InícioColômbiaBogotáCatedral de Sal, a mina que virou a 1ª maravilha turística da...

Catedral de Sal, a mina que virou a 1ª maravilha turística da Colômbia

A Catedral de Sal é a principal atração turística de Bogotá. O que pouca gente sabe é que ela não fica em Bogotá, mas na cidade de Zipaquirá, a 50 km da capital colombiana.

Porém, a localização é apenas um detalhe, já que visitar a Catedral de Sal é um dos passeios mais tradicionais dos turistas que visitam Bogotá. Para conhecer as outra atrações turísticas de Bogotá, assim como os meios de transporte e suas peculiaridades leia nosso guia completo de Bogotá.

Catedral de Sal

A Catedral de Sal em Zipaquirá é uma atração diferente, pois não é todo dia que você vê uma igreja construída dentro de uma mina de sal, a 180 metros abaixo da superfície. Até por isso, ela foi considerada a primeira maravilha turística da Colômbia, em uma votação entre os colombianos.

O local onde está localizada a Catedral é uma mina de sal, que já era explorada como salina pelos povos pré-colombianos e que ainda hoje continua em atividade, possuindo sal para abastecer a população por vários séculos.

Entrada da mina / catedral de sal – Foto: Eli Duke (CC BY-SA 2.0)

A administração do local soube aproveitar o turismo e fez uma grande infraestrutura chamada de Parque de Sal; além de duas catedrais, uma nova e outra antiga, há uma via crucis, um museu, várias lojas e uma pequena “praça de alimentação”.

Os preços não são convidativos, mas você encontra vários produtos. O principal produto vendido são as joias com esmeraldas extraídas de terras colombianas. Toda essa parte turística localiza-se nas galerias que já não são utilizadas para retirar sal, pois a extração está em galerias mais subterrâneas.

Tour na Catedral de Sal

A visita à Catedral de Sal é realizada através de um tour guiado; há em dois idiomas, espanhol e inglês. Os guias são muito bons e explicam toda a história e características da mina e das catedrais.

Como já era de se imaginar, os grupos em inglês são muito menores do que os grupos em espanhol, que podem chegar a 40 pessoas. O tour em inglês ocorre a cada hora e o de espanhol em intervalos menores, dependendo da demanda, sendo que nos horários mais cheios ocorre a cada 10 minutos.

O tour dura cerca de uma hora e meia e percorre os principais pontos da mina, a começar pela via crucis. As 4 estações da Paixão de Cristo são representadas por capelas esculpidas na pedra. Entretanto, a “decoração” é muito subjetiva e sem a explicação do guia, você não tem a mínima ideia do que representa cada uma delas.

via crusis da catedral de sal de zipaquira colombia
Uma das estações da via crusis – Catedral de Sal Bogotá

Durante o tour não há muito tempo para tirar fotografias, além de sempre estarem cheios os locais mais interessantes. Por isso, recomendo tirar suas fotografias após o tour. Você ainda pode ficar o tempo que quiser dentro da mina. A intenção deles é você consumir lá dentro, até por isso, o tour termina na parte em que estão as várias lojas e lanchonetes.

lojas dentro da catedral de sal de bogotá
Loja dentro do complexo da Catedral de Sal Colômbia

Capela e Catedrais

A parte principal do tour é a visita às catedrais. Existem duas catedrais dentro da mina, uma nova e outra antiga. Porém, tudo começou com a construção de uma capela. Devido a grande devoção dos trabalhadores da mina, que colocavam imagens religiosas nas galerias subterrâneas em que estavam trabalhando, pedindo bênção e proteção aos santos, foi construída uma capela dentro da mina, em 1932.

capela da catedral de sal de zipaquirá
Capela da Catedral de Sal Colombia

Já em 1950, decidiram criar uma catedral, um espaço muito mais amplo do que a capela. A catedral possui seis colunas, 120 metros de comprimento e 22 metros de altura e podia abrigar até 8 mil pessoas. Uma de suas marcas é uma cruz iluminada ao fundo.

Catedral Velha – Foto: Alexander Schimmeck (CC BY-NC-ND 2.0)

Em 1990, a Catedral Antiga foi fechada por falta de segurança. Entretanto, ainda é possível visitar uma parte da catedral. Devido ao fechamento, decidiram criar uma nova catedral, mas nessa época o local já possuía fama. Para escolher o projeto arquitetônico foi realizado um concurso em que participaram vários arquitetos.

A Nova Catedral começou a ser construída em 1991, a 60 metros abaixo em relação a Catedral Antiga. A obra ficou pronta em 1995. Um dos destaques do local é uma escultura da obra “Criação de Adão” de Michelangelo que está no teto da Capela Sistina no Vaticano.

atividades da catedral de sal de zipaquirá colombia
Catedral Nova

É difícil respirar dentro da Catedral de Sal?

A Catedral de Sal fica dentro de uma mina, entretanto não há problema para respirar lá dentro. Relatos de dificuldade de respirar são raros e costumam ter relação com nervosismo, como claustrofobia.

Esse é um passeio seguro. Entretanto, vale lembrar que nunca sabemos quando pode ocorrer algum problema de saúde. Por isso, recomendamos sempre viajar com seguro viagem. Gastos médicos na Colômbia são caros e por isso vale a pena contratar um seguro.

O melhor lugar para pesquisar seguros é na Seguros Promo. O portal trabalha apenas com as maiores seguradoras, possui uma ótima ferramente de comparação de seguros e ainda possui ótimos preços. Para os leitores do blog Abrace o Mundo, há um desconto de 5%, basta utilizar o cupom ABRACEOMUNDO5. Pagando com boleto bancário você possui mais 5% de desconto. Faça sua cotação!

Preços e Horário de funcionamento

A Catedral abre diariamente das 9:00 às 17:00 horas. O ingresso pode ser comprado na bilheteria ou com antecedência pela internet. O ingresso mais básico, inclui o tour, um filme em 3D e o show de luzes.

O filme 3D eu não vi, porque tinha uma fila grande, já o show de luzes não é muito interessante. Há outros ingressos que incluem a visitação do Museu da Salmuera e Rota do Mineiro; o preço não aumenta muito, mas você precisará ter mais tempo disponível. Veja aqui os preços dos ingressos.

Lanchonete dentro do Complexo Catedral de Sal Colômbia – Foto: Alexander Schimmeck (CC BY-NC-ND 2.0)

Como chegar à Catedral de Sal

A Catedral de Sal em Zipaquirá está a apenas 50 km de distância de Bogotá. Por isso, é muito fácil fazer um bate e volta para conhecer essa que é a Maravilha Número 1 da Colômbia.

Existem quatro formas de chegar à Catedral de Sal em Zipaquirá: trem, táxi, ônibus ou carro.

Trem

O Trem de la Sabana que vai de Bogotá a Zipaquirá é o único trem de passageiros da Colômbia e que funciona como um trem turístico, Maria Fumaça, como o que vai de Ouro Preto a Mariana. Por isso, os valores não são baixos, mas só a viagem em si já é um passeio, pois há inclusive músicos tocando dentro dos vagões.

A viagem dura 2h50min e existe apenas um horário de ida, 8:15 e um de volta, 12:35. Como os horários são apertados, a própria empresa de trem oferece o tour à Catedral de Sal, que é opcional e pago a parte. Na volta, ainda pára na cidade de Cajicá, onde fica por duas horas. O trem chega a Bogotá às 17:30.

O trem funciona apenas aos sábados, domingos e feriados e custa $63.000 COP (R$92) [jul/2020], ida e volta. Você precisará ter tempo, porque essa viagem lhe consumirá o dia inteiro e como ela está disponível apenas aos finais de semana, é mais voltada para colombianos do que para estrangeiros.

Para mais informações acesse o site do Trem de la Sabana.

trem sabana bogota zipaquira catedral de sal
Trem Sabana – Foto: Alfredo y Paola Fan’s Photo (CC BY-NC-ND 2.0)

Táxi

Essa é a opção mais cômoda, rápida e também mais cara. Um táxi, ida e volta, de Bogotá até Zipaquirá custará em torno de US$50 e demorará 1h15, mas se tiver trânsito o percurso poderá demorar muito mais. Devido aos problemas e golpes que os taxistas aplicam em turistas em Bogotá, é aconselhável pedir o táxi no hotel.

Para saber mais sobre os golpes de taxistas e como se precaver deles, além dos meios de transporte BRT, ônibus e Uber, leia nosso guia completo de Bogotá.

taxi pequeno barato Bogotá
Táxi de Bogotá – Foto: Anna Garlikowska (CC BY-NC-ND 2.0)

Ônibus

O ônibus é a opção mais barata, porém a viagem dura um pouco mais que a de táxi. Os ônibus para Zipaquirá saem do Terminal Norte. Para chegar até lá é preciso pegar o TransMilenio (BRT). Se você estiver na Candelária (Centro Histórico) é só ir até a Estação Universidade do BRT e de lá pegar o ônibus K44; a viagem dura cerca de 40 minutos e custa $2.400 COP (Pesos Colombianos).
Estando no Terminal Norte é só pegar os micro-ônibus até Zipaquirá, todos vêm escrito ZIPA na frente. Os ônibus saem a cada 10 minutos, custam cerca de $6.000 COP (jan/2020) e a viagem dura cerca de uma hora.
Os ônibus vão até o centro de Zipaquirá. Para chegar até a Catedral de Sal é necessário fazer uma caminhada, de 30 minutos, subindo uma colina ou pegar um táxi que custará cerca de $6.000 COP.

Leia também: Como viajar dentro da Colômbia: ônibus, avião ou carro? 

Foto: EMBARQ Brasil (CC BY-NC 2.0)

Carro

Se você tiver alugado um carro em Bogotá, pode ir facilmente até Zipaquirá, através da Autopista Norte. A estrada é boa e grande parte dos moradores de Bogotá vão de carro até lá. O Parque de Sal possui estacionamento e custa $7.000 COP [dez/2019].

Se tiver interesse em alugar um carro na Colômbia, a indicação é a RentCars. Na RentCars você pode fazer cotação e encontrar a menor tarifa entre as principais locadoras de veículos. Além disso, a empresa permite pagar em reais, sem IOF e parcelar o pagamento no cartão de crédito. Para fazer uma cotação clique aqui.

rodovia bogota zipaquira catedral de sal
Autopista Norte que chega à Catedral de Sal desde Bogotá – Foto: Saúl Ortega (CC BY-SA 2.0)

Excursão a Catedral de Sal

Ainda há a opção de visitar a Catedral de excursão. Esse é um passeio em que não se faz necessário ir com excursão, já que todas as visitas à Catedral são guiadas com um guia da própria catedral.

Entretanto, para quem quer comodidade de ser buscado na porta do hotel, a excursão ou tour privado pode ser uma boa opção.

Recomendo a Get Your Guide que possui uma excursão para Zipaquirá que inclui: transporte (levando e deixando na porta do seu hotel), guia, entrada na catedral e almoço. Para saber mais detalhes clique aqui.

Onde ficar em Zipaquirá

A maioria dos turistas que visitam a Catedral de Sal não dormem em Zipaquirá e sim fazem um bate e volta a partir de Bogotá. Mas, caso você tenha interesse em passar a noite em Zipaquirá, veja aqui os hotéis da cidade. Já, para saber onde se hospedar em Bogotá, leia Onde ficar em Bogotá, conheça os 4 melhores bairros.

Leia nossas outras matérias sobre a Colômbia:

-Medellín, conheça mais sobre esse interessante destino na Colômbia

-San Andrés a incrível ilha do caribe colombiano

-Cabo de la Vela e Punta Gallinas, o litoral desértico da Colômbia

-7 dicas essenciais sobre a Colômbia

Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui