InícioFrançaParisRio Sena em Paris: cruzeiros, praia artificial e curiosidades

Rio Sena em Paris: cruzeiros, praia artificial e curiosidades

O rio Sena em Paris é um dos locais mais icônicos da capital francesa. Ligado diretamente à história e ao turismo da cidade, vale a pena conhecer um pouco melhor esse rio, suas curiosidades e como incluir o passeio em seu roteiro turístico.

Rio Sena e o desenvolvimento de Paris

O rio Sena é o 4º maior da França. Com 777 km de extensão, dos quais 13 km estão em Paris, o rio influenciou a ocupação da cidade e seu desenvolvimento. A posição geográfica às margens do Rio Sena foi o que garantiu a importância de Paris durante a Idade Média e permitiu o crescimento e o desenvolvimento.

rio sena paris
O rio Sena passa por várias regiões de Paris – Foto: Freepik

Onde deságua o rio Sena que corta Paris?

Uma dúvida muito comum das pessoas é saber onde deságua o rio Sena. Ele escoa no Canal da Mancha entre as cidades de Le Havre e Honfleur, que ficam 180 km sentido noroeste de Paris.

Rio Sena e o mundo das artes

Paris é um importante centro artístico mundial e foi berço de movimentos como Impressionismo e Art Nouveau. Com tantos artistas na cidade, é natural que o rio Sena inspirasse suas obras.

Pintores, como Claude Monnet, Frédéric Bazille e Albert Marquet, retratam o rio Sena em suas obras. Obras literárias também abordam o rio, sendo que o escritor Balzac, em seu livro Modesta Mignon, foi quem descreveu com mais detalhes.

Praia artificial em Paris

No verão, quando as temperaturas em Paris podem chegar a 35 °C, o rio Sena se transforma e recebe a “Paris Plages” (praias de Paris). O evento que ocorre anualmente desde 2002, leva areia às margens do rio Sena em Paris transformando o local em uma praia artificial. Além de permitir tomar sol, são oferecidas aulas gratuitas de dança e de tai-chi-chuan, pedalinhos e festival de música.

praia de paris
As praias de Paris são montadas em todos os verões às margens do rio Sena – Foto: Laura Cuttier (CC BY-NC-ND 2.0)

Cruzeiro Rio Sena

A principal atividade turística no rio Sena em Paris são os cruzeiros. Como diferentes monumentos, museus e palácios ficam próximos ao rio, o cruzeiro é uma forma de ver Paris por outra perspectiva.

Esse é um dos passeios mais procurados pelos turistas, por isso há vários tipos que transportam cerca de 100 mil passageiros por ano.

O passeio pelo rio Sena mais tradicional é o cruzeiro de uma hora que passa por famosos pontos turísticos como Torre Eiffel, Museu do Louvre, Catedral de Notre Dame, Grand Palais, entre outros. Há comentários das atrações em vários idiomas que podem ser escutados através do celular.

Por falar em celular, uma dica importante é comprar um chip internacional. Com ele, você terá internet durante sua viagem, o que permite acessar mapas, horário de funcionamento das atrações e outras informações a qualquer momento, sem depender de encontrar um wi-fi. Para saber os tipos de chip e as empresas que oferecem o serviço, leia nosso texto: Chip internacional: preços, dicas e advertências.

lua de mel em paris preço
Ver Paris navegando pelo rio Sena é uma experiência única – cruzeiro rio Sena – Foto: Freepik

Pontes sobre o rio Sena

O rio Sena percorre 13 km no município de Paris. Por isso, há inúmeras pontes sobre ele. Para ser mais exato, são 37 pontes e 4 passarelas. Algumas delas, bem bonitas e famosas, como a Ponte Neuf que pode ser vista pelo cruzeiro no rio Sena.

passeio no rio sena
A ponte Neuf fica mais bonita à noite com a iluminação – Foto: Freepik

Cruzeiro rio Sena: de dia ou de noite?

