InícioÁsiaTurquiaTurismo Turquia: cidades e dicas para sua primeira viagem

Turismo Turquia: cidades e dicas para sua primeira viagem

Turismo Turquia – A Turquia é um país cheio de encantos, mas também com muitas diferenças culturais. Por isso, para quem pretende fazer turismo na Turquia, é interessante conhecer um pouco mais sobre o país e descobrir as dicas de viagem.

Para quem quer saber tudo sobre a Turquia, esse é um bom texto para começar a explorar esse interessante país.

Turismo Turquia

A Turquia é um grande destino turístico mundial, segundo dados de 2018 da Organização Mundial de Turismo, OMT, a Turquia é o 6° país que mais recebe turistas estrangeiros no mundo.

A Turquia recebeu 51,9 milhões de turistas em 2018 segundo o Instituto Estatístico Turco, TÜİK. Um aumento de 13,7% em relação ao ano anterior. Com esses dados é fácil perceber que a Turquia está se consolidando cada vez mais como um dos principais destinos turísticos do mundo.

Cidades da Turquia

A Turquia possui alguns destinos muito famosos. Conheça agora as cidades da Turquia mais turísticas.

Istambul

locais turísticos turquia istambul
Istambul não pode faltar no seu roteiro de turismo na Turquia – Foto: Guillén Pérez (CC BY-ND 2.0)

A antiga capital do Império Turco-Otomano é a maior cidade do país e o seu principal destino turístico. Por isso, quando se fala em turismo na Turquia, Istambul é primeiro local que as pessoas pensam.

A cidade possui muita história e incríveis atrações turísticas. A mais famosa de todas é a Hagia Sophia, a basílica construída no século VI. A cidade ainda conta com Palácio Imperial, Cisterna Romana e várias mesquitas, além dos famosos passeios de barco pelo estrito de Bósforo.

Para saber mais sobre a história, gastronomia e atrações turísticas leia Turismo em Istambul, a cidade cheia de histórias e belezas.

Capadócia

destinos turísticos turquia
Turismo na Turquia? Capadócia é um destino a ser visitado – Foto: Dan (CC BY-SA 2.0)

A Capadócia é outro local bastante famoso na Turquia. Localizada na parte central do país, a região ficou famosa devido as suas formações rochosas únicas. Existem vários vales com formações rochosas interessantes, desde um canyon até rochas que lembram animais. Para conhecer mais sobre a região mais intrigante da Turquia leia o texto: Para saber mais leia: Guia completo da Capadócia: quando ir, o que fazer, onde ficar.

Entretanto, são as casas e igrejas construídas dentro de rochas e cavernas que mais chamam a atenção na Capadócia. Dá até para dormir em um hotel de caverna, que aliás é a maioria por lá! Para saber mais leia:  Hotéis de caverna da Capadócia, vale a pena se hospedar?

Pamukkale

paisagens turquia
Piscinas naturais de Pamukkale – Turismo Turquia

A menor cidade da lista é onde fica a atração mais bonita do país! Ninguém passa despercebido às incríveis fotos dessas peculiares piscinas, também conhecidas como castelos de algodão. No local, além das piscinas naturais, também existem as ruínas da cidade histórica de Heliópolis e uma outra piscina que diz a lenda que foi construída a pedido de Cleópatra. O problema dessa atração é que as piscinas estão secando e agora uma pequena parte delas possui água.

Litoral do Mediterrâneo

destinos de praia turquia

Para quem gosta de pegar uma praia, o litoral da Turquia banhado pelo mar Mediterrâneo é um ótimo destino. A região conhecida como Riviera Turca é a mais famosa e visitada. Há cidades pequenas, porém muito charmosas como Kas e Kalkan ou maiores de onde saem cruzeiros como Fethiye, Marmaris e Bodrum, ou ainda o grande e lotado balneário de Izmir. Uma das atividades mais típicas desse litoral é fazer um passeio de barco.

Existe passeios de um dia ou os cruzeiros nos Gulets que são os típicos barcos de madeira da Turquia. Para conhecer melhor essa parte encantadora da Turquia leia: Riviera Turca e os incríveis destinos de praia da Turquia.

Éfeso

destinos turísticos turquia
Biblioteca de Celso em Éfeso Turquia – Foto: Clark & Kim Kays (CC BY-NC-ND 2.0)

Quando falamos de lugares históricos não podemos esquecer Éfeso, que foi uma importante cidade da antiguidade, capital de vários impérios e relevante centro comercial. O local é o mais importante sítio arqueológico da Turquia. Além das ruínas da cidade, há também a Casa da Virgem Maria, uma pequena casa que dizem que foi onde Maria viveu seus últimos anos.

Ancara

locais turisticos turquia
Mausoléu de Atatürk em Ancara Turquia – Foto: Rafaela Ely (CC BY 2.0)

Para fechar a lista das cidades da Turquia mais turísticas vamos falar da capital do país. Ancara se tornou capital da Turquia na década de 1920 e viu um rápido crescimento que lhe possibilitou tornar-se a segunda maior cidade do país.

Com seus museus e parques a cidade entra no roteiro de alguns turistas, apesar de não ter muito o que oferecer. Mas, os voos baratos e abundantes entre a cidade e Istambul faz com que alguns turistas a incluam no roteiro.

Tudo sobre a Turquia

A Turquia é um país que tem ampliado a infraestrutura de turismo. As relações comerciais e turísticas com a Europa, além da vontade da Turquia fazer parte da União Européia tem tornado esse país muçulmano cada vez mais ocidental. Porém, a Turquia ainda possui algumas particularidades que apresento para vocês agora.

Qual moeda levar para fazer turismo na Turquia

A moeda da Turquia é a Lira Turca, seu código é TRY e seu símbolo é ₺. No dia a dia você utilizará a moeda local para pagar ingressos de museus, restaurantes e transportes.

Entretanto, o Euro é uma moeda muito aceita na Turquia, especialmente nas cidades mais turísticas. Muitos hotéis e passeios turísticos, como o passeio de balão da Capadócia, são cotados em Euros.

Por isso, a moeda de escolha para levar à Turquia é o Euro, que possui melhor cotação que o Dólar nas conversões.

Leia também: A Turquia é barata? Quanto custa uma viagem à Istambul?

Moeda da Turquia é a Lira Turca, porém o euro é o melhor para quem vai fazer turismo na Turquia  – Foto: Jeff Djevdet (CC BY)

Visto e vacina

Brasileiros não necessitam de visto de turismo para visitar a Turquia, desde que fiquem até 90 dias no país. É necessário apenas um passaporte. Para entrar na Turquia não há pagamento de nenhuma taxa consular, nem são necessárias vacinas.

Idioma da Turquia

Ao contrário do que muita gente pensa, o idioma da Turquia não é o árabe e sim o turco! Como no idioma turco é utilizado o alfabeto latino, fica muito mais fácil se localizar em ruas e placas. Nas partes turísticas do país você pode se comunicar em inglês facilmente.

Tomada

As tomadas da Turquia são do tipo dois pinos redondos, algumas com opção do terceiro pino. Por isso, costumam ser semelhantes às brasileiras. A corrente elétrica é de 220v.

Transporte para fazer turismo na Turquia

Passagens aéreas são baratas dentro da Turquia. Por isso, para deslocamentos maiores, onde há aeroporto, a melhor opção é ir de avião. Deixe o ônibus para trajetos menores, em que não exista opção de avião.

Passeio de balão na Capadócia

O passeio mais famoso e desejado na Turquia é o passeio de balão na Capadócia. Esse é um passeio bem caro, mas também muito desejado pelos turistas estrangeiros. É importante que você reserve com antecedência seu passeio de balão, pois pode acontecer de chegar lá e eles já estarem lotados.

Banheiro turco

O banheiro turco é um tipo de privada que fica no chão em que as pessoas precisam agachar para utilizar. O modelo já foi mais comum no ocidente no século passado. Hoje, até mesmo na Turquia, o modelo já não é o mais utilizado.

Você encontrará o banheiro turco em vários locais de rodoviárias à restaurantes. Porém, os estabelecimentos costumam oferecer tanto banheiros com privada comum quanto a turca. Por isso, não precisa se preocupar com o banheiro turco em sua viagem.

Banheiro turco, algo comum de encontrar para quem vai fazer turismo na Turquia

Fuso horário Turquia

O fuso horário da Turquia é o mesmo do leste europeu, por isso ela possui o mesmo fuso da Grécia. Em relação ao Brasil, são 5 horas a mais que o horário de Brasília. Como tanto o Brasil quanto a Turquia adotam o horário de verão, essa quantidade de horas pode variar.

Viagem Grécia – Turquia

A Turquia está muito próxima da Grécia, por isso muitos turistas decidem incluir os dois países nos seus roteiros. Se você decidir visitar a Costa Turquesa, o litoral mediterrâneo da Turquia, é ainda mais fácil visitar a Grécia. As cidades turcas de Marmaris e Fethiye estão a cerca de uma hora de barco da famosa ilha grega de Rodes.

Religião da Turquia

A Turquia é um país laico, mas com a população majoritariamente muçulmana. O país é muito aberto em relação aos demais países do Oriente Médio. O véu, por exemplo, que é usado pelas mulheres muçulmanas nos países vizinhos, é utilizado por uma pequena parcela das mulheres na Turquia.

Então, se você visitar alguma das praias turísticas da Costa Turquesa, litoral mediterrâneo da Turquia, verá a maior parte dos turistas pegando sol de biquíni/maiô ou sunga/bermuda.

roupas pra praia turquia
Praia de Ölüdeniz, ótima opção para turismo Turquia

Chip de Internet

A Turquia possui uma boa rede de internet 4G, nas principais cidades do país. As duas maiores empresas de telecomunicação são Vodafone e Turkcell. Sendo que a Vodafone tem fama de ser melhor. Quando fui comprei um chip de internet em uma pequena loja no centro de Istambul da Vodafone. A internet funcionou muito bem, em várias cidades do país pelo qual passei. Entretanto, achei o preço alto, foi mais de R$100 e era meio burocrático a habilitação da linha. Depois de alguns erros, acho que o vendedor acabou colocando os dados dele para habilitar.

Outra opção é comprar um chip no próprio Brasil psara já chegar conectado na Turquia. Neste caso há os chips internacionais que não funcionam muito bem, mas pode ser uma ajuda no seu primeiro dia na cidade até comprar um por lá. Para saber mais leia Chip internacional de internet: preços, dicas e advertências.

Seguro Viagem

A Turquia não mantém convênio de saúde com o Brasil. Por isso, se você tiver algum problema terá que ir aos hospitais particulares. E gastos médicos podem ser bem caros, mesmo na Turquia. Por isso, recomendamos contratar um seguro de viagem, antes de viajar!

A Seguros Promo é um ótimo lugar para você fazer sua cotação e contratar um seguro, já que ela trabalha com as melhores seguradoras e possui um ótimo custo-benefício. Já que mantemos convênio com a empresa, utilize o cupom ABRACEOMUNDO5 e ganhe 5% de desconto e mais 5% se pagar com boleto.

Depois de conhecer todas essas cidades e as dicas de viagem, você ficou com vontade de fazer turismo na Turquia?

LEIA TAMBÉM:

-Hotéis de caverna da Capadócia, vale a pena se hospedar?

-Litoral da Turquia, a famosa Costa Turquesa e suas bonitas praias

Oludeniz, a famosa praia da Lagoa Azul e dos paragliders na Turquia

Foto de capa de: faruk (CC BY-SA 2.0)
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui