Início Minas Gerais Diamantina Pousadas em Diamantina: conheça 10 opções de hospedagens

Pousadas em Diamantina: conheça 10 opções de hospedagens

A escolha de pousadas em Diamantina não é tão complexa para os turistas. Primeiramente, porque a maior parte de suas atrações estão situadas no centro histórico. A principal dica é verificar a distância em relação à Igreja da Sé, que se encontra no coração da cidade. Em suas proximidades, o turista encontrará restaurantes, comércios variados e as principais hospedagens.

De modo geral, Diamantina oferece menos opções que outras cidades coloniais, além de ser mais simples. Por isso, é importante as reservas antecipadas, visto que, em datas comemorativas, se torna mais complicada encontrar hospedagens. Os fins de semana com Vesperata, atração tradicional do local, acontecem entre abril e outubro, o que resulta em ocupações de quase todas as opções de hotel e pousada em Diamantina.

Importante citar que, mesmo que sua hospedagem seja feita longe do centro histórico, a locomoção é rápida, mas, nestes casos, é recomendado ser feita de carro. Isso porque suas ladeiras íngremes podem ser complicadas para aqueles que preferem não caminhar.

A seguir, você confere as 10 principais hospedagens em Diamantina, com informações completas e links para reserva. Antes, vamos conhecer a história do local.

Diamantina, patrimônio cultural da humanidade

pousada em diamantina
Há muitas pousadas em Diamantina em prédios históricos – Foto: Pixabay

Diamantina é um município bem peculiar no circuito histórico de Minas Gerais. Isso porque, ao contrário de Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João del-Rei ou Tiradentes, se situa em uma região oposta no mapa, sendo o ponto de partida ou chegada para quem opta por percorrer a Estrada Real pelo Caminho dos Diamantes.

Situada a 300 km da capital mineira, a fama de Diamantina se deu pela descoberta das pedras preciosas no início do século 18. Naquela época, o município era conhecido como Arraial do Tejuco.

Aliás, a importância de Diamantina na história de Minas Gerais possui dois momentos distintos. O primeiro foi durante o período colonial, que contou com personalidades como Chica da Silva. Posteriormente, pela chegada de seu filho mais ilustre, Juscelino Kubitschek (JK), à presidência do Brasil.

O título de Patrimônio Cultural da Humanidade foi dado pela Unesco em 1999. A cidade também tem belezas naturais incríveis. Dentre elas, por exemplo, grutas, cachoeiras e montes formados pela Serra do Espinhaço.

E não podemos esquecer de tradições culturais como a Vesperata — uma serenata com música nas janelas — e os arredores de seus distritos, como Milho Verde, Biribiri e São Gonçalo do Rio das Pedras.

Os 10 melhores locais para você escolher onde ficar em Diamantina

diamantina minas gerais
Rua Contrato em Diamantina – Foto: Giorgioglobe – Wikipedia (CC BY-SA 4.0)

Separamos as principais pousadas em Diamantina para você se hospedar e curtir as atrações turísticas da cidade. São opções desde locais mais simples até mais sofisticados.

Pouso da Chica: infraestrutura aconchegante

pousadas em diamantina pouso da chica
Pouso da Chica fica localizada em uma casa histórica –  Foto: Divulgação – Facebook

O Pouso da Chica é uma pousada em Diamantina que oferece acomodações simples e confortáveis, além de café da manhã e internet wi-fi gratuitos. Além das básicas, é oferecido serviços de passar roupa.

Situado a apenas 300 m do Museu onde foi a casa de Juscelino, é uma excelente opção para famílias ou grupos menores. O diferencial está nos chalés construídos nos quintais da pousada, além de quartos mais requintados, com adaptação para deficientes e até sauna privada em um dos apartamentos.

Para saber preços, ver mais fotos e fazer reserva clique aqui.

Pousada do Garimpo: sofisticação com simplicidade

pousada do garimpo divulgação
Pousada do Garimpo possui piscina e fica a 800 metros do centro histórico –Foto: divulgação – site

Esta pousada em Diamantina fica situada a 800 m do centro histórico. Formada por apartamentos e suítes, oferece bom gosto e aconchego. Possui piscina com cascata, deck-bar, sauna a vapor.

