Início Minas Gerais Diamantina Vila do Biribiri: aconchego no meio das montanhas de Diamantina

Vila do Biribiri: aconchego no meio das montanhas de Diamantina

A Vila do Biribiri é um pequeno distrito de Diamantina com pouco mais de 30 casas e acesso por estrada de terra. O povoado tem origens no final do século 19, quando abrigou uma enorme fábrica da indústria têxtil, a Estamparia S.A. Naquela época, foi moradia de mais de 600 trabalhadores e chegou a ter escola, armazém, convento, igreja e até gerar sua própria energia elétrica.

A Estamparia funcionou entre 1876 e 1972. Após ser desativada, Biribiri se tornou, ao longo do século 20, uma vila bucólica e visitada pelos amantes do ecoturismo, da tranquilidade e de belas paisagens.

parque biribiri
Biribiri é uma vila bucólica e visitada pelos amantes do ecoturismo – Foto: Rodrigo Argenton / Wikipédia (CC BY)

Com modestas instalações comerciais, a Vila do Biribiri está situada no parque estadual de mesmo nome e tem ao fundo a Serra do Espinhaço. Seu clima interiorano e a calmaria típica das pequenas cidades de Minas Gerais atraem turistas o ano todo e a faz roteiro obrigatório para quem visita Diamantina.

Da Vila do Biribiri até o centro histórico de Diamantina são apenas 15 quilômetros, onde se encontram ainda duas belas cachoeiras e centenas de paisagens montanhosas, tão comuns no Vale do Jequitinhonha, mas que encantam turistas do país inteiro.

Vem com a gente conhecer esse lugar encantador.

Os cenários para locação na Vila do Biribiri MG

Tanta história e uma pequena sensação de “vila fantasma”, pelos poucos moradores, fez de Biribiri um povoado muito procurado por quem busca cenários para fotos de casamento ou noivado.

vila do biribiri
Biribiri é considerado uma  vila fantasma, pois possui pouquíssimos moradores – Foto: divulgação Pousada Vila Do Biribiri

Suas casas em azul e branco costumam também fazer parte do “pacote” e são alugadas de forma individual ou mesmo para eventos de grande porte.

No dia a dia, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus é o ponto de destaque no meio de uma praça única. Durante seu auge, era dali que partiam os toques de acordar e recolher, para os moradores do local. Seu sino foi fundido na própria fábrica de tecidos e o seu relógio doado pela Família Real portuguesa.

biribiri mg
Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Biribiri Diamantina – Foto: Felipe Zig

Ao lado do povoado, corre o rio Biribiri, que corta o parque estadual e moveu, durante anos, as turbinas da usina hidrelétrica do local.

Um ponto que desperta curiosidade nos visitantes é que a vila foi cenário de obras artísticas, como a novela “Chica da Silva”. Além disso, a Vila do Biribiri também inspirou, com Diamantina, o romance “Minha vida de menina”, da escritora Helena Morley.

Século 21: uma vila no coração de um Parque Estadual

Criado em 1998 e administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Parque Estadual do Biribiri foi fundado para preservação ambiental e cultural de todas as belezas que circulam a vila. Com quase 17 mil hectares, ele é composto por cerrado, matas de galeria e campos rupestres. Além disso, tem representantes importantes da fauna mineira, como o lobo-guará, a onça-parda e o carcará.

Em seu interior, é possível conhecer o antigo Caminho dos Escravos, parte importante no Caminho dos Diamantes, de uma das 4 rotas da Estrada Real.

Para chegar ao parque, partindo de Diamantina, o trecho a percorrer é completamente de estrada de chão. Contudo, está bem conservado e é de acesso simples. A entrada, gratuita, é permitida das 8h às 18h. No interior do parque, são proibidos som automotivo, churrascos, acampar ou dormir em carros.

parque estadual do biribiri
Parque Estadual do Biribiri possui vegetação de caatinga e cerrado – Foto: Denys Flores/ Wikipédia (CC BY)

É recomendado levar sacos para recolher o lixo, assim como é importante saber que não há infraestrutura comercial em nenhum de seus pontos, exceto no vilarejo de Biribiri.

Aliás, para almoçar, a Vila do Biribiri conta com apenas dois restaurantes, com comida mineira no fogão à lenha e estrutura bem simples. São eles: o Restaurante do Raimundo sem Braço e o Restaurante do Adilson.

Cachoeiras e belas paisagens no Parque Estadual do Biribiri

Você terá acesso a várias nascentes de água cristalina, que formam piscinas naturais em diversos trechos, logo na entrada do Parque Estadual do Biribiri.

As duas cachoeiras mais conhecidas e visitadas pelos turistas são: Cachoeira do Sentinela e Cachoeira dos Cristais.

Cachoeira do Sentinela, a preferida das famílias no Parque Estadual do Biribiri

cachoeira em diamantina
Cachoeira da Sentinela é a preferida das famílias no Parque Estadual Biribiri – Foto: Pedro Vilela/MTur

A Cachoeira do Sentinela fica a 6 km da entrada do parque. Está entre as rochas de quartzo e tem quedas que variam entre 1 e 4 metros de altura. Por formar vários poços de água cristalina, ideais para banho, é a preferida de famílias com crianças. Também possui incidência de sol praticamente durante todos os períodos da manhã e tarde, o que favorece o passeio.

Cachoeira dos Cristais, a mais bonita do Parque Biribiri

cachoeira dos cristais diamantina
O destaque do Parque Estadual do Biribiri é a cachoeira dos Cristais Diamantina – Foto: Felipe Zig

A Cachoeira dos Cristais apresenta águas mais escuras devido ao tipo de pedras encontradas ao seu redor. Há duas quedas d’água e poços cristalinos que permitem até mesmo nadar. Sua entrada só pode ser realizada a pé, o que pode restringir o acesso para pessoas com dificuldade de se locomover.

Como chegar e onde se hospedar em Biribiri Diamantina? 

Primeiramente, é preciso saber que a maior parte dos turistas prefere se hospedar em Diamantina e conhecer a Vila do Biribiri durante o dia. Isso porque não há atrações recorrentes durante a noite, diferente, por exemplo, das vesperatas diamantinenses.

Diamantina possui muitas opções de hospedagens, como o Hotel Tijuco projetado por Oscar Niemeyer, como pousadas pequenas, confortáveis e charmosas como a Pousada do Garimpo e a Pouso da Chica. Para conhecer as melhores opções de hospedagens, veja nossa lista com as mais interessantes pousadas em Diamantina.

Para quem deseja ficar em Biribiri, a única pousada existente é a Pousada Vila do Biribiri. Com wi-fi, bar e jardim, a acomodação tem recepção 24 horas e serviço de quarto. Há opções para família e casais, sendo o café da manhã incluso em todas as hospedagens. Aos que pretendem passar mais dias, é possível alugar uma das pequenas casas locais.

parque estadual biribiri
A única opção de hospedagem é a Pousada Vila do Biribiri – Foto: divulgação

O acesso à Vila, para quem vem de um dos aeroportos de Belo Horizonte, se dá pela BR-259, em direção a Sete Lagoas, passando por Curvelo e chegando a Diamantina. O percurso de carro é cerca de 4h10, sendo que Diamantina também conta com um pequeno aeroporto para voos particulares.

Outras atrações em Diamantina

Diamantina é uma cidade que possui muitas atrações turísticas. Igrejas históricas, casa de JK e da Chica da Silva, museu do Diamantina e várias outras atrações. Para conhecer os pontos turísticos da cidade leia o texto sobre o que fazer em Diamantina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui