Foto: Pixabay Capadócia

Se você pretende viajar para a Capadócia, já deve saber que nada é tão famoso e desejado quanto o passeio de balão. A Capadócia é uma região espetacular do ponto de vista das belezas naturais e históricas. Entretanto, nada é tão famoso e desejado quanto o voo de balão! Existem, inclusive, turistas que visitam a Capadócia apenas para fazerem esse passeio de balão. Tal fama transformou esse tour em algo muito procurado e caro.

Então, antes de decidir fazer o voo de balão é bom você saber como funciona e algumas especificidades e cuidados que você precisa ter antes de reservar esse tour.

Capadócia, cenário único para voo de balão

A Capadócia é uma região da Turquia com o relevo muito peculiar. Com vários tipos de formações rochosas, esse é um lugar único no mundo e muito interessante de se ver do alto. Por isso, há algumas décadas começaram a ser oferecidos voos de balões a turistas. Hoje, existem várias empresas que oferecem o passeio e nos dias mais cheios há mais de 100 balões no céu. O céu colorido pelos balões é um cenário lindo e dá para ser observado mesmo do chão.

Foto: Pixabay

Como é o voo de balão na Capadócia

O voo de balão na Capadócia ocorre no comecinho da manhã. No valor do passeio está incluído o transporte, por isso a empresa irá lhe buscar no seu hotel por volta das 5:00 horas, mas o horário muda de acordo com a estação do ano. O voo dura cerca de uma hora. Como o horário é bem cedo, as empresas costumam oferecer um café da manhã antes do voo.

O voo é seguro?

Por se tratar de uma atividade muito turística, o governo da Turquia fiscaliza as empresas que oferecem o serviço, além de estabelecer várias regras. Os balonistas que conduzem os balões possuem ampla experiência. Já ocorreram acidentes, como em 2013 quando dois balões se chocaram. Entretanto, acidentes são raros de acontecer.

Se o tempo não está bom, os voos podem ser cancelados. Quem dá autorização para os balões subirem e cancela os voos por causa do mau tempo é um órgão do governo turco.

voo balão capadocia

Foto: Pixabay

Cancelamento do voo

A questão mais importante que você precisa saber é sobre o cancelamento do voo. Devido ao mau tempo os voos podem ser cancelados. O principal motivo de canelamento são os ventos. Se o tempo estiver muito ruim, os voos já são cancelados na tarde do dia anterior, mas também podem ser cancelados na hora. Existem relatos de pessoas que já estavam no local do voo e ele foi cancelado.

Quando se cancela com antecedência, as empresas avisam os hotéis para avisarem seus hóspedes. Ninguém quer acordar de manhã à toa!

Nascer do sol – Foto: Suzanne Hamilton (CC BY-NC-ND 2.0)

O maior problema dos cancelamentos é que eles podem acontecer por dias seguidos. Quando eu fui à Capadócia, no mês de maio, não pude fazer o passeio de balão, pois os voos foram cancelados por três dias seguidos. Pensei em ficar mais um dia para poder fazer o voo, mas não me garantiram que haveria o voo no 4º dia. Disseram que havia 50% de chance devido ao tempo. Então, eu segui meu roteiro, fui para Pamukkale e lá descobri que neste dia haviam autorizado os voos.

Devido aos cancelamentos, é importante reservar com antecedência o voo de balão.

Reserva com antecedência

Quando se cancela o voo de balão devido ao mau tempo, é cancelado de todas as empresas. Automaticamente os passageiros são realocados nos voos do dia seguinte. Por isso, caso você não tenha reservado com antecedência e ocorrer um cancelamento, todas as empresas estarão cheias. E pelo que entendi quando conversei com algumas pessoas, existe uma associação de empresas de balões e quando acontece de cancelar, as empresas remanejam entre elas os lugares para conseguirem espaço para todo mundo que havia reservado. Então, pode acontecer de comprar de uma empresa e ir em outra.

Nos períodos mais cheios do ano, mesmo sem cancelamentos, os balões ficam todos cheios em alguns dias. Por tudo isso, vale a pena reservar com antecedência seu voo de balão.

Balão sendo enchido – Foto: Benh LIEU SONG (CC BY-SA 2.0)

Reserve para o 1° dia na Capadócia

Como existe a possibilidade de cancelar o voo de balão devido ao mau tempo, reserve seu passeio para o primeiro dia em que estiver na Capadócia. Caso o passeio seja cancelado neste dia, você terá o dia seguinte para fazê-lo. Vale lembrar que o voo acontece muito cedo, então caso você não tenha dormido na cidade, dificilmente chegará a tempo para o voo.

Onde reservar

Eu tive problema na minha reserva do passeio de balão. Como havia dito, os voos foram cancelados em três dias seguintes devido ao mau tempo e eu fui embora da Capadócia sem poder fazer esse passeio. Quando o passeio é cancelado devido ao tempo, as empresas realocam os passageiros no próximo dia ou devolvem o dinheiro.

Eu havia feito a reserva e pago todo o valor em Istambul. Quando tive que cancelar e pegar o dinheiro de volta tive problemas. A empresa de Istambul (Urgrup Ballons) que reservou para a gente, queria que passássemos na agência de Istambul para devolverem o dinheiro. Entretanto, só voltaríamos a Istambul para pegar o voo internacional. Quem acabou conversando e negociando com eles foram os recepcionistas do Milat Cave Hotel, onde eu estava hospedado. Eles foram muito atenciosos, prestativos e conseguiram, depois de muita conversa, que a agência de turismo mandasse um motoboy através da empresa na Capadócia com o dinheiro que havíamos pago.

Depois de recuperado o dinheiro, o funcionário do hotel disse que eu não deveria ter reservado o voo de balão em Istambul, pois se as empresas eram da Capadócia, eu deveria ter fechado diretamente com elas. Como é arriscado deixar para reservar quando chegar à Capadócia, o indicado é fechar na internet. Reserve diretamente com uma empresa que faça o tour. O único problema é que elas cobram mais caro reservando diretamente por elas do que através de uma agência de turismo.

Outra maneira que já vi várias pessoas reservando e nunca escutei problemas é através do Get Your Guide. O site vende passeios de terceiros e se houver algum problema é mais fácil reaver o dinheiro.

Quanto custa

Os voos de balões são passeios caros. Apesar da Turquia ser um país barato, esses voos possuem preços bem altos. Os voos custam a partir de 130 Euros. As empresas costumam oferecer dois tipos de voos: um que costumam chamar de standart e outro de luxo. Existem duas diferenças básicas ente eles. No standart que é mais barato, o voo dura uma hora e no cesto do balão cabem entre 20 e 24 pessoas. Já na versão chamada de luxo que é mais cara, o voo dura 1h 30min e no cesto cabem 12 a 16 pessoas.

Para ver preços de várias empresas de balão clique aqui.

Cesto do balão para 24 pessoas – Foto: Pixabay


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.