Ao reservar o cruzeiro pelo rio Sena, você escolhe apenas a data do passeio. No dia, poderá fazer a excursão no horário que desejar. Entretanto, uma informação muito importante é sobre as diferenças nos passeios durante o dia e à noite.

De dia é melhor para ver e fotografar as atrações turísticas. Entretanto, ao entardecer, Paris fica mais charmosa com a iluminação dos pontos turísticos. Isso deixa o cenário ainda mais deslumbrante. Os casais preferem o cruzeiro noturno pelo fato de o ambiente ficar mais romântico.

cruzeiro rio sena
À noite, o cruzeiro no Rio Sena fica mais charmoso e romântico – Foto: Freepik

Cruzeiro + ônibus turístico

Outra opção é comprar o combo que inclui cruzeiro e ônibus turístico do tipo Hop-On Hop-Off. O ônibus permite ver rapidamente os principais pontos turísticos da cidade. Por isso, é bom para quem estiver com pouco tempo ou que deseja ter uma visão geral de Paris antes de começar a explorar suas atrações.

Onde desagua o rio Sena que corta Paris
O ônibus turístico Hop-On Hop-Off passa pelas principais atrações turísticas – Foto: divulgação Big Bus

Jantar no rio Sena

Um cruzeiro com jantar no rio Sena é uma ótima opção para os casais que buscam uma experiência mais romântica na “Cidade Luz”. Essa é uma alternativa mais barata que os famosos restaurantes da Torre Eiffel e igualmente romântica.

Há poucos barcos restaurantes, mas todos oferecem serviços semelhantes, ou seja, cruzeiro que dura cerca de 1h30 e jantar com 3 pratos (entrada, prato principal e sobremesa). O jantar da Paris City Vision é um dos mais procurados pelo seu custo-benefício. O Les Bateaux Parisiens possui barcos mais elegantes e confortáveis. Já o Paris en Scène é a empresa que oferece jantares no rio Sena com os menores valores.

casal em paris
Jantar no rio Sena em Paris City Vision – Foto: divulgação Get Your Guide

Onde comprar ingresso para o cruzeiro rio Sena

O melhor lugar para fazer a reserva de seu cruzeiro pelo rio Sena é na Get Your Guide. A empresa holandesa de passeios é confiável, possui um site seguro e em português, além de contar com ótimo custo-benefício. Entretanto, a maior vantagem é o cancelamento grátis com 24 horas de antecedência dos passeios que se aplica a maioria dos serviços ofertados.

Ao realizar a compra pelo site da Get Your Guide, um voucher será enviado ao seu e-mail. Você só precisa imprimi-lo e apresentar no dia do seu passeio.

Dicas para o cruzeiro rio Sena

  • Os barcos que fazem os cruzeiros possuem uma parte aberta e outra fechada. Por isso, em caso de frio ou chuva, é possível se abrigar em um local fechado.
  • A melhor época para fazer um cruzeiro pelo rio Sena é entre maio e setembro. Entre a primavera e o outono, as temperaturas são mais amenas, e o clima mais agradável para um passeio de barco.

Outra dicas de Paris

Agora que você já sabe tudo sobre o rio Sena em Paris, veja nossas outras dicas da cidade.

Para entender como a cidade é dividida, o que são os arrondissements (regiões administrativas) e quais são as melhores regiões, leia nosso texto sobre onde ficar em Paris. Já se quiser economizar, temos uma lista de hotéis baratos (e distantes do centro), porém próximos ao metrô.

Para quem viaja de casal e busca uma experiência única, conheça os hotéis mais românticos de Paris.

Também temos um texto sobre quanto custa uma viagem para Paris e a média de gastos na cidade. Falando em despesas, não se esqueça do seguro saúde, obrigatório nas viagens à França. Caso ainda não tenha contratado, faça agora mesmo uma cotação.

Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui