Foto: Anirudh Koul (CC BY-NC 2.0) Paris
A Torre Eiffel é a atração mais famosa de Paris. Ninguém resiste a fotografar a charmosa Torre de vários ângulos. Apesar de ser de fora que se tem a melhor visão da Torre Eiffel, conhecê-la por dentro é algo incrível! Além do mais, você terá uma visão única de Paris, já que a Torre de 300 metros é a maior construção da cidade.

Contudo, antes de decidir incluir a subida na Torre Eiffel no seu roteiro por Paris, você precisa saber algumas peculiaridades e dicas para aproveitar ao máximo sua subida.

Leia também: Os românticos e caros restaurantes na Torre Eiffel

guia completo sobre torre eifel

Primeiro andar da Torre Eiffel

Como subir a Torre Eiffel?

A Torre Eiffel é dividida em três pisos. Para chegar até o segundo piso existem duas possibilidades: escada ou elevador. Já do segundo ao terceiro piso só é possível chegar de elevador.

Se decidir subir de escada serão 704 degraus. Parecem muitos, porém a subida não é muito desgastante. Nós subimos de escada e gostamos muito! Subindo de escada você pode ver melhor a estrutura da Torre, além de ter a vista da cidade mudando aos poucos. Além disso, as filas são menores e o ingresso é mais barato. Por isso, se você não tiver nenhum problema, indico subir andando.

Na hora de comprar o ingresso, além de decidir se irá de escada ou de elevador até o 2º piso, você pode optar ou não em chegar ao topo da Torre (3º piso).

Leia também: Os principais e mais importantes museus de Paris que não podem faltar no seu roteiro

subindo escadas torre eiffel

Subindo a Torre de escada

Vale a pena subir até o topo da Torre Eiffel?

Vale sim, pois a vista do topo da Torre Eiffel é incrível! A vista do 2° andar não se compara à vista do 3° andar. Isso porque a altura do 1° piso é 57 metros, do 2° é 116 metros e do 3° é 276 metros. A maioria das pessoas que decidem não subir no topo é devido ao valor.

Além disso, existem algumas situações que podem não valer a pena subir no topo da Torre. A primeira delas é se o tempo estiver ruim. Se estiver chovendo você não verá quase nada e isso eu falo por experiência própria. Para mim, não vale nem a pena subir quando o tempo estiver ruim. Entretanto, caso você decida subir, chegar até o segundo piso já é o suficiente. Para saber mais sobre essa situação leia o texto: Torre Eiffel, vale a pena subir em dia de chuva? Outra situação em que a visibilidade não é tão boa é a noite. Durante a noite não se tem uma vista tão interessante, neste caso também acho que não se faz necessário subir até o terceiro piso.

Um terceiro caso, que é bom evitar subir até o terceiro piso, é caso você esteja com o tempo curto e esteja viajando nos meses mais cheios (maio a setembro). Existe uma fila no segundo piso para pegar o elevador para o terceiro. Se o seu tempo estiver muito contado, não vale a pena subir, pois essa fila pode levar mais de uma hora dependendo do dia.

vista torre eiffel

Vista da Torre Eiffel – Foto: Josema Alonso (CC BY-NC 2.0)

Comprar ingresso antecipado?

Se você poder escolher, para mim a melhor opção é não comprar o ingresso antecipado. Isso porque, se o horário que você decidiu ir for bem um horário que estiver chovendo, você não verá quase nada; além de poder se molhar se estiver subindo de escada. Por isso, o ideal é visitar a Torre Eiffel em um dia/horário que o tempo estiver bom.

Entretanto, na alta temporada, as filas para quem não comprou com antecedência são imensas. Neste caso, para não perder muito tempo, você pode comprar com antecedência.

Leia também: Museus que merecem uma visita guiada em Paris

grandes filas subir torre eiffel

Filas para entrar na Torre Eiffel – Foto: Andre Bach (CC BY-NC 2.0)

Para comprar com antecedência você pode acessar o site oficial da torre. Você precisará selecionar o horário exato da subida; existem horários a cada meia hora. O problema é que os ingressos acabam com grande antecedência. Caso não consiga comprar pelo site da Torre, recomendo que compre pelo Get Your Guide que é uma empresa confiável e além de vender só os ingressos vendem também tours com guia para a Torre.

Compras

Dentro da Torre existem dois restaurantes que funcionam com reserva, algumas lojas, um champagne bar e lanchonetes que vendem de sanduíche a macarons, o típico doce francês. Porém, tudo lá dentro é caro! O Champagne Bar, por exemplo, que fica no terceiro piso, vende taças de 100ml de champagne que custam mais de €10; para ver os preços clique aqui.

Há também lojas vendendo souvenirs em forma de torre. No geral, são os mesmos objetos vendidos nas demais lojas de Paris, porém mais caros! Por isso, é preferível você deixar para comer e comprar lembrancinhas fora da Torre.

souvenir chaveiro torre eiffel paris

O souvenir mais típico de Paris – Foto: divulgação Torre Eiffel

Preços

Os preços dependem se você subirá de escada ou de elevador e se irá até o segundo ou terceiro pisos. Para ver os preços clique aqui.

Horário de subida

A Torre Eiffel é a atração que fica aberta por mais tempo em Paris. Abre todos os dias do ano e no verão o horário de visitação é das 9:00 às 0:45. Você não leu errado, é meia-noite e quarenta e cinco mesmo! Já no resto do ano, ela fecha um pouco mais cedo. Porém, a subida pelas escadas se encerra muito antes do que pelos elevadores. Para saber o horário em cada época do ano clique aqui.

LEIA TAMBÉM:

Onde ficar em Paris, os melhores e mais baratos bairros do centro

-Hotéis românticos em Paris: vista para torre, cama redonda e outras opções

-Como se deslocar em Paris: metrô, ônibus, Uber e táxi

-Quando visitar Paris, os melhores meses e estações do ano

-Lua de Mel em Paris, dicas de como planejar a viagem

Foto: Anirudh Koul (CC BY-NC 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.