Viajar para a França requer atenção a alguns detalhes práticos, como o modelo de tomada e a voltagem utilizada no país. O sistema elétrico francês é diferente do brasileiro, e entender essas diferenças antes de embarcar pode evitar imprevistos e proteger seus aparelhos eletrônicos contra danos.
Na França, o padrão de tomada é distinto do que usamos no Brasil, e será necessário um adaptador de tomada para conectar seus dispositivos de forma segura à rede elétrica local.
Para ajudar você a planejar sua viagem com mais tranquilidade, preparamos este guia completo com informações sobre o padrão de tomadas na França, a voltagem e dicas para escolher o adaptador ideal. Continue lendo e prepare-se para uma viagem sem surpresas!
Tipos de tomadas existentes
Antes de falar sobre o padrão de tomada da França, especificamente, é preciso explicar que existem diversos modelos de tomadas no mundo. Os modelos variam de acordo com o país e os padrões de eletricidade adotados em cada região.
A seguir temos um resumo de cada tipo de tomada e os principais países em que são usadas:
- Tipo A: Essa tomada está presente em países como os Estados Unidos, Canadá, México e Japão. Ela tem dois pinos planos paralelos e não tem um pino de aterramento.
- Tipo B: Estados Unidos, Canadá, México e Japão. Ela tem dois pinos planos paralelos e um terceiro pino redondo para aterramento.
- Tipo C: Essa tomada é comum em países europeus, como França, Espanha, Inglaterra e Alemanha. Ela tem dois pinos redondos paralelos e não tem um pino de aterramento.
- Tipo D: Índia e alguns países africanos. Ela tem três pinos redondos em uma disposição triangular.
- Tipo E/F: Esses tipos de tomadas são comuns em muitos países europeus. A E tem dois pinos redondos e um terceiro pino redondo para aterramento.
- Tipo G: Reino Unido, Irlanda, Malásia e Cingapura. Ela tem três pinos retangulares em uma disposição triangular.
Outros modelos menos conhecidos, mas usados em alguns países:
- Tipo H: Israel, na Palestina e em alguns outros países. Ela tem três pinos redondos em uma disposição triangular e é projetada para operar em 220-240V.
- Tipo I: Austrália, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e algumas ilhas do Pacífico. Ela tem três pinos, dois inclinados e um reto, em uma disposição triangular e opera em 220-240V.
- Tipo J: esse modelo é oficial na Suíça, no Liechtenstein e em algumas outras partes da Europa. Ela tem três pinos redondos em uma disposição triangular e é projetada para operar em 220-240V.
- Tipo K: Dinamarca e Groenlândia. Ela tem três pinos redondos em uma disposição triangular e é projetada para operar em 220-240V.
- Tipo L: Itália, Uruguai, Chile e em alguns outros países. Ela tem três pinos alinhados, em uma disposição retangular e é projetada para operar em 220-240V.
- Tipo M: África do Sul, Lesoto, Suazilândia e em alguns outros países. Ela tem três pinos redondos em uma disposição triangular e é projetada para operar em 220-240V.
- Tipo N: exclusiva do Brasil. Ela tem três pinos redondos em uma disposição triangular e é projetada para operar em 100-240V.
- Tipo O: exclusiva da Tailândia. Ela tem três pinos redondos em uma disposição triangular e é projetada para operar em 220V.
Como é o padrão de tomada na França?
O padrão de tomada na França é o tipo E. Esse tipo de tomada possui dois pinos redondos e um terceiro pino superior, que é responsável pelo aterramento. Além da França, esse tipo de tomada também é usada em outros países europeus.
Apesar de possuir o fio-terra, esse tipo de tomada é parecida com o modelo das tomadas brasileiras antigas, que era do tipo C. Esses dois tipos de tomadas são compatíveis.
Além de conhecer o tipo de tomada da França, para evitar perrengues durante sua viagem, é importante não ficar refém do Wi-Fi do hotel, principalmente durante os passeios. Caso precise consultar informações de uma atração, adquirir ingressos ou chamar um Uber, é preciso ter um plano de celular internacional.
Para isso, a melhor opção é já sair do Brasil com um chip internacional. Assim, você já desembarca conectado. Existem diversas marcas no mercado e certamente alguma irá suprir a sua necessidade. Entre as marcas mais famosas estão O Meu Chip e a Casa do Chip.
