Visitar as casas de escritores famosos, para os amantes de um bom livro, certamente é um programa imperdível para se fazer durante um passeio. Afinal, a maioria delas se tornaram museus ou contam sobre a obra de ícones da literatura mundial.
Além disso, tanto no Brasil quanto em vários países ao redor do mundo, várias delas se tornaram pontos de peregrinação de leitores e possuem um acervo único sobre o antigo morador do lugar.
Sendo assim, o Abrace o Mundo preparou um conteúdo bem diferente dos que você encontra por aqui, mas com o mesmo grau de cuidado e informação. Nele, você vai descobrir mais o que fazer em 15 casas de escritores famosos pelo mundo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Pontos de atenção antes de visitar as principais casas de escritores famosos
Primeiramente, é importante lembrar que as residências que selecionamos aqui não possuem nenhum critério de favoritismo. Ou seja, se seu escritor favorito ficou fora da lista, não deixe de comentar e nos contar o porquê ele merecia também figurar aqui.
Outro ponto importante é pesquisar sobre os horários de visitação, uma vez que a maioria das casas de escritores famosos estão sujeitas à limitação ou fecham temporariamente para reformas. Dito isto, vamos à lista!
Casas de escritores internacionais famosos
1 | Casa de William Shakespeare – Stratford-upon-Avon (Inglaterra)
Abrindo a lista das casas de escritores famosos, temos um destino inglês que é parada obrigatória para os amantes da literatura de Shakespeare. Isso porque essa casa histórica é um tesouro cultural que oferece uma visão fascinante da vida e do trabalho do maior dramaturgo de todos os tempos.
Localizada em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, conhecê-la é se transportar para o Século 16 e mergulhar no ambiente em que o renomado autor viveu e escreveu suas peças icônicas.
A casa está aberta ao público durante todo o ano e possui uma atmosfera autêntica, com móveis e decoração que remontam à época de Shakespeare. Ou seja, é possível caminhar pelos mesmos corredores e salas onde Shakespeare e sua família viveram, respirando a atmosfera que inspirou suas obras-primas.
Além disso, lá se encontram manuscritos originais, livros raros, artefatos históricos e até mesmo artefatos pessoais. Também existem exposições interativas que exploram a vida e o legado do autor.
2 | Casa de Ernest Hemingway – San Francisco de Paula (Cuba)
Conhecida como Finca Vigía, a casa de Hemingway é um destino icônico para os amantes da literatura e da história. Isso porque ela fica nos arredores da capital cubana, Havana, e se tornou um testemunho vivo da vida e do trabalho do escritor.
Em espanhol, Finca Vigía significa “Casa Vigia”. Porém, ela não abre para visitação interna, mas os turistas podem admirar sua arquitetura distintiva e explorar os jardins exuberantes que a cercam.
Construída em 1886, a casa mantém a atmosfera autêntica da época em que Hemingway viveu lá. Além da residência principal, os visitantes também podem explorar o famoso estúdio de Hemingway, localizado em uma torre adjacente à casa. Por isso, se você estiver planejando uma viagem a Havana, não deixe de incluir a Finca Vigía em seu itinerário.
3 | Jane Austen na lista das casas de escritores famosos – Chawton (Inglaterra)
Mais uma moradia inglesa entre as casas de escritores famosos, a Chawton Cottage fica em um campo pitoresco na cidade de Chawton, em Hampshire. Com ingressos que permitem a visitação por até 1 ano da aquisição, o local é imperdível para os fãs da escritora de Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito.
Por sua vez, o acervo do espaço inclui livros de músicas de Jane Austen, peças transcritas à mão e mobiliários da família, como por exemplo, um pianoforte Clementi e a biblioteca pessoal da autora. Além disso, há 3 peças pessoais de Austen, que são uma pulseira de contas turquesas, uma cruz de topázio e um anel de turquesa e ouro.
4 | La Chascona: uma das 3 casa de Pablo Neruda – Santiago (Chile)
Ao contrário dos outros nomes da nossa lista de casas de escritores famosos, Neruda deixou não uma, mas três residências para visitação dos fãs e leitores. Contudo, a mais famosa dentre elas fica na capital chilena e tem o nome de La Chascona (A Descabelada).
Por lá, o escritor vive com sua amante Matilde Urrutia. Sendo assim, a casa é um reflexo dessa paixão proibida, e teve projeto do arquiteto chileno Germán Rodríguez Arias.
Com decoração que mistura objetos, cores e estilos, La Chascona reflete o gosto excêntrico de Neruda. Além disso, o museu exibe fotografias, pinturas, esculturas, móveis e outros artefatos pessoais do autor.
Antes de sair do local, o turista ainda irá se encantar com os jardins ao redor da casa, que possuem caminhos sinuosos, fontes, esculturas e uma variedade de plantas exuberantes.
Curiosidade: As outras duas casas de Neruda ficam, respectivamente, em Valparaíso (La Sebastiana) e Isla Negra (essa, sem nome), ambas também no Chile.
5 | Casa de Victor Hugo – Paris (França)
Voltando para um destino Europeu, Victor Hugo figura na lista das casas de escritores famosos que todo mundo deve conhecer por sua importância mundial. Afinal, falamos do autor de Os miseráveis e O corcunda de Notre Dame.
No acervo da casa/museu é possível encontrar móveis e decoração que pertenceram ao escritor, além de exposições temporárias, desenhos do autor e obras originais.
Muita atenção à vista da janela principal da sala, uma vez que ela dá uma visão completa da Place des Vosges, um dos locais mais belos e inspirados da cidade e que sempre está na lista sobre o que fazer em Paris.
6 | Casa de Gabriel García Marquez – Cartagena (Colômbia)
Os colombianos chamam a residência de Cartagena onde morou um dos seus mais ilustres personagens como “La casa de Gabo”. Isso porque esse era o apelido carinhoso de Gabriel García Marquez, autor de “Cem anos de Solidão” e vencedor do Nobel de Literatura.
Em uma cidadezinha colonial com pouco mais de 17 mil habitantes, a casa do escritor se destaca na região central, por sua moderna e imponente arquitetura. Contudo, assim como outras casas de escritores famosos desta lista, ela não abre para visitações.
Todavia, se você vai conhecer o lugar e não sabe o que fazer em Cartagena, um passeio pelas redondezas pode ser uma ótima pedida.
7 | Casa de Fernando Pessoa – Lisboa (Portugal)
De acordo com o site oficial, a Casa de Fernando Pessoa foi onde o escritor morou em seus últimos 15 anos de vida. Lá é possível conferir exposições que contam a vida e obra de um dos maiores poetas de todos os tempos.
Localizada no bairro lisboeta Campo de Ourique, destaca-se como uma das casas de escritores famosos com o acervo mais completo sobre o homenageado. Isso porque você irá encontrar no memorial/casa desde a máquina de escrever que o poeta usava até seus famosos óculos.
Casas de escritores brasileiros famosos
1 | Casa de Cora Coralina – Goiás Velho (Goiás)
Abrindo a lista das casas de escritores famosos tupiniquins, temos o lugar onde morou Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a Cora Coralina. Situada às margens do Rio Assunção, ela morou em uma das primeiras edificações da cidade, que se chamava no fim do Século 19 como Villa Boa de Goyas.
Aliás, é bom explicar que conhecer Goiás Velho é bem próximo à experiência de visitar as principais cidades turísticas de Minas Gerais. Afinal, ela remonta do mesmo período e possui características do Brasil colônia em seus casarios e igrejas.
Durante a visitação à casa, é possível conferir a típica arquitetura de pau a pique e adobe, além de objetos, livros, cartas e outros pertences que foram de Cora Coralina.
2 | Carlos Drummond de Andrade entre as principais casa de escritores famosos – Itabira (Minas Gerais)
No meio do quadrilátero ferrífero de Minas, temos a casa do poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos mais conhecidos do Século 20. Por isso, a cidade de Itabira conserva o casarão de dois pavimentos que foi residência de Drummond em sua infância.
Dentro do espaço é possível conferir a arquitetura colonial, os jardins e principalmente o quintal, inspiração para os versos mais famosos do autor, anos depois.
Além disso, a casa faz parte de um roteiro local dedicado à Drummond, e conta, periodicamente, com exposições, oficinas e espetáculos musicais e teatrais. Dessa forma, mantém viva a história do poeta, junto a seus pertences, cartas e fotografias do acervo pessoal.
3 | Casa de Jorge Amado – Salvador (Bahia)
Um dos maiores romancistas brasileiros não poderia ficar de fora de uma lista de casas de escritores famosos, não é mesmo? Contudo, não listaremos aqui a Fundação Casa de Jorge Amado, que fica no Largo do Pelourinho. Isso porque a residência oficial e mais conhecida de Jorge e sua esposa, a também escritora Zélia Gattai, leva o nome do bairro onde está, em Salvador. Trata-se da Casa do Rio Vermelha.
Por lá, é possível conferir um acervo riquíssimo sobre a vida e obra de Jorge Amado, além de fotos com outras personalidades de fama mundial, como por exemplo, Dorival Caymmi, Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Glauber Rocha.
E se isso ainda não te convenceu a visitar o local, saiba que foi lá que o autor escreveu os livros “Dona Flor e seus dois maridos”, “Quincas Berro D´’Água” e onde sua esposa produziu a obra “Casa do Rio Vermelho”.
4 | Casa de João Ubaldo Ribeiro – Ilha de Itaparica (Bahia)
Continuando na Bahia, uma dica extra para quem já tirou as melhores fotos de Salvador e ainda busca outros destinos para o passeio, é dar um pulo até a Ilha de Itaparica. Isso porque, além de um cenário aconchegante e belas praias, você pode conhecer mais uma entre as casas de escritores famosos. Neste caso, do romancista João Ubaldo Ribeiro.
Porém, ela não abre para visitações, mas pode ser a desculpa perfeita para passear pela orla, conhecer as capelas de Nossa Senhora da Liberdade e a Matriz do Santíssimo Sacramento e curtir o pôr do sol na Ponte da Marina.
Curiosidade: Itaparica costuma ser uma das paradas do translado entre Salvador e Morro de São Paulo. Isso porque a ilha dá acesso por barco a um dos destinos mais procurados de quem optou por ficar vários dias em Salvador.
5 | Casa de Augusto dos Anjos – Sapé (Paraíba)
Similar ao que aconteceu com Jorge Amado, Augusto dos Anjos possui um memorial em um lugar, mas sua casa principal está em outro. Contudo, bem distante do museu que mantém viva a sua obra. Isso porque o maior acervo do escritor se encontra na Academia Paraibana de Letras, em João Pessoa, mas sua residência fica no município de Sapé, a 49 km da capital da Paraíba.
Por lá você vai se deparar com um antigo casarão e conferir livros, fotos e documentos sobre o poeta mais famoso do estado e um dos mais queridos do país. Para completar, o lugar possui uma biblioteca pessoal com raridades e manuscritos de Augusto do Anjos.
6 | Casa de Guimarães Rosa – Cordisburgo (Minas Gerais)
Inaugurado em 1974, o Museu Casa Guimarães Rosa se encontra na residência onde o escritor mineiro viveu os seus 9 primeiros anos de vida. Por isso, merece estar nesta lista de casas de escritores famosos que todos devem conhecer.
A cidade de Cordisburgo fica a apenas 120 quilômetros de Belo Horizonte, e pode ser uma parada interessante para quem vai visitar, por exemplo, a cidade de Diamantina.
Em suas dependências, o lugar possui um acervo com mais de 700 itens relativos às obras do autor de Grande sertão Veredas, como por exemplo, móveis, livros, obras de arte e fotos.
Curiosidade: o pai do escritor, Floduardo Pinto Rosa (conhecido como Seu Fulô), tinha um comércio em frente à residência, que foi reconstituído para dar um charme extra ao clima bucólico onde viveu Guimarães Rosa.
7 | Casa de José Alencar – Alagadiço Novo (Ceará)
Adquirida pela Universidade Federal do Ceará em 1965 e transformada em museu, a casa onde viveu o escritor José de Alencar fica a cerca de 170 km de Fortaleza. Além das ruínas arqueológicas e da edificação histórica, o espaço abriga uma pinacoteca, uma biblioteca e um museu.
Além disso, diferente de outras casas de escritores famosos, o antigo morador não é o único que recebe as honrarias no espaço. Afinal, por lá existem coleções de outros artistas como o pintor maranhense Floriano Teixeira e o artista plástico Descartes Gadelha.
Deste último, destaca-se uma coleção de 33 desenhos a bico de pena em nanquim que se inspiram em cenas do principal romance de José Alencar, “Iracema”.
8 | Machado de Assis e a casa que não poderá ser visitada
Por último, mas não menos importante, fechamos a lista com as principais casas de escritores famosos com uma notícia bem triste para os amantes da literatura. Isso porque a residência do maior escritor brasileiro – e fundador da Academia Brasileira de Letras – se perdeu na história.
Em resumo, a centenária casa no bairro Cosme Velho, no Rio de Janeiro, ganhou uma nova cara em 2022 e se tornou um hotel. Contudo, mesmo com a modernização de toda a parte interna, o empreendimento manteve a fachada original. Para os leitores do escritor, sobrou apenas conferir os resquícios da casa que abrigou um de nossos maiores ícones literários.
E agora que você fez uma tour por incríveis casas de escritores famosos, não deixe de conferir outros conteúdos aqui no Blog Abrace o Mundo. Dessa forma, você se informa e tem as melhores dicas sobre viagens.