Foto: Guillén Pérez (CC BY-ND 2.0) Santorini

Santorini é a ilha mais turística da Grécia. Entretanto, o turismo é sazonal, ou seja, se concentra em uma parte do ano. Dependendo do mês que você escolher ir, a ilha pode estar praticamente vazia ou completamente lotada. Por isso, é muito importante escolher bem a época do ano para visitar essa interessante ilha.

Leia também: Onde ficar em Santorini

Quando ir à Santorini

A melhor época para visitar Santorini e as demais ilhas gregas são os meses mais quentes do ano. No inverno e nos meses mais frios de outono e primavera quase não existe turismo nas ilhas. As praias ficam frias e vazias, muitos hotéis e restaurantes fecham e diminui, consideravelmente, a quantidade de barcos (ferry boats) que fazem a ligação entre as ilhas. Então, se sua ideia era visitar nessa época, pode descartar, pois não será algo agradável.

Santorini no Inverno – Foto: Krista Baltroka (CC BY 2.0)

O turismo concentra-se nos meses de calor. A partir de abril e até outubro já tem movimento. Entretanto, esses ainda não são meses tão interessantes de visitar, porque está um pouco frio e a não ser que você venha de um país bem frio, não irá querer ficar na praia.

Pensando em praia, os melhores meses de visitar a ilha são os mais quentes do verão no hemisfério norte: julho e agosto. Nesses meses fará calor e a água do mar estará em uma temperatura mais agradável. Porém, esses também são os meses de férias de verão europeia, o que deixará a ilha completamente cheia e os preços bem altos. Por isso, os melhores meses de praia são também os mais caros e cheios da ilha!

Outros meses que possuem boas temperaturas, mas são mais vazios são junho e setembro (segunda quinzena de setembro). Como já não é alta temporada, a ilha, embora cheia, não fica lotada. Com isso, os preços são menores e você não verá as multidões. As temperaturas, apesar de um pouco menores, ainda são altas, propícias para aproveitar uma praia.

Leia também: Meios de transporte em Santorini, como se deslocar na ilha

Santorini em maio

Maio e outubro também são dois meses interessantes de visitar, desde que você não esteja pensando em aproveitar uma praia. Apesar de ver muitos turistas, a ilha já não está cheia e os preços já são mais atrativos. Por outro lado, já não é uma época interessante para curtir a praia. Até dá para aproveitar a praia, mas entrar no mar será mais difícil. Como Santorini é muito mais do que praia, esses podem ser meses interessantes para quem não ligue de não pegar praia. Eu fui em maio e achei o clima bom para conhecer a ilha, mas não para curtir uma praia. Ainda está frio para entrar no mar e para andar de moto, por isso muita gente decide alugar um carro.

Abril e começo de novembro já são meses frios e vazios, mas que ainda existe algum movimento na ilha. Não são meses indicados para visitar Santorini, mas se for a única oportunidade, pode valer a pena dar uma passada para conhecer a ilha, apesar do clima e do vento não serem dos melhores. Do meio de novembro a março não vale a pena visitar a ilha grega, pois, além do frio, são os meses de maior incidência de chuvas.

Praia de Perissa

Passagem aérea

Para chegar até a Grécia, a maioria dos turistas estrangeiros desembarca no Aeroporto Internacional de Atenas. Os valores dos voos variam, um pouco, ao longo do ano. Veja o calendário abaixo com os preços por data:

 

Foto de capa: Guillén Pérez (CC BY-ND 2.0

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.