Carregador Portátil – Power Bank
Além do chip internacional, outro item fundamental é um power bank (carregador portátil), que permite que você carregue o seu celular em qualquer lugar, sem a necessidade de uma tomada. Lembre-se que o celular é o item mais usado durante uma viagem, mas sem bateria ele se torna inútil e pode te colocar em vários perrengues. Portanto, antes de embarcar, confira a lista dos carregadores portáteis mais vendidos.
Voltagem da tomada na França
A voltagem na França é de 230V, com uma frequência de 50Hz. Entretanto, a diferença de voltagem não costuma ser um problema, porque os principais eletrônicos levados em viagem como celular, tablet, notebook e câmeras fotográficas são, em sua maioria, bivolts.
A informação sobre a voltagem do equipamento fica localizada no carregador ou no cabo do aparelho; se estiver escrito 100V-240V quer dizer que o equipamento é bivolt.
Como funciona um adaptador de tomada na França?
Basicamente, o adaptador de tomada é um dispositivo que permite conectar um determinado tipo de plugue a uma tomada de modelo diferente. Em outras palavras, ele funciona como um conversor de pinos, permitindo que os aparelhos eletrônicos sejam conectados a tomadas diferentes daquelas para as quais foram projetados.
Existem vários tipos de adaptadores, sendo que alguns servem apenas para modelos específicos. Entretanto, o mais indicado é o adaptador de tomadas universal, que serve para quase todo tipo de tomada no mundo.
Onde comprar adaptador de tomada na França?
Você encontrará adaptadores de tomadas na França. Porém, por uma questão de praticidade, para você não perder seu tempo de viagem tendo que ir em diversas lojas para encontrar um modelo que se encaixe nos seus aparelhos, o mais recomendado é já viajar com este item.
Um adaptador de tomada comum, que serve para alguns tipos de tomadas, é vendido em vários estabelecimentos, como lojas de material de construção. Entretanto, o adaptador universal, para diferentes tipos de tomadas do exterior é mais difícil de encontrar. Você poderá encontrar em lojas de materiais elétricos e grandes lojas de departamento.
Por uma questão de comodidade, é mais prático comprar seu adaptador de tomada universal online. Nesse caso, a Amazon pode ser a melhor escolha, afinal de contas é o maior e-commerce do mundo, há uma grande variedade de opções e a entrega é rápida. Além disso, com a assinatura do Amazon Prime, boa parte dos produtos presentes na plataforma são isentos de frete. É possível testar o Amazon Prime, gratuitamente, por 30 dias.
Seguro viagem é obrigatório na França
Mais uma dica para garantir o sucesso da sua viagem: é obrigatório contratar um seguro viagem para entrar em terras francesas. Essa regra está presente em toda a União Europeia, então deve ser uma despesa presente no planejamento da sua viagem.
O seguro viagem oferece cobertura médica, odontológica, retorno antecipado em caso de doença grave no segurado ou parente. Além disso, alguns planos cobrem extravio de mala, atraso e cancelamento de voo, entre outros.
Para contratar um seguro viagem, recomendamos o uso da plataforma Seguros Promo, uma das mais completas e confiáveis do mercado. Por lá, você encontra uma ótima ferramenta que compara seguros de diferentes seguradoras, mostrando as principais diferenças para você escolher a que mais se adeque ao seu perfil. Além disso, os preços são atrativos, há cupom de desconto e você ganha mais 5% de desconto pagamento por PIX ou boleto.
Outras dicas da França
Em nosso blog, você encontrará vários textos sobre a capital francesa. Um dos principais artigos é sobre onde ficar em Paris, incluindo os melhores bairros e os mais baratos.
A atração turística mais famosa de Paris merece um tempo no seu roteiro todinho dedicado a ela. Não deixe de conferir nosso guia sobre a Torre Eiffel.
Se estiver indo à Paris em viagem de núpcias, não deixe de ler nosso texto com dicas para uma viagem de lua de mel em Paris. Aproveite o clima de romance e jante em um dos restaurantes da Torre Eiffel ou faça um cruzeiro pelo Rio Sena.
Está com dúvidas de qual a melhor época para visitar Paris e quantos dias ficar na cidade? Não deixe de conferir nossos artigos de quando visitar Paris, incluindo os melhores meses e estações do ano, e quantos dias ficar na cidade-luz.
Paris possui tantos museus que é até difícil escolher quais visitar. Para lhe ajudar nessa questão, acesse nosso texto sobre os principais museus de Paris que não podem faltar no seu roteiro.