Além disso, conta com salão de jogos para carteado e sinuca, uma lojinha com artesanato local e um restaurante anexo, onde é servido café colonial e almoço com variedades de comida mineira no fogão à lenha.

Para saber preços de diárias, ver mais fotos e fazer reserva clique aqui.

Hotel Tijuco: Arquitetura de Niemeyer no centro de Diamantina

hotel em diamantina
Hotel Tijuco em Diamantina foi projetado por Oscar Niemeyer – Foto: Google Street View

Com apartamentos panorâmicos, estacionamento amplo e 25 apartamentos, o Hotel Tijuco é um dos mais tradicionais hotéis em Diamantina. Inaugurado em 1951, este projeto de Oscar Niemeyer foi tombado como patrimônio histórico.

Cabe também ressaltar que, assim como o Grande Hotel em Ouro Preto, também de autoria do arquiteto, o Tijuco conserva grande parte do mobiliário da década de 1950. A exemplo de Brasília e Pampulha, o ex-presidente JK se tornou uma espécie de “padrinho” do hotel, apoiando sua construção em uma época que Diamantina não dispunha de boas hospedagens para os turistas.

Para saber preços, ver mais fotos e fazer reserva na Hotel Tijuco clique aqui.

Pousada Ouro de Minas: conforto no centro histórico

Ouro de Minas Pousada em Diamantina
Jardim aconchegante da pousada Ouro de Minas – Foto: divulgação – Booking.com

A Pousada Ouro de Minas é a mais próxima de todas da igreja Matriz. Isso significa que está no centro histórico de Diamantina, cerca de 300 m do terminal rodoviário e 500 m do Largo das Forras, onde acontece a Vesperata.

A pousada dispõe de piscina, sauna e estacionamento gratuito para hóspedes. Em seus quartos, a decoração é predominantemente no estilo country. Nos quartos de luxo, há lareira e hidromassagem privativa.

Para saber preços, ver mais fotos e fazer reserva na Pousada Ouro de Minas clique aqui.

Pousada Relíquias do Tempo: história e literatura

pousada em Diamantina Relíquias do Tempo
Entrada da pousada localizada próxima ao Museu do Diamante – Foto: divulgação – site

A Pousada Relíquias do Tempo está situada em um sobrado colonial de três andares datado de 1850 e tem 18 apartamentos. O diferencial está em uma biblioteca interna com romances e literatura médica, além de foco em escritores e historiadores de Diamantina. Além disso, a pousada possui um pequeno museu que reconta a história do garimpo na cidade no século 18.

Com quartos exclusivos para famílias e piscina coberta, possui também área de bem-estar com sauna e banheira de hidromassagem.

Para saber preços, ver mais fotos e fazer reserva clique aqui.

Hotel Jardim do Vale: modernidade em meio ao colonial

hotel em Diamantina café da manhã
Café da manhã, com diferentes opções de pães, bolos e queijos, oferecido pelo Jardim do Vale – Foto: divulgação – booking.com

O hotel mais recente desta lista se iguala ao demais. Inaugurado em 2012, o Hotel Jardim do Vale possui arquitetura que simula os moldes dos casarios coloniais do século 18. Situado no Beco da Paciência e próximo ao Mercado Velho, tem vista privilegiada para a Serra dos Cristais.

Com capacidade para receber 84 hóspedes em 27 apartamentos, ele é equipado com internet wi-fi e frigobar em todos os quartos. Além disso, oferece também um café da manhã bem mineiro, com iguarias como broa e pães de queijo.

Para saber preços, ver mais fotos e fazer reserva clique aqui.

Diamante Palace Hotel: ideal para turismo corporativo

Diamante Palace quarto casal
Quarto de casal oferecido no Diamante Palace, próximo à entrada de Diamantina – Foto: divulgação – site

O Diamante Palace Hotel está localizado na entrada principal de Diamantina, sendo uma opção interessante para quem busca praticidade. Contudo, é importante saber que, para o chegar aos principais pontos da cidade, é necessário um acesso em torno de 2 km, passando pela rodovia BR-367.

