A Catedral de Sal é a principal atração turística de Bogotá. O que pouca gente sabe é que ela não fica em Bogotá, mas na cidade de Zipaquirá, a 50 km da capital colombiana.
Porém, a localização é apenas um detalhe, já que visitar a Catedral de Sal é um dos passeios mais tradicionais dos turistas que visitam Bogotá. Para conhecer as outra atrações turísticas de Bogotá, assim como os meios de transporte e suas peculiaridades leia nosso guia completo de Bogotá.
Catedral de Sal
A Catedral de Sal em Zipaquirá é uma atração diferente, pois não é todo dia que você vê uma igreja construída dentro de uma mina de sal, a 180 metros abaixo da superfície. Até por isso, ela foi considerada a primeira maravilha turística da Colômbia, em uma votação entre os colombianos.
O local onde está localizada a Catedral é uma mina de sal, que já era explorada como salina pelos povos pré-colombianos e que ainda hoje continua em atividade, possuindo sal para abastecer a população por vários séculos.

A administração do local soube aproveitar o turismo e fez uma grande infraestrutura chamada de Parque de Sal; além de duas catedrais, uma nova e outra antiga, há uma via crucis, um museu, várias lojas e uma pequena “praça de alimentação”.
Os preços não são convidativos, mas você encontra vários produtos. O principal produto vendido são as joias com esmeraldas extraídas de terras colombianas. Toda essa parte turística localiza-se nas galerias que já não são utilizadas para retirar sal, pois a extração está em galerias mais subterrâneas.
Tour na Catedral de Sal
A visita à Catedral de Sal é realizada através de um tour guiado; há em dois idiomas, espanhol e inglês. Os guias são muito bons e explicam toda a história e características da mina e das catedrais.
Como já era de se imaginar, os grupos em inglês são muito menores do que os grupos em espanhol, que podem chegar a 40 pessoas. O tour em inglês ocorre a cada hora e o de espanhol em intervalos menores, dependendo da demanda, sendo que nos horários mais cheios ocorre a cada 10 minutos.
O tour dura cerca de uma hora e meia e percorre os principais pontos da mina, a começar pela via crucis. As 4 estações da Paixão de Cristo são representadas por capelas esculpidas na pedra. Entretanto, a “decoração” é muito subjetiva e sem a explicação do guia, você não tem a mínima ideia do que representa cada uma delas.

Durante o tour não há muito tempo para tirar fotografias, além de sempre estarem cheios os locais mais interessantes. Por isso, recomendo tirar suas fotografias após o tour. Você ainda pode ficar o tempo que quiser dentro da mina. A intenção deles é você consumir lá dentro, até por isso, o tour termina na parte em que estão as várias lojas e lanchonetes.

Capela e Catedrais
A parte principal do tour é a visita às catedrais. Existem duas catedrais dentro da mina, uma nova e outra antiga. Porém, tudo começou com a construção de uma capela. Devido a grande devoção dos trabalhadores da mina, que colocavam imagens religiosas nas galerias subterrâneas em que estavam trabalhando, pedindo bênção e proteção aos santos, foi construída uma capela dentro da mina, em 1932.


Em 1990, a Catedral Antiga foi fechada por falta de segurança. Entretanto, ainda é possível visitar uma parte da catedral. Devido ao fechamento, decidiram criar uma nova catedral, mas nessa época o local já possuía fama. Para escolher o projeto arquitetônico foi realizado um concurso em que participaram vários arquitetos.
A Nova Catedral começou a ser construída em 1991, a 60 metros abaixo em relação a Catedral Antiga. A obra ficou pronta em 1995. Um dos destaques do local é uma escultura da obra “Criação de Adão” de Michelangelo que está no teto da Capela Sistina no Vaticano.

É difícil respirar dentro da Catedral de Sal?
A Catedral de Sal fica dentro de uma mina, entretanto não há problema para respirar lá dentro. Relatos de dificuldade de respirar são raros e costumam ter relação com nervosismo, como claustrofobia.
Esse é um passeio seguro. Entretanto, vale lembrar que nunca sabemos quando pode ocorrer algum problema de saúde. Por isso, recomendamos sempre viajar com seguro viagem. Gastos médicos na Colômbia são caros e por isso vale a pena contratar um seguro.
O melhor lugar para pesquisar seguros é na Seguros Promo. O portal trabalha apenas com as maiores seguradoras, possui uma ótima ferramente de comparação de seguros e ainda possui ótimos preços. Para os leitores do blog Abrace o Mundo, há um desconto de 5%, basta utilizar o cupom ABRACEOMUNDO5. Pagando com boleto bancário você possui mais 5% de desconto. Faça sua cotação!
Preços e Horário de funcionamento
A Catedral abre diariamente das 9:00 às 17:00 horas. O ingresso pode ser comprado na bilheteria ou com antecedência pela internet. O ingresso mais básico, inclui o tour, um filme em 3D e o show de luzes.
O filme 3D eu não vi, porque tinha uma fila grande, já o show de luzes não é muito interessante. Há outros ingressos que incluem a visitação do Museu da Salmuera e Rota do Mineiro; o preço não aumenta muito, mas você precisará ter mais tempo disponível. Veja aqui os preços dos ingressos.

Como chegar à Catedral de Sal
A Catedral de Sal em Zipaquirá está a apenas 50 km de distância de Bogotá. Por isso, é muito fácil fazer um bate e volta para conhecer essa que é a Maravilha Número 1 da Colômbia.
Existem quatro formas de chegar à Catedral de Sal em Zipaquirá: trem, táxi, ônibus ou carro.
Trem
O Trem de la Sabana que vai de Bogotá a Zipaquirá é o único trem de passageiros da Colômbia e que funciona como um trem turístico, Maria Fumaça, como o que vai de Ouro Preto a Mariana. Por isso, os valores não são baixos, mas só a viagem em si já é um passeio, pois há inclusive músicos tocando dentro dos vagões.
A viagem dura 2h50min e existe apenas um horário de ida, 8:15 e um de volta, 12:35. Como os horários são apertados, a própria empresa de trem oferece o tour à Catedral de Sal, que é opcional e pago a parte. Na volta, ainda pára na cidade de Cajicá, onde fica por duas horas. O trem chega a Bogotá às 17:30.
O trem funciona apenas aos sábados, domingos e feriados e custa $63.000 COP (R$92) [jul/2020], ida e volta. Você precisará ter tempo, porque essa viagem lhe consumirá o dia inteiro e como ela está disponível apenas aos finais de semana, é mais voltada para colombianos do que para estrangeiros.
Para mais informações acesse o site do Trem de la Sabana.

Táxi
Essa é a opção mais cômoda, rápida e também mais cara. Um táxi, ida e volta, de Bogotá até Zipaquirá custará em torno de US$50 e demorará 1h15, mas se tiver trânsito o percurso poderá demorar muito mais. Devido aos problemas e golpes que os taxistas aplicam em turistas em Bogotá, é aconselhável pedir o táxi no hotel.
Para saber mais sobre os golpes de taxistas e como se precaver deles, além dos meios de transporte BRT, ônibus e Uber, leia nosso guia completo de Bogotá.

Ônibus
O ônibus é a opção mais barata, porém a viagem dura um pouco mais que a de táxi. Os ônibus para Zipaquirá saem do Terminal Norte. Para chegar até lá é preciso pegar o TransMilenio (BRT). Se você estiver na Candelária (Centro Histórico) é só ir até a Estação Universidade do BRT e de lá pegar o ônibus K44; a viagem dura cerca de 40 minutos e custa $2.400 COP (Pesos Colombianos).
Estando no Terminal Norte é só pegar os micro-ônibus até Zipaquirá, todos vêm escrito ZIPA na frente. Os ônibus saem a cada 10 minutos, custam cerca de $6.000 COP (jan/2020) e a viagem dura cerca de uma hora.
Os ônibus vão até o centro de Zipaquirá. Para chegar até a Catedral de Sal é necessário fazer uma caminhada, de 30 minutos, subindo uma colina ou pegar um táxi que custará cerca de $6.000 COP.
Leia também: Como viajar dentro da Colômbia: ônibus, avião ou carro?

Carro
Se você tiver alugado um carro em Bogotá, pode ir facilmente até Zipaquirá, através da Autopista Norte. A estrada é boa e grande parte dos moradores de Bogotá vão de carro até lá. O Parque de Sal possui estacionamento e custa $7.000 COP [dez/2019].
Se tiver interesse em alugar um carro na Colômbia, a indicação é a RentCars. Na RentCars você pode fazer cotação e encontrar a menor tarifa entre as principais locadoras de veículos. Além disso, a empresa permite pagar em reais, sem IOF e parcelar o pagamento no cartão de crédito. Para fazer uma cotação clique aqui.

Excursão a Catedral de Sal
Ainda há a opção de visitar a Catedral de excursão. Esse é um passeio em que não se faz necessário ir com excursão, já que todas as visitas à Catedral são guiadas com um guia da própria catedral.
Entretanto, para quem quer comodidade de ser buscado na porta do hotel, a excursão ou tour privado pode ser uma boa opção.
Recomendo a Get Your Guide que possui uma excursão para Zipaquirá que inclui: transporte (levando e deixando na porta do seu hotel), guia, entrada na catedral e almoço. Para saber mais detalhes clique aqui.
Onde ficar em Zipaquirá
A maioria dos turistas que visitam a Catedral de Sal não dormem em Zipaquirá e sim fazem um bate e volta a partir de Bogotá. Mas, caso você tenha interesse em passar a noite em Zipaquirá, veja aqui os hotéis da cidade. Já, para saber onde se hospedar em Bogotá, leia Onde ficar em Bogotá, conheça os 4 melhores bairros.
Leia nossas outras matérias sobre a Colômbia:
-Medellín, conheça mais sobre esse interessante destino na Colômbia
-San Andrés a incrível ilha do caribe colombiano
-Cabo de la Vela e Punta Gallinas, o litoral desértico da Colômbia