Lua de Mel em Santorini, dicas da ilha mais romântica da Grécia Santorini

As ilhas gregas com seus ambientes tranquilos, gracioso mar mediterrâneo e praias bonitas já têm costume de agradar casais. Entretanto, há uma ilha em especial, que é o destino perfeito dos casais. Santorini, a ilha mais famosa da Grécia, é também a mais romântica da Europa, quiçá do mundo. Por isso, a ilha é o destino escolhido por muitos casais para passar sua lua de mel.

Eu mesmo incluí Santorini em minha viagem de Lua de Mel e achei que foi uma ótima escolha! Porém, se tivesse algumas informações a viagem teria sido ainda mais proveitosa e é justamente sobre isso que falarei para vocês.

Leia também: Mykonos é uma boa ilha para casais?

Por que Santorini é um destino romântico?

Santorini é uma ilha especial. Ela surgiu devido à atividade vulcânica. Os bonitos penhascos com vista para o mar são na verdade a caldeira do vulcão. O solo vulcânico é especial, o que proporcionou a plantação de uvas e o surgimento de vinícolas; atualmente existem cerca de 10 vinícolas na ilha. O solo vulcânico também deixou marcas nas praias. Apesar das praias não serem as mais bonitas da Grécia há uma peculiaridade muito interessante, pois algumas delas possuem areia negra.

A ilha também possui muitos restaurantes propícios para casais, que vão do requintado ao rústico, sem falar na iluminação a luz de velas. Além disso, pode-se apreciar um pôr do sol incrível em Oia. Mas, talvez seja o charme da arquitetura que mais ajude a criar o clima romântico. Aquelas construções brancas são incríveis. Apesar de várias ilhas possuírem “casinhas brancas”, Santorini é o único lugar onde elas estão no alto do penhasco. Ainda podemos falar dos hotéis, mas esse será um tópico a parte.

Santorini é cara?

Sim, de uma forma geral a ilha é um destino caro, porém é possível aproveitá-la de uma forma mais barata. O que é mais caro em Santorini é a hospedagem. Se hospedar na caldeira do vulcão é bem caro! Por outro lado, se quiser se hospedar nas cidades de praia (que é o lado oposto da ilha em relação à caldeira do vulcão), você encontrará hotéis com ótimos preços. Por isso, a variação de preços dos hotéis em Santorini é muito grande.

Hotel com vista para a cratera – Foto: Kratiras View Luxury Suites

Os hotéis mais românticos, sem dúvida nenhuma, são os que estão na caldeira do vulcão. É por isso que esses são os mais requisitados. Não apenas esses com vista para o mar, mas os hotéis nas cidades que ficam na caldeira do vulcão são os que se esgotam mais rápido. Então, é necessário reservar com o mínimo de 6 meses de antecedência. Eu fui em maio, que ainda não é alta temporada, reservei com uma semana de antecedência e quase não havia hotéis em Fira (cidade principal) com vagas. Acabei pagando mais caro. Para ver os hotéis mais indicados para Lua de Mel leia o texto Os hotéis mais românticos de Santorini. Já para conhecer as diferentes cidades em Santorini e conhecer suas diferenças leia Onde ficar em Santorini.

Os restaurantes mais charmosos também são caros. Porém, há opções de restaurantes mais baratos. Uma dica é almoçar nas cidades de praia, onde a refeição é mais barata e jantar nas cidades da caldeira, onde estão os mais charmosos, românticos e caros restaurantes.

Lauda Restaurant – Foto: divulgação

Quanto tempo ficar em Santorini?

Uma das dúvidas mais comuns é relativa a quanto tempo ficar nas ilhas gregas. Santorini é uma das ilhas que possuem mais atrações: praias, museus, sítio arqueológico, vinícolas e muitas igrejinhas brancas. A ilha não é grande, porém também não é tão pequena; de Oia (local para ver o pôr do sol) à Perissa (uma das principais praias da cidade, do outro lado da ilha) são 27 km e 45 minutos de carro, já que as estradas possuem muitas curvas e não é possível ir muito rápido.

Leia também: Dicas práticas e essenciais para sua viagem à Grécia

Pôr do sol em Oia – Foto: CaptSpaulding (CC BY-NC-ND 2.0)

Para conhecer Santorini e aproveitar as praias são necessários, no mínimo, três dias. Entretanto, se quiser entrar no clima da ilha e conhecê-la com mais calma, cinco dias seria um tempo bom. Para uma viagem de Lua de Mel é possível conhecer Santorini, mais uma ilha da região como Mykonos ou Naxos e Atenas em uma semana, dez dias. Outra opção seria ir à Turquia, que está muito próxima à Grécia. Da ilha medieval de Rodes ao litoral da Turquia são apenas duas horas de barco. Porém, de Santorini à Rodes são noves horas de barco. Para saber mais sobre o litoral da Turquia leia A famosa Costa Turquesa e suas bonitas praias.

Quando ir

Apenas nos meses quentes vale a pena conhecer as ilhas gregas se você pretende aproveitar a praia. Quando fui em maio, apesar da ilha já ter bastante turista, ainda não era uma época tão quente para aproveitar a praia, ou melhor, para entrar no mar. Por isso, para aproveitar as praias é recomendando ir de junho a agosto, que são os melhores meses. Para saber mais leia: Quando ir a Santorini, veja a melhor época para conhecer a ilha.

Entretanto, como Santorini é muito mais do que praia, é possível curtir a ilha em meses que não sejam tão quentes. Porém, não estamos falando de inverno, quando o tempo fica muito desagradável nas ilhas gregas. Até por isso quase não existe turismo nessa época do ano e até as balsas entre as principais ilhas são bem escassas.

LEIA TAMBÉM:

Santorini ou Mykonos, veja qual ilha combina mais com você

-Meios de transporte em Santorini, como se deslocar na ilha

-Aluguel de carro em Santorini: dicas, sugestões e advertências


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.