Com restaurante focado na cozinha mineira, tem culinária variada e proximidade ao Parque Estadual do Biribiri. O espaço do hotel conta com salão de festas para eventos, reuniões e confraternizações.

Para reservar este hotel em Diamantina, clique aqui.

Hotel Montanhas de Minas: pet friendly

hotel em Diamantina vista
Vista do hotel Montanhas de Minas – Foto: divulgação – Booking.com

Com piscina ao ar livre e quartos familiares, o Hotel Montanha de Minas se destaca por ser pet friendly. Isso significa que você pode se acomodar com seu bichinho de estimação, mediante a realização de pedido com antecedência.

O hotel conta com lavanderia, lounge compartilhado e wi-fi em todas as áreas. Está situada a apenas 500 m do centro histórico, logo atrás do famoso Museu Casa Xica da Silva. Em todos os quartos há banheiro privativo, além das opções com varanda e banheira de hidromassagem.

Para reservar, entre em contato por aqui.

Pousada Vale do Garimpeiro: no coração de Diamantina

Vale do Garimpeiro pousada
Quarto triplo é uma das opções da pousada – Foto: divulgação – site

Próxima ao Mercado Velho, a Pousada Vale do Garimpeiro está a apenas 80 m do centro histórico de Diamantina. Oferece café da manhã incluso em todas as hospedagens.

Alguns dos quartos têm varanda com vista para a cidade e, a partir do terraço panorâmico, é possível admirar a Serra dos Cristais e a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Para quem pretende curtir as belas noites diamantinenses ou fazer uma tour histórica a pé, é uma das melhores opções.

Para saber preços, ver mais fotos e fazer reserve aqui.

Vila do Biribiri: pousada em Diamantina em meio ao silêncio e sossego da natureza

pousada em diamantina vila do biribiri
Biribiri é um local turístico próximo de Diamantina e pouca gente sabe que é possível hospedar lá – Foto: divulgação – Booking.com

A última dica fica a 15 km do centro histórico de Diamantina, mas merece ser citada por estar em uma reserva ambiental. O povoado de Biribiri é tranquilo, mineiramente bonito e rodeado por cachoeiras. Em geral, as pessoas costumam reservar um dia para conhecê-lo, contudo, quem busca paz nos fins de semana, pode ser uma excelente alternativa.

A Vila do Biribiri teve sua importância como uma das primeiras fábricas de tecido do país. A pousada está situada no principal ponto dos turistas, dispondo em suas proximidades de dois restaurantes e diversas quedas d’água belíssimas.

Para saber preços, ver mais fotos e fazer reserva na Vila do Biribiri clique aqui.

Principais datas para reservar pousadas em Diamantina

vesperata em diamantina
Vesperata é o tradicional evento da cidade – Foto: Glauco Umbelino – Wikipedia (CC BY 2.0)

Agora que você já conhece as principais opções de pousadas em Diamantina, uma dica essencial para quem pretende conhecer a cidade é saber as datas.

Durante o inverno, a cidade tem temperaturas bastante baixas, não recomendadas para quem não gosta de frio. De maneira geral, o clima montanhoso é seco durante quase todo o ano. Entre os meses de novembro a março, Diamantina costuma ser bem chuvosa, ainda assim temperaturas elevadas.

Os principais eventos em Diamantina são:

  • O Carnaval, que por anos esteve entre os melhores do país, com blocos importantes, como o Bat-Caverna e a Bartucada. Há marchinhas e um grande envolvimento popular no carnaval de rua, entre becos e vielas.
  • A Semana Santa, que assim como outras cidades coloniais mineiras, é dotada de tradição e religiosidade. Além dela, a Festa do Divino Espírito Santo também atrai aqueles que buscam acompanhar cerimônias católicas em Minas Gerais.
  • A Vesperata é um dos eventos mais tradicionais e turísticos de Diamantina. Acontece aos sábados, entre abril e novembro, atraindo os amantes de boleros, sambas e valsas. A beleza está nas músicas tocadas das sacadas dos casarões do centro, enquanto o maestro rege os músicos do meio dos espectadores.

Agora que você já conhece as pousadas em Diamantina, compartilhe com seus amigos este texto e curta as belezas de Minas Gerais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui