auxiliar e evitar gastos extras nas viagens. O seguro viagem representa uma pequena porcentagem do total gasto da viagem, por isso vale a pena o investimento, sobretudo, porque gastos médicos não são baratos na Cidade do México. Faça a cotação do seguro agora!

E aí, gostou de conhecer os pontos turísticos da Cidade do México? Agora que você já sabe o que fazer está na hora de decidir onde ficar na Cidade do México e poderá escolher quantos dias ficar nesse destino.

Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui